Vinde a mim como estais: 3 Verdades que você precisa saber

estudo bíblico explica se Jesus disse vinde a mim como estais e em qual versículo da bíblia sagrada

Assim como eu, e talvez até desde a infância, você também ouve várias pessoas afirmando que Jesus disse na Bíblia: “vinde a mim como estais”, estou certo?! Mas o Mestre realmente ensinou isso? E o que significa? Em qual versículo bíblico é possível encontrar tal frase?

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui. Leia esse estudo em inglês aqui.

O que significa “vinde a mim como estais”?

Uma vez, em um antigo emprego, eu estava em um treinamento numa sala de informática. Ao meu lado estava uma pessoa que não era um religioso devoto. Para justificar seus hábitos, os quais mencionava conosco, tal pessoa defendia que Jesus teria dito na Bíblia, “vinde a mim como estais”, e por isso ela não precisava mudar seus comportamentos em nada.

Desde a infância eu ouço essa frase.

De fato, muitas pessoas deduzem, com base neste ditado popular, que cada um pode viver fazendo o que gosta e do jeito que acha correto, porque, supostamente, “Deus nos aceita do jeito que somos“.

Para se justificarem, devido a popularidade da Bíblia, não poucas pessoas dizem que “vinde a mim como estais” foi dito por Jesus em algum lugar dela. No entanto, não são muitas as pessoas que tem o trabalho de procurar com exatidão onde estaria escrito este suposto versículo.

Retornando ao caso que presenciei no ambiente de treinamento no trabalho, tal pessoa insistiu comigo que “vinde a mim como estais” está escrito na Bíblia.

Alguém já insistiu o mesmo com você também?

Eu disse, naturalmente, que não estava escrito, porém, mesmo sem saber ao certo onde estaria, tal pessoa continuou a insistir que estava escrito sim. E ela só dizia isso porque tinha um parente que era um líder religioso, e este, segundo ela, havia dito onde estava escrito.

Bom, não cabe a mim julgar se tal parente havia dito algo errado, ou se ele disse outra coisa e a pessoa que o ouviu entendeu mal.

O que nos serve de lição no meio disso tudo, porém, é que nós sempre procuramos por justificativas para aprovar nossas atitudes, costumes e hábitos; de fato, não gostamos de reconhecer nossos próprios problemas e caminhos errados que trilhamos na vida.

E geralmente, baseados neste falso versículo, muitas pessoas pensam que podem viver em comunhão com Deus, sem no entanto ser necessário mudar seus comportamentos e hábitos que não são condizentes com a palavra Dele.

Mas o Mestre disse: “Se alguém quiser me seguir, terá de dizer não a si mesmo, tomar diariamente sua estaca de execução e continuar a me seguir.”. (Lc 9:23 BJC)

Ora, o Mestre disse isso justamente depois de ensinar que ele abriria mão de sua própria vida para se entregar à causa de Deus, que deveria levá-lo até a morte naquele momento, em prol de uma causa muito maior (veja v. 22).

Ou seja, o próprio Senhor nos deu o exemplo de que devemos dedicar a nossa vida a Deus, o Pai Eterno, e, sempre que necessário, renunciar a nós mesmos, isto é, às coisas que não são agradáveis a Ele, para nos entregar/dedicar a Ele.

Entretanto, no engano e presunção egoísta de uma frase popular que acabou por se tornar um falso versículo bíblico, várias pessoas tem alimentado maneiras libertinas de se viver e apresentado com isso um falso temor a Deus. Essa é realmente uma situação chata.

Acerca disso, o Mestre mencionou um versículo do profeta Isaías, que disse:

Essas pessoas me honram com seus lábios, mas seu coração está muito longe de mim. O fato de me adorarem é inútil; porque ensinam regras inventadas por homens como se fossem minhas.

(Mt 15:18 BJC; citação de Is 29:13)

Contudo, o Salvador também disse, “basta ao discípulo ser como seu mestre”, e não “basta ao discípulo andar como queira” (cf. Mt 10:25).

Então, precisamos ficar atentos com tipos de argumentos que se apresentam como bíblicos e verdadeiros, mas na verdade são falsos.

1) De qual versículo bíblico foi extraída a frase “Vinde a mim como estais”?

estudo bíblico explica exemplos do apóstolo Paulo com características dos verdadeiros pastores

Em outra ocasião, enquanto eu conversava com irmãos na fé sobre a Bíblia, um deles insistiu comigo que “vinde a mim como estais” está escrito nela sim.

Eu disse que não estava, e como a pessoa estava com a Bíblia perto começou a procurar na mesma hora. Porém, como esperado, não conseguiu encontrar. Então disse que esqueceu onde estava, mas que depois encontraria…

O que é mais chato é que tal pessoa já tinha muitos anos de caminhada na fé, e até ensinava a Palavra. Eu sei que algumas vezes cometemos deslizes citando o endereço errado de um versículo. Às vezes até mesmo defendemos interpretações erradas de certos textos bíblicos, acreditando que aquilo é a verdade. Porém precisamos estar atentos para ensinar somente nossas certezas, e não nossas dúvidas!

