Vós sois deuses! Entenda quem são os deuses do Salmo 82:6

Estudo sobre o Salmo 86:2, a quem a Escritura disse vós sois deuses?

Existem outros deuses, conforme escrito no Salmo 82:6 e João 10:34? Por que Deus estaria fazendo julgamento em uma congregação de deuses, conforme o versículo 1? A Bíblia realmente defende o politeísmo neste Salmo? Existem realmente outras divindades no céu?

Uma análise do Salmo 82:1 no original hebraico.

É um pouco intrigante o que encontramos escrito em algumas passagens deste Salmo, não é mesmo?!

Quando lemos isoladamente o Salmo 82:1 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), por exemplo, dá-nos a entender que existem vários outros deuses junto do Criador, confira:

'Deus toma o seu lugar na reunião dos deuses e no meio deles dá a sua sentença:' 

Isso praticamente se repete em outras traduções bíblicas modernas como a NVI, ARA, NAA, vejamos:

'Deus assiste na congregação divina; no meio dos deuses, estabelece o seu julgamento.' (Salmos 82:1 ARA)

Diante disso, a pergunta que não quer calar é: por que Deus está no meio de uma congregação de (supostamente) outros deuses no Salmo 82:1? E por que se diz “vós sois deuses” no versículo 6?

Vós sois deuses, congregação divina, divindades.
Imagem meramente ilustrativa

Essa questão é facilmente resolvida só de se analisar o contexto do Salmo 82. Mas juntamente com isso, vejamos também o significado original das palavras hebraicas usadas ali, afim de deixar tudo muito claro.

Portanto, vamos examinar primeiro o versículo 1. Depois veremos o versículo 6 e finalmente faremos a ligação com todo o contexto do Salmo. Vejamos.

Salmo 82:1 interlinear hebraico-português.

אֱ‍ֽלֹהִיםelohimDeus
נִצָּבnitsavse posiciona
בַּעֲדַתbaadatna congregação
אֵלeldivina/poderosa
בְּקֶרֶבbeqerevno meio
אֱלֹהִיםelohimdeuses/poderosos/juízes
יִשְׁפֹּֽטishpotjulga/governa

O grande questionamento aqui fica em cima das palavras “elohim” e “el”, que possuem diferentes traduções e significados, dependendo de seu contexto.

A palavra “elohim” é o plural de “eloah”, que tem raiz na palavra “el”. Elohim aparece no texto hebraico em Gênesis 1:1, que diz: No princípio criou Deus (elohim) os céus e a terra. Mas embora seja plural (a terminação “im” no hebraico é usado para plural masculino), ela também é usada para o singular quando a frase se refere a um sujeito só. Portanto, no caso de Gênesis 1:1, se refere exclusivamente ao Criador, por isso “elohim” ali deve ser traduzida por “Deus” e não “deuses”.

Vejamos então a definição de “elohim” no Dicionário Bíblico Strong.

אֱלֹהִים (el-o-heem’)
elohiym plural de H433
ditat – 93c n m p

  • 1 plural
    • 1a governantes, juizes
    • 1b seres divinos
    • 1c anjos
    • 1d deuses
  • 2 plural intensivo – sentido singular
    • 2a deus, deusa
    • 2b divino
    • 2c obras ou possessões especiais de Deus
    • 2d o verdadeiro Deus
    • 2e Deus

A palavra “el“, por sua vez, nos tempos entre o dilúvio e o patriarca Abraão (principalmente) era usada para designar uma divindade cananeia poderosa, que estava acima dos outros deuses em que se acreditava. Ela também foi usada muitas vezes nos escritos dos profetas para se referir às divindades das nações, como é o caso de Isaías 44:10, 15, 17; 45:20; 46:6; Daniel 11:36 e Malaquias 2:11.

Além disso, Moisés usou “el” tanto para se referir às divindades das nações quanto ao Deus de Israel. Podemos ver isso em Êxodo 34:14 e ainda no Salmo 44:20. El é usado ainda para se referir ao Deus de Israel dezenas de outras vezes nas Escrituras como em Gênesis 14:22, 16:13, 17:1, 21:33, 46:3, etc.

