Entenda como vencer o medo da volta de Jesus

Entenda como vencer o medo da volta de Jesus com a Bíblia Sagrada

A volta de Jesus, assim como o arrebatamento da igreja, é algo que causa certo medo em muitas pessoas e talvez você não saiba, mas até mesmo muitos cristãos tem medo deste evento que está breve de acontecer.

medo da volta de Jesus Cristo

Lembro-me até hoje quando eu tinha apenas algumas semanas de convertido ao Senhor Jesus o momento em que ouvi pela primeira vez a música “Fenômeno” da Bruna Karla.

Eu estava sozinho na minha sala e a música começou a tocar com aquele início de certa “suspense”.

Ali naquele momento sentei no sofá e fiquei prestando atenção naquela canção.

O que me angustiou é que eu não sabia o que eu sentiria ao ouvi-la: MEDO!

Ao ouvir a música dizer que haverá um momento em que muitas pessoas vão sumir da terra de repente (Mateus 24: 37-40), eu comecei a ficar com muito medo e uma sensação de insegurança e de que estava tudo perdido começou a me dominar. Ouça a música.

Por acaso você já sentiu medo também ao ouvir falar da volta de Jesus e do arrebatamento da igreja?

Eu já conheci outros crentes que sentiam medo ao ouvir falar neste assunto, mesmo alguns tendo anos e anos na igreja, sentem medo.

Isto é sinal de que não foram bem ensinados ou de que seus líderes ou sua igreja não tocam tanto neste assunto ou o ensinam, falta esta que em muitas igrejas é comum, assunto que é real e extremamente necessário de ser falado nas igrejas (Marcos 13: 32-37)

Ter medo da vinda de Cristo, a princípio, não é uma coisa ruim… entenda o por quê

Depois que eu perdi o medo da vinda de Cristo e do arrebatamento da igreja eu percebi que este medo a princípio não é uma coisa ruim, pois se você sente medo é sinal de que acredita nele, do contrário se não sentisse medo nenhum, é sinal de que o assunto não está bem compreendido ou de fato você não acredita e acha isso bobagem, seja por falta de conhecimento da Bíblia Sagrada ou por não ligar muito pra Deus e estar ocupado demais com as coisas dessa vida.

O que gera o medo da volta do Senhor Jesus?

Muitos cristãos ficam atônitos se alarmando com o juízo final, o fim do mundo e a volta do Senhor Jesus Cristo.

A Bíblia nos recomenda a vigiarmos e sempre ficarmos ligados nos acontecimentos atuais de nossa vida, assim como examinando e aprendendo da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, para que saibamos quando o tempo estará próximo.

“Aprendam a lição da figueira: Quando seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo.

Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que ele está próximo, às portas.”  (Marcos 13: 28-29)

4 Coisas que geram medo da volta de Jesus

A falta de conhecimento da Bíblia Sagrada pode gerar medo da volta de Jesus, pois geralmente são desconhecidas as partes boas dessa história, enquanto que muitos ficam assombrados pelas partes más, talvez por já estarmos acostumados a ver desordem, catástrofes e violências neste mundo.

O apego às coisas dessa vida também gera medo da volta de Jesus, pois ao imaginar que terá que deixar para trás coisas muito valiosas o homem fica com medo de perdê-las, e também fica com medo de ficar neste mundo depois do arrebatamento da igreja.

“Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra.” (Lucas 21: 34-35)

A falta de amar a Deus, ou amá-lo pouco, também é outro fator que colabora com o medo dá vinda de Cristo

No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. (1 João 4: 18).

Não permanecer firme no Senhor, isto é, ficar “em cima do muro” na vida cristã, não vivendo pra Deus 100%, também pode trazer este medo à tona, pois aquele que age assim poderá ficar confundido no dia da vinda do Senhor Jesus.

Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda. (1 João 2: 28)

A vinda de Cristo não é uma coisa ruim, e todo cristão deve desejá-la!

Eu já ouvi pessoas dizerem que Jesus foi para o céu e nos deixou sozinhos sofrendo aqui na terra, mas isto não é verdade.

Além de Deus ter nos dado o Espírito Santo para estar conosco todos os dias (João 14: 15-17; 1 João 4: 13), Jesus irá voltar para levarmos ao seu Reino eterno e de justiça.

1“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.

2Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês.

3E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. (João 14: 1-3).

