Deus é Pai e Filho ao mesmo tempo? Como isso é possível? 🙄
Tema este debatido ao longo dos séculos: a divindade de Cristo. Jesus Cristo é Deus e homem? como é possível Pai e Filho serem um só Deus?
Eu não quero ser exaustivamente longo neste assunto, pois como você deve saber e talvez já tenha até feito outras pesquisas no Google sobre isso, é um assunto bem extenso; mas quero ser mais direto ao ponto neste estudo bíblico aqui sobre algumas características da divindade de Cristo.
O próprio Deus declara ser Jesus Cristo no Antigo Testamento.
Baseado na profecia de Jeremias 31:31-34 (cerca de 587 a. C.), a mesma passagem repetida no Novo Testamento em Hebreus 8: 8-13, referindo-se diretamente a Cristo.
A situação do povo hebreu era caótica, o povo havia abandonado ao SENHOR (2:13), e mesmo os sacerdotes já não ensinavam corretamente ao povo a lei de Deus (8:9-12).
O pacto de Deus feito com os hebreus por meio de Moisés fora quebrado pelo seu próprio povo (31:31-32).
Deus então determina criar com o povo um novo pacto (31:31), e desta vez suas leis não seriam mais escritas em tábuas de pedra, como fora por meio de Moisés, mas seriam escritas no coração do seu povo (31:33).
Para tanto, Deus ensinaria Suas palavras ao Seu povo pessoalmente! (31:34).
Isto fez Ele por meio de Cristo, ou seja, Iavé era o próprio Senhor Jesus! Ele mesmo declarou isso, é só ler, está claro: “todos eles me conhecerão, desde o menor até ao maior deles”.
Quando foi que as pessoas conheceram a Deus pessoalmente, desde as crianças até os mais velhos?
Basta lermos João 14: 8-9 para tirarmos a prova real.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos é suficiente.
Disse-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Filipe?
Quem tem visto a mim, tem visto o Pai, e como então tu dizes: Mostra-nos o Pai? (versão King James Fiel)
A divindade de Cristo também está clara em Isaías 9:6, onde o Senhor Jesus recebe o título de Deus forte e Pai eterno (ou Pai da eternidade).
Que outro ser humano receberia títulos como esses? Precisamos fazer mais comentários sobre isso? Não está clara a divindade de Cristo nestes textos, já no Antigo Testamento?
Tudo isto concorda com os escritos do apóstolo João, que chama Cristo de unigênito do Pai (João 1:14; 3:16,18; 1 João 4:9).
Sabemos que unigênito significa primeiro filho gerado, o filho mais velho de um casal. Todavia, a palavra grega monogenés também significa “único de seu tipo”.
Portanto, referir-se a Cristo como unigênito do Pai significa que Ele é o único do mesmo tipo do Pai, isto é, de natureza divina: Deus!
Isto explica por que os judeus que ouviram Cristo dizer que era Filho de Deus revoltaram-se contra Ele, e assim quiseram apedrejá-lo, pois com tal afirmação Jesus fazia-se igual a Deus, basta ler em João 5: 17,18.
Da mesma forma, o Senhor Jesus não nega Sua divindade, e faz-se igual a Deus novamente quando declara ser Filho de Deus em João 10:33-36.
Muitas pessoas tem tentado desviar o que realmente Cristo quis dizer nestes versículos, afirmando que Cristo dizia ser um com o Pai em propósito, em comunhão, em missão, etc.
Mas o contexto mostra claramente que Jesus estava falando de divindade mesmo, é só ler e pronto. Do contrário, os judeus que estavam presentes não iriam querer apedrejá-lo, pois para um homem fazer-se igual a Deus era uma blasfêmia para os judeus.
Veja o que os judeus declararam: “Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.“ (v. 33)
Em resposta a isso Cristo não nega ser igual a Deus, leia o contexto e verá claramente.
Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses?
Se ele os chamou de deuses a quem veio a palavra de Deus, e a escritura não pode ser anulada,
àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Tu blasfemas, porque eu disse: Eu sou filho de Deus? (v. 34-36 – versão King James Fiel)
Da mesma forma, em João 8:31-59, Cristo deixa evidente Sua divindade e sua unidade com o Pai (Iavé, ou Jeová)
Vosso pai Abraão regozijou-se de ver o meu dia; e viu-o, e alegrou-se.
Disseram-lhe então os judeus: Tu ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?
Disse-lhes Jesus: Na verdade, na verdade eu vos digo: Antes que Abraão existisse, eu sou.
Então eles pegaram pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, indo pelo meio deles, e assim partiu.
(João 8: 56-59 KJF)
No texto acima é evidente que Cristo está falando ser Deus, pois do contrário, para que os judeus tentariam lhe apedrejar? Pois fazendo-se igual a Deus, o Eu Sou (Êx 3:14), Cristo estaria blasfemando.
Mas a declaração do Senhor Jesus em ter afirmado já existir antes mesmo do próprio nascimento de Abraão, concorda com diversas outras revelações da Palavra de Deus a respeito da pessoa dele, como João 1:1-3, 17:5, Apocalipse 1:8, Colossenses 1:16, dentre outras, onde cada uma afirma que o Senhor Jesus Cristo é Deus, Criador e mantenedor da existência de tudo.