"Não adorarás outro deus (el). Pois Iahweh tem por nome Zeloso; é um Deus (el) zeloso."
(Êxodo 34:14 Bíblia de Jerusalém - parênteses nossos)

Mas tanto “el” quanto “elohim” também são usadas para se referir a alguém poderoso ou que tem autoridade, seja um ser humano ou um mensageiro celestial (anjo), como em Êxodo 21:6 e 22:8,9, onde “elohim” se refere às autoridades/juízes de Israel, e outro caso no Salmo 89:6. E ainda há alguns casos especiais em que “elohim” é usado para descrever coisas poderosas/grandes, como em Gênesis 30:8 e Êxodo 9:28. Além do mais, a palavra El também pode ser traduzida por “poder/autoridade/poderoso”, como é o caso de Gênesis 31:29, Micaías 2:1, o final de Deuteronômio 28:32 e Provérbios 3:27; além de Ezequiel 31:11; 32:21.

Então ambas palavras não significam só “deus” ou “deuses”.

Portanto, a definição de “el” no Dicionário Bíblico Strong é a seguinte:

אֵל (ale)
el, forma contrata de H352
grego G2241 ηλι e G1664 ελιουδ
ditat – 93a n m

  • 1 deus, semelhante a deus, poderoso
    • 1a homens poderosos, homens de posição, valentes, poderosos
    • 1b anjos
    • 1c deus, deus falso, demônios, imaginações
    • 1d Deus, o único Deus verdadeiro, Javé
  • 2 coisas poderosas na natureza
  • 3 força, poder

Portanto, no Salmo 82:1 pode ser traduzido tanto “em meio aos deuses ele julga” quanto “em meio aos poderosos…”. E ao continuar lendo o Salmo, o contexto sugere obviamente que “elohim” ali se trata de homens poderosos, ou que tem autoridade para fazer julgamento como vimos no caso de Êxodo 22:8,9. O Salmo 82:1, portanto, se refere às autoridades de Israel!

Da mesma forma, o versículo 6 que diz “vós sois deuses”, se refere à mesma coisa, isto é, aos juízes de Israel, os homens poderosos.

O salmista (e Deus) está indignado pela corrupção e desprezo dos juízes da nação para com os pobres. E como se isso não fosse muito, eles ainda justificavam os ladrões, injustos, malfeitores, aceitavam suborno, etc.

"Até quando julgareis falsamente, sustentando a causa dos ímpios?
Protegei o fraco e o órfão, fazei justiça ao pobre a ao necessitado, libertai o fraco e o indigente, livrai-os da mão dos ímpios!"
(Salmo 82:2-4 Bíblia de Jerusalém)

Os juízes a quem o salmista se referia ocupavam posições de autoridade na nação. Por isso, quando ele diz “vós sois deuses” (isto é, “elohim” ou “poderosos”), está destacando o poder que eles tem de julgar. Esta é, pois, uma qualidade por natureza de Deus, que é o justo Juiz (Gn 18:25; Salmo 7:11; 2 Tim 4:8).

Podemos então dizer que, através do salmista, Deus está expressando sua indignação contra a injustiça, e está fazendo um apelo à que os governantes julguem com justiça a causa dos pobres e os ajudem em suas necessidades, além de não aceitarem suborno nem permitir que a maldade fique impune.

Além do mais, assim como no Salmo 82, Deus mostra-se indignado contra a injustiça em outras passagens da Bíblia, veja Isaías 1:16-17,23, por exemplo.

Leia mais sobre a ira de Deus no estudo Um Deus irado aguardando o fim.

Para entender por completo o “vós sois deuses”, do Salmo 82:6, é importante ler também o versículo 7.

O versículo 6 não chama só os juízes israelitas de “elohim” (poderosos ou “deuses”), mas também de “filhos do Altíssimo“, o que identifica esses “elohim” como criaturas de Deus. Além disso, o versículo 7 dá a sentença para estas mesmas pessoas, que morreriam como um homem qualquer por causa de sua arrogância, injustiça e iniquidade. Por isso, este salmo descarta qualquer insinuação ao politeísmo.

Tome muito cuidado com pessoas que equivocadamente ou de maneira presunçosa, dizem que a Bíblia chama seres humanos de deuses, como eu já vi dizerem por aí na internet, pois se em algum momento ela assim o faz, certamente é usando-se de uma linguagem figurativa.

O que Jesus quis dizer recitando o Salmo 82:6, “vós sois deuses”, em João 10:34?

Em João 10:34 o Mestre faz uma breve citação do Salmo 82:6, e para não ficar dúvidas aqui, vamos examinar brevemente por seu contexto.

Primeiro, no versículo 30 Jesus afirma: Eu e o Pai somos um.

