Versículos da Bíblia que provam que o Espírito Santo é uma pessoa

Algumas pessoas e ceitas religiosas afirmam que o Espírito Santo é somente a “força ativa de Deus”; mas neste estudo você verá na Bíblia que o Espírito Santo é uma pessoa da Trindade!

O Espírito Santo é uma pessoa e a Trindade é claramente notada na Bíblia Sagrada em dezenas de textos. Tanto Jesus como os apóstolos já falavam da doutrina da Trindade, veremos mais à frente na bíblia.

o Espírito Santo é uma pessoa da Trindade

Até mesmo traduções da Bíblia estão trocando a pessoa do Espírito Santo pela expressão “força ativa de Deus”, e isto não aparece em nenhum dos manuscritos originais.

Neste breve estudo bíblico você vai deixar de se perguntar: “Quem é o Espírito Santo”, e vai notar que Cristo falava dele como uma pessoa da Trindade.

Vamos encontrar na Bíblia alguns versículos que provam que o Espírito Santo é uma pessoa da Trindade, isto é, três pessoas e um só Deus.

Vale ressaltar que a palavra Trindade não aparece na Bíblia em lugar algum, mas as três pessoas do Único Deus sim aparecerem, e o próprio Jesus afirma isto em um texto bem conhecido, veja:

Portanto, ide, ensinai a todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mateus 28:19 KJF)

No batismo de Jesus a pessoa do Espírito Santo também se faz presente em forma de pomba, assim como o Pai se faz presente através de sua voz que é ouvida dos céus.

E Jesus, quando foi batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

E eis que uma voz do céu dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Mateus 3:16-17 KJF)

O Espírito Santo é uma pessoa, Ele não pode ser uma “força ativa de Deus”, pois a Ele são atribuídas características pessoais, das quais vamos conhecer algumas logo abaixo, continue lendo.

O Espírito Santo é uma pessoa e tem um Nome próprio e por isso não pode ser uma “força ativa”

A própria declaração de Jesus em Mateus 28: 19 que lemos mais acima afirma isto, veja mais uma vez:

batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Note que o Mestre fala do Espírito Santo “em pé de igualdade” com o Pai e com o Filho, isto nos dá a entender que Ele é da mesma natureza divina.

No nome do Espírito Santo as pessoas seriam batizadas, indicando que são três pessoas da Trindade trabalhando no plano da salvação.

Somente uma pessoa pode ensinar, aconselhar e consolar a outra, além de interceder por ela

Enquanto Jesus estava com seus discípulos Ele os ensinava e os instruía em todo caminho de Deus, após Jesus ter morrido, ressuscitado e subido aos céus, essa tarefa foi atribuída a outra pessoa, o Espírito Santo, veja:

“E eu orarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que ele possa habitar convosco para sempre,

o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece;

mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.” (João 14:16,26 KJF)

“Todavia, digo-vos a verdade: Convém- vos que eu vá; porque se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se porém for, eu vo-lo enviarei.”
(João 16:7 KJF)

A Bíblia Nova Versão Internacional (NVI) chama o Espírito Santo de Conselheiro, em vez de Consolador.

A palavra grega usada neste texto é “paracleto” que dá a ideia de “aquele que se coloca do lado e ajuda”.

Isto é, o Espírito Santo é uma pessoa, Ele habita em nós e nos ajuda em vários momentos, intercedendo por nossa vida, veja isso num versículo que você provavelmente já conhece:

“Semelhantemente o Espírito também nos ajuda em nossas fraquezas; porque não sabemos o que devemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que não podem ser proferidos.”(Romanos 8:26 KJF)

a pessoa do Espírito Santo intercede por nós - Romanos 8:26

O texto abaixo deixa tudo mais claro ainda à respeito da instrução e inspiração da pessoa do Espírito Santo na vida dos servos de Deus que deixaram suas palavras registradas na Bíblia Sagrada:

“Porque a profecia não veio no tempo antigo por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram à medida que eram movidos pelo Espírito Santo.”
(2 Pedro 1:21 KJF)

É por isso que as profecias bíblicas se cumprem, por isso que as pessoas que andam nas trevas detestam as palavras das Escrituras Sagradas, porque o Espírito Santo lhes confronta com seus pecados.

