Deus se arrepende ou não? (Explicação de Gênesis 6:6 e Números 23:19)

Deus se arrepende ou não? Estudo bíblico explica textos de Gênesis 6:6 e Números 23:19

Um dos maiores questionamentos debatidos nos seminários teológicos e conversas entre cristãos. Além disso, também uma das maiores críticas dos incrédulos: Por que a Bíblia diz que Deus se arrepende em um versículo, Gênesis 6:6, por exemplo, e no outro diz que Ele não se arrepende? (Números 23:19) Como conceber a ideia de um Deus arrependido? 🙄

Estes são os textos que estamos acostumados a ler dizendo que, aparentemente, “Deus se arrepende”:

  • E arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem na terra, e isso o afligia em seu coração. (Gênesis 6:6)
  • Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; diria ele algo e não o faria? Ou falaria e não o cumpriria? (Números 23:19)

Ambos versículos estão na versão Almeida Corrigida Fiel.

Afinal de contas, Deus se arrepende ou não? Poderia Ele fazer algo errado e depois se arrepender daquilo que fez? Seria isso uma contradição bíblica?

Seriam estes casos de “antropopatia”?

Muitos teólogos e acadêmicos costumam explicar essa passagem de Gênesis 6:6 através da antropopatia, que é “atribuir a Deus sentimentos humanos”.

Uma breve explicação no Wikipedia sobre antropopatia diz assim:

Antropopatia é a atribuição de sentimentos humanos a Deus. Observando que Deus é Espírito e não possui sentimentos iguais aos humanos, essa é uma forma que o homem usa para aproximar do seu entendimento os sentimentos de Deus.

Entretanto eu, particularmente, não sou muito familiarizado a este tipo de explicação. Afinal de contas, segundo a Bíblia Sagrada, nós é que somos a imagem e semelhança de Deus, e não Ele a nossa!

Explicação sobre se Deus se arrepende ou não, e o que significa arrependimento no original hebraico.

A palavra “arrependimento” tem significados diferentes até mesmo na língua portuguesa, portando veja:

  1. Sentir-se culpado por ter cometido algum erro ou praticado alguma injustiça com alguém,
  2. Lamentar-se por comportamentos, atitudes ou decisões já tomadas,
  3. Mudar de ideia; voltar atrás em alguma decisão. (Dicionário Online de Português)

Etimologia (origem da palavra arrepender): Do latim repoenitere, que é literalmente “provocar pena”.

No hebraico, a palavra traduzida por “arrepender” em Gênesis 6:6, por exemplo, é נחם (nacham). Essa palavra tem vários significados, veja:

  1. estar sentido, ter pena, ter compaixão,
  2. lamentar, sofrer pesar, arrepender,
  3. confortar-se, ser confortado
  4. aliviar-se, (Dicionário Strong)

Dessa forma, o versículo pode ser traduzido de forma diferente para adequar-se melhor ao contexto da situação.

Portanto, o texto de Gênesis 6:6 sofreu uma “infelicidade” na tradução de muitas bíblias em português e em outros idiomas também, pois hoje em dia nós automaticamente assimilamos o significado da palavra “arrepender-se” com “sentir pesar por um erro cometido”. Mas como pode Deus ter se arrependido de ter criado algo muito bom? (Gên. 1:31)

World English Bible, do Michael Paul Johnson traduziu mais adequadamente este versículo. Confira:

Yahweh was sorry that he had made man on the earth, and it grieved him in his heart.

Yahweh se lamentou que ele havia feito o homem na terra, e isso o afligiu em seu coração.

Em Números 23:19 é usada a mesma palavra hebraica, no sentido de “voltar atrás com uma decisão já tomada”, de acordo com o contexto. Confira o texto novamente:

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar.

(Números 23:19,20)

Outras versões modernas também foram “mais felizes” nessa tradução, veja:

Portanto, Deus não se arrependeu por ter feito algo que era muito bom. Se você fizer algo que é bom, como poderia se arrepender disso? Mas antes, Ele se lamentou pelo homem, lamentou-se/entristeceu-se por sua criação, porque o homem havia se inclinado muito para o mal (cf. Gên. 2:16-173:66:5).

Outros casos em que a tradução “Deus se arrepende” é inadequada.

Moisés dá uma “bronca” em Deus? 🙄

Depois que o povo pecou contra o SENHOR praticando idolatria enquanto Moshé (Moisés) estava no monte recebendo os mandamentos, Ele disse que destruiria o povo devido sua inclinação ao mal, e no lugar dos hebreus faria de Moshé uma grande nação. Mas parece que o SENHOR disse isso para experimentar qual seria a atitude do líder que Ele havia escolhido sobre Israel. Moshé age da seguinte forma:

Moisés, porém, suplicou ao SENHOR seu Deus e disse:

Ó SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra?
Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.

Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.

(Êxodo 32:11,12,14)

Repare que Deus ainda não havia feito nada ao povo, para que então pudesse se arrepender do que havia feito. No entanto, da forma que o texto foi traduzido, parece que Moshé dá uma bronca em Deus devido um erro que cometera. Mas não é este o caso.

Nessa situação “arrepender-se” significa, basicamente, “mudar de decisão”.

A atitude de Deus para com o pecado é sempre a ira, mas a sua atitude para com aqueles que o invocam é sempre de misericórdia. Antes de Moshé orar por Israel, eles estavam sob o juízo de Deus. Porém, a intercessão de Moshé pelo povo de Israel levou-os a ficar sob a misericórdia de Deus. Portanto, o SENHOR não mudou. O que mudou foram as circunstâncias, por isso Deus não seguiu adiante com sua decisão de destruir o povo por causa da intercessão de Moshé a favor dele.

Outras traduções bíblicas foram mais felizes neste caso também, confira:

Caso igual acontece na situação descrita no livro do profeta Yoná (Jonas).

Leia o trecho de Jonas 3:9-10 que geralmente vemos:

Quem pode dizer se Deus voltará e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, para que nós não pereçamos?

E Deus viu as suas obras, como se desviaram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado que faria a eles, e não o fez.

(King james fiel)

Repare mais uma vez que Deus ainda não havia feito o que disse que faria, portanto como poderia Ele se arrepender?

Mais uma vez a palavra hebraica original nacham é mal traduzida e passa uma compreensão equivocada do texto bíblico, dando a entender que Deus se arrepende.

Outras traduções bíblicas, porém, já fizeram um trabalho mais apurado. Confira:

  • Quem sabe? Talvez Deus se volte e mude de ideia, e então se afaste do furor da sua ira, para que não pereçamos. Deus viu o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus mudou de ideia quanto ao mal que tinha dito que lhes faria e não o fez. (Nova Almeida Atualizada)
  • Quando Deus viu que eles estavam verdadeiramente decididos a pôr termo aos seus maus caminhos, desistiu da intenção de os destruir. (O Livro)
  • Quem sabe Deus voltará atrás, conterá sua ira ardente e não nos destruirá”.
    Quando Deus viu o que fizeram e como deixaram seus maus caminhos, voltou atrás e não os destruiu como havia ameaçado. (Nova Versão Transformadora)

Mais uma vez vemos que, assim como no caso da intercessão que Moshé fez pelo povo de Israel em certa ocasião, o SENHOR teve misericórdia também dos ninivitas, que ouviram a mensagem do profeta Yoná e se arrependeram. Como explicado antes, Deus não mudou, mas antes mudaram as circunstâncias. Em vez de o povo ninivita ser alvo da ira de Deus devido seus maus atos, passaram a ser alvo de sua misericórdia devido a mensagem de Seu profeta.

Se considerar que o significado de “arrepender-se” é também “voltar atrás com uma decisão” ou “mudar de ideia”, as traduções arcaicas não estariam erradas.

Porém eu penso que os tradutores da Bíblia deveriam ter um cuidado um pouco maior nisso. Talvez eles de fato não tenham errado, mas o texto ficou confuso.

No momento eu não sou especialista em idiomas originais, mas uma pessoa mais estudada poderia ter um cuidado mais apurado ao elaborar uma tradução e evitar confusões.

Se você tem mais conhecimento e entendimento para também explicar estes textos, eu apreciaria muito seu comentário aqui no final da página para que tanto eu quanto outros leitores aprendamos um pouco mais.

Se você quiser estudar mais a Bíblia em seus idiomas originais, eu sugiro o curso de hebraico bíblico (online) do Instituto de Estudos Bíblicos de Israel.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

42 comentários em “Deus se arrepende ou não? (Explicação de Gênesis 6:6 e Números 23:19)”

  1. Sou cristão, mas confesso que essa parte me traz muito questionamento. Eu entendo que nesse caso a palavra “arrepender” na verdade é “lamento”. Mas no versículo seguinte (Gen 6:7) Deus diz que vai fazer desaparecer toda raça humana e todo ser vivo que existe. Isso não seria uma decisão de alguém que de fato se arrependeu? Uma coisa é simplesmente se lamentar, ficar triste, mas vida que segue.. outra coisa é ver que a criação foi errada, se arrepender e acabar com tudo. O homem não tinha o livre arbítrio? Então porque quando o homem fez mal uso do livre arbítrio, ele foi exterminado? Isso não seria um falso livre arbítrio?

    Ps.: POR FAVOR, gente! Não julguem minha pergunta, como eu disse, sou cristão, mas infelizmente esse questionamento ainda me pega, e eu estou fazendo essa pergunta pra justamente tirar isso da minha cabeça.

