Last updated on 12/06/2024
O texto de 1 Samuel 28:7-20 é realmente intrigante. O rei Saul consultou uma feiticeira/necromante e realmente falou com o profeta Samuel, mesmo depois de morto? Teria ele falado com o espírito de Samuel? O rei realmente invocou o espírito de Samuel e este voltou dos mortos? Foi, de fato, o profeta Samuel que falou com Saul? Qual a explicação para esta curiosa cena bíblica? Vamos tentar explicar estes enigmáticos versículos de 1 Sm 28 neste breve estudo bíblico.
Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui.
Deus abandona Saul e ele consulta uma médium.
O profeta Samuel havia morrido e os filisteus se reuniram em guerra contra Israel. Ao ver o exército inimigo, o rei de Israel, Saul, fica com muito medo. O Eterno havia o abandonado devido suas muitas teimosias e já não se comunicava mais com ele (1Sm 28:3-6).
Em seu desespero, o rei projeta visitar uma mulher que conseguisse “trazer os mortos” de volta à vida, ou um chamado “espírito” deles, para que buscasse orientação por meio do tal (vs. 7-8).
Saul conseguiu o que queria, e a mulher supostamente trouxe o profeta Samuel de volta à vida para que falasse com o rei (vs. 11-14).
No decorrer da conversa, tudo parecia indicar que aquele a quem a mulher “fez subir” dos mortos era realmente o profeta Samuel. Ele tinha a aparência de um elohim (juiz/autoridade) e era um ancião com um manto (vs. 13-14). Ele se faz passar por Samuel, dizendo palavras semelhantes às que havia dito a Saul ainda em vida (vs. 16-18; vide 1Sm 15:1-9,17-28.
Além disso, a palavra dita por aquele que a mulher fez subir se cumpriu, e Saul morreu no campo de batalha depois deste evento (v. 19; cf. 1Sm 31:1-7).
Por fim, no narrador bíblico também parece falar realmente de Samuel (vs. 12,15).
- Veja também: Significado da palavra “espírito” segundo a Bíblia.
Com quem o rei Saul realmente falava em 1º Samuel 28?
Primeiro de tudo, é importante notar, na cena deste texto, que a mulher faz um ritual de necromancia, que acreditava-se ser uma espécie de consulta “aos mortos”; porque Saul pediu para a mulher fazer subir dos mortos alguém específico segundo os ritos dessa prática (vide vs. 7-8,11).
Logo, tudo que acontece na cena é um ritual de necromancia, onde a mulher tem alucinações e visões, sejam provenientes da mente dela ou de uma entidade sobrenatural.
Outro fato é que o ser que a mulher “viu” se parecia com Samuel e aparentemente se vestia como ele, no entanto, ele era um profeta muito conhecido, que julgou Israel durante muitos anos, portanto todos sabiam de sua aparência. Vide 1Sm 3:19-20, 17:15-16.
As palavras que o suposto Samuel trazido dos mortos havia dito foram ouvidas antes por várias pessoas que presenciaram a cena da última conversa do profeta com o rei Saul, vide 1Sm 15:7-9,12-15. Por isso, todos já sabiam que o reino de Israel seria tirado de Saul.
Então, tudo que a mulher vê e diz a Saul ao se fazer passar pelo profeta Samuel poderia não passar de charlatanismo dela mesma. E outra alternativa é que uma entidade maligna poderia estar imitando o profeta numa visão e simplesmente dizendo tudo que já era de conhecimento do rei num momento de angústia por causa da iminente guerra. Em todo caso, o narrador bíblico de 1º Samuel 28 afirma que era Samuel falando porque estava simplesmente relatando a crença de Saul de que era o profeta.
Por fim, ninguém pode fazer alguém voltar dos mortos dessa forma (Jó 14:14). Os que estão mortos estão dormindo no pó da terra e serão ressuscitados para julgamento futuro (Dn 12:2; Jo 5:28-29, 11:23-24; 1Co 15:52; 1Ts 4:14; Rv 20:12-13).
93 Comments
Eu creio que não era um demônio se passando pir Samuel, por causa da narrativa e porque a feiticeira se assusta ao que vê, não era algo que estava acostumada a ver na sua experiencia mediuna, se fosse um demonio porque ela se assustaria?
Sobre subir da terra, é uma expressão pata dizer de alguém que tornou da morte; bem como “amanhã vc e seus se reunirão a mim” é uma expressão de que esses iriam morrer.
Sobre ser um demônio pra atormentá-lo, faria sentido? Pois ele procura a feiticeira justamente pirque estava já atormentado…
Acho massa a ginastica mental que vcs fazem pra defender Deus e as doutrinas que vcs acham correta
Ironia das ironias, enquanto lia este texto apareceu uma publicidade do google para cartas de Tarot, o que tem uma certa ligação com feitiçaria e brucharia.
Pergunto se ao permitirem que existam anúncios aleatorios neste site se não estarão a fazer o trabalho de Satanás.
