“Buscai ao Senhor e a sua força;
buscai a sua face continuamente.”
(Salmo 105:4 KJF)
Pode parecer meio louco, mas você não leu errado. Diferente do versículo acima, este estudo bíblico traz 5 motivos para você não buscar a Deus!
Continue lendo e entenderá por quê.
Eu não quero te desmotivar a buscar a Deus, mas quero te motivar a buscá-lo do modo certo, com os objetivos e intenções corretas e puras!
Orientando seus discípulos a respeito do que realmente é importante de se priorizar em nossa vida, o Senhor Jesus disse:
Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
(Mateus 6:33 KJF)
Mas tem muitas pessoas hoje em dia, infelizmente, desligadas da verdadeira videira, o Filho de Deus, embora o professem como seu Senhor (Jo 15: 1-2,5; Lc 6:46), estão o buscando por motivações erradas (Mt 7: 21-23; Fp 1: 15-17; 2 Tm 4:3; 2 Pe 2: 1-3).
Por isso neste estudo quero te dar 5 motivos para você NÃO buscar a Deus (por motivações erradas).
#1 Não ouse buscar a Deus sem arrepender-se de seus pecados!
No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.
(Atos 17:30 NVI)
O reconhecimento e o arrependimento de nossos pecados deve ser o primeiro contato que temos com Deus!
Esta foi a primeira mensagem que Cristo começou a pregar (Mc 1: 14-15).
O arrependimento de nossos pecados é o passo inicial na nossa caminhada com Deus, seguindo-se da santificação, pois antes éramos por natureza inimigos de Deus, mas por meio de nosso Senhor Jesus Cristo alcançamos Seu perdão e Sua misericórdia, nos reconciliando com Ele (Rm 5: 8-10; 2Co 5: 18-19)
Por isso, para que comecemos a buscar a Deus da maneira correta, precisamos antes arrependermo-nos de nossos pecados, confessando-os a Deus e mergulhando à fundo na nova vida em Jesus Cristo, o Filho de Deus! (1Jo 1: 8,9; Rm 6:4)
#2 Não busque a Deus se você não amá-lo antes!
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
(1 Coríntios 13:1,2 NVI)
Quando o apóstolo Paulo começa seus ensinamentos a respeito dos dons espirituais em 1 Coríntio 12, ele expõe vários dons do Espírito Santo e fala sobre as funcionalidades e unanimidade da igreja em usar estes dons, mas no final do capítulo ele declara:
Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons.
Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.
(1 Coríntios 12:31 NVI)
Como visto, Paulo motiva os cristãos a buscarem os dons espirituais, consequentemente buscarem crescimento na caminhada cristã e na vida com Deus, e capacitarem-se para a obra de Deus.
Mas no capítulo seguinte, 1 Coríntios 13, em continuidade aos ensinamentos sobre buscar a Deus e os dons espirituais, Paulo fala de algo mais importante ainda do que meramente possuir dons, que é ter amor por Deus e Sua obra ao usar destes dons espirituais.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
(1 Coríntios 13:8 NVI)
Por isso quero dizer: Não busque a Deus se não amá-lo antes! (Ap 2: 1-5; 1Co 16:22)
#3 Não busque a Deus para sua glória pessoal, mas antes por amor às pessoas também, para levá-las à salvação no Senhor Jesus e para servi-las!
Jesus os chamou e disse:
“Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.
Não será assim entre vocês.Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo,
e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo;
como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.
(Mateus 20:25-28 NVI)
O texto acima dispensa demais comentários, não é mesmo?!
Se nosso Senhor Jesus Cristo, sendo Senhor e Mestre, veio para servir e não para ser servido, então por que qualquer pessoa hoje em dia quer buscar a Deus com intenção de tornar-se “grande” diante dos outros, e assim ser servido pelas pessoas, abusando de sua suposta autoridade espiritual?
Nós não devemos buscar a Deus por tais motivações erradas e egoístas, desta forma estaremos enganando apenas a nós mesmos!
Reflita também em João 13: 12-15.
