4 Razões por que Jesus foi batizado mesmo sem pecados

Sabemos que o batismo de João era para arrependimento de pecados (Mt 3:11At 19:4), então isto nos deixa a seguinte dúvida: por que Jesus foi batizado se ele não tinha pecado, nem sequer engano algum houve em sua boca? (1 Pe 2:22; Hb 4:15)

Então Jesus foi da Galileia ao Jordão ter com João, para ser batizado por ele.
Mas João o impedia, dizendo: Eu que tenho necessidade de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa que assim seja por agora, pois nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. (Mateus 3:13-15 KJF)

#1 Primeiro motivo por que Jesus foi batizado: por identificação!

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. (Hebreus 4:15 ACF)

Quem conviveu com Cristo (em carne) pôde testemunhar que nenhum pecado se achou nele, nem mesmo no seu falar; ninguém jamais poderia acusá-lo de pecado algum, a não ser sob falsas acusações (Leia 1 Pedro 2:22).

Se o batismo de João era para arrependimento de pecados (Mateus 3:11) e Jesus realmente não tinha do que se arrepender, por que Jesus foi batizado então, se não para identificar-se conosco, visto que Ele veio à terra para nos ensinar por meio de sua própria vida?

Jesus veio à terra não só para estar ao nosso lado, mas em nosso lugar!

Ele foi nosso representante, fiador e substituto; fez-se pecado por nós! (2Co 5:21)

#2 Segundo motivo por que Jesus foi batizado: por capacitação.

Antes de iniciar seu ministério, e logo após seu batismo, o Senhor foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ali ser tentado pelo diabo; e durante 40 dias esteve jejuando (Mt 4:1,2)

O Senhor Jesus, dando-nos um exemplo, passou pelas mesmas tentações que nós passamos (e muito maiores), para assim ser capacitado ao ser revestido do Espírito Santo e realizar a obra de Deus (Lc 4:18,19).

Da mesma forma que o próprio Senhor Jesus recebeu capacitação do próprio Espírito de Deus para realizar Sua obra, nós também dependemos dele para isso! (1Co 12:7-11)

Leia também o estudo 5 Conselhos para trabalhar na obra de Deus com excelência.

#3 Terceiro motivo por que Jesus foi batizado: por confirmação.

E Jesus, quando foi batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz do céu dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. (Mateus 3:16,17 KJF)

Jesus veio do Pai e, ao ressuscitar, retornou para Ele! (Jo 3:31; 16:28)

Todo aquele evento do batismo deveria acontecer para que todo o povo visse, e para que por meio do que eles viram, fosse confirmado que Jesus era realmente o Filho de Deus, o Messias prometido e esperado.

#4 Quarto motivo, e não menos importante: para nos dar um exemplo!

Muitas pessoas confundem-se ao falar-se da divindade de Cristo; pensam que se Ele fosse Deus realmente não teria necessidade de falar com o Pai como se fosse outra pessoa.

Mas como nosso Pai é amoroso e em tudo quer nos ensinar, através de Seu Filho Ele nos ensinou tudo sobre relacionamento com Deus, pois Jesus veio para nos dar um exemplo de filho e de servos de Deus (Mt 20:28; Jo 13:12-15).

O Senhor deu um exemplo de submissão a Deus, assim como nós também devemos ser submissos a Ele, e obedientes! (Leia Filipenses 2:5-8)

Este breve estudo bíblico te esclareceu o motivo por que Jesus se batizou? Então relate conosco nos comentários qual dos exemplos que Cristo nos deu mais te tocou.


Estudos bíblicos pelo Whatsapp - blog Bíblia se Ensina - Gabriel Filgueiras


Este estudo bíblico foi inspirado no livro Gotas de Alegria para a Alma, de Hernandes Dias Lopes, pág. 162 (com exceção unicamente do tópico 4).

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

18 comentários em “4 Razões por que Jesus foi batizado mesmo sem pecados”

  1. A imersão de Yeshua

    Texto: (Divre Hayamim Alef/1º Crônicas 24:10-11) “Acos o sétimo, Aviyah/Abias o oitavo, Yeshua o nono.”

    A pergunta milenar é: “Por que Yeshua se batizou se ele não tinha pecado?”

    “A imersão só era feita para duas finalidades: Arrependimento de pecados e transferência de sacerdócio.”

    Em (Marcos 16:16) diz: “Todo aquele que crer e for batizado será salvo.”

    As pessoas vinham a Yochanan, o imersor/João, o Batista para confissão de pecados, mas Yeshua não, “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca”. (Kefá Alef/1 Pedro 2:22).

    Também não teria Yochanan/João cometido um erro ao imergir Yeshua, pois ele não era da tribo de Lewi/Levi, mas de Yehudah/Judá?

    https://www.instagram.com/eduardoluz.pr

  2. As respostas são as mais variadas possíveis, mais a maioria delas não corresponde ao contexto cultural hebraico das Escrituras Sagradas. É necessário dizer que, quando os Cohanim/sacerdotes iniciavam seus turnos eles se banhavam em água para um ritual de transferência do turno sacerdotal. O texto que lemos, descreve que Aviyah/Abias era o sacerdote da oitava turma, e que havia um Cohem/sacerdote da nona turma que tinha o mesmo nome do Salvador.

    Em (Lucas 1:5) em diante dispõe que Zecharyah/Zacarias era Cohem/sacerdote da oitava turma, ou seja, da turma de Aviyah/Abias e pai de Yochanan, o imersor/João, o Batista. Yochanan/João, portanto, estava confinado a ser um cohem/sacerdote por ser levita da 8ª turma conforme seu pai. E quando ele imerge/batiza a Yeshua, ele estava transferindo o sacerdócio da turma de Aviyah/Abias para a turma de Yeshua, dando legalidade para que ele, o Mashiach assumisse seu sacerdócio.

    https://www.instagram.com/eduardoluz.pr

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.