Como ter um casamento feliz com 5 princípios bíblicos

No cenário em que vivemos atualmente, muitas pessoas estão cada vez mais desmotivadas a casarem-se, a desesperança de ter um casamento feliz é tanta, e tão comum, que não poucas delas já pensam assim: “casar pra quê? Dá maior trabalho separar depois.” Porém, muitas ainda acreditam, e por isso eu quero expor aqui como ter um casamento feliz e duradouro seguindo alguns princípios bíblicos.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE revela que o brasileiro (por exemplo) está se casando menos, se divorciando mais, e os casados (em sua maioria) estão decididos a ter menos filhos.

divórcio, certificado de casamento

As pessoas realmente perderam noção do que significa o casamento hoje em dia, e quando pensam nele, já pensam no divórcio também 😕

Um pensamento e uma cultura miserável que precisamos eliminar pelo menos de nosso convívio, ensinando corretamente os princípios de um casamento feliz de acordo com a ótica de Deus, na Bíblia Sagrada, e quem sabe isso se espalhe mais e mais, ensinando a outros também.

Até mesmo em nossas igrejas as coisas não estão tão boas, e pesquisas revelam que está alto o índice de divórcio, infelizmente 🙁

Mas mesmo assim, o casamento ainda é o sonho de realização de muitos jovens e moças solteiros!

Por isso eu tenho certeza que você aprenderá como ter um casamento feliz depois de ler estes 5 princípios bíblicos, e ainda será duradouro se conseguir mantê-los em prática ao longo da vida conjugal.

Leia, mas também estude como colocar em prática constantemente cada um dos princípios para ter um casamento feliz listados abaixo, pensando na felicidade do seu cônjuge e de sua família 🙂

#1 Elogie seu cônjuge!

Tu és toda formosa, meu amor; não há mancha em ti. (Cânticos 4:7 KJF)

elogiando esposa, falando no ouvido, cochichando

É chato perceber que na maioria das relações hoje em dia estamos sempre prontos a criticar comportamentos de nosso cônjuge, mas infelizmente somos “tontos” demais para percebermos e valorizarmos suas qualidades, e assim presentear com o devido elogio.

Como ter um casamento feliz com uma pessoa ranzinza, que vive criticando com frequência e é desagradável ao seu lado?

Uma relação assim só tende a desgastar-se cada vez mais e ficar sem graça, sem vida e ainda irritante!

Por isso, coloque-se no lugar de seu cônjuge SEMPRE, e entenda que receber elogios pode ser agradável em diversos momentos, e seja cauteloso(a) nas críticas, use-as com mansidão, só quando for acrescentar algum valor na vida de quem você ama.

#2 Seja romântico(a)! Como ter um casamento feliz sem romantismo? 🙄

Tens arrebatado o meu coração, minha irmã, minha esposa;
tens arrebatado o meu coração com um dos teus olhares, com um colar do teu pescoço. (Cânticos 4:9 KJF)

beijo, beijando, casal romântico, romantismo

Como manter um casamento “quente” se não agirmos com romantismo ao longo da relação?

Eu já ouvi algumas pessoas descrevendo o casamento como uma conta poupança: se você colocar dinheiro com frequência naquela conta, ela vai render mais dinheiro ainda e você poderá desfrutar de seus lucros depois; do contrário a conta ficará lá parada e você não vai ter nenhum retorno sobre investimento. E quanto mais você investir, maior será o retorno.

É uma comparação aceitável, pois o casamento deve ser alimentado cotidianamente de romantismo e carinho, do contrário, a relação se tornará chata e sem graça, não passará de uma simples convivência entre duas pessoas, cada uma cumprindo com suas tarefas do dia a dia.

Demonstre o amor que tem pelo seu cônjuge e alimente-o também, para que cresça e fique cada vez mais “frutífero”. Uma boa recomendação para apimentar mais ainda o romantismo em seu casamento é a leitura do livro O amor é alimento sexo é tempero (formato eBook Kindle), da Angela Sirino.

Se você ainda não sabe como agradar seu cônjuge romanticamente, o próximo princípio sobre como ter um casamento feliz irá te ajudar nisso, leia.