Os próprios apóstolos que viveram algumas dezenas de anos depois do Senhor Jesus já acreditavam que Jesus ia voltar com eles ainda em vida (1 Tessalonicenses 4: 16-17).

A vinda de Cristo era desejada pelos mesmos apóstolos (1 Coríntios 16: 22; 2 Pedro 3: 10-12; Apocalipse 22: 20)

Na vinda de Cristo todos nós seremos consolados dos males desta vida pelo próprio Deus, e viveremos para sempre com Ele (Apocalipse 21: 1-5)

A Bíblia predisse que em nossos dias muitos duvidariam da vinda do Senhor

Quem não já ouviu alguém dizer: “desde quando eu era pequeno estão dizendo que Jesus está voltando e até agora nada dele voltar.”?

Quando você ouvir isto não fique abalado ou sem reação, a Palavra de Deus já nos alertou que nos dias de hoje as pessoas iriam duvidar da vinda de Cristo e até zombar disso, confira isso em 2 Pedro 3: 1-9.

Meu caro irmão em Cristo, precisamos permanecer firmes no Senhor proclamando, aguardando e amando a sua vinda.

Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. (2 Timóteo 4: 8)

Se você gostou deste artigo compartilhe com outros irmãos em Cristo, com as pessoas que necessitam tirar suas dúvidas com relação a vinda do Senhor ou com as que sentem medo disso.

Reaja e deixe seu comentário sobre o estudo para interagir com os outros leitores.

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Meu objetivo é ajudar novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão. Sou casado com a Lidiane Filgueiras e somos membros da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ, pr. Jorge Cônsoli Lima e Débora. Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos, materiais e cursos cristãos para capacitação do ministério e edificação do corpo de Cristo.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

9 Comentários

  1. Lucas

    Boa noite!
    Eu tenho muito medo do arrebatamento, e vejo os sinais cada vez mais frequentes, vejo muitos amigos cristãos que falam tranquilamente isso, e eu fico com muito medo, passo dias e dias sem dormir direito, comer direito, coisas que antes eu gostava muito em fazer eu não tenho mais vontade, quantas vezes eu ja pedi pra morrer…
    Eu queria muito poder falar disso com alegria, porém eu não consigo, esses dias vivo desanimado, essa é a minha situação, dias e dias com medo da volta de Jesus, não consigo tocar a minha vida, planos no futuro já não tenho mais, ai de mim…

    • A paz de Cristo irmão Lucas.
      O que nos tira a segurança e confiança diante de Deus são nossos pecados. Se temos praticado o pecado continuamente sabemos que, quando Ele vier, seremos reprovados por Ele e não herdaremos a vida eterna; se não estamos apegados ao pecado, não há o que temer.
      Mas se confessarmos a Ele nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar.
      E nisto sabemos que somos da verdade, e asseguraremos os nossos corações diante dele.
      Porque se o nosso coração nos condena, Deus é maior do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.
      Amados, se o nosso coração não nos condena, temos então confiança para com Deus.

      Por isso precisamos permanecer caminhando na presença do Senhor, confessando e abandonando todo pecado e vivendo cada vez mais em santidade, para que tenhamos segurança no dia da sua vinda.
      E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, possamos ter confiança, e não sejamos envergonhados diante dele em sua vinda. (1 João 2:28)

      Lembrando que, se temos pecado contra pessoas, não vai adiantar confessar esses pecados a Deus e não confessá-lo às pessoas.
      Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. (Pv 28:13)

      Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder. (Tiago 5:16)

      Espero que tenha te ajudado, coloca essas coisas em prática acompanhado de oração e suplicando ajuda de Deus.
      Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Filipenses 4:6)

      Vale ressaltar também que quando não estamos aperfeiçoados no amor temos medo.,
      Não há temor no amor, mas o amor perfeito lança fora o medo; porque o medo traz tormento. Aquele que teme não é perfeito em amor. (1 João 4:18)

      Vou deixar aqui alguns estudos que poderão te ajudar, separe um tempo exclusivo para ler cada um deles, sem distrações. Tenha em mãos a sua Bíblia Sagrada e ore pedindo orientação do Espírito Santo antes de ler.
      Entenda como vencer o pecado que gera vergonha de Deus;
      Como amar a Jesus mesmo sem tê-lo visto;
      5 Passos essenciais para amar a Deus;

    • Adélia Rangel de Souza Araújo

      Tenho medo do Apocalipse na parte dos cristãos serem perseguidos, martirizados, mortos.
      Entendo que não vamos nos livrar disso.

