Como evangelizar sem a Bíblia na mão (você será a Bíblia!)

Evangelizar significa só sair na rua e dar panfletos às pessoas? Seria possível evangelizar sem panfleto, e até sem Bíblia?

Há muitas dicas na internet sobre como evangelizar de forma simples e eficaz; mas aqui neste estudo veremos como estarmos sempre prontos na mensagem de Deus.

Mas afirmo que todos devemos estudar e buscar formas com as quais mais nos familiarizamos para evangelizar, orando ao Espírito para que nos desperte de seus dons.

“Procurem também ter dons espirituais, especialmente o de anunciar a mensagem de Deus.” (1 Coríntios 14:1b NTLH)

Evangelizar é uma missão que todo crente recebe por natureza de tornar-se discípulo do Senhor Jesus.

Sobre a missão de todo crente evangelizar, há até um ditado que diz: Ovelha gera ovelha…

Mas a verdade é que nem todos possuem este talento para evangelismo, mas deveriam, uns de uma forma, e outros de outra, o Espírito Santo é quem vai ditar essa regra na vida do cristão.

Mas um só e o mesmo Espírito que opera todas essas coisas, dividindo solidariamente a cada homem como ele quiser. (1 Coríntios 12:11 KJF)

Mas infelizmente muitos crentes não estão dando mais importância ao evangelismo como deveriam, embora seja esta a principal missão da igreja (Mc 16:15).

Nem todos se consideram capazes; muitos acham que estão falhando na matéria de evangelizar, e por isso nem sequer preocupam-se mais com o assunto.

Ficam tentando imaginar como evangelizar de forma eficiente, mas não saem do lugar, e eu vou explicar porque pensam assim, leia abaixo:

Quando se fala em evangelismo em nossa cultura atual, a grande maioria dos crentes logo relaciona isso a sair nas ruas e ficar entregando panfletos dizendo:

“Jesus te ama; vai lá na minha igreja um dia que Deus falar com você.”

Acontece que muitas pessoas ainda tem vergonha de fazer até mesmo essa tarefa simples, pois ainda não encontraram o chamado que Deus tem pra si, e é muito importante que o encontremos.

Portanto, irmãos, procurai diligentemente firmar o vosso chamado e eleição; porque, se fizerdes isso, jamais caireis. (2 Pedro 1:10 KJF)

Mas o evangelismo, na realidade, é muito mais do que separar um certo dia para sair panfletando e convidando para os cultos.

Não serei mais crente ou menos crente porque vou num certo dia de evangelismo, ou deixo de ir, pois devemos viver o evangelho e a mensagem de Cristo o tempo todo!

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. (2 Timóteo 4:2 NVI)

Se soubermos qual é o nosso chamado/vocação, logo saberemos como evangelizar através dele, e certamente será mais fácil viver o evangelho todos os dias!

Se você ainda não sabe o que é o chamado e a vocação, leia o estudo que o Kennedy William escreveu aqui no blog: Vocacionados por Deus: 3 dicas para não morrer no caminho.
Se quiser saber mais como evangelizar, basta continuar lendo.

Eu considero importante o salvo em Cristo andar com a Palavra de Deus na mente e no coração, praticando-a e pregando-a onde quer que vá, não só com palavras, mas também com o testemunho de vida!

Já diz um certo ditado: “pregue o tempo todo, se preciso for, use palavras…”

Não precisa ser um chato pregando a mensagem de forma irracional e incoerente, sem ao menos pensar em como instruir as pessoas de forma eficiente, mas é importante viver estudando a Bíblia e a vida de nosso Mestre continuamente, e aproveitar todas as oportunidades e situações em que o Espírito Santo nos coloca.

Sobre evangelizar com nosso testemunho de vida, é importante certificarmo-nos de nosso novo nascimento em Cristo, assim como não perder de foco estudarmos a Palavra com intenção de trazer Cristo para dentro de nosso coração (João 14:23).

Veja por exemplo, onde o apóstolo Paulo orienta a Timóteo que coloque seu foco:

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15 ACF)

Evangelizar não é só sair na rua distribuindo panfletos! E não precisamos guardar o evangelismo só para essas ocasiões.

Você vai entender agora uma tática de como evangelizar com prontidão e sabedoria.

Aproveite os momentos em que entra numa condução, numa conversa com um parente, numa visita a um conhecido ou ente querido, quando avista algum conhecido na rua, em fim, há diversas e diferentes situações, por isso é importante andar preparado com a Palavra no pensamento e no coração.

Pensando em situações surpresas e não vividas cotidianamente, fica a pergunta:

Como evangelizar mesmo sem ter uma Bíblia na mão?

como evangelizar mesmo sem ter uma Bíblia na mão

Eu considero importante ter uma Bíblia na mão na hora de evangelizar, pois você pode abri-la no texto que está pregando e mostrar a pessoa que isto realmente está escrito, isso vai dar mais credibilidade à sua mensagem.

Mas e quando você não tiver nenhuma Bíblia na mão? O que vai fazer? Vai deixar de pregar?

É certo que hoje em dia temos outras ferramentas portáteis muito úteis, como um tablet ou smartphone, que você pode usar para abrir a Bíblia em um texto que tenha marcado ou que saiba localizar rapidamente.

Mas e se a bateria acabar? E se você não souber onde se localiza um versículo para evangelismo que vai de encontro ao que a pessoa precisa saber naquele momento?