#3 Expresse seu amor para seu cônjuge: veja aqui 5 maneiras.

Que belo é o teu amor, minha irmã, minha esposa!
Quanto melhor é o teu amor do que o vinho!
E o aroma dos teus unguentos do que o de todas as especiarias!
(Cânticos 4:10 KJF)

casal romântico se olhando, apaixonados, amor

Se você quer aprender como ter um casamento feliz, precisa entender o que mais fará seu cônjuge feliz!

Existem 5 principais maneiras de você expressar seu amor pelo seu cônjuge (comumente chamadas de as 5 linguagens do amor), estude quais delas mais agrada seu cônjuge e explore-as à fundo, expressando todo seu amor!

  1. Atos de serviço: Seu cônjuge se sente mais amada(o) e valorizada(o) quando recebe sua ajuda nas tarefas do dia a dia ou em outras tarefas cotidianas?
  2. Tempo de qualidade: Seu cônjuge se sente mais amada(o) quando passa tampo com você, seja a sós ou em família?
  3. Toque físico: Seu cônjuge se sente mais amada(o) quando você está por perto e a toca, seja abraçando, beijando, etc., demonstrando assim carinho e afeto?
  4. Presentes: Seu cônjuge se sente mais amada(o) quando ganha presentes, não digo meramente de valores financeiros, mas sim daqueles presentes que são dados de coração, ainda que simples, mas que são dados seja com frequência ou em ocasiões especiais, que seu cônjuge possa lembrar-se daquele momento e se sentir contente, valorizada(o), amada(o).
  5. Palavras de afirmação: Já falamos disto no primeiro tópico deste estudo. Neste caso seu cônjuge se sente bem ao receber não só elogios, mas também palavras motivacionais e inspiradoras.

Você já sabe qual linguagem do amor mais agrada ao seu cônjuge?

Se ainda não sabe, elabore um momento especial dentre vocês dois e pergunte; faça uma escala de 1 a 5, veja qual delas deixaria seu cônjuge sentindo-se mais amada(o), e tente colocar isso em prática ao longo dos anos de sua relação 😉

(Extraído do livro As 5 Linguagens do Amor)

#4 Desenvolva uma comunicação saudável com seu cônjuge!

Os teus lábios, ó minha esposa, gotejam como favos de mel.
Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano. (Cânticos 4:11 KJF)

casal sorrindo, casamento, família

É bem verdade que a vida e a morte do casamento passam pela comunicação!

Se desenvolvemos ao longo do relacionamento uma comunicação saudável, ativa e transparente (que não tem nada a esconder), então teremos uma estrada pavimentada com a felicidade ao longo do casamento.

Mas se mal existe comunicação ou se ela é má desenvolvida, cheia de equívocos e falta de empatia, então temos à frente de nosso casamento uma estrada toda rachada e esburacada, que nos causará muitos ferimentos ao longo de seu curso.

Pense em como está a sua comunicação com seu cônjuge atualmente e como você pode melhorá-la, caso não esteja boa, e entenda que você poderá tornar mais vivo ou matar de vez seu casamento dependendo da forma como se comunica nele.

#5 O quinto princípio para ter um casamento feliz é a amizade.

Que a tua fonte seja abençoada; e regozija-te com a esposa da tua juventude. (Provérbios 5:18 KJF)

casal flertando, conversando, jantando, rindo

É muito chato saber que você tem uma pessoa dormindo ao seu lado todos os dias, mas conviver com aflições no coração sem ter com quem as compartilhar.

Muitos casais infelizmente não desenvolvem este laço de amizade durante a relação, não se tornam confidentes um do outro.

Como ter um casamento feliz se não houver uma relação amigável e de companheirismo com quem você convive e dorme todos os dias?

Precisamos rever o que nos prende de desenvolver este relacionamento e valorizar mais a pessoa amada.