Por isso, que fique de lição para nós: quando não tivermos certeza de alguma coisa, não é vergonha dizer “eu não sei”!

Em suma, o ditado popular “vinde a mim como estais” foi extraído da frase que dita pelo Mestre em Matias (Mateus) 11:28, que diz assim nas bíblias mais comuns:

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos farei descansar.”

2) Mesmo que houvesse na Bíblia “Vinde a mim como estais”, jamais significaria “permaneça como estais”!

As pessoas geralmente insistem em recitar essa frase porque não querem abandonar suas paixões e hábitos, como já mencionei antes. É claro que estamos falando, porém, daqueles costumes que não correspondem com os princípios divinos.

Esta frase tem tanta popularidade em nossa sociedade que ganhou até algumas variações complementares, por assim dizer. Alguns dizem, por exemplo: vinde a mim como estais e eu te aceito como você é.”

Isso, porém, parece um clamor por aceitação social, pois reconhecer nossas faltas, e abandoná-las, pode ser um processo difícil às vezes, mas é necessário. E Deus se mostra misericordioso para com aqueles que sinceramente estão arrependidos e querem mudar.

… Quem confessa seus pecados e os abandona, obterá misericórdia.

(Prov. 28:13b)

Algumas pessoas até dizem que já tem Deus em seu coração e não precisam mudar em nada mais, pois são aceitas exatamente como são. Isso é agir com egoísmo e deliberadamente ignorar que Deus tem seus princípios também.

É claro que os traços de personalidade de cada um são diferentes. Não podemos, porém, achar que Deus não tem princípios e leis, e achar que Ele deve se submeter a qualquer modo de vida que seja dissoluto e egoísta. O texto de Efésios 4:17-24, por exemplo, é um ótimo discurso que mostra que o ser humano verdadeiramente voltado para Deus renova-se para a santificação, através do conhecimento divino.

Mas é até engraçado porque, em sua maioria, os que afirmam com tanta certeza que “vinde a mim como estais” está escrito na Bíblia, são os que mal a leem. Eles afirmam isso simplesmente porque ouviram outros afirmarem também.

Algumas pessoas, na tentativa de corrigir um mal entendido com este falso versículo, até tentam corrigir a frase adicionando complementos a ela. Uma dessas é: vinde a mim como estais, mas não permaneça como andas.”

Mas vale dizer que a frase acima também é um ditado popular e não está escrita na Bíblia Sagrada.

A verdade é que frequentemente queremos demonstrar com palavras o nosso temor a Deus, porém nem sempre nos comprometemos com Ele adequadamente, como Ele ordena em seus mandamentos. E na verdade, os mandamentos Dele não são tão pesados assim, basta sermos orientados corretamente (cf. 1 Jo 5:3).

Precisamos tomar o cuidado de não incorrer em erros como honrar a Deus com nossos lábios, mas conservar o coração longe Dele, como eu já citei mais acima (Is 29:13).

Por fim, os discípulos do Senhor, de antemão, já revelaram como que nestes últimos tempos as pessoas amariam seus próprios ensinos, opiniões e paixões, em detrimento dos ensinamentos Divinos, veja 2 Timóteo 4:3.

3) “Vinde a mim como estais e eu farei a obra”, é bíblico?

lendo a bíblia sagrada no livro de romanos 12 2

“Vinde a mim como estais e eu farei a obra” é outra variação deste ditado popular. Mas neste sentido precisamos fazer algumas considerações.

Certa vez eu trabalhei numa lanchonete e ouvi um casal conversando entre si. Eles criticavam um de seus conhecidos que praticava coisas erradas, mas mesmo assim estava frequentando certo templo religioso.

O casal dizia que, primeiro, tal pessoa deveria abandonar essas práticas más para então depois cuidar de seguir a religião, porque o templo não é um lugar que deva ser frequentado por pessoas errantes.

Provavelmente você já deve ter conhecido alguma pessoa numa situação semelhante a essa, estou certo?!

Pois vamos pensar nisso e considerar o que está escrito em Romanos 5:8:

Deus, porém, demonstra seu amor por nós no fato de o Messias ter morrido a nosso favor enquanto ainda éramos pecadores.

(Romanos 5:8 BJC)

Podemos ir ao Salvador enquanto errantes, mas em busca de cura, restauração e perdão, e não devemos enganar a nós mesmos, achando que podemos continuar praticando nossas más obras e afirmar que estamos servindo a Deus mesmo assim.

Por isso, há um fundo de verdade no ditado popular mencionado neste tópico de nosso estudo bíblico. No entanto, não devemos usá-lo como “amuleto do engano”, isto é, nos convencer de que podemos nos tornar seguidores do Messias sem mudar as características más de nosso ser.