A profecia de Miqueias 5:2, a respeito do local do nascimento do Senhor Jesus, também deixa claro que Ele não é meramente um ser humano como outro qualquer, porém afirma mais uma vez que Cristo veio da eternidade, dizendo dele: “cujas saídas tem sido desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”
Ora, a afirmação de Miqueias 5:2 também concorda com as declarações de que Cristo é o unigênito Filho de Deus, ou seja, único do tipo dele, isto é, Deus!
Veja o significado completo de unigênito no grego (monogenés) aqui (em inglês. Procure pelas palavras “single of its kind”, que significa único de seu tipo, ou seja, Deus. Este é o real significado de unigênito quando referido ao Senhor Jesus).
O que estes judeus não estavam entendendo é que o próprio Eu Sou já havia declarado nas Escrituras do Antigo Testamento Sua unidade divina com o Seu Filho, nosso Senhor Jesus, de acordo como você mesmo leu em Jeremias 31:34, Isaías 9:6,
Você também pode fazer um paralelo do Salmo 16:8 com Atos 2:25, e vai notar que se trata de um só Deus.
A divindade de Cristo é um conteúdo que devemos ir estudando devagar, analisando todo o contexto bíblico, e verá o quanto é forte a unidade divina do Pai com o Filho.
Leia também o estudo 3 Curiosidades sobre o contexto bíblico que você talvez não saiba.
A declaração de Tomé, direcionada ao Senhor Jesus em João 20:28, vai confirmar a divindade de Cristo:
E Tomé respondeu e disse-lhe: Meu Senhor e meu Deus.
Se o Senhor Jesus não fosse Deus, Ele obviamente teria repreendido a Tomé aqui.
A cena acima também destrói a doutrina de certos grupos religiosos que afirmam que Jesus Cristo foi um anjo criado por Deus.
Ora, como vimos em Apocalipse 22:8-9, anjos não recebem adoração, como o Senhor Jesus recebeu a de Tomé, visto acima (Leia também 2 Pedro 3:18).
Ao ler tudo isso, talvez você também esteja se perguntando sobre a divindade Espírito Santo, mas como tentei ao máximo ser breve neste estudo aqui, indicarei apenas que reflita em Atos 5: 3,4 e todo o contexto do mesmo livro.
Em outra ocasião abordarei este tema mais à fundo.
Estude com mais profundidade temas difíceis e polêmicos da Bíblia Sagrada com um manual recheado de conhecimento bíblico.
Falar sobre a divindade de Cristo traz conteúdo muito extenso, que já foi bem debatido ao longo dos séculos, e neste estudo bíblico aqui eu quis escrever apenas um pouco e de forma mais clara e direta.
Se isto te ajudou a entender um pouco mais, conte-nos nos comentários mais abaixo.
aguardando a abençoada esperança e o aparecimento glorioso do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo, (Tito 2:13 KJF)
9 Comments
JESUS É DEUS FILHO .
No começo a Palavra já existia:
A Palavra estava voltada para Deus,
e A Palavra era Deus.
( João 1 1 )
O Pai e Eu Somos Um.»
( João 10.30 )
Tomé Respondeu a Jesus :”Meu Senhor e Meu Deus !”
( João 20:28 )
“A virgem ficará grávida e dará à luz Um Filho, e o Chamarão Emanuel”, Que Significa “Deus conosco”.
(Mateus 1:23)
Eles são descendentes dos patriarcas; e, como ser Humano, Cristo pertence à raça deles. Que Cristo, que é O Deus Que Governa Todos, Seja Louvado Para Sempre! Amém!:
( Romanos 9:5 )
Pois em Cristo Habita Corporalmente Toda A Plenitude Da Divindade,
(Colossenses 2:9)
Que haja em vocês a mesma atitude que houve em Cristo Jesus.Sendo Por Natureza Deus, no entanto, não Reivindicou para si o ser igual a Deus,
( Filipenses 2:5-6 )
Aguardando a Bendita Esperança, isto é, a Manifestação da Glória de Jesus Cristo, Nosso Grande Deus e Salvador.
( Tito 2:13 )
Mas a respeito do Filho ele Disse:
“O teu Reino, Ó Deus, Vai Durar
Para Todo O Sempre.
Tu Governarás o teu povo com justiça.
( Hebreus 1:8 )
Tu amas o bem e odeias o mal.
Foi por isso que Deus, O Teu Deus,
te escolheu
e te deu a alegria de receber
uma honra muito maior
do que a dos teus companheiros.”
( Hebreus 1:9 )
E sabemos também que o Filho de Deus veio abrir-nos os olhos para que conheçamos o verdadeiro Deus. Estamos assim em comunhão com o Deus verdadeiro, visto que vivemos em seu Filho Jesus Cristo, Que É, Ele Próprio, O Verdadeiro Deus e a vida eterna.
( 1 João 5:20 )
Complicado….
