Nova criatura: eu sou? (estudo 2 Coríntios 5:17)

nova criatura eu sou, nascendo de novo, 2 Co 5:17

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)

Esse é um dos versículos mais conhecidos e citados para quem é novo convertido, me lembro que usava muito em minhas oportunidades nas igrejas e nas redes sociais, e até hoje é usado por pessoas que acabam de aceitar Cristo como seu Senhor e Salvador.

Mas como saber e provar que você é nova criatura? Veremos neste estudo 3 simples exemplos que te define ou provam isso, com base na referência de 2 Coríntios 5:17.

“Aquele que está em Cristo”

Primeira coisa que devemos entender é, que só se torna nova criatura se estiver em Cristo.

Estar em Cristo é passar a andar na companhia Dele, carregar Sua presença e entender que a partir de agora você é servo de Jesus Cristo para sua própria liberdade e não mais escravo do pecado, porque Ele disse: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (Jo 8:36)

Pois Jesus Cristo carregou em seu próprio corpo na cruz do calvário os teus pecados para que você não fosse mais escravo dos pecados e das paixões mundanas que guerreavam em teu corpo e te venciam.

“Sabendo isto, que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado pudesse ser destruído, para que não sirvamos mais ao pecado.” ( Rm 6:6 KJF )

Entenda também uma coisa, nós devemos aceitar a Cristo como Ele È, e não pelo que ele pode nos dar, esse é um dos exemplos mais ricos que devemos guardar em nosso coração.

O processo de se tornar uma nova criatura é começar entendendo que para estar Nele devemos ser moldados pela Sua palavra, ou seja, se converter a vontade de Deus.

“Abandonando toda a malícia, e todo o engano, e hipocrisias, e invejas, e toda a maledicência.
Como bebês recém-nascidos, desejai o leite sincero da palavra, a fim de que assim possais crescer.” (1Pe 2.1,2 KJF)

Nova criatura é; as coisas velhas já passaram

livre do pecado

Uma das primeiras coisas que eu pensei quando aceitei a Cristo foi no que os meus amigos iriam falar ou pensar de mim, porém algo em mim dizia que eu era diferente ( hoje entendo que era o Espírito Santo) e que eu tinha de mostrar em mim essa diferença para eles.

Entenda que Jesus te perdoou de todos os seus erros que cometeu antes de aceitá-lo, e que agora você nasceu de novo, se tornou nova criatura e que através do perdão de Deus as coisas velhas se passaram.

Você aprende como se anda novamente, só que agora você está em Cristo e deve passar isso para quem te ver falar: Ele (a) está diferente, se comporta diferente, suas palavras não são iguais, não é mais o mesmo, mudou completamente.

Leia Efésios 4.22-32 e Colossenses 3 e entenderá que ser nova criatura é abandonar as práticas do velho homem.

Isso significa renunciar ou negar viver para si mesmo, lembre que você tem a companhia de Cristo e Ele vai te ajudar a negar e renunciar a vontade do velho homem.

“Porque o amor de Cristo nos constrange, porque assim nós julgamos: Que, se um morreu por todos, então todos morreram; e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam daqui em diante para si, mas para aquele que morreu por eles e ressuscitou.” (2 Co 5:14,15 KJF)

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20)

Eis que tudo se fez novo

Tudo se fez novo, isso significa que você foi recriado, refeito e vive uma identidade nova, passa ter um novo caráter, um novo jeito de agir e de pensar. Você não é mais escravo do pecado, você é livre para viver.

A divida de seus pecados foi paga quando Cristo morreu na cruz e ao terceiro dia ressuscitou para nos dar perdão, liberdade e vida eterna com Ele. (Cl 2:13,14; 1Jo 1:8,9)

Agora é seguir em frente e cumprir teu chamado, sua vocação e fazer tudo o que Deus te chamou para fazer.

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça…” João 15:16

Além de sermos nova criatura e vivermos tudo novo, temos de dar frutos. Não podemos simplesmente só viver a liberdade que Cristo nos proporcionou, mas também fazer alguém se tornar livre, nós temos esta missão para cumprir. (Mc 16:15)

Conclusão: Você é uma nova criatura?

Em Cristo você é nova criatura, por isso não se deixe enganar por pensamentos que acusam seu passado, desvie do que tenta atingir a sua nova vida com Deus e seja testemunha viva de que Cristo tem poder de transformar um homem velho cheio de pecados em uma nova criatura cheio de alegria e esperança.

Deus abençoe você

Descubra um pouco mais sobre sua identidade em Cristo lendo esta obra de Jerry Bridges: “Quem sou eu? Nossa identidade em Cristo

Ouça também este louvor do Sérgio Lopes para te inspirar.

Compartilhe isso:

Autor: Jhonatan Faria

Diácono Jhonatan Faria da Assembléia de Deus central de Seropédica RJ. casado com Camila Santos e pai de duas filhas, Hillary e Diana.

6 comentários em “Nova criatura: eu sou? (estudo 2 Coríntios 5:17)”

  1. Deus abençoe. O inimigo me acusa dos pecados e Deus mostrou essa passagem e vim pesquisar sobre. Amei sua explicação.

  2. Me fez chorar, mas de alegria por saber que meu passado não me condena mais porque nova criatura eu sou e por isso eu louvo e engrandeço a Deus, reconheço que sem Ele eu nada sou e o glorifico por sua infinita misericórdia. 🙏🏽♥️

  3. Glórias a Deus, nas alturas,louvado seja o nome do senhor Jesus, Deus é maravilhoso, que por amor a humanidade entregou seu filho amado, para morrer por nós, através desse sacrifício precioso estamos libertos, pelo sangue de Jesus Cristo hoje somos livres e somos mais que vencedores,e vivendo todos os momentos focados no redentor, que purificou e remiu, às nossas vidas que é o nosso Amado e adorado senhor Jesus Cristo, podemos sim ser pessoa melhores a cada dia e vivermos como nos ensina a palavra de Deus,pela graça de nosso senhor Jesus Cristo somos salvos,e caminhando com Cristo Jesus,somos mais que vencedores,para glória de Deus Pai todo poderoso Amém,Graça e paz a todos nossos irmãos em Cristo Jesus Amém 🙏

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.