Aceitar Jesus (ou receber Jesus), é hoje uma das decisões mais difíceis encontradas pelo ser humano, e neste estudo bíblico você entenderá algumas causas disso.
Se perguntando como aceitar Jesus? Você está passando por dificuldades em receber ao Senhor em sua vida, ou tem visto isso hoje em dia?
Durante a caminhada na vida cristã eu notei alguns comportamentos que geram falta de coragem nas pessoas em receber Jesus em suas vidas.
Se você ainda tem alguma dificuldade em receber ao Senhor, ou conhece alguém que tenha, talvez este estudo possa lhe ajudar.
Versículo da Bíblia sobre aceitar Jesus, ou recebê-lo como seu Senhor e Salvador.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1:12 ACF)
Uma certa vez estávamos eu e mais dois irmãos em Cristo na casa de uma pessoa fazendo uma oração e falando de Jesus.
Lembro-me que na época essa pessoa estava passando alguns problemas na família e também por alguns apertos financeiros. Ela estava com o coração quebrantado e triste.
Após orarmos, um dos irmãos que estavam comigo começou a dizer uma confortante mensagem bíblica relevada pelo Espírito Santo, pois mesmo sem conhecer a situação atual da pessoa visitada, cada palavra ia de encontro com sua situação, que eu conhecia, e assim revelando-lhe o caminho a seguir (Jo 14:6).
A pessoa estava ouvindo a mensagem e começou chorar, reconhecendo o quanto aceitar Jesus era necessário em sua vida, o quanto a presença de Deus lhe preencheria (Sl 63:1).
Eu fiquei admirado com aquilo, pois eu conheço muito bem a pessoa que recebeu a palavra, e quando finalmente o irmão em Cristo perguntou a ela se queria aceitar Jesus, então, me surpreendi mais ainda; mas dessa vez foi com a dureza do coração.
Mesmo a pessoa recebendo aquela mensagem consoladora e vendo diante de si a solução para todas as suas aflições (Jo 16:33), isto é, aceitar Jesus como seu Senhor, consagrando-lhe sua vida, ela ficou chorando durante alguns minutos, mas sem dizer uma palavra.
No final das contas, quando já íamos embora, ela disse que ainda não era a hora dela, mas que esse momento ainda ia chegar.
Cerca de 5 anos depois essa pessoa recebeu a mesma oportunidade, quebrantou-se diante da mensagem divina em outra fase delicada que passava em sua vida, e certa vez foi à frente do altar na igreja receber oração, mas por fim não entregou sua vida ao Senhor.
Aceitar Jesus deve ser uma decisão voluntária do ser humano, sem força, insistência ou constrangimento.
Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. (Zacarias 4:6 ACF)
Eu não gosto de forçar ou insistir para a pessoa receber Jesus em sua vida, pois esta deve ser uma decisão voluntária; mas fico impressionado com a dureza do coração do ser humano em situações como essa que presenciei.
Lembro-me que quando decidi receber ao Senhor Jesus em minha vida, eu já havia ido para o culto com essa decisão em meu coração e fiquei ansioso para aquele momento.
Eu já havia ouvido a Palavra de Deus e acreditei no Senhor (Rm 10:17), por isso recebi de bom grado Sua Palavra depois de reconhecer o quanto eu pecava contra Ele e, arrependido, quis mudar.
Por isso, quando o pastor perguntou se alguém queria receber Jesus, eu fui o primeiro a levantar minha mão.
se confessares com a tua boca ao Senhor Jesus, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, tu serás salvo. (Romanos 10:9 KJF)
Diante disso, após estes anos que tenho estudado a Palavra de Deus e vivenciado várias experiências, eu reuni aqui neste pequeno estudo bíblico algumas respostas para essa questão que talvez você também já tenha se perguntado…
Por que as pessoas não tem coragem de aceitar Jesus em sua vida?
Todos os dias muitas pessoas não crentes entram nas igrejas e ouvem a Palavra de Deus, reconhecem que precisam de Jesus em sua vida, que Ele é Deus, mas se veem sem coragem de levantar suas mãos do banco onde estão assentadas para dizerem sim ao chamado do Senhor.
Examinando uma das causas que geram essa falta de coragem, pude perceber que as pessoas são muito apegadas a coisas que gostam, e por isso elas não tem coragem de fazer uma mudança.
Essa falta de coragem em tomar a iniciativa para mudar seus costumes de vida, a princípio, não é uma coisa ruim, pois é um sinal de que essa pessoa teme a Deus e de que reconhece que não poderia viver na igreja de qualquer maneira, ou do modo que julga ser correto.
Se ela decidir entregar sua vida ao Criador, terá que mudá-la e abandonar o pecado para moldar sua vida nos padrões de Deus.
Mas também viver colocando esse reconhecimento como desculpa para não aceitá-lo também não é bom.
Veja no versículo abaixo como não é possível aceitar Jesus e continuar vivendo da mesma forma:
Porque a mentalidade da carne é inimiga de Deus, pois não se submete à Lei de Deus, nem consegue fazê-lo. Os que vivem na carne não podem agradar a Deus. (Romanos 8:7-8 KJA)
A palavra “carne” aqui quer dizer natureza pecaminosa do homem, ou seja, a inclinação natural do ser humano ao pecado, ao que não está em acordo com a Palavra de Deus. Mais detalhes no tópico seguinte.
#1 É impossível aceitar Jesus e continuar com a mesma vida!
Veja em 2 Coríntios 5:17 o que deve acontecer com toda pessoa que recebe a Cristo em sua vida:
Portanto, se algum homem está em Cristo, ele é uma nova criatura. As coisas velhas são passadas; eis que todas as coisas se tornaram novas. (KJF)
Foi assim que aconteceu comigo. Eu até tentei manter práticas de minha vida do passado, coisas que não eram de fato ruins, mas Deus não queria.
