Passei pelo batismo nas águas, desanimei e me desviei. Por quê?

“Passei pelo batismo nas águas, mas logo em seguida desanimei de ir à igreja e me desviei, e gostaria de saber por quê.” 🙁

Você já viu algum caso em que pouco tempo depois de uma certa pessoa passar pelo batismo nas águas, desanima de ir na igreja e se desvia e volta para sua vida do jeito que era?

Neste pequeno estudo sobre pessoas desviadas eu quero tentar explicar o que se passa no coração delas, que as leva a tomar essa atitude depois de se batizarem, e aprender a evitar que isso aconteça.

Muitas vezes a pessoa vai caminhando na igreja, frequentando os cultos, vemos até algum traço de mudança na vida delas, uma demonstração de fé, mas logo assim que se batizam elas simplesmente somem da igreja.

Algumas continuam frequentando por algum tempo depois do batismo nas águas, mas de fato não continuam seguindo.

Esta questão pode ter uma série de explicações diferentes, e há motivos diversos porque isso acontece; mas quero te ajudar a entender os dois principais motivos porque as pessoas ao se batizarem se desviam da igreja logo em seguida, e simplesmente abandonam a Deus.

#1 Depende de qual modo a Palavra de Deus foi recebida por tal pessoa desviada do caminho do Senhor.

O Senhor Jesus já descreveu estes tipos de pessoas que se desviam com facilidade em Mateus capitulo 13, na parábola do semeador.

Quando o semeador vai andando lançando suas sementes, algumas delas caem em pedras e crescem, mas por não terem raízes só crescem um pouco e depois morrem.

Outras caem em espinhos e as plantas crescem sufocadas por eles, por isso não dão frutos.

O falso ensino sobre vida cristã sem problemas e cheia de abundâncias de bens materiais.

O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração;
e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; (Mateus 13:20,21 ACF)

Muitas pessoas logo entram para a igreja não porque reconheceram seus pecados contra Deus e arrependeram-se deles, mas sim porque estavam em busca de uma vida de paz e prosperidade, isenta de problemas e aflições, quando na verdade não é esta a proposta inicial do evangelho, pelo menos não agora.

Estas coisas eu vos tenho dito para que em mim tenhais paz.
No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33 KJF)

De fato, temos paz em nós mesmos quando estamos em comunhão com Deus (2 Ts 3:16), e também somos pessoas prósperas, não materialmente apenas, mas espiritualmente e moralmente (Jo 10:10).

Como a expectativa de tal pessoa era somente de benefícios materiais e pessoais, ao ver que algumas tribulações e problemas surgem por tornar-se cristão, não tem outro pensamento a não ser desviar-se.

Para mais informações veja aqui um estudo sobre como o sofrimento do cristão é permitido por Deus.

É importante dizer que muitas pessoas se fazem inimigos de Deus, de sua Palavra e de seus filhos.

O próprio Senhor Jesus muito padeceu neste mundo enquanto em vida, foi perseguido e deixou bem claro que o mesmo aconteceria conosco.

E também todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus sofrerão perseguição. (2 Timóteo 3: 12 KJF)

Nem sempre a vida do cristão será de abundâncias materiais, mas o sentido de vida abundante é viver em comunhão com Deus, sendo ensinado por Seu Espírito todo o tempo, e crescendo em maturidade sabendo como lidar em cada situação.

Eu sei como estar humilhado e sei também como ter abundância;
em todo lugar e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a sofrer necessidade.
Eu posso fazer todas as coisas por meio de Cristo, que me fortalece. (Filipenses 4:12-13 KJF)

#2 Uma pessoa se desvia quando tem um coração apegado demais às riquezas e paixões deste mundo.

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; (Mateus 13:22 ACF)

Certas pessoas até recebem a Palavra num primeiro momento quando se sentem emocionadas durante o culto, por exemplo, as vezes até passam pelo batismo nas águas e caminham alguns dias na igreja.

Incentivado por amigos ou seguindo “o movimento” dos que estão indo para o batismo nas águas também, esta pessoa vai junto.

Mas em nenhum momento abandonou suas paixões e vícios pecaminosos deste mundo e reconheceu seus pecados contra Deus, os quais tanto fazem mal a si como o impedem de agradar a Deus.

Ou, se por algum tempo parou de fazer alguma prática que não agrada a Deus, seu coração ainda continuou gostando da mesma, por isso ainda a deseja em sua mente, e tende a cair de novo a qualquer hora.

Ora, isto não é arrependimento!