Vai ficar procurando até encontrar e deixar a pessoa esperando? Logo de início ela vai notar que você não sabe muito bem o que está fazendo, não é mesmo?!

Como evangelizar então se você não sabe a Palavra?

O segredo para aprender como evangelizar sem a Bíblia na mão é justamente memorizá-la!  💡

Mas o que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que nós pregamos, (Romanos 10: 8 KJF)

Jesus não tinha uma “Bíblia” na mão quando resistiu às tentações do diabo no deserto, mas foi capaz de combater as declarações dele com passagens bíblicas memorizadas.

Aliás, o próprio satanás tinha passagens bíblicas memorizadas e usou-as para tentar fazer Jesus tropeçar e pecar! (Mt 4:6)

Se o próprio satanás tinha as Escrituras memorizadas, por que não nós? (Sl 119:11)

Jesus não tinha uma Bíblia na mão quando pregou a palavra para aquela mulher samaritana, que havia ido tirar água do poço ao meio dia, antes Ele mostrou preparação no que dizer no decorrer da conversa.

E ainda, depois de ter pregado para a mulher, conseguiu alcançar toda a cidade com sua mensagem, pelo testemunho que a mulher deu dele ao crer que Ele é o Messias.

E como Ele estava preparado para pregar para toda aquela cidade que veio ouvi-lo após a mulher tê-los chamado? Como Ele andava preparado para pregar às multidões que continuamente estavam com Ele? Como citou diversos versículos do Antigo Testamento no sermão do monte sem precisar ficar procurando-os nas Escrituras?

E também Pedro, por exemplo, não tinha um pergaminho com um sermão pronto na mão quando fez aquele discurso em atos 2, no dia de pentecostes, onde se converteram cerca de 3000 almas.

Mas ele tinha diversas passagens das Escrituras memorizadas, vários salmos e profecias, e foi ligando todas essas passagens à vida de Jesus, e assim pôde convencer seus ouvintes de que Ele realmente era o Messias, e assim muitos deles creram no Senhor Jesus.

Com isto podemos dizer que para evangelizar sem a “Bíblia” nas mãos Pedro tinha em sua vida ao menos 3 itens:

  1. Ouvia muito bem ao seu Mestre (Pv 8:32);
  2. Estudava as Escrituras e buscava memorizá-las (Sl 119:47);
  3. Assim como tinha um viver santo e de experiência com Deus, cheio do Espírito Santo, o que lhe dava autoridade no falar (Mt 7:28-29).

Mas ainda assim, desvalorizando o potencial da memorização da Bíblia em conjunto com todos os itens acima, há muitos crentes que vivem dizendo: “mais importante do que decorar versículos é praticar a Palavra”.

Mas como praticar algo que não está guardado na minha mente e no coração? Pois já foi provado, nas passagens que citei acima, dentre muitas outras, que é realmente muito importante memorizar a Bíblia.

Você também pode ver mais detalhes disso lendo o estudo 8 benefícios de decorar versículos que todo obreiro deve saber aqui no blog Bíblia se Ensina.

Ora, escondemos a Palavra do Senhor no coração porque o amamos, e a memorizamos para praticá-la e evangelizar com destreza.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21 KJF)

Ainda não acha memorizar a Bíblia algo tão importante?

John Piper vai te explicar essa importância no vídeo abaixo, assista com toda atenção:

Se depois deste vídeo você se convenceu de que memorizar as Escrituras é importante, se você realmente precisa disso por ser um obreiro(a) de Deus, então é o momento de agir, pois tal conhecimento não cairá do céu!

Você conseguirá memorizar a Bíblia com mais facilidade se seguir as técnicas certas, e para ajudar os servos de Deus nessa missão, a Universidade da Bíblia criou um programa de memorização da Bíblia muito eficaz (para quem praticar o que é ensinado, claro).

Por isso, se você quer continuar aprendendo como evangelizar ou estar sempre preparado com a Palavra de Deus no coração e na mente, clique abaixo para inscrever-se e continuar estudando.

inscrição do curso de memorização da bíblia da universidade da bíblia - memo bible 3000

Portanto, estai firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
e calçados os vossos pés na preparação do evangelho da paz.
[…]
E tomai o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (Efésios 6:14-17 KJF)

Este estudo foi útil para você? Compartilhe-o com seus irmãos em Cristo para edificar a vida cristã deles também.

Já viveu alguma situação em que um versículo ou passagem bíblica memorizada te ajudou a evangelizar, ensinar ou responder a alguém?

Ou uma situação em que, infelizmente, deixou de ensinar a Palavra por não saber um versículo de cor? Compartilhe suas experiências com outros leitores nos comentários aqui no final da página.

O meu povo foi destruído por falta de conhecimento; (Os 6:3a KJF)

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

4 comentários em “Como evangelizar sem a Bíblia na mão (você será a Bíblia!)”

  1. EU NÃO SOU TESTEMUNHA DE JEOVÁ, E SAIO DE PORTA EM PORTA DE LAR EM LAR PREGANDO O EVANGELHO DE CRISTO JESUS. E DESDE DE CRIANÇA QUE PROCURO MEMORIZAR VERSÍCULOS BÍBLICOS PARA PODER EVANGELIZAR E FAÇO ISSO DESDE DOS MEUS 6 ANOS DE IDADE. PARABÉNS MEU IRMÃO GABRIEL FILGUEIRAS POR COMPARTILHAR CONOSCO ESSE TÃO IMPORTANTE ESTUDO. DEUS ABENÇOE MUITO SUA VIDA.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.