Geena, Inferno, Sheol e Hades, seriam todos estes o mesmo lugar? Existe mesmo este lugar de punição, castigo, sofrimento e tormento eterno para os maus? A Geena tem a ver com o mundo dos mortos (submundo) em que acreditavam os antigos gregos e romanos? O que o idioma bíblico original, o hebraico, tem a nos revelar acerca dessa palavra? Onde Jesus falou ela e por que ela não aparece na minha tradução da Bíblia? Onde isso se encaixa em nossa realidade? Tentaremos responder tudo isso nessa pesquisa e estudo bíblico.
Mês: setembro 2021
Por volta do ano 650 AEC nasce em Israel um profeta que marcaria seu futuro e sua história para sempre. Jeremias (original Irmeyahu) viveu e profetizou em um momento crucial da história de Israel. Seu chamado à profeta se deu em 626 e termina após 586, totalizando pouco mais de 40 anos de ministério. Ele é proveniente das terras de Benjamim e era da linhagem sacerdotal que vivia em Anatote (1:1). O profeta Jeremias não só presenciou os eventos do cativeiro babilônico sofrido pelo reino do sul de Israel, que é Judá, como também registrou as deportações ocorridas (4 no total). O rei Nabucodonosor foi responsável por todas elas (Jr 52:28-30).
O livro dos Provérbios e o Eclesiastes são verdadeiras lições de vida. São simples, mas profundos e importantes ensinamentos para se viver com sabedoria. Até os dias de hoje muitas frases se tornam ditados, e carregam em si sabedoria: é melhor prevenir do que remediar, a educação começa em casa, quem se mistura com porco farelo come, dentre muitos outros. São exemplos de ditados populares que podemos chamar de provérbios de sabedoria. Eles são nossos professores no decorrer de toda nossa vida. Na Bíblia Sagrada, portanto, não poderia ser diferente.
O Livro Cântico dos Cânticos é de autoria do rei Salomão. No 1º Livro dos Reis de Israel (4:32) temos uma referência a isso. Além disso, o próprio Livro dos Cânticos faz várias referências a Salomão pelo nome (1:1; 3:7,9,11; 8:11,12). Por sua autoria ser atribuída ao rei Salomão, sua redação se situa dentro do século 10 AEC. Este breve comentário bíblico nos dará uma introdução resumida, mas precisa a essa poesia de amor.