7 Benefícios que o hábito de estudar a Bíblia trarão para sua vida

Desde que comecei a estudar a Bíblia, minha vida mudou completamente (para muito melhor), pois eu quis trazer Cristo para dentro do meu coração ao estudá-la!

O hábito de estudar a Bíblia traz inúmeros benefícios para todas as áreas de nossa vida, pois ela é o livro de Deus, ela é a nossa regra de fé e prática!

Mas infelizmente nem mesmo muitos cristãos tem esse hábito, não é verdade?! Mas eu quero te ajudar nisso! Leia este estudo até o final para saber como.

Se você tem se perguntado por que é importante ler a Bíblia diariamente, mantenha seus olhos grudadinhos aqui neste estudo e você vai compreender um pouco da importância da bíblia para os cristãos.

#1 O hábito de estudar a Bíblia te deixa sempre preparado com passagens bíblicas memorizadas, a fim de responder a alguém num momento oportuno.

Porém, santificai ao Senhor Deus em vossos corações;
e estai sempre preparados para responder a cada homem que vos pedir a razão da esperança que há em vós, com mansidão e temor. (1 Pedro 3:15 KJF)

Como você pode ver no versículo acima, é de suma importância que todo cristão saiba como dar respostas às pessoas que ainda não tem o conhecimento de Deus e da nossa fé.

Já imaginou ser surpreendido numa situação em que alguém te faz uma pergunta sobre o Senhor Jesus, e você não souber como ou o que responder?

devemos estudar a palavra de Deus para responder quem não tem o conhecimento dele

Muitas são as pessoas que estão precisando de razão, esperança, de uma mensagem divina e de respostas neste mundo.

Ainda tem muita gente incrédula por aí se perguntando “de onde viemos e para onde vamos?” 😥

Muitas infelizmente são incrédulas pela falta de conhecimento, porque a fé nasce na pessoa quando ela ouve a Palavra de Deus, não é mesmo?!

Assim então, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romano 10: 17 KJF)

Aliás, é afirmado na Palavra que o próprio povo de Deus é destruído quando lhe falta o conhecimento, e ainda diz que o mesmo povo é rejeitado por Deus quando rejeitam o conhecimento também (Os 4:6).

Mesmo com a quantidade gigante de informação que temos ao nosso alcance, muitos ainda não sabem para onde ir, estão cheios de dúvidas com relação à vida.

É aí que você, como estudioso da Palavra de Deus e Seu filho, ajuda-os e encontrar o caminho certo a seguir, dizendo: “Jesus é o caminho, a verdade e a vida!” (Jo 14:6)

É indispensável que você, filho de Deus, tenha o hábito de estudar a Bíblia e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz, seja capaz de dar uma pronta resposta da mensagem divina (Rm 10:15).

#2 O hábito de estudar a Bíblia vai te possibilitar meditar na Palavra em todo o tempo, mesmo quando não está lendo a Bíblia.

Bendigo o Senhor, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina. (Salmo 16:7 ARA)

Do meu ponto de vista, depois de ler o versículo acima, não deveria sobrar quem ainda se perguntasse “por que devemos estudar a Palavra de Deus?”

Agente está sempre querendo aprender algo bom e novo, não é mesmo?! E Deus pode sempre nos ensinar uma lição nova com todas as experiências que vivemos!

Quando estudamos continuamente a Bíblia Sagrada aprendemos sempre coisas novas e edificantes.

Todos os servos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo, e registraram tudo neste livro que hoje serve de edificação para os que creem, mas de tropeço para os incrédulos, não é mesmo?! (2 Pe 1: 20-21; 1 Pe 2: 5-9)

A Bíblia afirma que os filhos de Deus tem prazer em Sua Palavra, e por isso meditam nela dia e noite (Salmo 1:2).

Não seria isto um hábito de estudar a Bíblia, o que lhe abre a possibilidade de refletir no que leu e memorizou mesmo quando não a está lendo?!