Porquanto, a mentalidade carnal é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem de fato, pode ser.
Então, os que estão na carne não podem agradar a Deus. (Romanos 8:7-8 KJF)

Precisamos entender que o Senhor Jesus deve ser Senhor absoluto em nossa vida, não podemos dividir o nosso viver com mais nada que possa dominar nosso coração e retirar Seu senhorio!

Nenhum homem pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro.
Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24 KJF)

Devemos tomar cuidado com a ilusão de se batizar só porque gosta do ambiente tranquilo da igreja.

Há um perigo/engano que infelizmente tornou-se comum no coração das pessoas.

Muitas pessoas se sentem bem e confortáveis com o ambiente de comunhão e paz dentro das igrejas, gostam de conviver com outros crentes porque se sentem bem e só por isso vão caminhando até passarem pelo batismo nas águas.

O problema aqui é perder de vista todo o sentido do que realmente é passar pelo batismo nas águas, que é basicamente arrependimento de pecados e reconciliação com Deus, renúncia a si mesmo e experiência de novo nascimento, vivendo para Deus somente, de acordo com a Sua vontade.

Ao desconhecer a Bíblia Sagrada e a necessidade de arrepender-se e confessar seus pecados (Rm 10:9-10), abandonando-os, a pessoa pode cair no erro de caminhar na igreja só porque é um lugar legal de paz e comunhão.

Mas assim que vier o tempo ruim, logo se desviará.

O problema dos impulsos e da força de vontade.

Outro problema muito comum são os chamados impulsos, ou a força de vontade.

De fato, tais atitudes podem dar uma boa iniciativa em nossos propósitos, mas o problema é que eles vem e passam, depois disso voltamos a viver a vida em que estávamos, e já não queremos mais nos esforçar para seguir o caminho de Deus.

Antes de passar pelo batismo nas águas e querer caminhar na igreja, oriente-se com seus líderes e pastores, ou com um irmão da igreja que seja maduro na fé e no entendimento da Palavra, e que tenha experiência com Deus; peça-lhes esclarecimento da Palavra de Deus e procure participar das classes de Escola Bíblica Dominical e do discipulado, para que tenha certeza do que está fazendo.

Porém crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (2 Pedro 3:3a KJF)

Espero que o estudo tenha ajudado. Se foi esclarecedor para você, compartilhe com sua igreja!

Qual foi o seu primeiro contato com a Palavra de Deus? Como você tem lido a Bíblia Sagrada?

hábito de estudar a bíblia diariamente

Se você se identificou com algumas dessas situações acima, talvez tenha começado da maneira errada na vida cristã.

Por isso, se você quiser continuar aprendendo mais de Deus, através da Bíblia Sagrada, e não ter mais experiências negativas como estas descritas acima, então você precisa entender a Palavra de Deus com mais profundidade e, convertido, aplicar o conteúdo dela ao seu coração, trazendo Cristo para ele!

Clique aqui para nos falarmos por e-mail, pois quero compartilhar contigo 13 dicas para entender a Bíblia mais facilmente; assim você poderá começar a cuidar de sua vida para com Deus, retomando sua caminhada na presença dEle.

Não se esqueça de compartilhar conosco nos comentários aqui no final da página qual foi sua experiência, e se agora foi ajudado pela Palavra de Deus a caminhar novamente.

Se puder, compartilhe essa mensagem para afastados da igreja e ore pelos tais.

Dê forças a outros leitores com seu testemunho!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

15 comentários em “Passei pelo batismo nas águas, desanimei e me desviei. Por quê?”

  1. Eu me converti e foi batizado nas águas mais me desviei da igreja isso já faz 22 anos me desviei porquê viero pensamentos de blasfêmia contra o espírito santo e acusação de ter cometido o pecado imperdoável então voltei pro mundo do pecado novamente casei tenho uma filha vou numa igreja luterana mas não tenho paz sinto vontade de voltar para Jesus mais tenho medo de não mais ser perdoado porque pequei contra o espírito santo falei pra minha esposa que tenho essa vontade mas ela não quer e me disse que se eu ir na igreja dos crentes ela vai pra católica daí e não quero isso porque a católica e a igreja mais errada que tem daí não sei o que fazer se alguém puder me ajudar agradeço