Oi Ruben, os anúncios do Google geralmente aparecem com base nas tuas pesquisas recentes pela internet, como esse tema aqui está relacionado então este apareceu pra você. Não obstante, farei um filtro mais apurado nestes anúncios, te agradeço ter relatado isso.
O problema é que a Bíblia e o autor do texto diz que foi Samuel e não um espírito maligno, enganador, demônio…etc.
Ele (o autor) está narrando uma cena, e na cena eles viram a figura do ancião, que julgaram ser Samuel, é uma narração e não uma afirmação. Os espíritos imitam muito bem os mortos, isso é assim até hoje em algumas práticas do espiritismo.
Olá bom dia, tem uma coisa intrigante nesse texro, é que saul não mencionou com quem queria falar, como pode satanás sondar o coração de Saul, e mais, como bem sabemos satanás só fala mentiras, como ele falou o que realmente aconteceu ? independente dos dias, Saul e seus filhos morreram ! Eu particularmente não acredito que foi satanás, mas nesse caso específico creio que Deus permitiu, nós evangélicos que queremos camuflar algo, para não dá ênfase!
Olá, no vs 6 vemos Saul tentando todas as maneiras para falar com Deus e não consegue, inclusive por profetas, (Samuel era profeta), e no vs 8 ele diz ” e me faça subir aquele que eu te disser” , então certamente deve ter dito o nome de Samuel.
Satanás não pode sondar nosso coração, mas está ao derredor observando as nossas ações, olhares, palavras, então não é pq ele não pode sondar o coração e pensamentos que ele não sabe muitas vezes o que nós queremos, principalmente se estamos vivendo sem Deus, como era o caso de Saul.
Outra coisa, eles morreram mas sem o Espírito de Deus jamais iria encontrar com Samuel como foi falado.
Espero ter ajudado
Luiz, veja o 1Sm28 versículo 11. abraços
Quem apareceu para Jesus e os discipulos , no monte da transfiguração?
Deuteronômio (18 :9 -10-11-12-13)
O problema é que o autor do texto fala Samuel e não espírito familiar, espírito enganador, espírito maligno…etc.
Como eu citei no estudo, veja que Saul inicialmente procura por uma pessoa que consulte um espírito familiar:
“Então Saul disse aos seus servos: Buscai-me uma mulher que tenha um espírito familiar, para que eu possa ir a ela, e consultá-la. E os seus servos lhe disseram: Eis que há uma mulher que tem um espírito familiar em En-Dor.” (KJFiel 1Sm 28:7)
O “Samuel” que aparece ali é pura “encenação”.
Concordo contigo, e como era satanás e falou a verdade ? Sendo que satanás é o pai da mentira!
Gabriel Filgueiras, qual é a sua tradução bíblica padrão? Qual é a Bíblia que você usa no seu devocional particular?
Oi Rodrigo, até pouco tempo atrás eu estava usando King James Fiel, mas depois de conhecer mais sobre o texto aramaico do Novo Testamento eu tenho usado muito a Bíblia Peshitta.
E ha no versículo 15 uma outra controversia que diz porque tem me feito subir sendo que com certeza samuel havia ido para o céu e nao para o fundo da terra ,então se fosse Samuel falaria que me tens feito descer ….
Certamente, subiu, do inferno um enganado,
Não sei se vai servir de alguma coisa esse comentário, mas eu penso de acordo com a bíblia e quando Saul vai pedir ajuda para uma feiticeira, ele diz no vers. 8 ” PEÇO-TE QUE me advinhes pelo espírito de feiticeira e me faça SUBIR a quem eu te disser.
No versículo 13 Saul diz para a mulher não temer e pergunta o que ela vê, e ela diz que vê ” deuses” que sobem da terra, lembrando que está escrito com(d) minúsculo porque não se refere ” pessoa” e está no plural ( deuses). Ela não vê 1 Samuel, ela não vê uma pessoa, ela vê ” deuses” e Samuel que conhecemos através da bíblia não é “deuses”.
No vers.15_ esse espírito contestável que nos trouxe dúvida se era ou não Samuel diz: ” por que me inquietaste, fazendo-me subir?”.
E eu não posso afirmar nada, mas deixo uma pergunta:
– COMO QUE O espírito diz que foi inquietado e teve que subir? Não vejo na biblia nenhum homem reclamando de que teve que subir para falar com alguém e esse subir não é referente a uma escada, a um morro, a um monte ou algum lugar alto, simplesmente nos dá a entender que o espírito não estava ali em vida naquele lugar e que para esse espírito aparecer que ele mesmo diz que foi (inquietado) teve que sair da terra. Ver. 15( vejo deuses que sobem da terra) e ela não diz ” vejo Samuel que veio da terra ou da batalha” pois no versículo 3 já diz que ” SAMUEL JÁ ESTAVA MORTO E SEPULTADO EM RAMÁ, QUE ERA A SUA CIDADE”.
E aqui está o nosso cuidado, através da palavra de DEUS, um alerta.
Samuel que conhecemos através da biblia já estava morto pois o vers. 3 afirma isso e diz até onde ele foi sepultado. O que realmente nos dá a entender é que era um espírito maligno de advinhação.
