Como entender o que Jesus disse em Mateus 11.12? O reino do céu sofre violência, como está escrito em algumas versões da Bíblia? Ou quer dizer que o reino de Deus é tomado à força? E o que isso significa? Nós temos que nos esforçar para entrar no céu?
Mateus 11:12 nas traduções bíblicas em português.
Este versículo é realmente difícil de entender e algumas traduções da Bíblia dão margem para mais de um sentido. Veja nas mais comuns no Brasil, a ARA (Almeida Revista e Atualizada) e a ARC (Almeida Revista e Corrigida), por exemplo:
“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”
(ARA)
“E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele.”
(ARC)
Veja como o significado pode mudar drasticamente de uma para outra versão.
Na Bíblia de Jerusalém, uma das traduções mais respeitadas e que possui das melhores pesquisas, está traduzido da seguinte forma:
“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos se apoderam dele.”
Adicionalmente, ela traz o seguinte comentário acerca deste versículo:
A expressão foi interpretada de vários modos. Pode-se tratar:
1) da santa violência daqueles que se apoderam do Reino à custa das mais duras renúncias;
2) da violência perversa dos que querem estabelecer o Reino pelas armas (os zelotas);
3) da tirania dos poderes demoníacos, ou dos seus partidários terrestres, que pretendem conservar o domínio deste mundo e criar obstáculos ao progresso do Reino de Deus.
Finalmente, há quem traduza: “O Reino dos Céus abre caminho com violência”, isto é, se estabelece com poder, apesar de todos os obstáculos.
Na Bíblia King James, por sua vez, outra tradução tida como muito fiel, está assim:
“E, desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino do céu sofre violência, e os violentos o tomam pela força.”
O comentário da Bíblia King James Fiel de estudo Holman diz o seguinte acerca desse versículo:
“A captura, aprisionamento e eventual execução de João e a violenta oposição dos líderes judeus a Jesus foram tentativas para prender e controlar o reino do céu que se expandia. As palavras “até agora” dão a entender que o reino um dia se livrará do domínio daqueles que buscam restringi-lo.
Algumas palavras do Senhor dão a entender que o reino dos céus realmente, de algum modo, sofria agravos por causa da conduta de certos líderes religiosos, vide Mt 23:13. Mas voltemos ao nosso texto principal para não fugirmos do contexto.
Qual o contexto de Mateus 11:12?
Quem sabe analisando o contexto que envolvia as falas de Jesus podemos chegar à tradução mais adequada para este versículo.
Quando ele disse “desde os dias de João, o imersor (batista ou batizador), até agora … “ está se referindo a um curto período de tempo, talvez menos de 10 anos, pois naturalmente isso se refere ao dias do ministério de João. Ou seja, destes dias, até agora, isto é, até o tempo presente que Jesus estava falando.
Então as palavras “o reino dos céus sofre violência” estariam se referindo como homens maus atacavam este reino, querendo restringi-lo ou manipulá-lo. Essa interpretação não é sem razão, já que João foi preso justamente por anunciar este reino e a justiça de Deus, pregando a verdade contra Herodes e contra os líderes religiosos que eram hipócritas (Mt 3:7-12; 14:1-5). Então ele, João, e consequemente o reino, sofreu violência.
Logo, quando Jesus disse “os violentos o tomam pela força”, poderia se referir, por exemplo, a Herodes, que por prender à força e injustamente a João estava impedindo o avanço do reino dos céus por meio da violência. Ou poderia se referir ainda aos abusos de certos líderes religiosos judeus, como mencionei mais acima em Mt 23:13.
Veja Mateus 11:12 no original grego.
Há porém, estudiosos que interpretam que a palavra grega βίαζο (biazó) usada na frase “o reino dos céus é tomado por violência”, significa usar o poder para agarrar à força, agarrando algo com agressividade positiva. Neste sentido, isto é, porque tem um significado positivo, quer dizer que alguém deveria empregar grande esforço (usar de “violência”) para entrar no reino dos céus. Ou ainda pode significar “avançar com força”.
Além de Mt 11:12, essa palavra só aparece de novo em Lc 16:16, na mesma cena. Então, dessa forma, poderia significar que o reino dos céus avança de modo impetuoso (“violento”), não obstante as dificuldades que ele enfrenta.
