Eis a questão que não quer calar: Como identificar o comércio da Palavra de Deus em nossos dias? A criação de cursos evangélicos estaria incluso também no famoso comércio gospel?
A Palavra de Deus virou comércio?
Os cursos evangélicos com certificado aqui nessa página são todos de caráter cristão, eclesiástico e focados no estudo bíblico, que visam treinar obreiros para ministérios específicos dentro das igrejas do Senhor Jesus, seja de qualquer denominação.
Todavia quero antes tirar uma dúvida qual talvez você também tenha: é errado investir em cursos cristãos com certificado ou não? Qual seria a base bíblica para isso?
Uma coisa eu sei, é importante, e devo lembrar-nos: precisamos nos dedicar para o ministério que fomos chamados, como disse o apóstolo Paulo:
… Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras. (Cl 4:17b)
Saiba porém que antes de tudo é necessário ser cheio do Espírito Santo, receber dele este chamado, pois a obra é dele, e Ele chama e capacita a quem Ele quer (1 Co 12:7-11).
Portanto, se você ainda não teve uma experiência viva de conversão a Cristo e de novo nascimento, através da fé e do arrependimento de seus pecados, sugiro que primeiro busque a Deus em oração, viva essas experiências pessoais com Ele, e então depois disso tudo volte à essa página, escolha um curso cristão que corresponde ao seu chamado, e dedique-se para edificar sua vida nele!
Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. (2 Pedro 1:10 ACF)
Eis alguns conselhos pessoais meus sobre cursos evangélicos.
Embora possamos aprender muitas coisas da Bíblia Sagrada (como de qualquer outro assunto) fazendo pesquisas na internet, ao meu ver há uma necessidade de investir em ferramentas específicas que visam nos capacitar com mais qualidade ao nosso chamado (estando isso ao nosso alcance).
Seja investimento em livros, seminários, cursos online, eventos esporádicos, etc. Chega um ponto que investimento para crescimento (com maturidade) é necessário.
Os profetas do Antigo Testamento tinham de estudar em uma das escolas de profetas que haviam no território de Israel, precisavam ser provenientes de lá para serem capazes de exercer o ministério profético em Israel (1 Sm 19:20; 2 Rs 2:3,5; 4:38; 6:1; 17:13).
Os apóstolos não estudaram numa escola de profetas de Israel, pois em seu tempo não se tinha mais precisão da linhagem dos profetas e por isso as escolas não existiam mais.
Depois de cerca de 400 anos de silêncio profético só João Batista surgiu como profeta (Lc 16:16).
Todavia, existe seminário maior do que aprender com o próprio Mestre em pessoa? 🙄
Você acha que, por exemplo, Pedro seria capaz de pregar várias passagens bíblicas decoradas em seu discurso de Atos 2, se ele não lesse e estudasse com dedicação as Escrituras?
Os discípulos que vieram depois tinham que estudar com os apóstolos e mestres da igreja também (At 2:42; 13:1; 22:3; 1Tm 3:2; 2Tm 2:2; Tt 1:7,9); e por que nossos crentes de hoje em dia tem o direito de se “auto chamarem” e com pouca experiência já se considerarem capazes de exercer o ministério? (1 Tm 3:6)
Infelizmente, por causa da imaturidade de muitos que se apressam em exercer um ministério, sem antes submeter-se ao Espírito Santo, a igreja tem sofrido e até caído em descrédito aos olhos de muitos.
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. (Hebreus 5:12 ACF)
Leia também: “Vós errais, não conhecendo as Escrituras…” Em que as igrejas atuais estão errando?
Os servos do Senhor, quando rejeitam capacitarem-se de acordo com a devida maturidade e integridade no ensino da Palavra, esperando pelo devido tempo de exercer seu ministério, como o Mestre aguardou, destroem a si mesmos e à igreja de Deus.
Lembra que o apóstolo Paulo ensinou que devemos crescer para não sermos carregados por ventos de doutrina que nos enganam, mas infelizmente muitos de nós desleixados no estudo bíblico estamos sendo levados 🙁 (Ef 4:11-14).
O meu povo é destruído por falta de conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que tu não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oseias 4:6 KJF)
Não estou dizendo com isto que seja obrigatório para todos os cristãos realizarem cursos evangélicos, eu mesmo só entrei para um seminário de teologia depois de 11 anos de caminhada cristã, pois vi que eu estava precisando amadurecer o que eu estava aprendendo estudando a Bíblia em casa e na igreja.
Demorou muito, mas este foi o momento que Deus determinou que eu estudasse mais à fundo Sua Palavra, investindo mais em meu chamado (tanto dinheiro quanto tempo e dedicação).
Antes disso foram intensos anos de busca a Deus, estudo bíblico, muitas conversas e tira-dúvidas com meus pastores, quedas e batalhas, experiências de arrependimento, e daí por diante.
Não estou dizendo que você deva esperar o mesmo tempo para investir em seu chamado também, cada um sabe de sua experiência pessoal com Deus, mas estou dizendo que devemos fazer tudo antes, direcionados por Ele!
Aqui no blog Bíblia se Ensina, por exemplo, eu indico vários cursos cristãos para diferentes ministérios, você pode ver todos na Loja Virtual que eu criei.
Deus abençoe sua vida!
Be First to Comment