O Senhor começou a trabalhar coisas novas em mim, e revelou-me as coisas que de fato eu teria que valorizar dali pra frente.
Eu considero este um dos versículos mais importantes do Novo Testamento, pois revela que o homem ao aceitar Jesus deve tomar posse de sua nova vida, deixar a velha para trás e nem procurar mais qualquer prática pecaminosa do seu velho homem.
… revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne. (Romanos 13:14 NVI)
#2 Pessoas não tem coragem de receber a Jesus porque há coisas “valiosas” para si, que elas tem medo de deixar para trás
De fato, quando as pessoas são apegadas demais a bens materiais nesta vida (algo que é comum hoje em dia), ou são apegadas a status, seu coração torna-se mais duro ainda para deixar tudo pra trás e mergulhar na nova vida em Jesus Cristo (Mc 10:17-24).
Mas quero lembrar que o bem mais precioso que há nesta vida é Jesus:
Novamente, o reino do céu é semelhante a um homem negociante, que busca boas pérolas;
e, tendo encontrado uma pérola de grande preço, foi e vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a. (Mateus 13:45-46 KJF)
Você pode ver em Filipenses 3: 4-9 o exemplo de um homem que deixou todo seu status para trás, a fim de amar ao Senhor Jesus com todo seu ser.
#3 Pessoas vão a igreja e dizem que já aceitaram a Jesus, mas não mudam sua vida de acordo com os padrões de Deus, logo, o aceitaram mesmo?
Se por um lado algumas pessoas não tem coragem de aceitar Jesus porque sabem que vão ter que mudar, outras dizem que já o aceitaram, mas infelizmente não mudam.
No ano de 2011 eu trabalhei numa empresa onde eu atuava com uma equipe de pessoas. Dentre estas eu conheci uma mulher que eu sabia que sua maneira de viver não era segundo a vontade de Deus, pois a mesma compartilhava conosco seus feitos, e era notável seu comportamento.
Uma certa vez ela sentou ao meu lado em um treinamento de informática e, conversando comigo, ela disse que ia a igreja com certa frequência, mas não abandonava nenhuma das coisas que ela curtia fazer, que gostava ou os lugares que frequentava.
O motivo que ela me deu foi que na Bíblia está escrito certa frase, segundo ela, Jesus disse: “vinde a mim como estais“, e se Jesus disse isto, então não havia necessidade de mudar nada na vida dela porque do jeito que ela é e está Deus iria aceitá-la.
Eu disse a ela que tal frase não está escrita na Bíblia, mas ela insistiu dizendo que estava sim e ainda me disse que se tivesse uma Bíblia ali disponível ela iria me mostrar.
“Vinde a mim como estais” não está escrito na Bíblia, e nem tão pouco deve ser usado como desculpa para ir à igreja da maneira que achar correto e não comprometer-se com Deus de verdade.
Até onde o pouco conhecimento que tenho chega, eu só conheço a afirmação de Jesus em Mateus 11: 28, onde ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”
De fato o início dessa frase é parecida com o que me foi apresentado por aquela mulher, mas seu significado é completamente diferente.
Muitas pessoas confundem este ditado popular com este versículo. Eu já presenciei até mesmo crentes mais experientes caindo neste equívoco.
A um deles eu disse que não existe este versículo na Bíblia, ele tentou encontrá-lo na mesma hora com a Bíblia na mão, mas não conseguiu (mas também não mudou de ideia).
Mas o pior disso tudo é usar tal ditado como desculpa de que Deus ama a todos e os aceita do jeito que são e estão, sem exigir mudanças, todavia não é assim que a Palavra de Deus nos ensina (Leia Romanos 12:1-2).
Somos nós maiores do que Deus para ditarmos as regras em seu lugar?
Para replicar a tal argumento quero te levar a voltar uns versículos atrás da passagem que lemos em 2 Coríntios 5:17. Veja os versículos 14 e 15:
Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.
E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (NVI)
Como podemos ver, se alguém recebe a Cristo, este recebe dele uma nova vida, não há desculpas para continuar vivendo da mesma maneira que julga estar correta, sem a santidade (Hb 12:14).
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; (Colossenses 3: 1, 2 ARC)
E para encerrar este estudo, quero deixar um versículo de encorajamento para que seja notório que receber ao Senhor Jesus é a decisão mais feliz que alguém pode tomar:
O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. (João 10:10 ARC)
Se este estudo te ajudou, compartilhe-o em suas redes sociais e deixe seu comentário aqui no final da página.
34 Comments
Muito edificante
Ótimo estudo, muito edificante! Deus te abençoe!
Se está escrito que o mundo jás de satanás, então quais os estabelecimentos e lugares que não é dele. Deus pede para que amenos uns aos outros, e quem não for de Deus, como resgatá-los, como não julgá-los para que não sejamos jugados? Os de dentro da minha própria casa, no trabalho, na minha comunidade. Ouvi uma de certa religião que disse não haver ninguém sem por cento puro e estamos todos de passagem para nos purificarmos, talvez eu tenha chances devido ao ensinamentos, educação dos meus pais que me tornam menos ignorante, mas e os que não tiveram e nem se quer pegar numa bíblia. sei que o que diz é a verdade. Conheceres a verdade e a verdade vos libertará, mas devo sofrer para aprender, e não é de um dia para o outro, a não ser que o espirito santo queira. Ouvi do outro lado da parede uma pessoa chorar em desespero a socar a parede para largar o pecado. Pedi misericórdia a Jesus por mim e por ele. Muitos querem, mas a batalha é difícil, mas sei que para Deus, é. Não devemos lutar contra carne e sangue e sim, contra potestades.