O termo original grego βιαζω (biazo), de acordo com o Dicionário Bíblico Strong, significa “usar a violência, aplicar a força, forçar, infligir violência em”. A dificuldade na tradução se dá porque o termo significa tanto “sofrer violência” quanto “usar de força” (para conquistar algo).
Então até aqui temos dois sentidos para Mateus 11:12, um que concorda com as traduções de Lucas 16:16, isto é, temos de nos esforçar “violentamente” (uma figura de linguagem) para entrar no reino de Deus, e o sentido abordado anteriormente, onde o reino dos céus estaria sofrendo violência da parte dos poderosos.
Para esclarecer qual é a tradução mais adequada de Mateus 11:12 nós podemos ainda visualizar seus cognatos, por exemplo.
O substantivo “bia“ indica “uma força intensa e destrutiva” (At 5:26; 27:41); é a capacidade de machucar ou de causar estrago. Nestes dois versículos mencionados a raiz da palavra não está sendo usada de forma positiva.
Outro cognato, o adjetivo “biaios“ significa “violento, forte, intenso” (At 2:2), denotando uso de força intensa ou violenta. Esses dois, assim com “biazo“, são da raiz “bia“, que significa “força, quer do corpo ou da mente; força em ação violenta, violência”.
O texto no evangelho hebraico de Mateus (Matitiyahu), por Shem Tob.

De acordo com registros históricos, vários crentes escritores que viveram do 2º ao 4º século, no mínimo, registraram que o evangelho de Mateus foi escrito originalmente em hebraico. Você pode conferir ao menos 3 menções a isso na obra História Eclesiástica, do Eusébio de Cesárea.
Tradutores deste evangelho hebraico de Matitiyah (Mateus) para o português trouxeram o texto da seguinte forma:
De novo Yeshua disse a seus discípulos: Em verdade lhes digo; - Desde seus dias até agora, o reino dos CÉUS tem sido oprimido. (Matitiyah 11:8,9 Shem Tob) Obs.: Este evangelho tem menos capítulos do que o que atualmente conhecemos.
Se considerarmos este texto hebraico do evangelho de Mateus editado por Shem Tob ben Isaac Shaprut como o original e fonte para o texto grego (que por sinal teria sofrido várias modificações e ganhado várias adições – ou complementos – posteriormente), então a tradução da Bíblia de Jerusalém e da King James, por exemplo, está correta. Ou seja, o reino de Deus sofre violência e as autoridades eclesiásticas e governamentais tentam se “apoderar” dele (manipulá-lo).
Também seria concordante com isso a Bíblia Peshitta, que foi escrita originalmente em aramaico, um idioma “irmão” do hebraico, do qual muitos pesquisadores e enciclopédias afirmam ser este falado por Jesus. Portanto, este seria um texto mais próximo ao contexto original em que Yeshua (Jesus) vivia. A Bíblia Peshitta publicada em português pela editora BVBooks traz o texto de Mateus 11:12 assim:
“E desde os dias de João Batista até agora, o reino do Céu sofre violência, e os violentos o arrebatam.”
Temos que nos esforçar ou não para entrar no reino dos céus?
Sabemos que em diversos momentos teremos que nos esforçar para entrar no reino dos céus (que será aqui neste mundo, vide Ap 5:9-10). O Senhor disse em Lucas 13:24: “Esforçai-vos para entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não serão capazes.” (ver também Mat. 7:13)
É verdade que em muitos momentos teremos que empenhar sim esforços para continuarmos na caminhada com Deus (cf. Heb. 12:1-4). Mas o Senhor está conosco em todos os momentos, sua graça sempre nos fortalecerá! Vide Heb. 13:5 e 1 Cor. 15:10.
CONECTE-SE CONOSCO!
Telegram (recomendado): @bibliaseensina.
WhatsApp: bit.ly/wabse.
Obs.: As mesmas mensagens são enviadas em ambos canais, portanto inscreva-se em apenas um deles.
Receba uma notificação em seu e-mail quando um novo estudo for publicado:
64 Comments
Excelentes explicações! De fato, esbarrei nesse versículo, mas agora minhas dúvidas foram esclarecidas.
