A relação entre fé e obras é de difícil compreensão as vezes, de tal maneira que até alguns teólogos ao longo da história repudiaram a carta que Tiago escreveu, especialmente devido o capítulo 2; neste estudo bíblico inspirado no trecho de um livro procurarei explicar tudo.
Pois qual é o proveito, meus irmãos, se um homem disser que tem fé, e não tiver as obras? Poderá a fé salvá-lo?
Se uma irmã ou um irmão estiverem nus, carentes do alimento diário, e algum de vós lhe disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, qual será o proveito?
Assim é a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. (Tiago 2:14-17 KJF)
Ao longo da história houveram calorosos debates sobre fé e obras.
Muitos teólogos cristãos explicam que a salvação vem pela fé e não pelas obras, concordando diretamente com o texto de Efésios 2:8,9, leia abaixo:
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de nós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. (versão King James Fiel)
Enquanto outros ensinam que a salvação é uma somatória da fé com as obras, quem sabe concordando como texto de Tiago 2:21-24, leia:
Porventura não foi Abraão, nosso pai, justificado pelas obras, quando ofereceu Isaque, o seu filho, sobre o altar?
Vede que a fé operou com as suas obras, e que pelas suas obras a fé foi aperfeiçoada?
E a escritura cumpriu-se, a qual diz: E Abraão creu em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e ele foi chamado o Amigo de Deus.
Vede então como que, pelas obras, o homem é justificado, e não pela fé somente.
Outros porém, indo mais longe (ainda hoje em dia), acreditam que só seremos salvos se nos tornarmos judeus, nos circuncidarmos e falarmos hebraico 😕 (At 15:1,5); isto é, acreditam que somos salvos pelas obras e prática da lei de Moisés completa.
Onde está a verdade afinal de contas? Como entender tudo isso dentro de toda a Palavra de Deus?
É em vão porém, quando teólogos e autores evangélicos tentam colocar a fé contra as obras, elevando ao exagero sua linha de pensamento.
Alguns estudiosos da Bíblia Sagrada até ousam colocar os ensinos do apóstolo Paulo em oposição aos de Tiago, e vice-versa.
Mas a realidade é que não existe contradição alguma dentre estes dois escritores bíblicos, que foram inspirados pelo Espírito Santo (Ef 2:20; Gl 1:11,12).
Como a fé pode caminhar junto com as obras?
Paulo considerou a fé o instrumento da salvação, Tiago considerou as obras como a evidência dela, isto é, a prova real de que uma pessoa realmente é salva.
Paulo ensinou que somos salvos pela graça e misericórdia de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, nosso Senhor; foi Deus quem teve a iniciativa de salvar-nos! (Rm 5:8); Tiago completou este ensino, mostrando que a evidência da fé salvadora são as obras (Tiago 2:21,22).
As obras são a prova de que a fé realmente existe em uma pessoa, e a mesma fé é a base destas obras.
A fé verdadeira faz que uma pessoa, naturalmente, pratique boas obras (leia Mateus 25:34-40); e estas boas obras são a prova de que a fé em Jesus não são somente crenças e palavras! (leia Lucas 6:46)
O homem é justificado para com Deus somente pela fé no Senhor Jesus, independente das obras (Rm 4:1-14), mas a fé que justifica nunca vem sozinha, pois a fé sem obras é morta! (leia Tiago 2:19-22)
A fé nos justifica diante de Deus, e as obras nos justificam diante dos homens! (Mt 5:14-16)
Tanto a fé como as boas obras são ações do próprio Deus em nós, pois a fé é dom de Deus (Ef 2:8), e é o próprio Deus que nos faz querer fazer o bem, e sua graça em nós é que nos faz colocá-lo em prática (Fp 2:13; 1 Co 15:10).
A fé é a causa de nossa salvação, as obras são o resultado dela!
A fé não exclui as boas obras, nem tão pouco as boas obras excluem a fé, mas ambas se completam!
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus estabeleceu para que andássemos nelas. (Efésios 2:10 KJF)
“Como posso manifestar a fé na nossa comunidade?”
Uma excelente maneira de manifestar a fé na comunidade é, basicamente, evangelizando-a e ajudando-a com recursos materiais também; fazendo isso com amor e dedicação aos necessitados, veja o exemplo da vida do próprio apóstolo Paulo:
Tenho-vos mostrado todas as coisas, que trabalhando assim, é necessário apoiar os fracos e lembrar as palavras do Senhor Jesus, que disse: É mais bem-aventurado dar do que receber. (Atos 20:35 KJF)
A capelania é um dos melhores meios pelos quais podemos ajudar nossa sociedade em suas carências, e é uma das especializações mais procuradas pelas igrejas evangélicas hoje em dia.