Diante disso, os judeus pegam em pedras para matá-lo apedrejado (v. 31). No entanto, o Senhor logo mostra a respeito de que ele estava falando no versículo 32, dizendo: Muitas boas obras vos mostrei da parte de meu Pai. Por qual das obras me apedrejais? Ou seja, ele estava se dizendo ser um com o Pai devido as obras que fazia, que eram as mesmas de Deus (cf. v. 38).

Os homens então alegam que Jesus se passava pelo próprio Deus (v. 33). Mas o Senhor se dizia igual ao Pai porque estava fazendo as mesmas obras que as Dele, conforme lemos acima, no versículo 32.

Então, para reforçar seu discurso, o Senhor diz:

“Não está escrito assim em vossa lei: “Eu disse, vós sois deuses?”
Se àqueles chamou deuses porque a eles veio a palavra de Deus (e a Escritura não pode ser anulada), a quem santificou o Pai e enviou ao mundo, vós lhe dizeis: “Tu blasfemas”, porque vos tenho dito: “Eu sou o Filho de Deus”.

Neste ponto, ao chamar a si mesmo de “Filho de Deus”, o Senhor está se identificando como alguém que tem autoridade divina para fazer as obras de Deus, bem como aqueles juízes do Salmo 82 (responsáveis por julgar a nação e fazer justiça), que da mesma forma foram chamados de “filhos do Altíssimo” (v. 6)

Em outras palavras, o Senhor disse: Se àqueles homens veio a palavra de Deus e por isso foi dito a eles “vós sois deuses” (isto é, tem autoridade dada por Deus), por qual motivo vocês estão dizendo que eu, a quem o Pai santificou e enviou ao mundo (cf. Lc 4:16-21), está blasfemando ao me chamar de Filho de Deus?

Isso é comprovado pelos versículos que se seguem, onde nosso Senhor ainda diz: Se eu não faço as obras de meu Pai, não me credes, mas se as faço, mesmo que em mim não acrediteis, crede pelas obras, para que entendais e crede que meu Pai está em mim e eu estou em meu Pai. (vs. 37,38)

Logo, concluímos que, assim como o salmista não chamava aos homens de deuses como sendo, de fato, divindades, mas sim pessoas a quem foram outorgada autoridade divina, o Mestre da mesma forma não chamava a si mesmo de Deus, mas destacava a autoridade que o Pai lhe deu para fazer as obras Dele, de tal forma que ele disse: Meu pai está em mim e eu estou em meu Pai. (v. v. 38)

Em nenhum momento, portanto, a Bíblia defende a existência de outros deuses mas, como está escrito, Yahweh nosso Deus é um! (Dt 6:4) E o próprio Senhor disse isso, cf. Mc 12:29.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

65 comentários em “Vós sois deuses! Entenda quem são os deuses do Salmo 82:6”

  1. Está um pouco velho o tópico, mas vamos lá.
    Se Deus nos fez a sua imagem e semelhança, hora então, sim, somos Deuses. O Problema é que somos uns Deuses murchinho, sem fé, perdidos pela lei do pecado que habita em nós, desde que fomos atropelados do Jardim. Somos Deuses perambulando por esse mundão esperando alguma coisa acontecer de bom conosco, sem que façamos absolutamente nada do que Deus pede.
    Não precisaríamos ter os 10 mandamentos porque Deus já tinha incutido o esplendor da Santidade em nós. E Cá entre nós, Jesus veio pra cumprir os mandamentos e não para mudá-los. Veio nos mostrar o caminho de como devemos seguir.
    Quem aqui segue? É difícil né? Eu estou começando a acreditar que serão só 144mil mesmo. Nada além disso. 9 bilhões? é! Acredito que com tanta gente assim no mundo 144 mil homens e mulheres que realmente vivem em santidade existem com certeza. E eu ando muito “encucado” Pois em relento e estudos e mais junção de informações eu estou conseguindo realmente entender.
    E é pastor Traduzindo uma bíblia pros preguiçosos aqui, De Repente na outra igrejinha é um pessoal numa gritaria que parece uma discoteca. Estou falando o que eu vejo e não levantando um julgamento. Longe de mim, eu quero mesmo é encontrar todos vocês lá no céu, principalmente os que estão lendo essa minha mensagem, que talvez possa abrir os olhos de uma forma diferente e mais abrangente. Todas as igrejas têm o mesmo objetivo, então eu diria que bora remar pro lado certo! e não pra esquerda e nem pra direita. Bora lavar os olhos no lago de silo-é.