Muito obrigado pelo excelente trabalho.
Muito obrigada pela disposição de repassar com maestria o que Deus tem te entregado. Não pare!🙏👏💪
Que explicação maravilhosa.
Estou encantada com tanto conteúdo.
🙏🙏🙏🙏
Sensacional!!! o autor trouxe traduções de todos os originais possíveis, cuidadosamente explicado. Muito obrigada!
o VT sao sombras das coisas do NT. A saida do egito, pela graça, sem esforço, sem merecimento, tal como a graça de Cristo. ENTRETANTO, para entrar e POSSUIR a terra, explusar os inimigos, os maus costumes nossos… exige ESFORÇO, violência… simples assim
Excelente texto só diria que falta para ficar Perfeito um estudo sobre *O Reino* pq as pessoas que divergem desse estudo (que ficou claro que se trata do Reino sendo atacado ) , não entendem o sentido do Reino e remetem esse texto somente a salvação sobre ir ou não pro céu fazendo assim um paralelo com a porta estreita , mas antes de tentar usar um contexto paralelo temos que exaurir do texto principal todas as informações é aí que entra uma boa exegese , uma boa crítica textual exatamente como os estudos apresentados acima , o Reino não estava entre nós , era o reino de satanás príncipe deste mundo que imperava , mas Jesus veio destronar o inimigo e implantar O seu Reino , Reino que começou sendo anunciado por João Batista e que sofreu violência pois tentaram tomar o reino a força , mas Jesus disse que tinha sido até agora!não se referindo a hora exata que falava , mas ao agora como o momento que Ele estava presente entre nós curando enfermos , libertando pessoas , salvando almas e assim implantando o seu Reino . Alfred Edersheim, em seu livro Life and Times of Jesus the Messiah, observa: “Uma análise de 119 passagens do Novo Testamento onde a expressão ‘reino’ ocorre, mostra que significa o governo de Deus; o qual foi manifestado em e através de Cristo; é aparente na igreja; desenvolve-se gradativamente no meio de obstáculos; é triunfante na segunda vinda de Cristo (‘o fim’) e, finalmente, aperfeiçoado no mundo por vir”
Excellent 👌
Com todo respeito ao autor deste compêndio, mas é claro, evidente e patente que o SENHOR JESUS está falando de esforço da alma para entrar no Reino dos céus (ou reino de Deus, conforme diz Lc 16:18). Basta olhar o contexto que o SENHOR está falando de renúncia – renúncia é um esforço. Primeiro que só entra no Reino de DEUS quem obedece a Tua Palavra, e o Reino de DEUS está dentro de cada cristão, logo, não existe entrar no Reino de DEUS por meio de violência física. Ora, o texto é bem claro que o SENHOR disse em outras palavras: a lei e o profeta foram até João Batista – O SENHOR está aludindo que o reino Dele era teocrático em uma nação, e que no início do Teu Ministério o Reino de Deus passou a ser dentro de cada um (Venha a nós o vosso Reino). Antes, era luta do povo de Israel contra amalequistas, jebuseus, filisteus, amorreus, etc., com a vinda de CRISTO é iniciado a nova dispensação e o Reino agora seria abrangente no mundo inteiro, porém, dentro de cada um que se arrependesse dos seus pecados, e a luta não seria mais contra a carne, mas, contra os principados e potestades, contra a nossa carne (Efésio 6:10-18). É disso que se trata as palavras do SENHOR JESUS. Quem for o menor deste reino será maior do que João Batista e outros, pois antes era permitido matar e odiar os inimigos de Israel (Davi, Samuel, Josué, Elias…todos mataram), com o Reino de DEUS precisará ser puro se quiser ver o DEUS no seu Reino – Bem-aventurado os puros de coração porque eles verão a DEUS.
Amigo, sugiro que procure no YouTube sobre “salvação pela graça”. Pelo que vi no seu texto, tem alguns pontos confusos… Pesquise sobre isso, veja sobre salvação gratuita. Abs
A voz aí pode ser tanto na passiva como na ativa. Ou seja , sofre violência ou faz violência.
Então pode se traduzir da seguinte forma também; ” O REINO DOS CÉUS AGE PODEROSAMENTE E REQUER DE NÓS UMA AÇÃO PODEROSA “.