Talvez essas leituras possam te ajudar com isso:

O casamento é uma fonte de felicidade, ou a causa de uma grande dor de cabeça!

contenda entre irmãos - 1 coríntios 3 1-3

Muitas pessoas que iniciam sua relação cheias de romantismo, acabam-na depois de já terem derramado muitas lágrimas e ter sofrido muitas decepções.

Todavia, não é este o projeto de Deus para o casamento! (Pv 18:22; 19:14; 31:10-12,28).

Como ter um casamento feliz, saudável e duradouro se os cônjuges não se respeitam, não se preocupam e se dedicam um ao outro, e nem são fiéis?

Um casal realmente feliz é aquele que, de peito cheio, pode dizer: “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu!” (Ct 6:3)

Gostou deste breve estudo bíblico sobre como ter um casamento feliz? Compartilhe-o com os irmãos de sua igreja!

Se você quiser edificar ainda mais a relação com seu cônjuge, ou sará-la de feridas, conheça o programa Liberte e Restaure seu casamento, do Luciano Feú.

programa liberte e restaure o seu casamento - luciano feu e universidade da biblia

Ou ainda leia esta outra obra A arte de permanecer casado: Guia seguro para quem deseja salvar um casamento.

Qual destes 5 tópicos de como ter um casamento feliz te tocou mais? Em qual você sente que precisa melhorar?

Compartilhe seu testemunho nos comentários aqui no final (caso possa), ou dê mais algum conselho para o casamento, e edifique outros leitores também!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

6 comentários em “Como ter um casamento feliz com 5 princípios bíblicos”

  1. A paz do Senhor!! Belíssimo estudo, irmão Gabriel !!
    Meu casamento já não é mais o mesmo desde que meu esposo caiu no vício da pornografia. E daí pulou para traições. Eu sigo tentando, por amor e temor a palavra de Deus e por nossos filhos. Mas desde então perdi a paz e a confiança que tinha no meu esposo. Quase chegamos ao divórcio, mas conversamos e meu esposo jurou que não havia mais nada de errado. Mas tô sempre com um pé atrás sabe? Isso tem afetado nossa intimidade (para mim) perdi o interesse sexual completamente, enfim, continuo perseverando ma esperança de meu casamento seja agradável aos olhos do Senhor.

    1. Oi Pricilla, espero que vocês consigam juntos vencer.
      Converse com seu esposo mais e tentem juntos comprar um livro ou assinar o programa indicado no estudo, é ideal que sejam juntos. Ou então procure aconselhamento para casais próximo de vocês com pessoas de Deus para que assim vocês vão se restaurando.
      Sobre a pornografia, clique aqui para ler um estudo que eu escrevi.

  2. Gostaria de uma orientação, estou com meu esposo a 9 anos 4 de namoro e 5 morando junto, voltei a frequentar a igreja, mais ele senti que ele só precisa conversar com Deus em suas orações em casa, eu tenho sentido no meu coração pra estar mais próxima de Deus e seguir seus caminhos, mas não somos casados ainda e ele diz que isso é bobeira que não estamos no momento de gastar dinheiro e que ultimamente andamos tendo algumas brigas ele senti que não é a hora mais diz que um dia casaremos, mais sei do amor dele por mim e o meu por ele, mesmo eu entregando meu coração a Deus e não casando estarei vivendo no erro e Deus não agirá em minha Vida? Quero estar próxima de Deus receber o que ele tem pra mim, mais não vejo a necessidade de me separar do meu esposo quero leva-lo ao encontro com Deus mais sei que isso leva tempo assim como esta sendo pra mim o que fazer nesse caso?

    1. Oi Mariana. Se você ama o teu esposo e ele a você então “separação” não precisa nem ser mencionada. Sugiro que nem pense nisso.
      O teu caso creio que se resolva de acordo com Filipenses 4:6, veja: “Por nada estejais ansiosos; mas em tudo, pela oração e súplica com ação de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes, através de Cristo Jesus.”
      Creio que Deus é misericordioso e não precisa se fazer nada forçado, ore e continue amando ao teu esposo.

  3. De todas as formas que já tentei ainda nao consigui distinguir qual delas adora a mi ha esposa. Depois deste estudo irei sentar e conversar acerca do assunto.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.