O crente pode beber cerveja? O que a Bíblia realmente diz?

Foto de amigos brindando ilustrando se o crente pode beber cerveja e consumir/ingerir bebida alcoólica ou não.

O que a Bíblia diz sobre o consumo de bebida alcoólica? O crente pode beber cerveja com álcool ou não? Seja evangélico, católico ou judeu. Se é pecado, onde é dito nas Escrituras Sagradas que não pode beber? Do contrário, qual versículo bíblico afirma que o crente pode consumir bebida alcoólica?

Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui.

Cerca de 40% dos evangélicos consomem bebidas alcoólicas nos EUA.

Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Evangélicos, com sede em Washington, ouviu representantes de 40 denominações diferentes e o resultado diz que 40% dos líderes evangélicos bebem álcool socialmente. A maioria dos líderes aceita o consumo como uma “liberdade bíblica”.

Com isso, apesar do que é pregado nas igrejas, dois a cada cinco evangélicos consomem bebidas alcoólicas, o que leva a velha questão: os cristãos podem ou não beber?

E ainda, de acordo com um estudo da Lifeway Research em 2018, com sede em Nashville, embora 41% dos frequentadores de igrejas protestantes, por exemplo, digam que consomem álcool, 59% dizem que não.

Fontes: Gospel Prime, Guia-me e Lifeway Research.

A Bíblia diz que o crente pode beber cerveja socialmente?

Talvez isso espante a algumas pessoas, porém, verdade seja dita, pois não estamos aqui para manipular a palavra de Deus. O que a Bíblia diz, ela diz e ponto final, e os crentes são sim permitidos consumirem bebida alcoólica, basta ler no versículo abaixo, por exemplo:

Com esse dinheiro comprem tudo o que quiserem: vacas, ovelhas, vinho ou bebida forte, ou qualquer coisa que desejarem. Consumam isso ali na presença do Senhor, seu Deus, e alegrem-se, vocês e os membros da sua casa.

Deuteronômio 14:26 NAA

No versículo acima, Moisés está dando orientações ao povo de Israel, enquanto ainda estava no deserto com ele, acerca do que eles deveriam fazer com os dízimos de suas colheitas (cf. 14:22-29).

Nas ocasiões das festas bíblicas de peregrinação para Jerusalém, eles deveriam juntar um décimo (dízimo) de suas colheitas e levarem para lá, a fim de comerem tudo ali, fazendo uma celebração a Deus (vs. 22-23; cf. 12:4-6). Porém, se alguém morasse muito distante de Jerusalém, poderia vender esse dízimo, levar o dinheiro da venda, e lá comprar tudo que quisesse para consumir durante a festa com sua família, conforme lemos mais acima, e isso incluía bebidas embriagantes.

No referido versículo, a palavra hebraica shekar, que foi traduzida por “bebida forte”, aparece, por exemplo, em 1Sm 1:15, quando o sacerdote Eli pensa que Ana estava embriagada. Outros versículos são Lv 10:9, Nm 6:3, Jz 13:4 etc., todos relacionados à bebida embriagante.

Logo, sejamos francos, a Bíblia permite sim ao crente consumir bebida alcoólica, o que naturalmente inclui a cerveja.

O grande problema, na realidade, é outro: a embriaguez!

Podemos extrair mais exemplos dos referidos versículos acima. Por exemplo, em 1Sm 1, no caso de Ana, quando o sacerdote Eli a viu no templo apenas mexendo os lábios, mas sem dizer uma palavra (pois ela orava só nos seus pensamentos), pensou que ela estivesse bêbada (v. 13), e depois a repreendeu por isso (v. 14). Ou seja, a embriaguez é assimilada à insensatez, quando uma pessoa perde a sanidade de sua mente e faz coisas ridículas (cf. Pv 20:1, 23:29-30).

Já no caso de Levítico capítulo 10, que relata a morte de dois filhos do sacerdote Aarão, irmão de Moisés, está claro que eles morreram porque foram fazer o serviço para Deus enquanto estavam embriagados. Pois, no versículo 9, Deus os proíbe de consumirem bebida alcoólica quando estivessem servindo na Tenda Sagrada. Logo, quando não estivessem servindo, eles poderiam beber.

De toda forma, neste caso, o próprio Deus deixa claro que a embriaguez durante o serviço sagrado os faria errar entre diferenciar as coisas santas das outras, bem como errariam ao ensinarem a Lei de Deus (vide Is 28:7). Por isso, à partir dali, foram proibidos consumir bebida alcoólica durante seu serviço sacerdotal; porque o ser humano geralmente não consegue se conter diante da bebida alcoólica, e se embriaga (cf. Ez 44:21).

Já em Números capítulo 6 temos relatado que, quando uma pessoa fizesse o voto do nazireu, deveria se abster de bebida alcoólica e vinho durante o tempo de seu voto. Ou seja, se não estivesse fazendo o voto, era permitido beber.

