3 Realidades que um evangelista precisa estar ciente

foto antiga de evangelista pregando a mensagem bíblica

A palavra “evangelista” aparece pela primeira vez nas bíblias cristãs em Atos 21:8, referindo-se a Filipe. Depois se repete em Efésios 4:11 e 2 Timóteo 4:5. No texto grego do “novo testamento”, a palavra original é “evangelistes“, e significa “aquele que traz/anuncia boas novas”. No texto aramaico, que é a própria língua que os primeiros discípulos se comunicavam, bem como a nação judaica da Palestina do 1º século EC, a palavra é msab’rana, e significa “um mensageiro, pregador, um professor religioso” ou designava um discípulo de um emissário (apóstolo).

Portanto, evangelista designa um pregador da mensagem bíblica, um anunciador da salvação de Deus. Não se trata de um cargo eclesiástico especificamente, mas simplesmente um título com o qual alguém que prega a mensagem bíblica fiel é chamado.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

Essa presente mensagem bíblica para evangelistas é baseada na vida de Estêvão, o primeiro mártir da primeira comunidade de discípulos do Senhor (cf. At 6:5,8).

1) O evangelista precisa ter conhecimento bíblico!

Isso parece óbvio, mas se não fosse importante não seria dito. Conhecer as Escrituras é indispensável para falar de sua mensagem. Paulo chama seu discípulo Timóteo de “evangelista”, isto é, pregador do Salvador (2 Tm 4:5), e afirma que ele deveria manusear corretamente a palavra da verdade (2 Tm 2:15).

Se você tiver conhecimento da Bíblia quando evangelizar ou pregar a mensagem para alguém ou para um público, terá consigo mais respostas para as objeções e dúvidas das pessoas. Também poderá ser convincente nas suas argumentações (cf. 1 Pe 3:15).

Mas é importante destacar que o evangelista, isto é, o pregador da mensagem, deve evitar entrar debates em que não há proveito nenhum, pois é bom fazer discípulos, e não entrar em disputas com contendas (2 Tm 2: 14-16, 23-25).

Estêvão, era um homem cheio de sabedoria e conhecimento das Escrituras Sagradas.

jovem estudante lendo muitos livros

Ao lermos Atos 7:2 em diante, vemos que em alguns minutos ele foi capaz de resumir com precisão para seus ouvintes toda a trajetória histórica da nação de Israel, usando isso como “gatilho” para pregar com toda certeza que Yeshua era o salvador de Israel (cf. v. 52). Ele era tão fervoroso, cheio de amor por Deus e pelas Escrituras que seus opositores mal podiam resistir contra sua sabedoria (vide Atos 6:9-10).

Com o conhecimento bem orientado das Escrituras Sagradas, bem como amor por Deus e sua obra, é possível restaurar os vacilantes (Gl 6:1), corrigir e orientar os pecadores (Tg 5:19-20) e até mesmo convencer opositores (Tt 1:9).

2) O evangelista/mensageiro pode ser perseguido por causa de sua mensagem!

Não podemos negar a verdade. Os primeiros discípulos foram perseguidos devido a pregação da mensagem do Senhor, e não é diferente com os fiéis de hoje em dia também. Veja Atos 4:1-4, por exemplo.

Voltando-se ao exemplo de Estêvão, ao final de seu discurso, justamente porque seus opositores não tinham mais argumentos, encheram-se de ódio e apedrejaram-no até a morte. Não obstante, o pregador viu a glória de Deus! (Atos 7:54-60; cf. João 15:20; 1 Cor. 15:58)

3) Muitas pessoas podem ser resistentes.

As vezes ficamos empolgados por pregar a mensagem do Senhor e ver resultados. No entanto, o evangelista/mensageiro precisa estar ciente de que as vezes, por mais eloquente que seja o seu discurso e convincente sua pregação, algumas pessoas podem ser resistentes e conseguir argumentar contra.

Os antigos líderes da congregação do Senhor já haviam predito que nossos tempos seriam trabalhosos (2 Tm 3:1,8).

Não se esqueça, porém, que a palavra de Deus é viva e eficaz (Hb 4:12), e ela certamente produzirá o efeito desejado, ainda que leve muito tempo (Is 55:10-11).

Logo, tome cuidado para não ficar insistindo tanto com alguém que não quer dar ouvidos à mensagem. Paulo, cujo nome original é Shaul, advertia a seus sucessores que tentassem argumentar com homens resistentes e tumultuosos uma ou duas vezes apenas, mas depois disso evitá-los, caso não crescem na palavra, claro (Tito 3:10-11; cf. 2 Tm 2:24-26).


Se você conhece mais dicas para evangelistas/pregadores, compartilhe conosco nos comentários mais abaixo!

Para melhorar ainda mais neste ministério, você pode se inscrever em cursos de capelania ou de memorização bíblica, ou ainda ler livros a respeito do tema.


Você, porém, permaneça firme em qualquer situação, suporte o sofrimento, faça o trabalho requerido de quem anuncia as boas novas, e faça tudo o que seu serviço a Deus requer.

(2 Timóteo 4:5 Bíblia Judaica Completa)
Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.