Por isso que muitas profecias antigas das Escrituras estão se cumprindo hoje em dia, pois o Espírito Santo conduziu os homens de Deus a escrevê-las.


Sugerido para você: Por acaso você trabalha com o ensino ou pregação da Palavra de Deus e gostaria de estudar escatologia bíblica com entendimento? Clique aqui e veja os 21 principais temas estudados pelo Apocalipse e saiba como interpretar as profecias bíblicas sobre o fim dos tempos.

Uma “força ativa” não pode falar, nem ouvir e nem anunciar (assim creio eu né…), como a pessoa do Espírito Santo faz

“No entanto, quando ele, o Espírito da verdade vier, ele vos guiará em toda a verdade; porque ele não falará de si mesmo, mas tudo o que ele ouvir, isso ele dirá; e vos anunciará as coisas vindouras.” (João 16:13 KJF)

“E, ministrando eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: ‘Separa para mim Barnabé e Saulo, para a obra para a qual eu os tenho chamado’.” (Atos 13:2 KJF)

Veja claramente no texto acima que Jesus descreve o Espírito Santo na Bíblia como sendo uma pessoa e não um poder misterioso que Jeová usa como quer.

O texto que você vai ler agora também é do Novo Testamento, mas faz referência a um trecho do Antigo, onde já era afirmado que o Espírito Santo falava com os profetas de Deus.

Portanto, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes hoje a sua voz, (Hebreus 3:7 KJF)

Referência no Antigo Testamento:

O Espírito de Yahweh falou por meu intermédio; sua Palavra esteve em minha língua (2 Samuel 23: 2 KJA)

Veja bem nos textos acima que o Espírito Santo fala, Ele tem uma voz! Como então deturpar os textos bíblicos à seu bel prazer e imputar na mente das pessoas que Ele não é uma pessoa da Trindade?!

Somente uma pessoa é capaz de convencer a outra

O que o Espírito Santo faz é convencer o homem do pecado, da justiça e do Juízo, disse Jesus em João 16:8..

O Espírito Santo faz isso através dos discípulos de Cristo, aqueles que lhe confiaram suas vidas e dedicam-se em cumprir a missão a qual Jesus nos deu na grande comissão em Mateus 28: 19.

“Mas quando vos entregarem, não cuideis de como ou o que haveis de falar, pois naquela hora vos será dado o que haveis de dizer.

Porque não sois vós que falais, mas é o Espírito de vosso Pai que fala em vós.” (Mateus 10:19-20 KJF)

O Espírito Santo é uma pessoa que tem virtude e poder, e Ele os reparte inteligentemente aos filhos de Deus

Antes de Jesus subir aos céus Ele havia ordenado aos seus discípulos que esperassem em Jerusalém pelo revestimento do poder vindo do alto (Lucas 24:49).

Este poder é dado pela pessoa do Espírito Santo que capacitou os discípulos a serem testemunhas de Jesus com muito vigor e coragem, leia:

“Mas recebereis o poder quando vier sobre vós o Espírito Santo; e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até a última parte da terra.” (Atos 1:8 KJF)

Para ver os efeitos desse poder basta comparar, por exemplo, o apóstolo Pedro antes de tê-lo recebido (que negou a Jesus 3 vezes) e depois de recebê-lo (que não teve medo de ser morto pelos judeus religiosos, mas antes pregou corajosamente inspirado pelo Espírito Santo, e ganhou cerca de 3000 almas para Jesus) – (Marcos 14: 66-72; Atos 2:38-41).

E este mesmo poder é repartido pelo Espírito Santo entre os filhos de Deus com sabedoria através dos dons espirituais.