Dizendo isso eu me lembro da noite em que ouvi a palavra que me convenceu de meus pecados contra o Criador. Naquela noite mesmo, ao chegar na minha casa, entrei no meu quarto, peguei a pequena Bíblia que tinha em mãos, sem nunca ter me dedicado para lê-la, e assentado orei a Deus dizendo que eu não sabia nada acerca daquele livro, mas que dali para frente eu queria aprender e mudar minha vida, a fim de agradá-lo e não mais entristecê-lo com minha conduta e idolatrias.

Dessa forma, lendo fixamente todas as noites antes de dormir, conheci passagens bíblicas como Romanos 12:9-21, Gálatas 5:16-26, Colossenses 3:1-4:6, Efésios 4:17-5:33; eu ia lendo cada uma das características mencionadas ali e ficava imaginando se havia aquilo na minha conduta. E assim, o que era mau eu tirava, e o que era bom eu continuava praticando ou via que precisava praticar.

Como pode o jovem manter puro seu caminho? Guardando-o de acordo com tua palavra.

(Salmo 119:9 BJC)

Portanto, o que aprendemos de lição no texto de Romanos 5:8 em conexão com a frase “vinde a mim como estais e eu farei a obra”, é que devemos procurar Deus para nosso perdão e purificação, porque Ele nos enviou o Messias quando a humanidade estava ainda em pecados, justamente para nos salvar e nos libertar dos nossos pecados, se tão somente nos entregarmos a Ele.

Lavem-se!
Afastem seu mau procedimento da minha vista!
Parem de fazer o mal,
Aprendam a fazer o bem!
Procurem a justiça […]
“Venham então”, diz ADONAI,
“conversemos sobre isso.
Ainda que seus pecados sejam como o escarlate,
eles se tornarão brancos como a neve;
ainda que sejam vermelhos como o carmesim,
eles se tornarão como lã.
Se vocês estiverem dispostos e forem obedientes,
comerão o melhor da terra;
no entanto, se vocês se recusarem e se rebelarem,
serão devorados pela espada”,
pois a boca de ADONAI falou.

Isaías 1:16-20 BJC)

E você, já presenciou alguma situação com este famoso “falso versículo”, o “vinde a mim como estais”? Role a página mais para baixo e compartilhe conosco nos comentários.


CONECTE-SE CONOSCO!
Telegram (recomendado): @bibliaseensina.
WhatsApp: bit.ly/wabse.
Obs.: As mesmas mensagens são enviadas em ambos canais, portanto inscreva-se em apenas um deles.

Receba uma notificação em seu e-mail quando um novo estudo for publicado:

Junte-se a 4.397 outros assinantes
Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

82 comentários em “Vinde a mim como estais: 3 Verdades que você precisa saber”

  1. Sim Jesus nos aceita do jeito que somos, mas ele fala, (Vá e Peca Mais)
    Aceitar do jeito que está não quer dizer que devemos continuar no pecado.

  2. Questão de interpretação equivocada, eu tbm sempre ouvia esse “versículo” , mas mesmo antes de tê-lo procurado na Bíblia , sempre entendia: que devemos buscar a Cristo e nos entregar como estamos, pq muitas pessoas dizem não se achegarem a Ele pq precisam mudar, mas quem promove essa mudança é Cristo, através do seu Espírito Santo, que nós convence dos nosso pecados. O q falta é entendimento , pq mesmo essa “fala” do “vinde a mim como estais” não afirma que devemos continuar como estamos.

  3. Já ouvi falar e eu mesmo já mencionei, porém procurei na Palavra de Deus e não achei e já li a Bíblia toda umas sete vezes. Complemento seu comentário enfatizando que realmente as pessoas precisam entender que o “venha como estás” é uma frase não bíblica, porém verdadeira que afirma que ninguém precisa abandonar os pecados primeiro pra depois seguir a Cristo, visto que Ele já levou sobre o madeiro nossas transgressões. E é com Ele que seremos moldados, lapidados, pois somos jóias preciosas e a vontade de Deus é que a humanidade se arrependa e reconheça que é pecadora e seja salva do inferno, indo morar na Mansão Celeste Eternamente, onde não há choro nem ranger de dentes, ou seja, sofrimento eterno. Todavia Deus nos dá o “livre arbítrio”, o direito de escolha, e devido escolher ou interpretar errado muitos serão chamados e poucos escolhidos, infelizmente. Que você que leu até aqui, tome sua decisão escolhendo ficar ao lado do Senhor Jesus, mudando seus hábitos, se tornando uma nova criatura, como está escrito em 2Co 5:17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Bíblia do Obreiro JFA.

    1. Lindas palavras porém distante da graça. Você acha mesmo que o homem ainda possui o livre-arbítrio para a si mesmo escolher se quer ir pro inferno ou pro céu? Porém eu creio que esse poder de vontade, perdemos lá no éden na queda. Deus tenha “misericórdia” de nós.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.