Mentira eu provo que é mentira DEUS CRIADOR É O PAI O DEUS SALVADOR É O FILHO JESIS CRISTO E O DEUS UNIFICADOR E CONSOLADOR E QIE NOS CONVERTE E CONVENCE É O ESPÍRITO SANTO DE DEUS QIE NOS FAZ HUM COM O PAI …EU E O PAI SOMOS HUM…FAÇAMOS O HOMEM Á NOSSA OMAGEM CONFORME Á NOSSA SEMELHANÇA…VÃO APRENDER COMIGO 21.969180582…VENHAM DEBATER COMIGO
Estas profecias já se cumpriram?
– Eis que os trarei da terra do norte, e os congregarei das extremidades da terra; e com eles os cegos e aleijados, as mulheres grávidas e as de parto juntamente: em grande congregação voltarão para aqui. Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito em que não tropeçarão; porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogénito. Ouvi a palavra do Senhor, ó nações, e anunciai-a nas ilhas de longe, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho.
Jeremias 31:8-10
– Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito; porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor: porque todos me conhecerão, desde o mais pequeno deles até ao maior, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Jeremias 31:31-34
Oi Jane, obrigado por comentar. Tudo indica que as promessas dos versículos que você citou acima ainda não se cumpriram, pelo menos não em sua totalidade (especialmente no caso de Jer. 31). Pois todo o Israel ainda não foi congregado em sua terra prometida. E daí por diante.
O senhor Jesus apareceu para João na ilha de patmos e disse: eu sou o alfa e o ômega o princípio é o fim fui morto agora estou vivo para sempre e tenho as chaves da morte e do inferno..só Deus pode falar isso ,e em Apocalipse só ele fala com João..
O próprio Jesus várias vezes disse que ele é um e YHWH é outro: “Adore somente ao Pai”… “O pai é maior do que eu”, a bíblia se refere à Jesus como “Primogênito de toda a Criação ” (primogênito=primeiro a ser Criado), e a YHWH como “Eterno”… Além disso todos ouviram quando Deus falou com seu filho dos céus “Este é meu filho amado, a quem eu aprovo”, Deus falou com ele mesmo do céu? Certamente que não rs, a bíblia também diz que ele “se assentou ao lado do Pai”. .. E quando perguntaram sobre o fim Jesus disse “somente o Pai sabe o dia e a hora”… A bíblia é muito clara,Jesus é Rei e Senhor, e YHWH é o Deus Soberano, não é preciso um curso de teologia de cinco anos pra entendermos ela, apenas precisamos da ajuda do Espírito Santo de Deus, caso contrário o deus deste mundo cega nossas mentes (2 corinrios 4:3,4).
“Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. ” Mateus 11:25
Obrigado por comentar Ana, farei uma revisão deste texto e vou corrigir algumas informações.
“Quem ouviu, alguma vez, semelhantes coisas? Quem, agora que as ouve, não tapará os ouvidos para impedir que essas ignóbeis palavras cheguem até eles? Quem, ouvindo João dizer: ‘No princípio era o Verbo’ (Jo 1,1), não condenará os que dizem: ‘Houve um tempo em que ele não era’? Quem, ainda, ouvindo estas palavras do Evangelho: ‘Filho único de Deus’ (Jo 1,18) e ‘Tudo foi feito por meio dele’ (Jo 1,3), não detestará os que afirmam que o Filho é uma das criaturas? Como pode ele ser igual ao que foi feito por ele? Como pode ser Filho único aquele que elencamos com todas as coisas, na categoria destas? Como viria ele do nada, ao passo que o Pai diz: ‘De meu seio, antes da aurora, eu te gerei?’ (Sl 109,3)? Como seria ele, em sua substância, diferente do Pai, ele que é a imagem perfeita e o esplendor do Pai (2Cor 4,4; Hb 1,3) e que diz: ‘Quem me vê, vê o Pai’ (Jo 14,9)? Se o Filho é o Verbo e a Sabedoria do Pai, como teria havido um tempo em que ele não existia? É como se dissessem que houve um tempo em que Deus não tinha Palavra nem Sabedoria. Como está sujeito à transformação e à alteração aquele que diz de si mesmo: ‘Eu estou no Pai e o Pai está em mim’ (Jo 10,38) e ‘Eu e o Pai somos um’ (Jo 10,30), e que disse pelo profeta: ‘Vede-me; eu sou e não mudo’ (Ml 3,6)? Mesmo que se pense que essa palavra pode ser dita pelo próprio Pai, seria agora, no entanto, mais oportuno, julgá-la dita por Cristo, porque, tornado homem, ele não muda, mas, como diz o Apóstolo, “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e pela eternidade’ (Hb 13,8). Quem os leva a dizer que é por nós que ele foi feito, enquanto São Paulo diz: ‘Para ele e por ele todas as coisas existem’ (Hb 2,10)? Quanto à sua afirmação blasfema de que o Filho não conhece perfeitamente o Pai, não seria de causar surpresa, pois, uma vez que eles decidiram a combater Cristo, desprezam também as palavras do próprio Senhor que diz: ‘Como o Pai me conhece, eu também conheço o Pai’ (Jo 10,15)”.
Alexandre de Alexandria-Século IV-.carta encíclica ao episcopado.