Last updated on 11/08/2021
A Bíblia Sagrada contém conselhos para todas as áreas da vida, e para a vida profissional do crente em Deus não poderia ser diferente. O que a palavra de Deus fala sobre as profissões, a vida do trabalhador e a do preguiçoso? Os versículos abordados neste estudo bíblico te darão toda motivação necessária para ser um profissional de excelência.
Deus, o primeiro trabalhador da Bíblia.
Quem foi o primeiro trabalhador da história? Resposta: Deus! Veja Gênesis 2:1-2. Ele nos deu o primeiro exemplo de que devemos trabalhar, porém, além disso, nos deu ainda o exemplo que devemos descansar do nosso trabalho também, cf. Êx 23:12.
Adicionalmente, Ele nos ensina ainda que devemos ser bons no que fazemos. Isto é, devemos estudar cuidadosamente nossa profissão e fazer nosso trabalho com esmero. Veja Provérbios 3:19,20 e 8:22-30.
Ele certamente dotou de capacidade a todo o ser humano, dando dons e inteligência para cada um realizar trabalhos específicos. Ou seja, cada um de nós nasceu para um propósito profissional, para atender a uma certa necessidade da humanidade. Veja exemplo de Betsalel em Êxodo 31:1-5.
Até mesmo antes do ser humano ter pecado, isto é, desobedecido a palavra do Criador, Deus já havia projetado o trabalho para este. Leia Gênesis 2:15,19,20a. Portanto, a vida profissional do crente em Deus começou antes mesmo da maldade entrar no mundo.
Depois que o homem peca, porém, um status ruim entra para o trabalho do homem, pois a terra agora produziria plantas ruins e o trabalho seria mais fatigante. Leia Gênesis 3:17-19.
Não obstante, e como lemos na referência bíblica acima, é o próprio Deus que determina o trabalho para o homem.
Os discípulos do Senhor devem gostar de trabalhar!
Shaul (Paulo) dá a si mesmo de exemplo às comunidades de discípulos de como deveriam trabalhar. Veja 2 Tess. 3:6-12, Atos 20:32-35; 18:1-4.
Além do mais, com o nosso trabalho devemos ajudar as outras pessoas (Ef 4:28). Também devemos almejar, com a prosperidade de nosso trabalho, dar suporte a pessoas que ainda não tem condições de se manter (1 Tim. 6:17,18).
Na verdade, esta caridade sempre foi um ensinamento de Deus já na Torá. Os trabalhadores prósperos, portanto, devem repartir de seus bens com os necessitados (vide Lev. 19:9,10; 23:22; Deut. 15:9-11).
Deus é trabalhador e seu Filho, nosso Senhor, também o é:
Mas Jesus lhes disse: — Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. (João 5:17)
Há, porém, algumas exceções para o trabalho.
Mulheres que são esposas e mães tem um dever especial para cumprir com sua família (vide 1 Tim. 5:14; Tito 2:3-5). Este dever, é claro, exige delas muito trabalho também, e por isso as donas de casa devem ser muito valorizadas por seus maridos (Ef 5:25-28).
Outras pessoas carentes de recursos e que verdadeiramente não tem condições de trabalhar, devem ser ajudadas pela comunidade dos fiéis, como em Atos 6:1 demonstra. Veja também 2:44-45; 4:34-35.
As advertências bíblicas contra os preguiçosos.
Algumas pessoas não trabalham simplesmente porque não encontram o emprego que lhes agrade, ou porque ninguém lhes veio oferecer um emprego. Não podemos, porém, usar estes argumentos como desculpa para ficar “encostados” nos outros. Relembre 2 Tess. 3:10-11.
Ora, o desemprego é um fato da vida, realmente um infortúnio, mas o crente que está se esforçando para agradar a Deus pode fazer da procura de um emprego um trabalho de tempo integral.
A Bíblia muito adverte contra a preguiça. O preguiçoso, fatalmente, passará fome, morrerá de tanto desejar, mas nada terá (Prov. 6:9-11; 20:4; 21:25; 24:30-34).
O preguiçoso ainda inventa desculpas para evitar o trabalho (Pv 22:13), fica irritado quando alguém o manda trabalhar (Pv 10:26); gosta de ficar jogando conversa fora demonstrando para os outros uma imagem falsa de quem ele é (Pv 26:16); e, quando finalmente faz alguma coisa, é de má vontade (Pv 26:15).
O homem diligente e trabalhador, por outro lado, nem sequer precisa que alguém lhe dê ordens para fazer o seu trabalho. Ele tem como foco sempre melhorar sua vida profissional e por isso toma inciativas! (Prov. 6:6-8)
O homem preguiçoso é cercado de problemas mal resolvidos, o prudente, porém, se organiza e sabe bem por onde anda, preparando-se para o futuro (Pv 15:19). E apesar do preguiçoso viver sonhando em ser patrão, é o homem aplicado que dominará sobre ele (Pv 12:24; 13:4).
O trabalhador dedicado tem a inteira confiança de seu patrão e dedica-se à sua vida profissional (Ef 6:5-8; Col. 3:22-25; Tito 2:9-10). O preguiçoso, porém, trabalha de má vontade (Pv 26:15).
Quanto aos patrões ou supervisores de equipe, devem estes ser honestos para com os trabalhadores e jamais injustiça-los (vide Ef 6:9; Col. 4:1). E nenhum trabalhador deve ficar viciado em seu trabalho e com isso se tornar ávido por conquistar riquezas, pois isso é considerado uma idolatria e insensatez! (Mat. 6:24; Luc. 12:15-21; Col. 3:5).
Deus certamente quer nos ensinar, nos dar ideias, projetos, como também estratégias e meios para aperfeiçoar nossa vida profissional também.
Para tanto, é necessário conduzirmos o nosso caminho para Ele, para os seus ensinos e princípios. Então a sabedoria divina tomará o nosso coração e nos levará por caminhos que naturalmente não conseguiríamos ir.
“Por isso está dito: Desperta, tu que dormes; levanta-te dentre os mortos, e te iluminará o Cristo. Portanto, tenhais cuidado como vos conduzis; dignamente, não como insensatos, mas como sábios que aproveitam sua oportunidade, porque os dias são maus.” (Efésios 5:14-16 Bíblia Peshitta BV Books)
Baixe aqui o PDF deste estudo para impressão se desejar.
Você sabe de mais conselhos bíblicos para a vida profissional do crente? Compartilhe com outros leitores nos comentários aqui no final para tornar este conteúdo ainda mais completo!
Be First to Comment