Creio que essa seria a melhor tradução, pois o reino de DEUS é que avança. Como está está escrito que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja que avança!
Extraordinária explicação e muito bem desenvolvido caminho da pesquisa sobre esses maravilhosos versiculos que para mim foram de grande elucidação textual. No aspcto literal de ambos fragmentos similares, mas não iguais; que a meu ver se completam trazendo a mesma mensagem sobre a utilização da força. Para conquistar ou ser conquistado se faz necessário a utilização da (violência) da força e sem, a qual, não a conquista. A meu ver o Senhor em sua perfeição mesmo diante das distinções literais que se mostram no disposto, a mensgem sempre termina no reflexo da utilização do esforço que se deve dispor para se conquistar e se adquirir o que realmente se faz relevante. Meus parabéns pelo maravilhoso artigo – considerei de grande importância teologica. Shalon
Obrigado por comentar Luiz Salles. Shalom.
A paz de Cristo Jesus seja com todos. Sim. Temos que discernir: esforço, nem sempre é força física. Você pode empreender um esforco (estratégia), planejamento. Isto não é força fisica; mas um planejamento mental; que possivelmente, pode ou não ser utilizado a força física. Jesus estava falando da violência que seria empregada, com relação à sua prisão (esforço/ forca). E ele era esse Reino dos céus (não sabemos quantos céus existe).
Grata por compartilhar conosco, muito bom.
Esforçai-vos!
Se ficarmos sentados, parados, deixarmos o inimigo tomar espaço, seremos destruídos.
Estamos em batalha, mas Deus é por nós.
PÉSSIMA interpretação. A interpretação e os comentários citados NADA TEM A VER com exemplos claro de esforço que Jesus deu nessa passagem.
A Paz meu irmão!
Muito enriquecedor toda esse estudo e discussão.
Neste caso entendo que o Reino dos céus é tomado por força, e os violentos se apoderam dele, ora vemos aqui que Jesus já dizia desde João… então entendo que desde que a promessa do Reino (JESUS) chegasse o Reino era tomado a força, se vermos a historia dos pais de João (Zacarias e Isabel) Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. (Lucas 1:6)
João antes mesmo de nascer já foi separado como vemos: Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. Lucas 1:15.
Vejo então que o Reino dos céus é tomado por força e aqueles que “Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e os violentos se apoderam dele.”
Essa violência não é uma carnal mas sim uma violência provocada pelo próprio Deus em nós.
Obrigado por comentar Lucas.
A Paz do Senhor Jesus Gabriel.
Sua visão no que tange ao Reino e interpretação do texto,foram ponto a ponto muito boas. E Ana Carolina, irmã Carol) somaram bastante também.
Parabéns querido e que o Espírito Santo continue a lhe inspirar para o ensino,todos os dias de sua vida.
Oi Jotta Kim, valeu meu irmão, obrigado, um abraço.
E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam (dele). O João Batista
Li todo esse artigo extenso e muito útil, tbm fui pesquisar esse versículo nas outras traduções, mas de todo caso ao meu simples entendimento, temos sim de nos esforçar se quisermos adentrar o Reino dos Céus. E sabemos bem que o único Caminho é Jesus. Andar como Ele andou.
Se o esforço humano apenas, fosse suficiente isso tornaria imitou o sacrifício de Cristo, boa a explicação no texto! Não acredito que seja uma ordem de Cristo para sermos violentos mas para entender que até ele viam assim, pois os fariseus faziam atrocidades acreditando estar servindo a Deus, mas após Cristo nosso único esforço seria permanecer, Ele sofreu toda a violência e agora nós pelos seus méritos podemos entrar nos céus
Estou rascunhando um livro que trata dos sofrimentos da Igreja do Senhor Jesus neste mundo. Gostaria de usar a sua descrição da interpretação de Mateus 11:12. Se você me autorizar, posso registrar uma referência à sua autoria e indicar o seu Blog. Aguardo sua resposta.Me passa um E-mail com a resposta. Deus o abençoe.
Oi Ubirajara, pode usar sim. Deus abençoe esse empreendimento!