#3 Estudar a Bíblia te deixa mais sábio para que tome atitudes corretas na sua vida, e até suas palavras se tornarão mais inteligentes.

Tenho mais entendimento do que todos os meus professores, pois os teus testemunhos são a minha meditação. (Salmo 119:99 KJF)

Ler a Palavra de Deus todos os dias certamente te tornará mais sábio do que aqueles que você mesmo considerava serem muito sábios.

Quem tem o hábito de estudar a Bíblia mede suas palavras, pensa duas vezes antes de falar, e só fala coisa boa 🙂

A pessoa que tem a Palavra de Deus guardada em seu coração já não abre sua boca para dizer palavras de sua velha vida pecaminosa, que caminhava longe da presença de Deus.

A boca do justo fala sabedoria, e sua língua fala de juízo.
A lei do seu Deus está no seu coração; nenhum de seus passos escorregará. (Salmo 37: 30-31 KJF)

Veja com atenção este ditado que certa vez ouvi, e que é muito real.

Há três tipo de pessoas: o insensato, o inteligente e o sábio.

O insensato erra, continua errando, e nunca aprende a fazer o correto nem com seus próprios erros; (Pv 27:22)

O inteligente age errado, mas aprende com seus próprios erros a não errar mais; (Pv 13:18)

O sábio aprende a não errar só de observar os erros que outras pessoas estão cometendo; (Pv 22:3; 28:11)
(Autor desconhecido)

Assim é aquele que tem o hábito de estudar a Bíblia Sagrada, torna-se sábio!

#4 O hábito de estudar a Bíblia te deixa mais perto de Deus, desejando falar com Ele tudo que se passa em sua vida.

Eu declarei os meus caminhos, e tu me ouviste; ensina-me os teus estatutos. (Salmo 119:26 KJF)

No Salmo que você leu acima aconteceu uma ação, que é a oração a Deus; logo após o salmista fez um pedido a Ele: que lhe ensinasse os seus decretos, certamente para corrigir os seus caminhos (Sl 119: 105).

O que é isso se não uma pessoa que ora e tem vontade de viver de acordo com as ordenanças divinas?

E deleitar-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado. (Salmo 119:47 KJF)

Examine a si mesmo: Você pode dizer com convicção o salmo acima?

Não fique parado o tempo todo se perguntando qual a importância de ler a bíblia, pois é por meio do hábito de estudar a Bíblia e praticá-la, amando a Deus, que teremos mais intimidade com Ele!

#5 Ler a Palavra de Deus todos os dias vai te possibilitar não se esquecer dela com facilidade.

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119:11 ACF)

Você muito provavelmente já deve ter ouvido este salmo, estou certo?!

O mais importante, porém, não é só ler por ler e esquecer-se no dia seguinte, ou momentos depois, do que foi lido.

No salmo 119:11 temos o desafio de memorizar a Bíblia, guardando-a em nosso coração para sempre colocarmos em prática a Palavra de Deus e agradá-lo, não pecando contra Ele.

Precisamos nos comprometer com isto! Uma tática para não se esquecer dos mandamentos de Deus é ter prazer em estudar a Bíblia Sagrada.

Deleitar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra. (Salmo 119:16 KJF)

Não podemos ser irresponsáveis a ponto de nos esquecermos com facilidade dos mandamentos de nosso Deus, pois eles são a nossa vida!

Você crê nisso? Então comprometa-se também!

Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois com eles tu me vivificaste. (Salmo 119: 93 KJF)

Memorizar a Bíblia é útil para resistir às tentações e ciladas do diabo (como Jesus em Mateus 4), evangelizar com prontidão, responder perguntas sem errar na EBD, proporcionar um aconselhamento pastoral eficaz, ensinar em grupos de estudo, e muito mais.

Você tem dificuldades para memorizar versículos da Bíblia Sagrada, mas agora reconhece o quanto é necessário?

