6 Formas de Estudar a Bíblia

Bíbliaa estudar de formas 6

Você deseja estudar a Bíblia e aprender cada vez mais da palavra de Deus? Isso é algo extremamente importante e positivo para a sua vida! Mas assim como qualquer aprendizado necessita de esforço, aprender como ler a Bíblia não é diferente.

No entanto, sabemos que com a correria do dia a dia, não é fácil conciliar as diversas atividades com estudos. Porém com um pouco de dedicação, se você priorizar o conhecimento da palavra de Deus com certeza sua vida se cercará de bençãos.

Uma boa forma de iniciar a rotina de leitura da palavra é iniciando um estudo da bíblia pela internet, já que devido aos cuidados para combate à pandemia, um grupo de estudos em local seria inviável e nada prático, portanto, recomendo o site estudobiblicoonline.com, que é um site muito bom e focado em estudos da Bíblia e vida Cristã em geral.

Para ajudar você nessa rotina, trouxemos aqui, uma série com 6 formas de estudar a Bíblia. Vamos ver a seguir.

1. Ore antes de tudo.

Menino com a Bíblia nas mãos orando a Deus

Pode até parecer algo clichê, mas sim, a oração faz toda a diferença quando vamos estudar a Bíblia. Por isso, reserve um local silencioso, e comece com uma oração antes de tudo. Peça a Deus que ajude a abrir a sua mente e que Ele lhe proporcione o real entendimento sobre o que você irá ler.

Essa é uma prática essencial e quase obrigatória para se fazer antes de iniciar os estudos da Bíblia, se você quiser ter um bom entendimento da palavra, pois durante a oração você estará preparando o seu espírito e sua alma para receber os ensinamentos da palavra de Deus.

Aconselhamos que você faça uma oração sim, antes de começar a ler a estudar a Bíblia para que Deus lhe dê entendimento. A Bíblia tem uma linguagem muito distante da nossa e às vezes um pouco controversa, o que pode dificultar nossa interpretação. Por isso, você deve sim orar para que o Criador lhe guie durante a leitura e lhe conceda entendimento.

2. Crie um plano de estudos.

estudo bíblico explica exemplos do apóstolo Paulo com características dos verdadeiros pastores

Como a Bíblia possui diversos livros, talvez uma das dúvidas mais frequentes entre os seus leitores é como realizar uma leitura de qualidade. Pois a meta é ler e entender o que Deus quer falar conosco através das Escrituras Sagradas. Portanto, criar um plano de leitura da bíblia é essencial para que você não desista de ler, como acontece com muitas pessoas.

Os estudos de Salmos por exemplo, pode ser uma ótima forma para se iniciar o estudo da Bíblia. Além de ser um livro grande, ele possui muitos ensinamentos e louvores a Deus.

Você pode criar uma espécie de planner, para que dessa maneira você especifique os dias e horários para a leitura de cada livro. A cada leitura feita, você pode já marcar e não se perder.

É muito importante você não exagerar no início da leitura bíblica, pois pode acabar sendo muito cansativo e acabar lhe prejudicando no entendimento das passagens.

Então a dica é, crie um plano que te possibilite ler todos os dias, nem que seja 1 capítulo por dia, pois assim você irá criar o hábito de ler a Bíblia e com um tempo essa belíssima atividade passará a ser automática.

3. Mantenha um caderno de estudos.

Que tal usar um caderno para anotar os seus estudos bíblicos? Assim fica muito mais fácil para que você expanda cada vez mais o que estuda e aprende com cada passagem. Absorver cada vez mais o conteúdo bíblico pode ser difícil, por ser um conteúdo bastante denso.

Ao anotar em seu caderno de estudos você consegue ter registrado suas observações, dúvidas e opiniões sobre cada capítulo específico. Essa estratégia é muito boa para quem deseja guardar muitas informações de estudos e memorizar alguns capítulos.

Portanto, manter um caderninho de anotações sobre o que você aprendeu no seu estudo diário da Bíblia é extremamente importante e lhe ajudará a entender melhor a Palavra de Deus.

4. Busque versões variadas.

qual versão da bíblia devo usar?

Caso você tenha acesso, é muito bom que você compare as versões dos capítulos em Bíblias com traduções diferentes. Dessa forma o entendimento pode ser mais aprofundado. E aquilo que possa ter gerado algum tipo de dúvida, em outra versão pode estar mais claro.

Você pode investir em comprar Bíblias em outras versões, pegar emprestado com um amigo, ou até mesmo buscar na internet arquivos da Bíblia em uma versão diferente da que consta em sua Bíblia.

Essa atividade é bem interessante e lhe ajudará a entender passagens que na sua Bíblia você não tenha entendido claramente.

5. Leia livros de apoio.

Além de ler a Bíblia, você pode incrementar os seus estudos com livros de apoio. Dicionários bíblicos ou livros que tenham como referências textos bíblicos deixam a leitura um pouco mais leve. Além de fazer você pensar em perspectivas diferentes.

Vale muito a pena você investir em livros de missionários e indivíduos que possuam grandes histórias de fé e vida cristã. Dessa maneira você aprenderá com os ensinamentos compartilhados e sua história de vida.

6. Não pare!

estudo ensina dicas de como ler a bíblia toda em um ano

Como último ponto, porém, muito importante, temos que citar que a constância na leitura da Bíblia é primordial, para que os conhecimentos não se percam nos dias a seguir.

Se você lê a Bíblia uma vez na semana e depois retoma duas semanas sem que haja uma constância, você com certeza terá muita dificuldade em entender e levar para a vida os ensinamentos aprendidos na Bíblia.

Como citamos anteriormente, é muito importante criar um plano de leitura que lhe faça ler todos os dias por pelo menos 15 minutos, essa prática irá lhe ajudar verdadeiramente a estudar e entender a Palavra de Deus.

Compartilhe isso:

6 comentários em “6 Formas de Estudar a Bíblia”

  1. Leio todos os artigos…. Não sr cansem fé me enviar….
    Que Deus em Cristo vós guarde e vós abençoe sempre 🙏

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.