É a interpretação mais coerente que conheço. Que o Senhor continue te iluminando.
logo universal
BISPO MACEDO | 29 de fevereiro de 2012 – 07:37
Só para conquistador
O texto original, que ensina a posse do Reino de Deus, diz:
“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus sofre violência, e os violentos se apoderam dele pela força.” Mateus 11.12
Numa tradução mais leve, o mesmo verso diz:
“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”
Quem raciocina percebe logo a tremenda diferença entre o texto original que é difícil, duro e pesado e a tradução mais fácil, mole e leve.
Esforço não é suficiente.
O importante é se apoderar do Reino dos Céus.
Para tanto, os candidatos têm de ter consciência de suas dificuldades naturais. É guerra!
Para se apoderar do Reino dos Céus é preciso vencer o reino do inferno.
Obrigatoriamente tem de vencer. Ou melhor, conquistar.
O conquistador não é um aventureiro e o aventureiro não é um conquistador.
Enquanto o aventureiro tenta, o conquistador conquista.
O conquistador se distingue por sua determinação. Sua natureza é idealista. Obstinado na sua crença. Perseverante na sua fé. Firme e consistente na sua posição. A morte não o assusta. Está pronto para sacrificar tudo por aquilo que acredita.
O conquistador é obediente. Disciplinado, mas violento. Não sente pena de fazer o que tem de ser feito.
Não dá a mínima para a opinião alheia.
Suas emoções são servas de sua razão.
Esse era o espírito de Abraão, Josué, Calebe, Jefté, Davi e seus três valentes.
O Espírito de Deus está à procura de gente assim.
O Reino dos Céus sofre violência porque só conquistadores se apoderam dele.
Muito bem explicado Marcos !
É guerra !
E para tanto temos que nos esforçar para conquistar . Temos que ser vigilantes e perseverantes . Temos que lutar para conseguir vitórias , e isso muitas vezes.
Em Efésios Deus nos dá uma armadura , porque será ?
Todos os servos de Deus no VT tiveram que se esforçar para conquistar .
Noé teve que se esforçar para fazer a arca .
Abraão teve que se esforçar para deixar sua parentela e ser peregrino por terras desconhecida .
Moisés teve que se esforçar para voltar ao Egito .
Josué, o próprio Deus disse pra ele se esforçar e ter bom ânimo e não desanimar.
Tem Jefter, Jideão, Sansão, Samuel e etc…, Todos fizeram seus esforços para conquistar o reino dos céus e dos homens . Esforço que eu chamo de obediência .
Deus trouxe os animais, mas Noé teve que fazer a arca.
Quando falamos que o Senhor Jesus Cristo já fez tudo por nós e que não precisamos fazer mais nada , isso é mentira !
Então fique em casa sem fazer nada , fique sem orar , sem lê a palavra de Deus, sem evangelizar , ouvir ou cantar louvores de adoração a Deus . Tudo isso temos que nos esforçar para fazer se quisermos conquistar o reino de Deus . Essa parte é totalmente nossa se quisermos vencer nossa carne com suas tentações e conquistarmos o reino dos céus.
Você já reparou que quando pega a bíblia para ler , fica logo cansado e entediado , se for a noite da logo sono e se você não se esforçar , você é vencido e desiste da leitura . E quando faz planos para orar 3 vezes ao dia uma hora de oração . Se não se esforçar você não ora 5 minutos ou ainda dorme .
O nosso inimigo está tirando todo o nosso tempo com coisas vãs , para que nos não estejamos lutando ( se esforçando) contra ele com nossas armas espirituais que o Senhor Jesus Cristo nos deu.
Jesus Cristo nos disse ; No mundo tereis aflições , mas tende bom ânimo ( se esforcem ) .
Mas vamos nos esforçar mais para conquistar o reino dos céus
Desde já peço desculpas em amor se magoar alguém .
Deus é bom o tempo todo !!!
Excelente explicação, completando anossa justiça vem de Deus asalvação e por crer não depende do homem.