Comece a conhecer alguns exercícios práticos de memorização da Bíblia, inscreva-se clicando abaixo para começar a receber dicas gratuitas em seu e-mail.

memorização da bíblia

#6 Temos motivos para ler a Bíblia diariamente, pois precisamos ensiná-la com conhecimento, propriedade e autoridade.

As pessoas que o escutavam ficaram muito admiradas com a sua maneira de ensinar.
É que Jesus ensinava com a autoridade dele mesmo e não como os mestres da Lei. (Marcos 1:22 NTLH)

Os doutores da lei e os fariseus da época de Jesus gostavam muito de falar nas Escrituras, impondo-as aos homens, mostrando que tinham muito conhecimento e acusavam quem não as praticasse.

Porém eles mesmos não tinham o hábito de praticar o que está escrito nas Sagradas Escrituras, por isso, quando ensinavam, nem sequer conseguiam falar com autoridade.

Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e os fariseus.
Tudo, pois, o que vos disserem, isso observai e fazei; porém não façais segundo as suas obras, porque eles dizem, e não fazem.
Porque eles atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem nos ombros dos homens; mas eles nem com seu dedo querem movê-los. (Mateus 23:1-4 KJF)

A partir disso vemos não só qual a importância de ler a Bíblia diariamente, mas também de praticar seus escritos.

Leia também o estudo “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, na Bíblia?

Lembre-se da parábola dos dois alicerces que Jesus contou.

Eram duas pessoas que escutavam as palavras de Jesus, porém uma praticava o que ouvia, e a outra não.

Quando veio o tempo difícil, quem permaneceu de pé, e sem se abalar, foi aquele que ouvia e praticava as palavras do Senhor; quanto ao que não guardava nem praticava caiu, e foi grande a sua queda.

Enquanto uns estão ouvindo a Palavra, mas não praticando, há outros que estão até praticando, mas de forma equivocada, pois estudam a Bíblia de forma errada também.

Pensando nisso, separei um estudo descrevendo os 5 piores erros que muitos cometem ao ler a Bíblia, talvez você esteja cometendo um deles também e nem perceba, e isto te impede de amadurecer no estudo e entendimento da Palavra de Deus.

Clique para ler o estudo.

os piores erros cometidos ao ler a bíblia

#7 O hábito de estudar a Bíblia vai te proteger contra falsos mestres, falsos ensinos e heresias disfarçadas de verdade.

“No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês.
Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou.
E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição.

Mesmo assim, muita gente vai imitar a vida imoral deles, e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade.
Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas.
Mas faz muito tempo que o Juiz está alerta, e o Destruidor deles está bem acordado.” (2Pedro 2:1-3 NTLH)

E então, por que a Bíblia é importante para nós?

Falsos ensinos e falsos mestres são o que mais tem aparecido em nossos dias, muitos cheios de cobiça e com grande habilidade de fazer uma mentira parecer verdade; são bem convincentes.

Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e maravilhas que, se possível fora, enganariam até os eleitos. (Mateus 24: 24 KJF)

Você é mais que um servo, você é um filho de Deus e precisa desenvolver o hábito de leitura de Sua Palavra.

Não finalize este estudo sem começar a colocar em prática o que aprendeu nele, receba em seu e-mail alguns conselhos e versículos que escrevi para te ajudar a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia Sagrada.

Aprenda como desenvolver o hábito de estudar a Bíblia Sagrada

Este estudo foi edificante para você? Então compartilhe com sua igreja! Deus abençoe sua vida.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

12 comentários em “7 Benefícios que o hábito de estudar a Bíblia trarão para sua vida”

  1. Ola Gabriel, seu estudo muito edificou minha vida. ele esta aqui desde 2017, porem só hoje chegou ao meu conhecimento isso para você saber como nosso trabalho no Senhor não é em vão. Que o Senhor dê a você cada dia mais graça e conhecimento de Sua Palavra. Continuei sendo vaso de honra para glorias do Senhor Jesus, Deus abençoe você.

  2. Eu.sou.apaichonado.pela.biblia.leio.todos.os.dias.ja.li.abiblia.inteira.4.vezes.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.