    1. Meu caro, os seres humanos daquela época do dilúvio até comiam uns aos outros! Procure pelo estudo acerca do dilúvio aqui no blog. O pecado e a maldade tem certa tolerância, vemos isso em Gn 18. Mas acabando a o tempo de tolerância então a maldade humana tem que ser corrigida, o juiz vem então para fazer isso.

  2. Quanto malabarismo mental pra justificar o que está obvio. Se esses trechos foram mesmo mal traduzidos. Nenhuma bíblia traduzida é confiável. Porque foi mal traduzida em outros trechos. Digo mais, muitos trechos foram acrescentados pela igreja

  3. O senhor Gerson questiona nossa presença aqui. Acontece, caro senhor, que ser contra o que se desconhece é ser preconceituoso. A religiosidade é altamente prejudicial porque em vez de cuidar de sua sociedade, perde-se tempo com crendices enquanto a juventude corre risco de não sobreviver aos desastres climáticos. Caso vossa senhoria tenha filhos e os ama, pense no futuro deles.

  4. Mas de todo modo, Deus mudou de idéia sobre a criação de homens e animais pois a maldade humana lhe pesou no coração. Seja mudar de idéia ou arrepender, o fato é que Ele decidiu destruir a Sua criação pois esta tomava rumos que Ele não esperava… Dá na mesma se se arrependeu ou não, pois o fato é que Deus decidiu destruir o que havia criado..E isso por si só é estranho, pois se Deus é onisciente e sabe o que vai ocorrer antes que aconteça, então qdo criou o homem e os animais Ele sabia que a coisa não iria ficar bem e que o díluvio seria necessário.. Ou seja, Deus sabia o que iria acontecer mas qdo acontece se ira e decepciona e quer destruir o que criara.. Se foi arrependimento ou mudança de rumos dá na mesma ..é um texto confuso de todo modo se analisado sem a influência religiosa.

    1. As pessoas costumam usar essa justificativa da “onisciência” de Deus para criticá-lo de suas decisões, alegando que Ele já sabia que seria assim e assim então não deveria ter feito tal coisa no início. Mas se Ele não nos permitisse tomar nossas próprias escolhas, como seria Ele um justo juiz?

      1. O hebraico as expressões das palavras são bem diferentes do nosso idioma
        Como em Josué 6:21 “E,tudo quanto a na cidade havia,destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até a mulher, desde o menino até ao velho,e até ao boi e gado miúdo e ao jumento ”
        Nesse texto Deus está dando permissão para o povo de Israel se defender de outros povos
        Agora no texto de Gênesis 6:7″ E disse senhor:destruirei,de sobre a face da terra,o homem que eu criei,desde o homem até o animal,até o réptil, e até a ave dos céus;porque me arrependo de os fazer ”
        O dilúvio foi um desastre natural, e Deus queria salvar o homem,mas o homem era mal então Deus permitiu que o desastre natural o “dilúvio ” mata-se a vida na terra
        Então Deus sabia que “Noé era justo e reto e andava com Deus” então Deus mostra a Noé o dilúvio e mostrou como Noé salvari sua vida é da sua família
        E Deus ainda permite que Noé escolha fazer ou não,e ele escolhe seguir oque Deus diz
        As outras pessoas não seguiam oque Deus disse,que preferiram a maldade,dando a eles o livre árbitro

    2. Olá!
      Discordo quando você diz que “Deus decidiu destruir o que havia criado”
      Entendo que Deus salvou o que havia criado, com a separação da família de Noé e os animais.

    3. Eu você Amanda por não conhecer Deus ficaria calado, porque eu não entro em um debate sem conhecimento, pelos seus comentários ficou claro que você não aceita Deus, então você calada esta errada, mim desculpe porém estou sendo verdadeiro para com você,

      1. Meu amigo, com todo respeito, mas que comentário infeliz esse seu. Uma ótima oportunidade pra você esclarecer algo pra moça e talvez até mudar o pensamento dela. Mas você, com toda ignorância e arrogância, mais a afastou do que trouxe pra perto de Deus.
        E no final ainda não respondeu o questionamento dela.

  5. Engraçado ver um monte de pseudo ateus aqui! O que vcs procuram? Se Deus não existe porque questionam? Porque se incomodam tanto pelo que não existe? Seus comentarios revelam vcs!
    Vcs não são ateus, são só uma penca de gente com o coração cheio de duvidas! Se fossem ateus não estariam nem ai se o Deus da biblia se arrepende ou não!
    Aceitem a condição de vcs de criaturas e admitam a existencia Dele, oras! E deixem os que acreditam em Deus em paz para adorarem e contemplarem a face Dele!

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.