3 maneiras de despertar a esperança em sua comunidade!

Como ser uma fonte de esperança para sua comunidade?

Na sequência de catástrofes naturais e tragédias humanas, não é incomum que pessoas de todas as camadas sociais se unam para ajudar aqueles que sofreram perdas.

Alguns voluntários têm muito a oferecer; outros, não tanto. No entanto, todos eles dão de seu próprio excedente para ajudar os outros que têm menos.

E se os seguidores de Cristo aplicassem o mesmo modelo quando se trata de esperança?

A esperança é uma mercadoria escassa 🙁

Pobreza, falta de moradia, lares desfeitos, desemprego (ou subemprego), problemas de saúde (físicos e mentais), vício, violência e lutas pessoais obscurecem o horizonte e dificultam a visão das pessoas.

Eles devastam a esperança e a paz de espírito das pessoas.

Onde há devastação, porém, há uma oportunidade para reconstruir – e uma oportunidade para os seguidores de Cristo realizarem Sua obra.

Aqui estão três coisas que você pode fazer para se tornar uma fonte de esperança em sua comunidade.

#1 Conecte-se de maneira não-virtual.

Com desculpas ao Facebook, Instagram e outras plataformas virtuais, mil ou mais “amigos” da mídia social não podem se igualar ao impacto de um conhecido carinhoso de carne e osso – alguém que tem algo mais substancial a oferecer do que um emoji de mãos em oração.

Em Gênesis 2:18, Deus diz: “Não é bom que o homem esteja só”.

Passagens como Mateus 18:20, Romanos 12:15 e Hebreus 3:13 deixam claro que a interação física é parte integrante de Seu plano para a humanidade.

Nota: a palavra exortar (mencionada em Hb 3:13) significa: “Dar estímulos, incentivos; mostrar coragem para; incentivar. Fazer com que alguém pense ou se comporte de determinada maneira; persuadir, aconselhar.” e não significa “repreender ou fazer duras críticas” como muitas pessoas pensam.

Sair de trás de uma tela para se envolver pessoalmente com os outros significa estar disposto a “sujar as mãos” – para fazer o difícil trabalho relacional necessário para trazer cura e esperança para as vidas das pessoas que precisam delas.

pessoas dando as mãos, incentivo, ânimo, esperança, exortando uns aos outros - Hebreus 3 13

#2 Coloque suas habilidades em uso!

Como cada um recebeu o dom, que ministre o mesmo dom aos outros, como bons mordomos da multiforme graça de Deus. (1 Pedro 4:10 KJF)

este versículo nos lembra que recebemos um conjunto exclusivo de talentos e habilidades por um motivo: para fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Imagine …

  • Um mecânico que usa suas habilidades automotivas para um pai solteiro que não pode arcar com custos de conserto de carros;
  • Alguém com paixão pela culinária preparando e entregando refeições para famílias carentes;
  • Casais sem crianças oferecendo noites ocasionais de cuidados infantis para pais jovens sobrecarregados, estressados do dia a dia de trabalho;
  • Alguém que tenha conhecimento sobre fitness e nutrição, conduzindo treinamentos para pessoas em situação de risco na comunidade;
  • Um executivo de negócios voluntariado como mentor de jovens em busca de uma carreira.

Com um pouco de criatividade e esforço, você pode usar suas habilidades, experiência e conhecimento para levar esperança aos outros.

#3 Procure o esquecido.

Em Mateus 25:31-46, Jesus identifica tão estreitamente com os párias — pessoas que estão às margens da sociedade — que ele diz a seus seguidores, “o que quer que você faça por eles, você está fazendo por mim.”

Isso significa quando nós …

  • Somos voluntários em um banco de alimentos, estamos nos certificando de que Jesus tenha o suficiente para comer.
  • Passamos tempo com os residentes do asilo, estamos mostrando a Jesus que Ele não é esquecido.
  • Visitamos as pessoas na prisão, estamos deixando Jesus saber que Sua vida ainda vale a pena.
  • Ajudamos os deficientes na escola ou no trabalho, estamos tornando a vida de Jesus um pouco mais fácil.
  • Intervimos quando alguém está sendo maltratado, estamos protegendo Jesus.

Oferecer esperança àqueles que precisam é evangelismo em sua forma mais pura.

ajuda, socorro, estendendo a mão, esperança

Mateus 5:16 nos instrui: “Deixai a vossa luz brilhar diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está no céu.” (KJF)

O investimento pessoal na vida de uma pessoa comunica o amor de Deus com mais intensidade do que qualquer evento de divulgação.


Este estudo foi originalmente publicado no site Thomas Nelson Bibles, e traduzido por Gabriel Filgueiras.

Se você também uma esperança para os que estão em angústia!

Um dos maiores métodos atuais de ajudar pessoas com esperança através de ação social e evangelismo é a Capelania.

Através da capelania cumprimos a missão do Senhor neste mundo!

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o evangelho aos pobres; ele enviou-me para curar aos quebrantados de coração, para pregar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, e para pôr em liberdade os oprimidos, para pregar o ano aceitável do Senhor. (Lucas 4:18,19 KJF)

curso completo de capelania

Este estudo te ajudou a compreender como ser uma fonte de esperança em sua comunidade? Deixe seu testemunho nos comentários mais abaixo para edificar outros leitores também!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

2 comentários em “3 maneiras de despertar a esperança em sua comunidade!”

  1. Olá, meu irmão Gabriel. A paz em Cristo! Estou muito feliz em poder ler os seus textos, os quais me enriquecem muito! Que Deus lhe abençoe poderosamente, dando-lhe saúde, paz e muita sabedoria! Abraços.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.