Veja como os dons são repartidos inteligentemente em 1 Coríntios 12:4-11.

Se você tem um chamado, é através da pessoa do Espírito Santo que você receberá poder para realizar a obra de Deus, veja como você pode se preparar abaixo.

Só me lamento pelos religiosos ou por qualquer outro que não acredite na pessoa do Espírito Santo, pois além de ser nosso Conselheiro e Consolador, Ele nos capacita ao serviço divino.

O próprio Senhor Jesus foi capacitado pelo Espírito Santo para realizar as obras de Deus, veja no versículo abaixo:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o evangelho aos pobres;

ele enviou-me para curar os de coração partido, para pregar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, e para pôr em liberdade os oprimidos, para pregar o ano aceitável do Senhor.” (Lucas 4:18-19 KJF)

Portanto, o primeiro passo para receber o poder do Espírito Santo e fazer a obra de Deus é receber dele o chamado, buscá-lo constantemente em oração; mas não pode parar por aí, pois a sabedoria e capacitação não irão cair do céu e do nada.

É necessário que, através da unção do Espírito, você dedique-se e invista em seu chamado para que possa crescer nele.

“Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição;” (2 Pedro 1:10a ARC)

“Assim também vós, que sois zelosos dos dons espirituais, procurai tê-los em abundância, para a edificação da igreja.” (1 Coríntios 14:12 KJF)

Abaixo você confere alguns materiais para o amadurecimento do ministério cristão de seu chamado, clique sobre aquele que corresponde ao seu chamado e desde já comece a buscar ao Senhor através destas ferramentas de estudo bíblico e capacitação.

  • Curso de formação em Teologia: Para aqueles que querem tornar-se Bacharel em Teologia e ensinar a Palavra de forma madura, com entendimento, e tem o chamado para serem pastores, presbíteros, professores, missionários, evangelistas, etc.
  • Formação de Professores e líderes para o ministério infantil: O trabalho com crianças é um dos mais importantes da igreja, se você trabalha com elas poderá capacitar-se muito melhor através desta ferramenta. Clique e conheça mais.
  • Kit Curso Pregador: Como preparar sermões e pregar a Bíblia. Para você que tem chamado para tornar-se um pregador da Palavra, ou já é um e quer pregar com maturidade e entendimento, comece desde já.
  • Dicas exclusivas para professores da Escola Bíblica Dominical: Professores da EBD tem simplesmente a missão mais importante da igreja: ensinar a Palavra e amadurecer os filhos de Deus em seu entendimento. Comece já a amadurecer seu ensino.
  • Clique aqui e conheça outras ferramentas de estudo bíblico e capacitação como: formação de líderes para o ministério de jovens, bacharel em música cristã, curso grego/hebraico, capacitação para diáconos e presbíteros, e muito mais.

O Espírito Santo é uma pessoa, pois somente uma pessoa pode se entristecer

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30 KJF)

Ensinando a igreja que a santidade cristã é oposta aos costumes deste mundo, Paulo afirma a frase que você acabou de ler logo acima.

Isto é, se agirmos como mundanos em nossas práticas de vida entristeceremos uma pessoa da Trindade, que é o Espírito Santo de Deus, ou de Jeová.

Só se pode blasfemar contra Deus, e não contra um “poder ativo”

Se você ainda está se perguntando quem é o Espírito Santo, creio que estes versículos bíblicos vão completar tudo que você precisa saber.

Veja o significado do verbo blasfemar: Falar de forma injuriosa, conscientemente e deliberada contra a divindade ou religiao. Tambem pode ser usada contra pessoas.

Fonte: Dicionário InFormal.

Jesus dá um aviso muito sério aos religiosos de sua época que afirmaram que Ele expulsava demônios através do príncipe dos demônios, Belzebu.

“mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca terá perdão, mas está em perigo de condenação eterna;

porque eles diziam: Ele tem um espírito imundo.” (Marcos 3:29-30 KJF)

Jesus também deu uma outra advertência muito forte a tais religiosos que negavam sua divindade, veja:

“Por isso, Eu vos afirmei que morrereis em vossos pecados.

Se vós não crerdes que Eu Sou, certamente morrereis em vossos pecados.” (João 8:24 KJA – também nos versículos 28 e 58)

Repare como foi escrito o Eu Sou. Isto é uma referência ao nome de Jeová em Êxodo 3:14, leia abaixo:

Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.

O próprio Espírito Santo nos alerta a termos cuidado em nossos dias com os falsos mestres e falsos ensinos

“Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, alguns deixarão a fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios,” (1 Timóteo 4:1 KJF)

Aqui eu listei apenas alguns versículos do Novo Testamento que provam que o Espírito Santo é uma pessoa, e não uma “força ativa de Deus”.

Creio que os textos da Bíblia mencionados neste estudo são suficientes para comprovar a divindade do Espírito Santo.

O que precisamos fazer agora é tentar compreender este mistério e não ficar levantando teorias para contradizer o que o Senhor Jesus e os apóstolos já afirmaram (2 Timóteo 2:14).

E para finalizar este estudo sobre o Espírito Santo segue a característica de Sua pessoa que eu considero mais profunda do que as outras, veja:

Somente o Espírito Santo conhece as coisas de Deus, até mesmo as mais profundas

“… porque o Espírito busca todas as coisas, sim, as coisas profundas de Deus.

Porque qual dos homens conhece as coisas do homem, senão o espírito do homem que está nele?

Assim também nenhum homem conhece as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” (1 Coríntios 2:10b-11 KJF)

As características do Espírito Santo são mesmo muito profundas, assim como são sua missão de continuidade do ministério de Jesus através dos filhos de Deus.

Como eu disse no início deste estudo sobre o Espírito Santo, a palavra Trindade não aparece na Bíblia em lugar algum, mas as três pessoas da Trindade estão em toda ela, em vários momentos.

“Porque três são os que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.” (1 João 5:7 KJF)

Deus é eterno e insondável

Eu escrevi um outro estudo bíblico que explica como Jesus e Deus Pai Jeová são um só Deus, e nele afirmei que, afinal de contas, estamos falando do Senhor Deus, o Altíssimo, Todo Poderoso; obviamente nossa mente não pode alcançar toda sua grandeza.

Nem mesmo o apóstolo Paulo, que era um homem cheio de intimidade com Deus e de conhecimento, foi capaz de compreendê-lo completamente ao estudá-lo e registrou na Palavra as seguintes afirmações sobre a grandeza de Deus:

Ó profundidade das riquezas, da sabedoria e do conhecimento de Deus!

Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! (Romanos 11: 33 KJF)

Isto é semelhante a tentar explicar como Ele é onipresente (está em todos os lugares ao mesmo tempo), onisciente (sabe de tudo que existe, acontece ou vai acontecer), que aliás são características atribuídas ao Espírito Santo também (Salmo 139: 1-18).

Aos que persistem em declarar que Jesus não é Jeová e negam que o Espírito Santo é uma pessoa da Trindade, entendo eu que estão indo contra o que os apóstolos e profetas comprovaram.

Basta ler com atenção o discurso de Pedro em Atos 2, por exemplo, e você vai notar que profecias ditas em primeira pessoa por Jeová de si mesmo no Antigo Testamento, são atribuídas a Jesus como sendo Ele mesmo o próprio Deus.

Basta comparar profecias como a de Jeremias 31:31-34 e também Hebreus 8:8-13, e ver que Jeová falava de si mesmo demonstrando que Ele é o próprio Senhor Jesus.

