Entenda porque oração e estudo bíblico devem ser praticados juntos

Eu sempre costumo orar enquanto estudo a Bíblia Sagrada. Alguém então me perguntou por que eu tenho este hábito e me pediu para falar mais sobre isso. Me surpreendi um pouco com a pergunta, mas com apenas 2 versículos direi aqui por que oração e estudo bíblico devem ser praticados juntos!

lendo a Palavra, bíblia sagrada, orando

1 Coríntios 2:11 e Provérbios 9:10 revelam claramente porque oração e estudo bíblico devem caminhar juntos.

Continue lendo atentamente para entender melhor 🙂

Uma vez eu ouvi alguém dizer: “Pergunte a um pássaro” qual asa é mais importante para ele: da direita ou da esquerda…

A resposta, óbvio, você já deve saber.

As duas asas são necessárias a ele para que possa voar!

Logo, por que orar antes de ler a Bíblia, ou durante o estudo da mesma?

Para que entendamos corretamente a Bíblia Sagrada devemos nos comunicar com o Autor dela, e fazemos isto através, é claro, da oração!

Quando você quer entender o que o autor de um livro quis dizer com determinada frase que escreveu o que faz? Pergunta a ele, obviamente.

E a Bíblia é, praticamente, o único livro que você pode ler com o autor dela presente onde você está!

Logo, a comunicação com Deus (sinônimo também de comunhão com Ele), deve ser praticada juntamente com o estudo das Sagradas Escrituras.

Quando oramos reconhecemos que somos dependentes de Deus para entender Sua Palavra corretamente, tal entendimento só Ele pode dar, veja:

Porque qual dos homens conhece as coisas do homem, senão o espírito do homem que está nele? Assim também nenhum homem conhece as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. (1 Coríntios 2:11 KJF)

Orar a Deus enquanto estuda-se a Bíblia é reconhecer o seguinte:

O temor do ­SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do santo é o entendimento. (Provérbios 9:10 KJF)

Se o temor a Deus é o passo inicial para tornar-se uma pessoa sábia, isto significa que precisamos nos submeter a Ele para alcançar tal sabedoria, veja:

Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos os homens dá liberalmente, e sem acepção, e lhe será concedida. (Tiago 1:5 KJF)

Oração e estudo bíblico caminham juntos porque de Deus vem a verdadeira sabedoria! (Tg 3:13-18)

Continue estudando a Palavra de Cristo, crescendo na graça e no conhecimento do Senhor Jesus!

Então, conheceremos, se prosseguirmos em conhecer o SENHOR; a sua saída está preparada, como a manhã; e ele virá a nós como a chuva, como chuva serôdia e temporã que regam a terra. (Oseias 6:3 KJF)

Conheça estas ferramentas de estudo bíblico recomendadas para crescer mais no conhecimento (clique sobre qualquer uma para ver mais detalhes:

Conhecimento sem o temor de Deus corrompe o homem; conhecimento com o temor de Deus lhe traz vida!

Este estudo bíblico foi breve, mas foi edificante e compreensivo para você?

Se desejar, compartilhe mais versículos que mostrem como oração e estudo bíblico devem ser praticados juntos nos comentários aqui no final dessa página.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

11 comentários em “Entenda porque oração e estudo bíblico devem ser praticados juntos”

  1. Usava o site da ebdpanorama para preparar as lições da Escola bíblica, mas vi que a CPAD, infelizmente, proibiu o site de usar os slides alegando direitos autorais. Não há obediência em ensinar e propagar o Evangelho de graça. Precisa ser cobrado!!! Assim eles vão perdendo membros e caindo na graça do Senhor.

    1. Oi Brasílio. Obrigado por comentar. Que pena esse acontecido que você mencionou. Por aqui eu estou atualizando vários estudos devido pesquisas recentes que faço frequentemente. Aqui é permitido usar o material para pregar e ensinar na sua congregação. Nos estudos mais recentes eu estou colocando um PDF para impressão também. Colocarei nos demais a medida que vou atualizando. Abraço.

  2. Paz e bem…!!! Sou grata…por estes conteúdo edificantes,o qual está me ajudando,orar e lê a Bíblia junto é muito bom, só temos compreensão com ajuda do Espírito Santo…te agradeço muito e que Deus te abençoe grandemente!!!

  3. Estou a cada dia mais maravilhada com esse estudo, e muito edificante. Desde já quero lhe agradeço 🙏

  4. Muito bom estudo.Vou fazer uma pergunta: Só fazendo este estudo diário e orando ja esta bom para meu crescimento espiritual?

    1. Oi Ginaldo, fazer uso de outras ferramentas para estudo bíblico também é bom como dicionário bíblico, atlas, bíblias de estudo, comentários bíblicos, livros, ouvir outros pregadores de Deus, etc. Mas a maneira que eu mais aprendo de Bíblia é lendo particularmente em casa mesmo e orando, faça isso com frequência e você certamente vai crescer em conhecimento, e sempre que puder adquira algum outro material que te ajudará mais ainda a compreender melhor as Escrituras 🙂
      Se desejar, clica aqui para ver minha lista de leituras recomendadas e procure por alguma que te interesse e possa te ajudar atualmente.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.