O crente, portanto, pode beber cerveja com álcool, mas deve evitar a embriaguez!

O grande problema com isso é que o consumo da bebida alcoólica, incluindo a cerveja, já está assimilada com uma má aparência. Essa prática já é má vista pela maioria dos crentes, por isso geralmente não é aceitável, mesmo que alguém beba com moderação.

Em nosso país, não são poucas as famílias que são prejudicadas ou até mesmo destruídas por causa do uso de bebida alcoólica, especialmente a cerveja, que é a mais comum. E talvez a maioria das pessoas que estejam lendo este estudo bíblico agora tenham algum caso triste para contar dentro de sua família, relacionado a pessoas que fizeram coisas ruins devido o consumo de bebidas alcoólicas.

Não raras vezes, vários destes casos se tornam notícias de TV. Vejamos apenas alguns exemplos:

O que muitos consideram como uma diversão, quando não praticado com a moderação necessária, acaba se tornando em tragédia para si e ainda para outros que não tem nada a ver com a história do beberrão.

Portanto, ainda que o consumo de bebida alcoólica não seja, de fato, proibido nas Escrituras, ele é desmotivado nos casos em que há embriaguez.

Não olhe para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e desce suavemente.
Pois no fim morderá como a cobra e picará como a víbora.
Os seus olhos verão coisas esquisitas, e o seu coração o levará a dizer coisas perversas.
Você será como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro do navio.
Você dirá: “Fui espancado, mas não doeu; bateram em mim, mas eu não senti nada! Quando vou despertar? Então voltarei a beber.”

Provérbios 23:31-35 NAA

Por fim, o que você pensa sobre este assunto? Por que não nos escreve nos comentários mais abaixo?

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

35 comentários em “O crente pode beber cerveja? O que a Bíblia realmente diz?”

  1. creio que se tem cristão que bebe latinhas de cerveja porque acha que não é pecado então esse seria um ótimo argumento para legalizar outras drogas (além da cerveja e do cigarro, que já são drogas também) fumar um pouquinho de maconha não seria pecado, consumir um pouquinho de cocaína também não seria pecado. tem gente que começou com uma latinha e depois acabaram no vício do alcoolismo. o álcool destrói muitas famílias e vidas inocentes que são atropeladas por quem dirige bêbado. o cristão não deveria beber por zelo, quando você tiver com uma pessoa mundana ou numa roda de amigos mundanos e você falar pra eles que aquilo que eles tão fazendo é errado eles vão te rebater dizendo “ué, mas você bebe cerveja também”. é preciso ter muito cuidado para não ser pedra de tropeço.. a bíblia diz que o vinho é permitido mas não fala nada sobre o alcool ou a concentração dele nas bebidas.

  2. Sou cristã mas já afastei….não é pecado cerveja mas é pecado ficar misturado ficar bebo é pecado sim bebida e álcool misturado pior ainda brigas as mulheres mas eu bebo sim pouco eu nunca brigas muito nunca mas eu posso só minha casa bebo sim só cerveja não é pecado aí eu e meu marido só minha casa

  3. “Com prata comprem o que quiserem: bois, ovelhas, vinho ou outra bebida fermentada (וּבַיַּיִן וּבַשֵּׁכָר – uvayáyin uvachekhar), ou qualquer outra coisa que desejarem. Então juntamente com suas famílias comam e alegrem-se ali, na presença de Javé , o seu Deus.”

    Deuteronômio 14, 26

  4. Existem homens que bebem ficam felizs,e outrs ki nao bebem fazm coisas d pecado,porém o pecado pod ser cometido por kualker pessoa.

    1. A matéria é tendenciosa! O excesso é condenável, mas o consumo consciente não!
      Se fosse levar ao pé da letra, qualquer pessoa que bebesse se tornaria um assassino!
      Se beber fosse pecado, Jesus, no seu primeiro milagre, teria transformado água em suco de uva e sua última ceia seria pão e kissuco de uva!
      A Bíblia até defende que o vinho é Divino!

      Muitos crentes não bebem mas causam verdadeiras atrocidades e desrespeito ao próximo! Não podemos culpar a uma bebida quando o culpado é aquele que se esconde atrás de desculpas, mentiras e falsidades!

      O crente que disser que beber é pecado, já está cometendo um, pois fere os mandamento ao julgar o outro no seu livre arbítrio!

  5. realmente quando se e escravizado passa a ser vicio isso nao e so bebida tudo mas a muitas formas de entendimento e muitos o fazem pensando em si mesmo. Esse site fala e citou algumas passagem mas a verdade e que nem um momento se proibe bebida . o que o senhor condena e beberrão e existe diferenca (entre bebe e beberrao) Jesus msm transformou agua em vinho e muitos inocentes ai diz era suco. A verdade e que quem condena a bebida e a religiao e essa quem criou foi o homem .Mas a verdade e uma so existe outras coisas a se preocupa e a se trata do que esse assunto.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.