Quando cremos nos tornamos filhos (João 1:12-13) somos justificadis esantificados posicionalmente. Somos inseridos no Reino de Deus, que é de eternidade a eternidade, mas o Reino dos seus e é o reino do milênio é o galardão depende de negar a vida da alma como o irmão falou, Apocalipse 21:4-6 o reino dos céus é um período pós a era da graça da igreja. Antes da eternidade é algo às vezes difícil de entender os pastores antigos e a própria palavra nos adverte a ficarmos firme e perseverar até o fim, pra que se já estamos salvos ? Para entramos na Manifestação do Reino dos céus, hoje esse reino está na esfera da igreja. Por isso meus amados temos de nos santiicara dia dia com o dispensar do Espírito em nosso interior sem ele não veremos a Deus Hb 12:14.
Claro esse assunto é bem mais profundo que isso precisamos ir diante de Deus e pedir revelação da sua palavra , me perdoe se alguém tem uma concepção diferente, mas que todos possam ficar firme no Senhor e buscar a santificação de vossa alma. Deus tem um trabalho em todos vocês salva completamente espírito , alma e coRio.
Uma literatura que eu indiconheço é Daniel e o testino dos governos humano da editora Árvore da vida .
Amém glórias a Deus, louvado seja Deus por sua vida meu irmão Gabriel, que palavras maravilhosas,estudos edificantes para nossas vidas, que Deus te abençoe grandemente e continue abençoando a sua mente em entendimento e sabedoria através do espírito santo de Deus, para você continuar ajudando a todos nós entendermos mais a palavra de Deus que nós purifica a cada momento de nossas vidas Graças a Deus pela sua grande misericórdia em nossas vidas que entregou o seu filho amado para morrer em uma cruz, para salvar a cada um de nós obrigado Jesus Cristo pelo sacrifício perfeito que nos reconciliou com Deus pai todo poderoso glórias a Deus nas alturas, Graça e paz a todos 🙏
A paz do senhor Jesus, peço por favor que ouça meu testemunho de conversão, nele eu conto sobre um acontecimento que me fez crer em Jesus
https://www.youtube.com/watch?v=ifHAug_h61c&t=9s
Acredito que o reino de Deus é alcançado com esforço, a cada dia temos que nos esforçamos, lutamos para ñ pecar contra Deus .
Entendi perfeitamente, mas se o significado é esse de que o reino de fato estava sofrente violência ( como você citou herodes ) então como explicar a segunda parte do versículo ?
” e os violentos o tomam pela força.”
Os violentos conseguem tomar o reino, a força ?
A graça e a paz
Oi Antônio, o texto também pode ter outra interpretação, neste caso demonstra alguém que emprega esforço para entrar no reino de Deus. Veja os comentários aqui mesmo. Assim que possível vou revisar o estudo.
Amigo, eu acredito que a explicação do blog está corretíssima, tanto que a primeira parte do versículo ” se faz violência ao reino ” ou em outras traduções ” é tomado por esforço ” se conectado com o contexto do momento em que jesus falava, e dos dias de João Batista, faz perfeito sentido.
mesmo se usarmos a tradução ” é tomado por esforço ” ainda assim dá a entender que se refere a homens mais tentando causar dando ao reino. ( Visto que “tomar” remete a tirar algo de alguém com violência ) o que sempre me deixou na dúvida foi a parte final do versículo ” e os que usam de violência se apoderam dele”
Mas hoje depois de muita oração pude entender que a parte final faz referência a todas as vezes em que esses homens violentos fizeram violência e esforço contra homens de Deus e “conseguiram” mata-los, ou feri-los, ou prende-los ( como João Batista estava, quando jesus disse isso )
Se o reino dos céus é todo cristão verdadeiro, entendo que Jesus estava dizendo ” olha esses homens usando de violência conta o reino ( contra João Batista, contra o próprio jesus, contra muitos outros homens de Deus ) . Esse homens violentos, não estavam conseguindo se apoderar do reino dos céus no sentindo de serem salvos. Mas no sentindo de ir contra homens de Deus como João Batista e conseguirem prende-lo e até mata-los .
Estudo mal interpretado sem coesão e coerência e o principal não respeitou as regras da hermenêutica biblica.
Entendo que o que Jesus dizia neste texto era de si mesmo, pois Ele é o Reino de Deus, já anunciando que desde que João anunciou sobre Ele, acontecia várias violência.
Os homens violentos o tomaria e o mataria.