Muitos estão nessa tentativa e arrumando diversos pretextos para tentar explicar tal situação, a respeito destes escreveu o apóstolo Pedro:

Ele [Paulo] escreve do mesmo modo em todas as suas epístolas, discorrendo nelas sobre esses assuntos, nas quais existem trechos difíceis de entender,

os quais são distorcidos pelos ignorantes e insensatos, como fazem também com as demais Escrituras para a própria destruição deles. (2 Pedro 3: 16 KJA)

A ‘destruição deles’ poderia ser a blasfêmia que proferem negando que o Espírito Santo é uma pessoa, anulando assim, para si mesmos, sua existência.

Este assunto é mesmo complexo e cheio de discussões ao longo da história da humanidade, mas é simples o resolvermos, basta focarmos no Senhor Jesus; acreditar no que Ele disse, que o Espírito Santo é uma pessoa da Trindade e este trabalha ao nosso favor através de várias formas.

Você conhece outras passagens da Bíblia que provam que o Espírito Santo é uma pessoa? Então role a página mais para baixo e compartilhe conosco nos comentários.

Após isso compartilhe este estudo para aqueles que ainda tem dúvidas com relação a este assunto. Deus abençoe sua vida!

 

 

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Meu objetivo é ajudar novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão. Sou casado com a Lidiane Filgueiras e somos membros da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ, pr. Jorge Cônsoli Lima e Débora. Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos, materiais e cursos cristãos para capacitação do ministério e edificação do corpo de Cristo.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

9 Comentários

  1. RAMON LOPES

    Cezar, boa noite.

    O Gabriel mostrou em vários versículos na Bíblia que o Espírito Santo é sim uma pessoa e não um força ativa.

    Não sei qual é a sua religião, mas procure saber o Significado da palavra Espírito no original, creio que vá te ajudar bastante na interpretação da Bíblia e vai ampliar sua visão.

    Infelizmente, existem pessoas ensinando uma falsa doutrina errado, pegando textos isolados para tentar explicar algo que eles próprios criaram na mente deles.

    Deixa aqui uma pergunta para vc..

    Qual é o fundamento da sua fé?

    Gabriel, eu sei que vc deixou aberto para outros versículos, mas peço perdão, pois vejo que muitos tem se perdido por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus.

    • Oi Ramon, obrigado pelo seu comentário. O que eu tenho visto hoje em dia é que muitas pessoas tem feito de Deus o que elas querem que Ele seja na mente delas, e são muitas teorias levantadas para sustentar ideais particulares ou de certos grupos; quando na verdade a única coisa que nós temos que fazer é concordar com nosso Mestre, o Senhor Jesus, com o qual também concordam os profetas do AT e os apóstolos. Só precisamos esclarecer o que está escrito, ensinar a mensagem que eles já nos passaram, mas hoje em dia tem muitos “inteligentes” estudando além do que convém.
      Deus abençoe meu irmão, um abraço e obrigado por sua participação aqui.

  2. Prezados, não sou cristão (mais) nem pretendo me imiscuir em discussões teológicas, mas para esclarecer há uma razão pela qual Deus não é citado pelo nome e as bíblias optaram por usar a fórmula “O SENHOR”, em maiúsculo.

    Ocorre que em hebraico a escrita se dá apenas com o uso das 22 consoantes do alfabeto. No momento da leitura, o locutor “completa” as vogais e assim pronuncia a palavra (lembrando que as vogais nos fazem abrir a boca e produxir som, ao passo que as consoantes modulam esse som e lhe dão articulação própria). No Velho Testamento, Deus tem vários epítetos, mas um nome próprio: ele é formado por quatro letras hebraicas: iód + he + vau + he. Geralmente, se translitera YHVH ou JHVH.

    Por motivos diversos, a pronúncia correta desse nome se perdeu. Um dos motivos é o Exílio na Babilônia, que contribui para o declínio da cultura hebraica. Foi aí, pelo menos a partir da Diáspora (70 d.C.), ninguém poderia afirmar com certeza qual o nome do Deus de Abraão, Isaque, Jacó e Moisés. Exemplo: meu nome é Mateus. Em hebraico, seria preservado apenas MTS. Mil anos depois, poderia. Tentar descobrir como eu me chamo – e aí surgem os problemas. “Mitus”, “Matos”, “Matias”, “Metas” são todos possibilidades viáveis. A Bíblia de Jerusalém optou por “Iaweh” outras usam “Jeová” ou “Javé”. São tentativas aproximadas de reconstruir um conhecimento perdido.