    1. Olá Jucimar, shalom (paz de Deus).
      Meu amigo, em primeiro lugar, meus parabéns por evitar criar confusão com sua esposa, continue assim; vocês precisam um do outro para viver e precisam viver amorosa e harmoniosamente.
      Meu caro, Deus não está nos templos e nem nas religiões, a busca por Deus começa no interior de cada ser humano, veja o Salmo 145:18.
      Outra coisa, de nada vai adiantar buscar Deus numa igreja se não procuramos por Ele em nosso interior, e dentro de nossa própria casa. Portanto, o que eu te acnnselho é que se organize com sua esposa e crie horários de leitura da Bíblia e oração. Faça uso das porções semanais da Torá (lei de Deus) para saber o que ler a cada dia. No meu canal no Whatsapp eu estou compartilhando quais textos ler diariamente, clique aqui para entrar.
      Com relação à “blasfêmia contra o espírito santo”, este “espírito santo” não é nenhum deus, e o cristianismo faz as pessoas pensar que isso é um deus e coloca tal culpa nelas, como a que você está sentindo agora, pensando que blasfemou contra um deus. Apenas busque ao Eterno com oração, peça a Ele perdão pelos seus pecados e ajuda para você se reorientar, enquanto isso tente ir fortalecendo o culto e a leitura da palavra de Deus dentro da sua casa junto com sua família. Além do mais, em particular, vá pedindo a Deus orientação a qual comunidade vocês devem aderir, e deixe que Ele vai te direcionar.

  2. Fui batizada com 12anos de idade. aos 16 anos afastei me da igreja e vive da carne durante 19 anos e alguns meses, converti me com 35 anos e alguns meses.Estou convertida a 1 ano e 4 meses, muito recente. E posso afirmar que nada é por caso, Deus sabe onde eu devo lhe servir e testemunhar a Jesus como meu salvador para que o nome Dele seja glorificado. E temos de saber que Satanas quer a nós que não lhe pertencemos. Fui batizada e logo ele começou a me enganar. E por onde ele me levou, Deus o Todo poderoso me resgatou e me tirou da escravatura, é porque ele tem um proposito comigo. E tem com todos nós, é so aceitarmos o chamado quando ele bater na porta. Comigo tambem foi assim, num domingo em casa e sozinha ouvi o chamado e obedeci. E aceitei a Jesus como meu Salvador para viver a vontade do Pai e não a minha. Porque se dependermos da nossa vontade nós somos da carne. Temos a natureza pecaminosa. precisamos de Deus em tudo, temos de ser totalmente dependentes de Deus.

    1. Você se batizou novamente? Passo por quase a mesma situação que a tua, estou em grande dúvida se devo batizar novamente… Batizei com 12 anos , hoje tenho 19 e vejo que não estava preparada pra batizar aos 12.

      1. vc se batizou novamente? estou em dúvida em relação a esse a assunto do site 😕

  3. Eu era novo na igreja, e o pastor errou com a congregação, e naquela ocasião, não soube lidar com esta situação. Estou em outra agora, mais conhecimento na palavra, batizado, e firme na rocha meu amigo, e graças a DEUS por isso. Paz do Senhor.

  4. Estudo maravilhoso.
    É tudo verdade, precisamos buscar conhecimento da palavra de Deus.
    O batismo é para arrependimento de pecados.
    Que o senhor nos ajude cada dia.

  5. Bom dia, infelizmente minha filha está passando por este problema, com apenas 8 meses de batismo, esfriou de um jeito,que tenho orado muito pra que o Espirito Santo a convença ,voltar para os braços do nosso pai Jesus Cristo. Eu tenho fé ,que há de ser apenas uma fase,ela é uma adolescente, e jesus vai despertá-la do sono da indolencia.,

  6. quem se batiza e sai da igreja em pouco tempo é semelhante àqueles casamentos que as pessoas namoram por anos aí quando casam, mal o casamento dura 1 ano e eles já se separam, talvez faltava alguma coisa que por algum motivo a pessoa não conseguiu notar.

    1. No meu caso faltou me enraizar, pensava que era só ir aos cultos e orar depois de acordar e antes de dormir, não lia a palavra e não dedicava um tempo a Deus. Voltei ontem aos caminhos e me arrependo muito do tempo que perdi

  7. A palavra do senhor é reta e direta , sem desvios , se alimenta do que vem de Deus e pede para que Ele te ajude antes de qualquer estudo dedique a gloria a Deus , Deus abençoe cada um que lê .

  8. esse batismo era somente antes da morte de jesus ( joão batista disse : eu voz batizo com água mas , ele voz batizara com o espirito santo apos a morte e ressurreição de jesus o verdadeiro batismo e pelo espirito santo. quem e batizado no espirito santo verdadeiramente esta batizado e jamais se desviara da verdade

    1. Só não esqueça que Jesus não tinha necessidade de se batizar nas aguas mais o fez para ser exemplo

    2. Responda e porque Felipe batizou? e porque Jesus diz que quem crê e for batizado vera o reino de Deus. É questão de obedecer e não de querer entender da sua forma e tirar uma conclusão, leia a bíblia e para de ouvi o que os outros diz

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.