Deus e fiel. Apaz do senhor para todos.que sinhevolveiro neste texto bíblico. Deus abençoe atotos vocês amém. Obs: concordo como apelava do senhor nos des. No livro de Mateus capítulo 7 versículo 13e14 .apelava do senhor nos des assim entrai pela porta estreita. Porque larga é aporta e espaçoso o caminho que conduz à perdição. e muitos São os que entram por ela. Porque estreita é aporta e apertado o caminho que leva à vida.e poucos há que a encontrem .portanto concordo com o que falou Fabi Paula a cima. Portanto como entrar pela uma porta estreita sem esforço.
Esclareceu muito!
Meu irmão Gabriel, Deus abençoe você meu amado, tanta dedicação e com ótimos resultados,eu nunca tinha visto isso com tantos detalhes bons, que o Espírito Santo de Deus seja sempre na sua vida, e percebi que és um homem de Deus, não deu vasão para as afrontas, Deus te abençoe e continue com os gomos do Espírito Santo na sua vida, paz do Senhor Jesus a todos,
Obrigado Jonatas. Abraço irmão.
A própria palavra de Deus manda que nos esforcemos para entrar pela porta estreita.
Bom dia a paz do Senhor Jesus Cristo, vc tem estudos falando sobre a vida de Ana referente ao desejo dela ser mãe e o Senhor a abençoa? Caso sim vc poderia me enviar por email por gentileza.
Oi Gabriela, paz do Senhor, ainda não tenho com este tema.
A porta estreita é Jesus. Não creio que temos que nos esforçar pra entrar no Reino, pois tudo o que recebemos, recebemos pela graça, mediante a fé. Única coisa que temos que fazer é cuidar pra não passar para o outro lado, apostatar da fé. Mas, não depende de esforço algum da nossa parte.
Eu creio que nós temos que nos esforçar sim, mas não um esforço como meta de merecimento, mas um esforço para nós lutarmos contra o nosso mais íntimo e poderoso inimigo, a nossa carne.
Amada irmã! Esse “cuidar” para não passar para o outro lado, já é o esforço, pq a nossa carne quer se deleitar em tudo que é contrario ao Reino de Deus. Até os mais fervorosos crentes em Jesus tem que “renunciar”… “Quem está de pé cuide para que não caia! Obviamente que sem Ele nada podemos fazer, mas precisamos querer de todo coração e ai o Senhor nos ajuda!
Olá Gabriel, paz! Me chamo Ana, sou da Zona Oeste de SP.
Permita-me a oportunidade?
Em primeiro lugar, gostaria de dizer que sua vida é uma bênção! Parabéns pelo estudo e pelo blog que certamente tem edificado vidas em Cristo Jesus, que continue assim até que Ele volte! Bem, frequentemente verifico o grego junto à teologia que estudamos em nosso ministério também. Aproveito para citar sinceramente alguns updates para agregar positivamente em seus estudos, meu amado e prezado irmão em Cristo:
As palavras gregas utilizadas para verificar os violentos e a violência que o reino sofre, são ambas DE CARÁTER POSITIVO na raiz do grego koiné, bem como todo o contexto apresentado. Permita-me te orientar com alguns exemplos:
1- O reino de Deus é tomado pelos VIOLENTOS (do grego 973. biastés – Homem violento, forte, que busca ansiosamente) – assertivamente positivo na raiz grega, indicando alguém incansável, esforçado, entusiasmado por Deus. (Não se trata da violência carnal), por incrível que pareça, a interpretação se inclina mais como se essa violência fosse inspirada pelo próprio Deus para a conquista do reino. (Como Deus fez várias vezes com seus guerreiros na tomada de terras do VT). Ex: Josué. Sabemos que Deus não muda, e seu “modus operandi” permanece o mesmo por toda a eternidade.
2- Tomado POR VIOLÊNCIA (do grego 971. biazó – a violência sofrida citada aqui é usada como se alguém estivesse forçando que o reino “sirva” nele, (fato, pois nossa natureza carnal é oposta ao reino) alguém entrando violentamente, avançando com muito esforço para conseguir “na marra”. Essa palavra é usada apenas 2x no NT de forma POSITIVA. Em Mateus 11:12 e Lucas 16:16.