Perfeita explicação!! 🤝👏👏
Onde está escrito no antigo testamento que as pessoas iam para o céu…elas iam para o seio de Abraão…ou seja para o paraíso e não para o céu…João 3:13
Boa Tarde! Paz a todos!
Lendo o texto não vejo em alguma parte a citação de um espirito de engano ou disfarçado de Samuel. Já em vários versículos deste capítulo a bíblia fala que era Samuel quem falava com Saul e creio eu que é bem mais fácil acreditar no que está escrito do que procurar uma forma complexa de explica um achismo. Quanto a salvação não tem como saber se Saul morreu salvo ou não e creio que Samuel não estava se referindo a isso quando diz “…Amanhã, você e seus filhos estarão comigo…” mas sim ao fato de estarem mortos.
Concordo!Deus(q pode tudo) permitiu q o Profeta Samuel falasse a Saul e anunciasse sua própria morte.Até tbm p/desobediência à sua palavra de nos proibir a”conjuração dos mortos”, a necromancia p/adivinhar i futuro, q só a Deus pertence.
Bom dia!
Não podemos pensar que realmente Saul conversou com Samuel. Teria Deus mudado? Por que vemos em Deuteronomios o seguinte:
Dt 18. 11-12: …nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR…
Só aí vemos como Deus abomina isso, sabendo o perigo de sermos enganados pelos espiritos maus. E finalizando o que diz mais pra frente:
Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.” (1Cr 10. 13-14)
Dessa maneira vemos o quão perigoso e abominável é fazer isso q Saul fez. Por isso não podemos acreditar que foi mesmo Samuel que conversou com o rei
MELHOR RESPOSTA!!!
Itmar Bedoya
Bom dia!
Não podemos pensar que realmente Saul conversou com Samuel. Teria Deus mudado? Por que vemos em Deuteronomios o seguinte:
Dt 18. 11-12: …nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR…
Só aí vemos como Deus abomina isso, sabendo o perigo de sermos enganados pelos espiritos maus. E finalizando o que diz mais pra frente:
Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.” (1Cr 10. 13-14)
Dessa maneira vemos o quão perigoso e abominável é fazer isso q Saul fez. Por isso não podemos acreditar que foi mesmo Samuel que conversou com o rei
31 de março de 2020
Bom dia!
Não podemos pensar que realmente Saul conversou com Samuel. Teria Deus mudado? Por que vemos em Deuteronomios o seguinte:
Dt 18. 11-12: …nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR…
Só aí vemos como Deus abomina isso, sabendo o perigo de sermos enganados pelos espiritos maus. E finalizando o que diz mais pra frente:
Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.” (1Cr 10. 13-14)
Dessa maneira vemos o quão perigoso e abominável é fazer isso q Saul fez. Por isso não podemos acreditar que foi mesmo Samuel que conversou com Saul
Sim, um morto falando!? que maravilha
Sabemos até os dias de hoje quem fala através dos mortos
E as.escrituras dizem que os mortos nem podem louvam a Deus, eles não sebem mas de nada aqui
E porque não falar da parabola do rico e Lázaro….
Boa tarde! Marlon de Assis! Pra quem acha que é muito mais fácil acreditar no que está escrito e não em “achismo” vc não está sendo coerente com vc mesmo qdo vc mesmo diz: Quanto a salvação não tem como saber se Saul morreu salvo ou não e creio que Samuel não estava se referindo a isso quando diz “…Amanhã, você e seus filhos estarão comigo…” mas sim ao fato de estarem mortos. Aqui vc não está acreditando no que está escrito. Vc tbm estaria com achismos?
BOA TARDE SE ESSE espirito DIZ QUE SAUL E SEUS FILHOS ESTARAO COM ELE —espirito ou DEMONIO ENTAO E , JONATAS GRANDE AMIGO DE –REI—DAVI NAO FOI SALVO SERA QUE ENTENDI ERRADO OBRIGADO IRMAO
Oi Resendes, analisando a vida de Jonatas e seu temor a Deus podemos afirmar que foi salvo sim. Mas não dá para confiar em nada que os demônios dizem porque são mentirosos.
Boa tarde paz, eu entendi o estudo e concordo plenamente, mas como entender o versículo 15, diz que Samuel conversou com Saul, não seria o exato dizer que um espírito se levantou e conversou com Saul. Me ajude a compreender.
Oi Leonardo, neste caso o contexto é o rei da interpretação, e como foi mostrado no início da cena, era um espírito familiar disfarçado de Samuel, por isso o texto diz “Samuel”. O escritor do livro só está relatando o diálogo como se fosse Samuel porque Saul pensou assim, mas na verdade era o espírito familiar disfarçado.
Penso que, assim como o rico pediu para o pai Abraão, para vir falar com sua parentela, advertir de seus erros, e foi esclarecido a ele que não havia comunicação de quem já foi recolhido, o mesmo vale para Samuel. Referência: O rico e Lázaro.
Consultar espíritos é espiritismo , essa prática é condenada por Deus , sejamos sábios , Deus não compactua com isso , uma vez que morre não volta .