    Os judeus perceberam o problema. Por isso, eles, além de já evitarem usar o nome de Deus corriqueiramente, passaram a ler em todas as passagens que mencionassem as 4 letras do nome próprio o título “ADONAI”, que significa “O SENHOR”. Acredito que acertadamente, os primeiros tradutores da Bíblia fizeram o mesmo para não errar, postulando um nome de Deus que hoje é ignorado por todos.

    Não haveria problema, pois só há um Deus, que passou até a ser identificado com letra maiúscula, sendo ele o único Senhor com “S” maiúsculo. A razão é essa. Alguns grupos acham que “Jeová” está escrito na Bíblia, mas é só uma tentativa mais popular de “reconstruir” o nome de Deus. O que está na Bíblia é letra iod + letra he + letra vau + letra he, famoso como o “tretragramaton” (palavra de quatro letras, em grego) ou “HaShem” (“O Nome”, em hebraico). Pode-se dizer que hoje, apenas Deus sabe qual é o seu nome, mas isso não impede as pessoas de recorrer a ele.

  3. Cezar

    Seu comentário abaixo:
    “O Espírito Santo é uma “pessoa” e tem um Nome próprio e por isso não pode ser uma “força ativa”
    “Somente uma “pessoa” pode ensinar, aconselhar e consolar a outra”

    O Espirito Santo de Deus, é sim a Força Ativa de Deus, e quando você diz que é uma “Pessoa” só corrobora que Deus não é um (Deus Trino) ou seja, 3 x 1, mas, sim, 3 Divindades Distintas.

    Note:
    (Lucas 1:35) “Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.” … observe: “sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá” se são as mesmas pessoas não precisaria vir os 2 apenas 1.

    (João 16:13,14) “Quando vier, porém, aquele, o “Espírito da verdade”, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.” …”Espírito da verdade” que é o Espírito Santo ele vos guiará a toda a verdade……”porque não falará por si mesmo”, se são as mesmas pessoas não precisaria vir os 2 apenas 1.

    (Mateus 3:16 ) Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o “Espírito Santo” de Deus descendo “como uma pomba” e vindo sobre ele; …. Note: “Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba” aqui Deus o Altíssimo usou até o Espirito Santo como Pomba?

    Deus o Altíssimo cujo nome é Jeová o Pai, usa a sua Força Ativa que é conhecido como Espírito Santo para mover, fazer, executar todas as coisas da forma como melhor lhe a pras. .