    Depois que os olhos estiverem limpos, quem dizer que é difícil, é porque a prioridade não é Jesus. É o carro na garagem, é a família, é os amigos. Jesus é só uma horinha no final de semana e uns 10 minutinhos durante cada dia da semana.

    Enfim, vou me abster, mas digo a todos. Deus está abrindo os olhos de muita gente que não frequenta uma igreja. Fechar a porta do teu quarto e em secreto tenha uma intimidade com Deus é muito mais válido do que encher uns galpões para arrecadar o dinheirinho…
    O dízimo não é mais 10 % pessoas! O dízimo é tudoooooooooooo!!!!!!!!! TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Tudo o que existe na terra de entretenimento é pra te tirar do foco principal. A TUA SALVAÇÃO.

    Que Deus faça superabundar a graça diante de todo nosso pecado, que ele abençoe cada pessoa aqui participando e buscando de alguma forma a sua salvação. Eu quero, eu posso, eu preciso me livrar do corpo desta morte para assim viver a vida eterna.

    Admito, estou com muito medo, muito medo mesmo. O tempo já está próximo e eu não consigo me livrar do corpo desta morte, pobre homem que sou. O pecado rumina nossa carne, degola a nossa mente. O Diabo nos quer morto.

    Eu quero muito mesmo, que todos sejam salvos, que a graça queime toda a nossa tristeza do pecado e nos apague com o Bálsamo divino. Parece até uma mágica, é o que todos esperam e acham que vá acontecer, não é? Não precisa fazer absolutamente nada?

    Deus pai amado, tende misericórdia de mim, pois quando falo dos meus irmãos falo da minha pessoa juntamente, Sou tão pecador quanto eles.
    Eu tentarei pai, lutarei com todas as forças pra não dar o prazer pra essa carne, que faz parte do pecado a qual foi enganada pelo inimigo satanás. Eu quero ser mais fiel a ti poderoso e grandioso pai, Eu quero começar a dedicar toda a minha a vida a ti paizinho pra aos poucos me livrar do corpo desta morte pois sei que há uma jornada.
    Abençoa meu pai, aos meus irmãos que participaram desta leitura, espero que minhas palavras sejam como o plantio em território fértil, e que as pessoas possam colher bons frutos.
    Sabemos que já é chegada a hora. Que não seja nós a confiança do alicerce, mas em tí ó pai amado. Essa é minha oração com o coração em pranto e envergonhado pela nossa carne e mente pecaminosa. No grande poderoso e santíssimo nome de Jesus

    Amém!

    Que a graça do Nosso Sr. Jesus Cristo esteja com vcs.

    1. Obrigado por comentar Ricardo, este tópico que escrevi está um pouco velho sim, tem mais de 100 estudos para atualizar por aqui, estou fazendo com o pouco tempo que tenho hoje.

  2. Não concordo com a explicação do autor. O texto de João 10:34 é simples, os fariseus estavam querendo matar Jesus por ele dizer que ele tanto era igual a Deus (não há trindade aqui) como ele disse ser filho de Deus, então ele falou de modo claro e simples, tá nas escrituras, na lei, vocês são deuses simplesmente por terem recebido a apalvra de Deus, e porque eu que venho do Pai não posso ser um Deus também? Mas eles não aceitavam claro, era uma blasfêmia pra eles Jesus ser igual ou filho de Deus. Assim o Salmo 82 deve ser traduzido como deues mesmo, em vários outros lugares Deus Jeová, Javé etc.. é chamado de Deus dos deuses por seu povo e pelos das nações por ele ser o mais poderoso.
    O texto é muito simples pra tanto rodeio.

    1. Olliver, a palavra “Deus” só existe nas traduções bíblicas por influência do grego “theos”. A palavra hebraica “elohim” quer dizer uma autoridade, alguém que tem poder, um soberano etc. Por isso Deus fez de Moisés Elohim, como visto em Êx 4:16 e 7:1, o que bíblias como ACF e BKJ traduziram como “Deus”, mas ele não se tornou um deus por isso, quer dizer basicamente que Deus fez de Moisés um soberano sobre o faraó.

      1. Sim, ele se tornou sim.
        Moisés, Elias, Enoque e todo aquele que é glorificado consiste em Deus.
        O que falta é talvez um conhecimento mais profundo acerca da participação do homem na natureza divina.
        Os apóstolos trabalham abertamente com essa idéia. O casamento entre a noiva e o cordeiro, a unidade espiritual com Deus.
        Elohim é uma palavra que desde o princípio revela que o Deus visível tem um corpo. Deus está numa assembléia, onde Cristo é o cabeça e os salvos o seu corpo.

