Como ser um cristão maduro com 2 dicas simples

Estudo bíblico ensina como ser um cristão maduro

A imaturidade está ligada ao indivíduo, porém facilmente se reflete no coletivo. Mas o principal problema é que o imaturo geralmente se vê como maduro e sabido, e portanto não abre mão de suas atitudes e palavras insensatas. Visto isso, como é possível ser um cristão maduro e não causar vergonha, escândalo ou divisões no reino de Deus?

Dizia Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham tropeços, mas ai daquele por quem vierem; melhor lhe seria se pendurasse uma pedra de moinho de jumento ao pescoço e se lançasse ao mar, do que provocar tropeço a um destes pequeninos. (Luc. 17:1-2 BP)

Temor de Deus é essencial para ser um cristão maduro

Primeiro, tenha em mente o seguinte, Jesus disse que é inevitável que aconteçam coisas que façam outros tropeçar, como lemos mais acima, mas ai daqueles por quem vierem os tropeços; a coisa é tão grave que o Mestre disse, melhor seria amarrar uma pedra de moinho ao pescoço do tal e lançá-lo ao fundo do mar, do que fazer errar um dos filhos de Deus.

Veja abaixo um moinho de pedra para ter uma pequena noção do que seria.

Moinho de pedra - referência Lucas 17:2

Portanto, enquanto nos conduzimos em nossa vida cristã, devemos caminhar com temor a Deus, porque este nos fará evitar o pecado e as ações imaturas, nos fará pensar antes de agir e procurar conhecer a verdade antes de falar ou ensinar.

“E disse Moisés ao povo: Não temais, pois Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, para que não pequeis.” (KJFiel Êx 20:20)

Leia também: O Temor do SENHOR. O Segredo Para Conhecer Deus na Intimidade. por John Bevere.

Se manter em oração e explorar a Bíblia com entendimento

Jesus disse: “vós estais errados ao não compreender as Escrituras nem o poder de Deus.” (BP)

Estudar a Bíblia continuamente é fundamental para crescer em conhecimento e assim conseguir discernir entre o certo e o errado, entre o santo e o profano, entre a loucura e a sensatez, é isso que nos dá maturidade em nosso agir.

“O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; mas os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (KJFiel Pv 1:7)

Porém, quando falo de estudar a Bíblia, não falo de uma mera leitura rotineira e superficial, mas antes explorar o texto bíblico em busca de aprendizagem, entendimento e amadurecimento, e para alcançarmos tais virtudes precisamos nos submeter a Deus em oração e adoração.

Provérbios 2:6 diz o seguinte:

Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

Por isso, para combater o engano de se considerar entendido e maduro além da medida, e assim não aceitar correção alguma de alguém, sendo arrogante e prepotente, é necessário a submissão a Deus e estudo bíblico, para se alcançar o entendimento correto, característica dos humildes, e não dos insensatos e imaturos.

“Quem ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido.” (KJFiel Pv 12:1)

Adquira um exemplar da Bíblia Sagrada mantenha-se focado(a) nos estudos.

Além disso, aprenda com algumas dicas que escrevi por e-mail como desenvolver o hábito de estudar a Bíblia.

Se esta breve reflexão te ajudou, compartilhe com seus irmãos em Cristo.

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.