4 Coisas que você pode fazer quando seu irmão cair em pecado

Ao ver alguém cair em pecado os cristãos verdadeiros tomam atitudes diferentes, à semelhança de Cristo!

Ninguém está livre de cair em pecado em algum momento, não é mesmo?! Mas a questão é, como tratar os irmãos que pecam? Neste pequeno estudo bíblico aprenderemos 4 lições sobre o perdão do pecado de um irmão.

As obras da carne descritas em Gálatas 5:19-21 (por exemplo) são comumente praticadas por pessoas que se apegam ao pecado, e que tomam gosto por suas paixões desordenadas e viciantes.

Mas o que fazer quando vemos irmãos em Cristo cometendo algum destes erros ou semelhantes?

Mesmo que a pessoa não tenha esse hábito, mas por acaso venha a cair em pecado, o que devemos fazer?

A tendência natural do ser humano, e até mesmo da maioria dos crentes é, infelizmente, fazer comentários ruins uns com os outros a respeito do pecado que o irmão cometeu, não é mesmo?!

Agindo assim difamamos uns aos outros e espalhamos mais ainda a mancha do pecado pelo corpo de Cristo, a igreja, e ainda contribuímos para contaminar e afastar mais ainda os que estão de fora.

Principalmente quando crescemos em conhecimento da Palavra, somos tentados a cair no erro de ficar fazendo comentários a respeito do erro do irmão, e ficamos julgando o que a Bíblia Sagrada diz ser o correto, sem no entanto pensar na restauração ou nos sentimentos da pessoa.

Ao ver o irmão cair em pecado, seria esta uma atitude correta a tomar? O que você acha?

Mesmo tendo conhecimento de que as obras da carne descritas nos versículos de Gálatas 5 (ou outros pecados) não são agradáveis a Deus, pode ser que algum irmão caia em pecado em algum momento da caminhada.

O que fazemos nesta hora, nos revestimos de entranhas de misericórdia, conforme Paulo recomendou em suas cartas? Ou discriminamos o irmão pecador e passamos a desprezá-lo, evitando-o?

A resposta nós temos em Gálatas 6:1, observe:

Irmãos, se algum homem for surpreendido em uma falta, vós, que sois espirituais, restaurai o irmão no espírito de mansidão, considereis a vós mesmos para que também não sejais tentados. (versão KJF)

De acordo com o texto que você acabou de ler no versículo acima, responda agora para si mesmo: o que deve fazer com relação ao irmão que cair em pecado?

Obviamente você vai notar que não devemos fazer o que (infelizmente) a maioria faz de costume: procurar algum outro irmão para fazer comentários a respeito do erro deste, e juntos começarem a julgar a atitude do irmão pecador.

comentários negativos sobre pecados dos outros, fofoca

O que Deus fez quando, lá de cima, visualizou seus pecados e ofensas contra Ele e contra seu próximo?

Considerando que Deus estava em Jesus Cristo, reconciliando consigo a humanidade, e não lhes imputando seus pecados, mas antes, perdoando-os, devemos nós agir da mesma forma para com nossos irmãos quando são surpreendidos em alguma falta.

A saber, Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando as suas transgressões, e confiou em nós a palavra da reconciliação. (2 Coríntios 5:18 KJF)

Da mesma forma que Deus não nos imputou os nossos pecados, mas antes colocou-se em nosso lugar para sofrer por eles, e nos deu vida novamente através da cruz de Cristo, devemos nós também perdoar os pecados de nossos irmãos e não difamá-los, mas antes admoestá-los e ajudá-los a se levantar.

Tendo Jesus se levantado, e não vendo ninguém senão a mulher, ele disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Nenhum homem te condenou?

E ela disse: Nenhum homem, Senhor.
E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais. (João 8:10-11 KJF)

Por que não devemos ficar fazendo comentários a respeito do irmão que cair em pecado, mas antes, orientá-lo e fortalecê-lo?

