3 Enganos do pecado que poucos se dão conta

Há muitas pessoas “flertando” com o pecado, mas independente disso, existem 3 enganos do pecado que nem todos se dão conta, e certamente ninguém gostaria de vivenciar suas consequências.

O pecado carrega a morte em sua própria natureza, portanto não há como se apegar a ele, praticado-o constantemente, e ainda ter uma vida feliz e abundante.

O pecado é um verdadeiro trapaceiro! Porque uma vida de pecado é assim: Promete prazer, mas traz desgosto; promete liberdade, mas escraviza; promete vida, mas mata!

O salário do pecado é morte!

obreiro morto, fé morta, caveira de terno e gravata

O pecado enlaça seus amantes, até levá-los à morte, embora estes pensem que estão se dando bem e divertindo-se (Pv 4:19).

vida de pecado começa como um fiapo podre, mas acaba como um cabo de aço!

O pecado realmente parece inofensivo, e na maioria das vezes algo tentador e gostoso, todavia, não obstante às suas “delícias”, sua especialidade é destruir os relacionamentos, angustiar completamente a alma e empurrar suas vítimas para o inferno!

3 Terríveis enganos do pecado que nem todos percebem.

Um dos personagens da Bíblia que mais ensinou-nos lições sobre pecado foi Davi, então tomaremos como base as experiências que ele teve ao cometer adultério com Bate-seba, mulher de Urias (2 Sm 11).

#1 O pecado o levará mais longe do que você imaginou que iria.

Ao adulterar às ocultas com Bate-seba, Davi talvez tenha pensado que aquela seria somente uma noite regrada de paixão e de sexo.

Talvez ele tivesse pensado que iria relacionar-se com a esposa de Urias e logo após mandá-la embora, e tudo voltaria a ser como antes.

Porém, quando Bate-seba ficou grávida desta relação, era somente o início de muitas dores de cabeça.

A consequência do pecado de Davi e da moça lhes renderam muitos anos de amarguras.

À começar pela frustrada tentativa de ocultar o adultério, o que acabou terminando na covardia feita contra Urias, causando sua morte (2 Sm 11:14,15).

Talvez Davi tenha até pensado que, após forjar a morte de Urias, ele se justificaria ao tomar Bate-seba para ser sua mulher e cuidar de seu filho (2 Sm 11:26,27); mas ele não sabia que a consequência deste pecado ainda caminharia com ele para muito longe.

Primeiro, o filho que Bate-seba esperava de Davi morreu ainda recém nascido (2 Sm 12:13-18); depois de muitos anos Davi ainda viu a violência sexual entrar em sua própria casa, pois um de seus filhos violentou sexualmente sua meia-irmã (2 Sm 13:1-2, 7-19).

E ainda, para vingar-se, Absalão mata seu irmão, Amnon, que estuprou sua irmã de sangue (2 Sm 13:28-32).

Como se não fosse suficiente, Absalão, filho de Davi, ainda trama contra seu pai, por um curto período de tempo toma o reino dele, expulsando-o de seu próprio palácio e relaciona-se com suas mulheres (2 Sm 15).

Após um tempo, Absalão ainda vai à guerra contra seu próprio pai, mas morre em combate, deixando a alma de Davi muito angustiada (2 Sm 18:31-33).

Como vimos, os enganos do pecado levaram Davi muito mais longe do que ele poderia imaginar.

Davi chora pela morte de seu filho absalão

#2 O pecado o prenderá por mais tempo do que você imaginaria ficar.

Como nós pudemos ver no tópico anterior, os enganos do pecado enlaçaram Davi de uma tal forma que ainda lhe custaram muitos anos de sofrimento, decepção e tristeza.

O pecado é enganoso e pegajoso, Davi não conseguiu livrar-se de sua consciência pesada por causa de seus pecados.

Ele tinha vergonha de dizer qual era a sua culpa, e por isso era atormentado noite e dia; em sua depressão por causa da pesada consciência, até mesmo sua saúde e seu ânimo foram prejudicados.

Não houve outro remédio para Davi aliviar-se da culpa de seu pecado, a não ser abrir seu coração para Deus, enfrentar a vergonha e confessar-lhe tudo, e assim consertar-se com Ele (Sl 32:3-5).

Davi lamentando-se rasga as vestes, salmo 51

#3 Os enganos do pecado custarão um preço maior do que se pode pagar.

A espada com a qual Davi tanto lutou em várias guerras por Israel agora abre uma grande ferida em sua alma, e derrama sangue em sua família, devido seu adultério com Bate-seba e o assassinato de Urias, marido dela.

Talvez até mesmo pior do que morrer, é ver seus próprios filhos morrendo, violentando e matando uns aos outros; e se Davi vivesse ainda mais algum tempo, veria mais uma briga dentre dois de seus filhos, o que acabou em mais um assassinato dentro de sua família (1 Rs 2:19-25).

Muitas pessoas fazem-se de inocentes para isso, mas o pecado é o pior de todos os males. Ele é pior do que a pobreza, do que a fome e do que a própria morte!

Todos estes males acima não podem nos afastar de Deus, mas o pecado separa-nos não só agora, mas também eternamente! (Is 59:1-2; Mt 7:22-23).

Fuja do pecado!

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4:7 KJF)

Quer continuar aprendendo? Leia o estudo Como vencer o pecado que gera vergonha de Deus.

Acautelai-vos, irmãos, que nunca haja em qualquer um de vós um coração mau e incrédulo, que se aparte do Deus vivo.

Todavia, exortai-vos uns aos outros diariamente, enquanto o dia ainda se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça através do engano do pecado. (Hebreus 3:12-13 KJF)


Estudos bíblicos pelo Whatsapp - blog Bíblia se Ensina - Gabriel Filgueiras


Este estudo foi inspirado no livro Gotas de Alegria para a alma, de Hernandes Dias Lopes, pág. 59.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

3 comentários em “3 Enganos do pecado que poucos se dão conta”

  1. obrigado a todos de site, estou aprendendo a cada dia com novas palavras de ensino e pegando amor a cada dia mais, que DEUS abençoe a todos

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.