Se você é um servo, uma serva de Deus e quer capacitar-se para fazer a Sua obra, amando às pessoas como Cristo amou, servindo-as na Palavra e no amor de Cristo, então não há mais tempo para ficar na indecisão!
“Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido?
Feliz o servo a quem seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar.
(Mateus 24:45,46 NVI)
Veja os programas de capacitação abordados à fundo na Palavra para os obreiros(as) que servem à igreja de Deus e à sociedade!
- Curso preparatório para obreiros, diáconos e presbíteros;
- Capacitação para o Ministério Feminino;
- Programa de capacitação para professores e líderes do ministério infantil;
- Programa de capacitação para professores da EBD;
- Curso de Capelania;
#4 Não busque a Deus cobiçando títulos na igreja com o intuito de ficar disputando com outros irmãos!
Isto realmente acontece hoje em dia, assim como acontecia antigamente também: muitos crentes estão justificando estarem buscando a Deus, mas com o intuito de disputar com outros crentes em conhecimento, para mostrar que sabem mais e deveriam ocupar “posição de autoridade” na igreja.
Pasme se quiser, mas eu já ouvi até de crentes disputando com outros qual tem a oração mais poderosa: “ah se eu orar, você vai ver o que acontece…” “Quero ver vir comigo pro joelho! Vamos ver quem é mais forte!”
Buscar a Deus por tais motivações erradas e briguentas só vai causar males ao reino de Deus e não vai trazer proveito algum para as pessoas.
O obreiro de Deus não deve comportar-se assim! (Reflita em 2 Timóteo 2:14,15,24,25.
Quem assim diz estar buscando a Deus, mas na verdade só quer disputar com outros irmãos e tirar o seu lugar na igreja, não está usando da sabedoria que vem do alto, dada por Deus, mas só está delirando e fazendo uso da sabedoria terrena e diabólica! (Tg 3: 13-17).
#5 Se você não for se dedicar no estudo da Bíblia Sagrada e de nosso Senhor Jesus Cristo, nem comece a buscar a Deus!
Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.
(2 Pedro 3:18 NVI)
Existem pessoas que se convertem e julgam buscar a Deus demais; porém, infelizmente, não se dedicam ao estudo organizado da Palavra de Deus, e ainda assim querem ser obreiros(as) renomados(as).
Tais pessoas que desprezam o estudo contínuo das Sagradas Escrituras acabam praticando vários erros e proclamando heresias na igreja de Cristo, e mal se dão conta, julgam estarem corretas de tudo, mesmo praticando erros graves (Jo 16:2; At 26: 5,9-10).
Infelizmente a preguiça de estudar é uma coisa real até mesmo dentre o povo de Deus, que deveria amar a Sua Palavra na prática mesmo (Sl 119: 47,97), e não somente com palavras vãs (Mt 15:8; Ec 5: 1-2).
De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus.
Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!
(Hebreus 5:12 NVI)
A pura verdade mesmo é que essas pessoas dizem buscar a Deus, e ainda afirmam que fazem isso com fervor, mas mal sabem que, rejeitando o estudo atencioso da Palavra de Deus, o mesmo Deus os rejeita também! (Os 4:6)
Por qual motivo Deus aceitaria em Sua obra uma pessoa que não tem interesse em crescer no conhecimento dEle? (1Pe 3:15)
Se você tem sentido dificuldades de ler e estudar a Palavra, tente se organizar para isso; leia em horários exclusivamente dedicados ao estudo da Palavra, e em locais que você possa ter atenção com o mínimo de distrações possível.
Peça a Deus que desperte sua sincera vontade de conhecê-lo para honrá-lo, adorá-lo e servi-lo, levando salvação às pessoas.
Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo.
Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá;
virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. ”
(Oséias 6:3 NVI)
Se assim agirmos e buscarmos a Deus com as intenções corretas, amando-O e também à Sua Palavra, Ele certamente se manifestará a nós (Jo 14:21).
Se este estudo bíblico te ajudou a compreender como buscar a Deus verdadeiramente, compartilhe-o com seus irmãos em Cristo!