      • a paz do Senhor irmã Adélia. é importante que estejamos firmes com o Senhor hoje e entreguemos nosso caminhar a Ele, se estivermos firmes hoje o Espírito Santo certamente nos ajudará no amanhã. Mas ainda não se há certeza se passaremos por este tempo ou não, veja em Daniel 12:1, por exemplo.

        E naquele tempo Miguel levantar- se-á,o grande príncipe que representa os filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, tal qual nunca houve desde que existiu nação até aquele tempo; e naquele tempo o teu povo será libertado, todos os que forem encontrados registrados no livro.

        Mas ainda não se há um consenso pleno sobre isso, por isso eu disse que o importante é estarmos firmes hoje.
        Deus abençoe sua vida.

  2. Ingrid

    Tenho pânico da volta de Jesus sou convertida a 6 anos e sempre tive muito medo nao entendo o porque, so de pensar ouvir algum comentário ou pregação a Respeito fico em estado de choque e algo pertubador vivo esperando esse dia chegar com muito medo sinto vontade as vezes de tomar remedio para me acalmar pois isso tem me tirado o sono,era pra ser algo bom a volta de Jesus e eu queria muito mesmo me sentir em paz com esse assunto mas nao consigo choro Oro Clamo mas sempre sinto esse medo cada dia mais forte.

    • Irmã Ingrid, a paz de Cristo. Como eu expliquei no estudo o medo a princípio é algo bom, porque se você sente medo você acredita que é verdade, mas a partir do momento que você detecta isso é necessário trabalhar em seu coração para eliminar este medo e perceber que o Senhor Jesus te ama e veio unicamente para te reconciliar com o Pai e te dar vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.
      Eu também já vivi momentos de medo com relação à vinda do Senhor. Houveram fases da minha vida em que eu estava voltando a fazer coisas do meu velho homem, distante de Deus. Lembro-me quando chegava à meia noite eu olhava para o relógio e chegava a me arrepiar de medo pensando que o Senhor poderia voltar naquele momento e eu estava distante dele.
      São traumas que precisam ser tratados em nosso coração, talvez muitos as vezes se achem desnecessários.
      Minha irmã o seu caso eu aconselho procurar ajuda de servos de Deus que possam lhe ajudar pessoalmente, sentar-se com você durante algumas vezes e conversar contigo, ensinando-lhe como santificar-se para o Senhor eliminando do seu coração tudo que não provém do Pai e que causa insegurança quanto á vinda de Cristo, pois se estivermos vivendo integralmente para Ele, sentiremos segurança.
      Releia este estudo vagarosamente examinando a si mesma e procurando o que está lhe causando isto.
      Se eu puder lhe ajudar em algo ais envie e-mail para gabriel@bibliaseensina.com.br para eu conseguir te dar uma atenção melhor. Que a graça do Senhor Jesus esteja contigo.

  3. Jane

    Sou cristã desde que nasci,soube exatamente do arrebatamento numa conversa com minha mãe,ainda muito criança e confesso que fiquei muito assutada com as coisas que irao acontecer na grande tribulacao,de que as pessoas com quem convivo nesse mundo não existirao mais pra mim ali no céu.
    entrei em depressão e fiquei triste em saber como sofreram os que ficarem aqui,mas ao mesmo tempo quero ir morar no céu.
    É confusso um pouco isso, sofri muito,depois passou,mas as vezes tenho recaída é muito horrível esse sentimento de que meu filho,minha filha não o terei mais e nao vou lembrar deles.
    E de como será esse translado para o céu,eu vou me lembrar de mim ,vou saber que eu sou eu como?É muito esquisito me ajudem por favor.

    • A paz do Senhor irmã Jane. O que é impossível a nós é possível para Deus! Ore sem cessar pela sua família e por todos os teus amigos, não perca a esperança nunca (Mt 7:7-11), Jesus salva os mais duros de coração, até mesmo muitos dos que o crucificaram foram salvos, Leia Atos 2:36-38. Certamente você se lembrará de quem é, pois se você não se lembrasse não haveria necessidade de Deus enxugar de seus olhos toda a lágrima de tristeza, te consolando (Ap 21:3,4).
      com relação a como acontecerá o arrebatamento da igreja está bem explicadinho em 1 Tessalonicenses 4:13-18.

  4. Pingback: 21 Características que todo cristão verdadeiro deve ter | Bíblia se Ensina

Deixe seu comentário