Capelania é uma Assistência Religiosa e Social prestada aos serviços Civis e Militares, prevista e garantida pela Constituição Federal de 1988, sob a Lei 6923 art. 5 e inciso VII.
Demonstrar amor pela sociedade dedicando seu tempo, sua disposição e seus recursos para ajudar quem está precisando, é a maior forma de evangelização que existe!
Por isto: Tu não cometerás adultério, não assassinarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e, se há algum outro mandamento, tudo se resume nesta palavra: Tu amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo; portanto o amor é o cumprimento da lei. (Romanos 13:9,10 KJF)
Você tem mais conhecimentos sobre este assunto que ajudariam a esclarecer ainda mais este estudo? Compartilhe com outros leitores nos comentários aqui no final da página.
Este estudo foi inspirado no livro Gotas de Alegria para a Alma, de Hernandes Dias Lopes, pág. 247
19 Comments
Amei
Apaz amados irmaos. A biblia diz em apocalípse que não podemos diminuir ou acrecentar um til nas escritura sagrada.
Entre tiago 2:14 e efesio 2:8 , fico com efesio.
Nos vemos cornelio tinha obra tinha fé em Deus mas não tinha salvação. E o melhor reconhecido por Deus. atos 10:4. Cornelio teve que receber da graça de Deus em cristo para ser salvo.
Se a fé sem obras é morta, a fé depende das obras para ser válida. Ou seja, o que te salva são ambas juntas, as boas obras participam da salvação, já que uma não funciona sem a outra. A sola fide nunca fez sentido algum. Fiquem em paz e que o Senhor vos acompanhem!
A paz do Senhor Jesus, a prova da importância das obras junto a fé, vemos na parábola do Bom Samaritano, possivelmente às fé passou ( Sacerdote e Levita ) e deixou às obras pra o Samaritano. Lc 10.25,37. Observe que no veículo 25b um doutor da lei faz uma pergunta pra Jesus. Mestre, que farei pra herdar a vida eterna ?
Então meus irmãos, não vamos inventar desculpas pra fazer às obras de Deus, porque, crê em Deus até os demônios sabem fazer. Deus abencoem à todos !!!
Acredito todo cristão deve estar sempre atento e revendo esse assunto de akt relevância par a nossa fé e prática.
Aprendi a compreender melhor como ter fé e como colocá-la em prática, lindo esboço
Oi Gariel bom dia a paz do Senhor Jesus.
Mto bom esse estudo, me esclareceu bastante.
Gostaria de usar parte de seu estudo em um ministração na igreja, gostei mto dos esclarecimentos contidos nos estudos e está dentro do que estou preparado para falar aos irmãos.
Posso usar ou estão protegidos por direitos autorais.
Oi Telma, a paz do Senhor. Pode usar sim o conteúdo do estudo, e te motivo mais ainda a pregar a palavra de Deus. Um abraço 🙂
Paz!
Na minha turma de discipulado, pergintaram o seguinte: SE ALGUEM ESTIVER A FAZER O BEM NA SOCIEDADE AJUDANDO TODOS OS NECECITADOS E SEM CRER EM DEUS NAO ALCANÇARÁ A SALVAÇÃO??
E nesse estudo encontro a resposta para essa pergunta.
Na verdade se fosse só pelas obras a salvação seria para todos.
Olha só o seguinte: Um ladrão entrou numa igreja cujo ele roubou uma mesa vendeu e deu o dinheiro aos pobre.
O outro roubou uma Bíblia e deu alguém cujo esse alguém leu e creu em Deus.
A questão é: os ladrões teriam de alcançar a salvação pela tais obras que fizeram? Claro que não.
Oi Cipriano.
A salvação não é alcançada por mérito nosso, ela é dom de Deus.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de nós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (KJFiel Carta de Paulo aos Efésios 2:8-9)
“O que devemos fazer então?”, perguntavam as multidões. João respondia: “Quem tem *DUAS* túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo”.
Lucas 3:10-11
Olha agora em 1 João 3:17
Quem, pois, tiver *bens* do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus?
Paz do Senhor meu irmão. Falar sobre a relação entre fé e obras é muito importante. Porque a fé é a declaração de alguem que houve a palavra, e imediatamente é gerado no coração da pessoa que houve fé. Tal fé que é a fé salvadora produzirá salvação. Após salvo o crente tem que demonstrar a sua fé através das suas obras. É inadmissível uma pessoa adirmar que é salvo se ainda permanrcer com obras da carne . É necessario que exista mudança na vida de quem aceitou essa vida nova em cristo Jesus.
Estou de acordo Gideão 🙂
Obrigado por comentar.