Morrer para si mesmo: uma virtude natural da vida cristã

Morrer para si mesmo nunca é retratado na Bíblia Sagrada como algo opcional na vida cristã. É a realidade natural e inevitável do novo nascimento no Espírito de Deus!

Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. (João 3:7 KJF)

“Porque o amor de Cristo nos constrange, porque assim nós julgamos: Que, se um morreu por todos, então todos morreram;

e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam daqui em diante para si, mas para aquele que morreu por eles e ressuscitou.” (2 Cor. 5:14,15 KJF)

Ninguém pode ir à Cristo, a menos que esteja disposto a ver a sua antiga vida crucificada com Cristo e a começar a viver de novo em obediência a Ele.

“E, portanto, digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente;

com seu entendimento obscurecido, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela cegueira do seu coração, os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à lascívia, para cometerem toda impureza com ganância.

Mas vós não aprendestes assim a Cristo; se é que o tendes ouvido e por ele fostes ensinados, como a verdade está em Jesus, que, concernente ao procedimento anterior, vos despojeis do velho homem, que é corrupto segundo as cobiças do engano;

e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em justiça e verdadeira santidade.” (Efésios 4:17-24 KJF)

Jesus descreve os seguidores mornos, que tentam viver em parte na vida antiga e em parte na nova, como aqueles a quem Ele vomita.

Eu conheço as tuas obras, que não és nem frio nem quente. Eu gostaria que fosses frio ou quente.

Então, como tu és morno; e nem frio, nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. (Apocalipse 3:15-16 KJF)

Essa condição morna caracterizava a igreja de Laodiceia, bem como se identifica com a vida de muitos crentes hoje em dia, infelizmente 😥

Ser “morno” é um sintoma da falta de vontade de morrer para si mesmo e viver para Cristo.

A morte para si mesmo não é uma opção para os cristãos; é uma escolha que leva à vida eterna!

cruz de Cristo, luz, João 8 12

“E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me.

Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa e do evangelho, salvá-la-á.” (Mc 8:34-35 KJF)

Quer ler mais sobre o que é morrer para si mesmo?

Esta é leitura que eu recomendo: A Vida Crucificada. Como Viver Uma Experiência Cristã Mais Profunda, de A. W. Tozer.


Este estudo foi parcialmente extraído do texto de um autor desconhecido.

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

3 comentários em “Morrer para si mesmo: uma virtude natural da vida cristã”

  1. nega a si mesmo e negar tudo que vc gosta e te afasta de Deus ore e pesa p senhor te orientar sobre o qye muda em sua vida .assim aconteceu comigo muitas coisas ele me mostrou que nao o agradava em min e mudei porquer o espírito santo me tocou de uma forma a me mostra o qye fazia de errado eu nunca fui um lessoa muito vaidosa mais o senhor me dise que queria santidade e sem santidade ninguem vera a Deus

  2. Queria saber se negar a si mesmo tambem corresponde a nao me arrumar ou anda bem vestida enfim tenho que abandonar a vaidade tambem?

    1. Oi Geyza, cuidar de sua aparência é uma coisa, ser vaidosa é outra. É óbvio que não faz mal nenhum cuidar bem de si mesma, se vestir bem e se sentir bonita, isso é comum às mulheres, eu particularmente não vejo problema algum nisso. Avalie o seu coração se por acaso há uma vaidade em você que lhe causa algum mal comportamental, se não houver então não tem problema nenhum. Lembre-se que Deus avalia o coração, e o cristão naturalmente deve caminhar com santidade, evitando excessos. Espero ter te ajudado.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.