Porque assim Jesus fez e nos ensinou fazer dizendo “se teu irmão pecar repreende-o”, observe:

Além disso, se teu irmão pecar contra ti, vai, e corrige-o entre ti e ele só; se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
Se, porém, ele não te ouvir, então leva contigo mais um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas cada palavra seja estabelecida.
E, se ele recusar ouvi-los, dize-o à igreja; mas se recusar ouvir a igreja, seja ele para ti como um homem gentio e um publicano. (Mateus 18:15-17 KJF)

Tomai cuidado de vós mesmos, se teu irmão peca contra ti, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe;
e, se ele peca contra ti sete vezes em um dia, e sete vezes em um dia retornar a ti, dizendo: Eu me arrependo, tu lhe perdoarás. (Lucas 17:3-4 KJF)

Mas ninguém é “de ferro” e precisamos tomar certos cuidados diante de um irmão que caiu em pecado.

Observe o que diz Gálatas 6:1b quando o apóstolo nos orienta a irmos admoestar o irmão que cair em pecado.

“Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também.” (Gálatas 6:1b NTLH)

Da mesma forma como o irmão caiu em certo pecado, se não cuidarmos de nós mesmos podemos ser tentados também e vir a cair.

E ao corrigir o irmão devemos fazer isso com humildade.

Não podemos nos considerar superiores ao irmão que caiu em pecado, pois o próprio Senhor tornou-se homem e veio a ser servo, dando-nos o maior exemplo de humildade já visto na história; quanto mais nós então devemos nos comportar da mesma forma!

Quero reforçar um cuidado que eu já disse que devemos ter se por acaso virmos um irmão em Cristo cair em pecado.

Não faleis mal uns dos outros, meus irmãos.
Aquele que fala mal de seu irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és um cumpridor da lei, porém juiz.
Há um legislador que é capaz de salvar e destruir. Quem és tu, porém, que julgas a outrem? (Tiago 4: 11-12 KJF)

Juntando todos estes itens, podemos aqui fazer uma verdadeira “receita de compaixão e misericórdia”.

  1. Não falar mal do irmão ao vê-lo cair em pecado,
  2. repreendê-lo com mansidão e humildade,
  3. ajudá-lo a se recuperar e
  4. cuidar de nós mesmos para que não venhamos a ser tentados e a cair no mesmo erro também.

Imagine essa receita sendo repetida por todos os crentes; teremos uma igreja cada vez mais purificada, santa e pacífica, não acha?!

E além disso, mais pessoas se achegando à comunidade dos cristãos a fim de obter perdão também.

Suportais os fardos uns dos outros para que a lei de Cristo seja cumprida. (Gálatas 6:2 KJF)

Suportar = dar suporte, ajudar, despertar o ânimo, orientar, encorajar, renovar as forças.

Mas se agirmos ao contrário disso, se em vez de orientar nosso irmão pecador e ajudá-lo a se acertar adotarmos o comportamento normal dos ímpios, de fazer comentários e julgar com condenação as ações dos outros, difamando-os, o que você acha que farão quando nós mesmos cairmos em algum pecado também?

O versículo abaixo responde:

Não vos enganeis; de Deus não se zomba; porque tudo o que o homem semear, isso também colherá.
Pois aquele que semeia na sua carne, da carne colherá a corrupção; mas aquele que semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. (Gálatas 6:7,8 KJF)

Logo, este estudo é um convite para ajudarmos a nos purificar uns aos outros pela Palavra de Cristo, pois esta deve habitar ricamente dentro de nós para que, dia após dia, colaboremos para o crescimento uns dos outros.

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria… (Colossenses 3:16a NVI)

Lembre-se que, do contrário das obras da carne, uma característica do fruto do Espírito é a benignidade, isto é, fazer o bem até mesmo para quem não o merece.

E não nos cansemos de fazer o bem, porque na estação certa colheremos, se não desistirmos.
Por isso, enquanto temos a oportunidade, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente àqueles que são domésticos na fé. (Gálatas 6:9,10 KJF)

Qualquer pessoa que recebe benignidade em troca de seu pecado fica constrangida com isso e repensa suas atitudes, foi isso que Cristo fez por nós, veja:

Porque o amor de Cristo nos constrange, porque assim nós julgamos: Que, se um morreu por todos, então todos morreram. (2 Coríntios 5:14 KJF)

Enquanto vivermos neste mundo devemos cuidar uns dos outros, pois ninguém é perfeito, mas somos todos instrumentos de benignidade e justiça usados na mão de Deus.

