Certo conto mitológico afirma que Adão teve outra mulher chamada Lilith; ateus e críticos da Bíblia tem se aproveitado de tal teoria para desacreditar no texto da Bíblia Sagrada. Eles usam uma certa expressão de Adão em Gênesis 2:23 para fundamentar tal mito, onde Adão diz: “Esta agora é osso dos meus ossos e carne da minha carne.” A questão é, por que “esta agora”? Havia uma outra que não era?
“E Adão disse: Esta agora é osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada Mulher, porque ela foi tomada de dentro do Homem.” (KJFiel Gn 2:23)
Adão teve outra mulher mesmo? 😱
Por que Adão diz, “esta, agora, é osso dos meus ossos…”? Se “esta agora é” houve então outra que não fosse? Seria esta a tal de Lilith?
Ora, como diz aquela famosa frase que gostamos de usar, “texto sem contexto é pretexto para heresias”. Por isso, para entender o motivo de tal afirmação de Adão, basta fazermos uma pequena pesquisa pelo contexto dessa situação. Leia o versículo 20:
Adão pôs nomes a toda espécie de gados, a toda a ave do céu, e a toda besta que há na terra, mas não se lhe achava uma auxiliadora como ele.”
Todo animal tinha seu macho e sua fêmea, Adão nomeou a todos eles, cada um deles tinha seu par, exceto Adão.
Por isso, a expressão de Adão no versículo 23 se refere ao padrão visto nos animais, pois cada um tinha sua fêmea de acordo com sua própria espécie, mas Adão não tinha.
É como se Adão tivesse ali naquele momento uma espécie de carência emocional, algo inerente do ser humano.
Observando isso, Deus logo diz: “Não é bom que o homem esteja sozinho; eu farei uma ajudadora adequada para ele.” (KJFiel Gn 2:18)
Logo, quando JAVÉ criou a mulher e trouxe até Adão, ele disse “esta agora é osso dos meus ossos e carne da minha carne”, pois era a fêmea dele, como todo o animal tinha sua fêmea de sua própria espécie, Adão agora também tinha. Era como se Adão procurasse a sua fêmea entre a criação, mas não encontrasse uma que fosse adequada para ele, da mesma natureza.
Portanto, basta examinar o contexto para ter uma resposta apropriada acerca das palavras que Adão expressou ao ver sua auxiliadora diante dele.
Deus havia criado outra mulher que não era Eva, de acordo com Gênesis 1:27?
“Assim Deus criou o homem em sua própria imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea ele os criou.” (KJFiel Gn 1:27)
Com base neste versículo, algumas pessoas afirmam que é neste momento que Deus cria Lilith, pois nele fala que Ele os cria “macho e fêmea”, mas lá em Gênesis 2 relata que o homem é visto só, e que Deus então lhe criaria uma ajudadora adequada para ele naquele momento, pois a suposta primeira não havia sido.
Logo, os mitos afirmam que Lilith havia saído do Éden, quem sabe se rebelado, e depois quando Deus cria Eva Adão afirma que ela sim era osso de seus ossos e carne de sua carne.
Porém, afirmar que Deus cria Lilith com base em Gênesis 1:27 é uma tamanha insensatez, pois assim também podemos dizer que ele criou outro homem antes de Adão, porque só depois deste texto, no capítulo 2:7, é que relata a criação de Adão.
Portanto, no capítulo 1:26-27, o autor está dando um resumo da criação do homem, concluindo a narrativa de toda criação explanada em todo o capítulo.
No capítulo 2 então são dados os detalhes de como foram criados homem e mulher, não há motivo algum para alimentar crenças mitológicas de que Adão teve outra mulher, é uma discussão tola e inútil.
Porque virá tempo em que não prestarão atenção à sã doutrina, antes tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si mestres conforme as suas próprias paixões, e apartarão seu ouvido da verdade, e se voltarão aos mitos. (2 Tm 4:3-4 BP)
7 Comments
“Assim Deus criou o homem em sua própria imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea ele os criou.” (KJFiel Gn 1:27)
– Lendo este versículo, e aceitando que Lilith não existiu como esposa de Adão, fico a confabular com meus botões:
– será que Deus teria de início criado vários seres hermafroditas (macho e fêmea Ele os criou) com características masculinas. Daí quando Adão viu que toda a animália tinha uma parceira diferenciada e de aparência mais bela, mais graciosas se entristeceu de estar acompanhado de um igual.
Texto pouco infundado, aponta Lilith como heresia desconsiderando totalmente a Zohar e o Talmud se apoiando em traduções ocidentais e as várias revisões dos textos sagrados.
O homem e a mulher Celestial, criados anteriormente, eram Lilith e Adam Kadmon, Lilith representando a esfera de Binah e Adam Chockmah.
E posteriormente o Adão manifesto representa Tifferet, e por Binah estar acima de Tifferet na árvore da vida ouve o desentendimento e fuga.
Busque ler os textos originais Zohar, Talmud e Yetzirah.
Ok Samael, obrigado por essas informações.
Leia a Bíblia como ela é. Infelizmente pessoas estão sim criando heresias essa é uma delas. Eva foi a primeira mulher que Deus criou. Infelizmente você tá sendo herege.
O texto esta bem fundamentado na pontualidade do sentido do que esta escrito. A regra é que a bíblia interpreta a própria bíblia. O relatório da criação foi confirmado pelas tradições judaicas, por Jesus e pelas epistolas. Não existe fundamento correto dentro do contexto da bíblia para se admitir outra mulher que não seja EVA a única. Apoiar-se em lendas, contos, e outros recursos fora da bíblia foge das regras de interpretação e geram heresias mesmo.
Muito obrigado por me liberar com essa grande nuvem e poeira de dúvidas. Que Deus abençoe
Amém glórias a Deus,linda mensagem maravilho estudo, é muito importante nós filhos do Deus altíssimo, estarmos sempre buscando a verdadeira palavra de Deus, sempre buscando a verdade que está nas escrituras sagrada,e não dar ouvidos a qualquer tipo de pregação,que algumas pessoas fazem sem fundamento algum nas escrituras sagrada, que Deus abençoe você meu irmão e todos que fazem parte desse grupo maravilhoso, que realmente levam o verdadeiro significado do evangelho de Jesus Cristo até às pessoas graças e paz a todos.