Entenda porque Jesus falou pra deixar o joio e o trigo crescerem juntos

Por que o joio e o trigo devem crescer juntos? Entenda aqui uma situação na prática sobre essa parábola de Jesus.

Ao ver a parábola do joio e do trigo em Mateus 13: 24-30 e 36-43 começamos a nos perguntar que situações podem acontecer em nosso dia a dia, na prática, que levam-nos a permitir que o joio e o trigo cresçam juntos.

As situações realmente são diversas, tenho certeza que você também conhece alguma.

O joio e o trigo: quem é quem?

Neste pequeno estudo bíblico eu vou compartilhar uma situação que eu presenciei em uma igreja da qual eu fiz parte, para levar-nos a compreender melhor o que Jesus falou a respeito de deixar o joio e o trigo crescerem juntos.

Ao final do estudo eu gostaria de ler seu comentário expondo alguma situação que você também tenha vivenciado ou tenha conhecimento dela.

Todo propósito aqui é explicar a Palavra do Senhor a fim de esclarecer seu entendimento e edificar sua fé.

Quem é o joio e quem é o trigo?

Poderemos nos deparar com uma triste realidade quando pensamos em quem é o joio.

Literalmente, ele é uma planta daninha que cresce junto com o trigo em determinadas situações, e é muito parecido com ele, mas este só danifica o trigo verdadeiro.

A Bíblia diz que o joio foi plantado pelo inimigo na parábola que Jesus nos contou.

O trigo é, literalmente, a parte boa de toda plantação que é usada para alimento.

A triste realidade de se pensar aqui é que assim como o joio foi plantado pelo inimigo para danificar a plantação, infelizmente pessoas más também penetram em nossas igrejas com aparência de boas, e secretamente ou sorrateiramente acabam prejudicando aqueles que realmente são bons, e ainda contaminando a alguns.

Isto é, fazendo que aqueles que são bons tornem-se maus.

Ao analisar isso ficamos nos perguntando: “o que devemos fazer então com relação às coisas ruins que tais pessoas comparadas ao joio trazem para igreja de Cristo?” 

É o que brevemente diz Paulo neste versículo abaixo:

E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. (1 Coríntios 11:19 ACF)

Onde eu vi um joio no meio do trigo na prática?

Em certa ocasião, eu fazia parte de uma pequena igreja que tinha também poucos membros.

Um dos presbíteros foi visto por outro irmão fazendo uma coisa não agradável para a imagem da igreja, quase que publicamente.

Este não serviu de bom exemplo de comportamento cristão, o que o homem de Deus deve ser para o rebanho de Cristo, a igreja (1 Pe 5:1-3).

Logo, o irmão que viu tal presbítero levou a questão ao pastor, esperando que ele tivesse uma posição severa e repreendesse o tal.

Todavia, eu presenciei o pastor pedindo um pouco de paciência para que a situação fosse resolvida da maneira mais pacífica possível, sem tomar qualquer atitude precipitada, depois ele veio explicar-nos por quê dessa decisão.

O pastor nos disse que se ele tomasse alguma atitude sem antes pensar no que fazer, ele poderia correr o risco de ofender aquele que se comportou mal, e através da ofensa gerada também atingir sua esposa e filhos; estes já davam um bom exemplo de fé e conduta cristã.

Eis a frase que o pastor disse: “nós estamos lidando com almas, e precisamos ter muito cuidado antes de fazer qualquer coisa, a fim de não afastar da igreja pessoas que não tem culpa nenhuma.”

Depois que essa situação aconteceu eu pude entender melhor porque Jesus falou para não arrancar o joio antes de tempo, a fim de que não arranque junto com ele o trigo também.

Aqueles que geram escândalos/tropeços na igreja (o joio) serão arrancados no dia do juízo.

O joio e o trigo podem crescer juntos agora, mas certamente chegará a hora em que o Senhor Jesus fará separação do seu povo, ou as próprias ações do joio se encarregarão de armar para ele um tropeço em seu caminho.

“Ai do mundo, por causa das coisas que fazem cair no pecado! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!”(Mateus 18: 7 NVI)

Judas Iscariotes era um joio no meio do trigo

Ele esteve acompanhando o ministério do Senhor Jesus todo o tempo.

Esteve aprendendo com ele, ouvindo sua palavra, comendo do pão que ele comia e participando de suas orações, vendo seus milagres e ainda, de certa forma, o ajudava no ministério.

Mas Judas sempre andava fazendo coisas erradas durante o tempo em que acompanhava o ministério do Senhor (Jo 12:4-6), ele era um verdadeiro joio no meio do trigo.

Todos sabemos que no final das contas Judas traiu ao Senhor Jesus, denunciando a seus inimigos onde ele estava, a fim de o prenderem, após isso sentiu remorso e suicidou-se (At 1:16).

O joio foi arrancado do meio do trigo!


No juízo final o Senhor Jesus separará os crentes fiéis (o trigo) de um lado e os falsos (joio) do outro.

Haverá vida eterna para os fiéis, mas a ira de Deus permanecerá sobre os outros.

“Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era.

O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz cair no pecado e todos os que praticam o mal.

Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.

Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça. (Mateus 13: 40-43 NVI)

Não cabe a nós julgar se alguém é joio ou trigo, todo julgamento que fizermos ira voltar para nós (Mt 7:1-2).

Cabe a nós intercedermos uns pelos outros (Tg 5:16) e vigiarmos por nós mesmos a fim de sermos o trigo verdadeiro de Deus (Mt 7:3-5).

Ao servo do Senhor não convém discutir, mas sim, ser amável para com todos, capacitado para ensinar, paciente.

Deves saber corrigir com mansidão os que se te opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda o arrependimento, conduzindo-os ao pleno conhecimento da verdade, (2 Timóteo 2:24-25 KJA)

Você já vivenciou uma situação em que viu o joio e o trigo crescerem juntos? Compartilhe conosco nos comentários, edifique a vida de outros irmãos em Cristo também.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

45 comentários em “Entenda porque Jesus falou pra deixar o joio e o trigo crescerem juntos”

  1. Estava a horas procurando um sentido válido do motivo do Senhor não deixar o servo arrancar o joio, porque pra mim, pela pergunta ( o Sr quer que eu tire ? ), ele ja sabia qual era o joio dentre o trigo, ele poderia ter permitido retirar a qualquer momento. Mas não, ele pediu que esperasse, e fez total sentido sua explicação, muito Obrigada♥️,
    Obs: eu não entendi como os demais em questão de ser pra pessoas especifica de igreja, e sim uma ideia de como entender a mensagem, que alias se renova a cada dia, é como se fosse Jesus falando em parábolas para nós entendermos ☺️..
    Parabéns pelo conhecimento 🙏🏻

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.