    • Olá Cezar, é interessante como ao ler a Bíblia Sagrada conseguimos ter diferentes pontos de vista, uns veem de uma forma, e outros de outra. Em primeiro lugar quero agradecer por dedicar um pouco do seu tempo pra deixar seu comentário bem estudado e elaborado aqui.
      Respeito seu ponto de vista, porém o que para você soou de uma forma, para mim de outra.
      “Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá” – ao meu ver está se falando de duas coisas, do Espírito e do poder, não está falando em nada que o Espírito é a força ativa, embora Ele traga o poder de Jeová para as pessoas.
      “porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.” – quem fala e ouve e anuncia ao meu ver não pode ser uma força que não raciocina. O Espírito dava “poderes” aos homens no AT, como deu a Sansão, por exemplo, e no NT assumiu um papel diferente. Vemos ele falando nessa passagem por exemplo: “E, ministrando eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separa para mim Barnabé e Saulo, para a obra para a qual eu os tenho chamado.” (Atos 13:2 KJF) Obs.: Lucas (quem escreveu Atos) esteve muito mais próximo dos homens que conviveram com Cristo do que nós, por isso eu acho mais conveniente acreditar no que este (e outros) deixaram registrados na Bíblia do que nos estudiosos de hoje em dia, mas respeito a sua escolha no que acreditar.
      “aqui Deus o Altíssimo usou até o Espirito Santo como Pomba?” – O Espírito Santo assumiu uma forma corpórea de pomba, tenho certeza de que você tem ciência de que isso é uma simbologia. “Eis que eu vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede sensato como as serpentes e inofensivos como as pombas.” (Mateus 10:16)
      A pomba é um animal que não apresenta ameaça de violência alguma, isto também significa que por meio de Cristo Jeová estaria trazendo paz à humanidade. Veja um estudo falando mais sobre a simbologia do Espírito Santo em forma de pomba clicando aqui. E outra coisa, se o Espírito de Deus trabalha de formas diversas, como vimos principalmente em Atos dos apóstolos, que temos nós que questionar isso?
      Em Atos 16:6-10, por exemplo, o Espírito Santo impediu Paulo e seus companheiros de irem para certos lugares evangelizar; e depois de tê-los impedido Paulo teve uma visão de um homem pedindo ajuda na Macedônia, concluíram então que deveriam ir pra lá. O Espírito Santo não poderia ter sido mais claro desde o princípio sem a necessidade de ficar os impedindo de ir para onde eles estavam planejando e ter falado abertamente com eles para irem à Macedônia, como foi claro falando em Atos 13:2? Mas a cada experiência Ele nos trás uma lição diferente nos fazendo aprender e amadurecer, que tenho eu que questionar o modo com que Ele trabalha? (Romanos 9:17-24)
      E como podemos nós entender que o único Deus, Jeová, ao mesmo tempo está em três pessoas?! Ele faz o plano da salvação em três pessoas com ministérios diferentes, mas Ele é apenas um Deus! “Porque três são os que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.” (1 João 5:7 KJF)
      Agora falo como o salmista Davi: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; é tão alto que não posso alcançá- lo.” (Salmo 139:6 KJF)
      Falo como Paulo: “Ó profundidade das riquezas, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
      Pois, quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?
      Ou quem lhe deu primeiro, para que lhe seja recompensado?” (Romanos 11:33-35 KJF)

      E vou até onde posso entender: “As coisas secretas pertencem ao Senhor nosso Deus; mas as coisas que são reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que nós possamos cumprir todas as palavras desta lei.” (Deuteronômio 29:29 KJF)

  4. Cezar

    Eu gostaria de entender porquê da omissão do nome pessoal de Deus Altíssimo Jeová conforme (Salmos 83:18) está bem claro, vertido por Senhor, nas Traduções da Bíblia Sagrada, se Ele deu nome a todas as coisas, porquê ficaria no anonimato. Nos Originais Hebraico aparece seu nome 6.823. Temos várias evidências como: (João 12:28) “Pai, glorifica o teu nome.” Qual o nome? … (Mateus 6:9) Jesus ensina-nos a orar: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.” Que nome?

    Obs.: (Senhor e Deus) não são nomes, e sim, Senhor é um título de respeito assim como Deus também é um título. Vimos que até Satanás é reconhecido pelo seu nome, assim, como Jesus e os Anjos, e Deus ficou no anonimato?

    No vosso aguardo.

    • Cezar, a paz de Cristo.
      Vi aqui na Bíblia que eu uso, a King James Fiel, e o nome do SENHOR não é escondido neste texto.
      “Aqueles homens precisam saber que tu, cujo único nome é Jeová, és o Altíssimo sobre a terra.”
      Veja que na Almeida Revista e Corrigida o nome dele também aparece muitas vezes clicando aqui.
      Tenho mais a falar sobre isso, pretendo criar um estudo sobre este assunto, porque é extenso. Obrigado por dispor seu tempo com mais um comentário, serão sempre bem vindos.

  5. Pingback: Entenda como Jesus e Deus Pai (Jeová) são um só Deus

Deixe seu comentário