3- O reino de Deus é tomado – palavra TOMADO (do grego 726. harpazó – se apropriar forçosamente) – conseguir com muito esforço, quase visto como alguém que toma por roubo, não do ponto de vista ilícito, mas do esforço utilizado para tal.
Vemos a palavra violência como algo negativo EM NOSSO CONTEXTO, no significado mais carnal da palavra. Sendo assim, imediatamente adquirimos o hábito de encará-la como algo negativo. Porém quando esse tipo de “violência” É INSPIRADA POR DEUS para conquista de ALGO ESPECÍFICO (no caso o reino), o quadro se torna diferente.
Ressalto que não há teologia que explique certas interpretações e nem hermenêutica que nos salve de entender os mistérios de Deus, a não ser pelo próprio espírito, através do qual somos capazes de discernir toda a escritura. Espero ter agregado (ou não), rs
Não há problema meu irmão, nos encontraremos todos lá no fim das contas.
Por favor, CONTINUE ESSE BLOG! NÃO DESISTA DE SALVAR VIDAS COM A VERDADE.
É uma honra ler seu conteúdo.
Com meu mais sincero amor em Cristo e pela sua vida,
Irmã Carol
Oi Carol, a paz do Senhor Jesus. Te agradeço pelo tempo que dedicou escrevendo essa explicação, soma muito o entendimento. Certamente darei continuidade nos estudos, inclusive neste.
Que diferença em tratar, em explicar, o cuidado em contribuir para o blog de Gabriel, diferente de Felipe que veio de forma rude. Vim parar aqui por um acaso, procurando paz e equilíbrio nesse momento de pandemia do coronavírus que estamos passando. Que Deus abençoe a nós todos 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Muito bem explicado. Mas no contexto a explicação do blog faz muito mais sentido
TUDO ERRADO! TUDO ERRADO! TUDO ERRADO! Não é essa a interpretação.
Fazer violência ao Reino dos Céus quer dizer que os que o herdam são aqueles que perseveram rumo ao Reino de Deus. Aqueles que não esmorecem, aqueles que lutam como São João Batista fazia.
Sua interpretação está TOTALMENTE errada. Fora da Tradição e do Santo Magistério.
Esse seu comentário e tipico de pessoas que tem justiça própria, já que segundo vc esta tudo errado esclareça vc mesmo o texto
Veja o exemplo dos SANTOS da SANTA IGREJA. E terás a resposta! Ó cego de alma e coração.
Em primeiro lugar queria dizer q os santos q eu conheço listados na BÍBLIA são o pai filho e o espírito, outros foram homens da fé usados por Deus que levaram a palavra porém sim, tbm lutavam contra o pecado duvide a própria bíblia fala TODOS pecaram e carecem da glória de Deus, somos humanos logo somos pecadores por natureza se até Moisés desobedeceu a Deus e por esse motivo não entrou na terra prometida ent pq os apóstolos não teriam pecados? O único q pisou na terra entrou sem pecados e saiu carregando os nossos foi Jesus Cristo.
“And from the days of John the Baptist until now the kingdom of heaven suffereth violence, and the violent take it by force.”
Matthew 11:12 King James Version
Observem, por favor, o trecho “and the violent take it by force.”… seria um deles João?
Felipe Farias, a salvação não vem de você, meu querido. Não vem de nenhum de nós. A salvação é mérito de Deus. Não exista essa de você se esforçar pra obter a salvação. Você e eu somos miseráveis… somos salvos unicamente pela fé em Cristo e não por obras. Sugiro vc estudar a Bíblia.
Ótimo esclarecimento! Que Deus continue te usando grandiosamente!
Fiquei feliz de receber os seus ensinamentos, que Deus continue te usando como instrumento para ajudar no ensino o povo de Deus
Amém Maria, aleluia! Espero poder ajudar sempre! 🙂
Louvado seja Deus por sua vida, que a sabedoria e discernimento espiritual se agreguem na graça que Deus lhe confiou.
Amém Jeferson, aleluia!
Graça e paz irmão Gabriel…
Sou da I Igreja Batista de Uberaba Pib Mg.Deus te abençoe. Estou muito feliz por receber seus ensinamentos..
Deus te abençoe.
Amém Edilamar. Espero continuar contribuindo sempre, um abraço 🙂
Amém..Abraços