Além do mais, se tivermos atitudes negativas e não ajudarmos aos outros, antes fazermos julgamentos de condenação sobre suas atitudes, é necessário lembrar-mo-nos da regra infalível do julgamento: ele sempre volta para nós! (Mt 7: 1-5)

Para finalizar este estudo, o versículo abaixo vai nos dar um caráter ainda mais completo e íntegro, fortalecendo uns aos outros, leia:

Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba ele que, aquele que converte um pecador do erro do seu caminho, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. (Tiago 5:19-20 KJF)

Continue lendo mais estudos como este: Entenda como liberar perdão sincero segundo a Bíblia Sagrada.

Se você já passou por alguma experiência em que viu um irmão em Cristo sendo restaurado de seu pecado à partir da atitude benigna e sábia de alguém, compartilhe conosco nos comentários aqui no final da página!

Já criou o seu perfil de leitor aqui no blog Bíblia se Ensina?

Se você gosta de ler estudos bíblicos frequentemente e quer participar de uma comunidade com outros leitores, que tal criar agora o seu perfil aqui no blog, conhecer novos irmãos em Cristo, falar um pouco sobre sua experiência de fé e conversão ao Senhor e interagir nas novas publicações?

Clique aqui para criar o seu perfil.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

17 comentários em “4 Coisas que você pode fazer quando seu irmão cair em pecado”

  1. Amém
    Que Deus o abençoe por este estudo tão importante para a igreja nestes dias tão difíceis.

  2. Parabéns ensinador da palavra de Deus verdadeiramente como ela é .Guantas das vezes por falta de sabedoria e compaixão E empatia , não entramos na visão de Cristo, que veio para promover ao perdão a todos guantos se arrependeram dos seus pecados ,preferimos muitas das vezes recorrer aquilo que achamos ser correto é esguescemos da grande pergunta que temos que fazer a nós mesmo, o gue Jesus faria ? Mas gue o senhor nos abençoe e nos traga a verdadeira sabedoria … A sabedoria divina …

  3. Me chamo Letícia e viu contar meu caso ….estava em uma igreja era a secretária e o Pastor da igreja me envolveu em conversar…foi sendo atraído por mim … pediu uma foto sensual no celular e infelizmente eu mandei …me arrependo tanto mas já era tarde a esposa dele viu veio na minha casa falou com minha mãe e disse ou ela sai da igreja ou levo o caso para o Pastor regional….e falo para o marido dela … resumindo ela me expulsou da igreja pediu para eu nunca mais pisar o pé lá e se possível saísse do ministério, voltou pra casa dela e encobriu o erro do seu esposo que era o Pastor da igreja …. Sei que errei já confessei isso a ela a Deus …mas atitude dela está correta em me expulsar da igreja ? Fora ter limpado a barra do marido dela que é o Pastor da igreja ( ninguém sabe do que houve….

    Estou triste c.meu erro mais triste por ela ter me expulsado da igreja ….como se o maior erro fosse meu ….e o marido dela pastor está lá em cima do púlpito como se não tivesse acontecido nada

    Me ajudem oração

    1. Esse expulsar significou o que, sair da instituição religiosa ou apenas mudar de congregação? A esposa do pastor fez certo em afastar você do marido dela, pedindo a você que congregue em outra igreja. Agora, se ela te obrigou a sair da instituição, não fez certo. Você e o pastor erraram, pois ambos são casados e cometeram pecados . O fim dessa história podia ter sido muito mais doloroso se a esposa do pastor tivesse resolvido jogar essa história no ventilador. Você ficou magoada, porque achou que saiu por baixo, teve que mudar de igreja e o pastor aparentemente saiu ileso dessa história . Com certeza , te digo; a esposa dele deve ter sofrido muito, e foi muito sábia em perdoar o marido. Imagine a dor e a luta dela para conseguir continuar nesse casamento.

  4. Como é bom ver um estudo tão esclarecedor, estou buscando entender a atitude de uma igreja, que por várias vezes, irmão foram excluídos sem seguir de fato os passos da repreensão e no fim demonstram a falta de humildade e amor , de tentar ajudar um irmão em pecado, não vi a intenção de principalmente pela liderança da igreja em realmente trazer esses irmãos a reconciliação com Deus… mas no fato de errou e já exclui ou errou segunda vez no mesmo pecado, tá fora. E a forma como a repreensão é feita… de juiz… e condenador… não vi demostração de amor e a disposição de acolher e ajudar a se acertar com Deus para assim voltar na caminhada… Através do seu estudo vi que existem passos, um cuidado para não constranger, e que a igreja antes de tudo tem a missão de trazer todo pecador a reconciliação com Deus. E assim percebo o despreparo da igreja para lidar com essa situação, a falta de disposição de amor real pelos pecadores e que existe sim a acepção de pessoas, pelo fato que há sim uma diferença no tratamento de quem cometeu o pecado, se é líder ou da família da liderança o pecado é acobertado, se não o pecado já de pronto é escancarado e tratado em assembléia… Difícil em ver que vidas, gerações e famílias correm o risco de se perderem para sempre, pela falta de compaixão e amor da igreja… De a igreja entender ou esquecer, qual é a sua missão… de trazer tds a reconciliação com Deus, porque “Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem. … 1 Timóteo 2: 3 – 5