      2. Lamento mais fica claro que toda a historia foi manipulada com traduções como essa , a Bíblia foi criada com inspirações humana e controle mental e populacional por conta da Barbarei , Creio em Deus ,Creio em Cristo , mais não sou cego para perceber que existe muitas contradições na Bíblia , antes do monoteísmo Judaico , o Deus da Bíblia do antigo testamento era Tribal .

  3. afff rodeou rodeou o toco só pra expressar a pura visão do autor que não quer assumir que existem sim outras divindades outros deuses, nao pra serem adorados, mas existem sim .

  4. Desde Adão e Eva o homem continua a querer “ser Deus”, algo notório nos comentários aqui. Mas a explicitação aqui está corretíssima, NÃO SOMOS DEUSES nem aqui é em nenhuma outra existência futura; nem mesmo os anjos que já estão na presença de Deus há bilhões de anos pensaram tal coisa, de ser Deus ou de receber adoração alguma, isso é procedência do Maligno, esse sim não desiste dessa ideia, de SER DEUES e tornar-se IGUAL ao Altíssimo; leiam a Bíblia amados, ao invés de caçar pelo em ovo em versículos isolados. Jesus breve vem! Esse sim é Deus em sua natureza, criado “divino” pelo Altíssimo, e não apenas “humano” como nós. Que outro ser celeste alguma vez disse: Eu SOU a LUZ, ou eu POSSUO a Vida Eterna em Mim mesmo e a dou a quem quiser? Nós podemos TER vida Eterna, uma coisa, agora DAR Vida Eterna a quem quisermos aí já é coisa pra Jesus amigos, o único feito á imagem e DIVINDADE de Deus, muito diferente dos homens, feitos à imagem mas não, “divindade” de Deus. Dizem que Jesus morreu na cruz, mas num contexto espiritual profundo Jesus não foi tragado pela morte; a morte não ENTROU em Jesus, pois é impossível a morte entrar na FONTE de Vida e prevalecer, mas Jesus ENTROU na morte e a explodiu, entrou nela e como nela nada havia para o prejudicar, subiu dela e ressurgiu, revelando ao cosmos a real Vida Eterna, FONTE e intocável. Nós homens sim, ressuscitamos pelo Poder que há Nele que é a FONTE e de tornar a dar a Vida, mas já Ele, é imortal.

  5. Penso que há muito achismos , por que seriam juízes ou homens poderosos? Por que talvez Deus não se refere ai fato de sermos criados a 8magem e semelhança Dele e nosso ” eu” imaculado antes de sermos dominados pircnisdos Egos, nos voltando ao ” eymu” este sim sem a influência da sociedade, país, e outros que adquirimos, eramos anjos qdo bebês, bebês sexowrwcem todos qfo nadcem, porque são puros, vêm anjos : é necessário que se nadça de novo ou .dejas como crianças ” pra alcançar o Reino dos Céus, porque não estaria se referindo ao faro de ao nos fazer ter colocado em cada um de nós, o espírito e o sopro, parte do poder Deke em cada um de nós, Temos sim se não tivéssemos com.olhar tão preocupados com bens materiais, com o dia de amanhã, com distrações, obrigações de impostos a olhar, contas , estudar, ser alguém ais olhos da sociedade, se continuassem puro, temos sim o dom de nos curar, de curar outros, e outros poderes que talvez só após nos irmos saberemos os temos como ã Deus.

  6. O problema dessa interpretação é que o juízo de Deus sobre estes deuses é que eles iriam morrer como homens. Eles não são seres humanos. Não são juízes de Israel. São seres espirituais. São de fato deuses. Veja 1 Rs. 22:19.

    1. Olá Gabriel, obrigado por comentar. Claro que é uma linguagem “sarcástica”. Veja que é requerido deles nesse salmo que eles julguem com retidão as causas das pessoas carentes. Então só pode estar falando de autoridades dentre o povo mesmo.

    2. Concordo com o conteúdo muito rico. Concordo também com Rs 22.19. Gabriel a vc foi dado a interpretação do mundo invisível. Parabéns. Lembrando q a interpelação do texto Jesus explica as autoridades visíveis. Aqui Solivan.abraço

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.