    1. Gente eu preciso muito de ajuda e ninguém consegue me responder.E sempre as mesmas respostas.
      Tem uma pessoa na (não é cônjuge). Eu sempre a ajudei de todas as formas que um cristão pode ajudar outro(espiritualmente e materialmente) Muitas dessas vezes me anulei pra socorrer essa pessoa por anos. Espiritualmente altos e baixos e depois não queria saber de Jesus,caindo em pecados.E eu lá , até que a pessoa diz que já tem uma opinião formada que Deus a conhece e a ama assim como é. E diz que não precisa de alguém pra dizer oque fazer,isso depois de anos .Eu amei ,e amo a pessoa ,amizade de infância,mas eu não aguento mais ,sinto me cansada,exaurida e não consigo ajudar mais essa pessoa,as vezes penso que perdi a fé em Deus,penso que fiquei dura de coração e preciso saber se estou em pecado de omissão diante de Deus deixando essa pessoa prá lá com seus problemas e pecados.
      Deus vai cobrar de mim se acaso essa pessoa vier a morrer?

      1. Oi Zuleide, se você já falou sobre Deus com ela, mas ela não quis dar ouvidos, então não force a barra. Deus é quem a convencerá no devido tempo. Cada pessoa precisa ter sua própria experiência de reconciliação com Deus, então chega um momento que não depende mais de você, mas da pessoa em si. Você já fez o necessário de acordo com 2 Timóteo 2:24-26, agora apenas ore por essa pessoa e permita que Deus faça a obra dele. Se a pessoa não “se converter”, acredito que Deus não te cobrará isso, pois você já a evangelizou, aconselhou, tentou ensinar, etc.(Ez 3:18-19).
        Continue oferecendo a essa pessoa a sua amizade e o seu amor fraternal, o Senhor ensina a amar e saudar até mesmo nossos inimigos, que dirá então amigos de infância (Mat. 5:46-47).

      2. A palavra de Deus diz não jogar minhas pérolas aos cães e as porcos, tem pessoas que rejeitam a palavra de Deus e as vezes as blasfema, mas nesse caso ela tem desprezado, vc fez a tua parte, vc não e o espírito santo, deixe que agora se ela tiver uma terra bo, a semente que a anos vc jogou, tiver de crescer, vai crescer porque agora e com Deus…
        Ela está rejeitando.
        Fica em paz, vc fez a tua parte…
        Continua a amando como amiga….
        E Deus conhece o coração dela
        Se ela tiver que aceitar ela vai…

  5. Muito bom o estudo!! Estava pensativa quanto ao meu comportamento que tive com uma amiga que me contou sobre o seu ”cair” e me analisei como cristã para saber se eu estava sendo conivente, errada algo do tipo por não olhar com olhar julgador mas misericordioso, compreendendo os motivos e direcionando a um caminho correto.Esse estudo me ajudou muito a entender que eu só fiz o Jesus faria.

    Obrigada!

  6. concordo com o irmão pois Jesus não venho para os sã mais para os pecadores toda a repreensão tem que se ministrada com amor pois aquele que diz que não tem pecado se faz mentiroso é pór isso que Deus enviou o seu filho. Não devemos fazer juízo pois é a própria palavra que vai nos jugar é por isso que quando um irão estive caído devemos orar e orienta-lo para que ele se levante essa é a maior prova de amor que podemos pratica com os nossos irmãos na fé

  7. Muito bom meu irmão este estudo…vou apresentar ele na minha igreja, que Deus lhe abençoe e continue lhe usando com estas palavras sábias.

  8. Graça e Paz, parabéns meu irmão que Deus continue te honrando e abençoando.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.