Entenda como Jesus é nosso irmão e por que

Cristo é nosso irmão mais velho? Como assim? 🙄

Sim, a Bíblia afirma que Jesus é nosso irmão mais velho! Leia isto no versículo abaixo:

Para quem ele conheceu antes, ele [Deus] também os predestinou [nós] para serem conformes à imagem de seu Filho, para que ele pudesse ser o primogênito dentre muitos irmãos.
(Romanos 8:29 KJF)
[colchetes do autor]

amigos, irmãos, família

Primogênito significa primeiro gerado, ou primeiro filho, logo, filho mais velho.

Nosso Senhor é tão magnífico em grandeza, que as Escrituras revelam-no com muitos papéis.

Um destes papéis revelados na Bíblia Sagrada (pelo Espírito Santo), é que Jesus é nosso irmão mais velho.

O próprio profeta Isaías, divinamente inspirado, chama ao Senhor Jesus de alguns títulos como Maravilhoso, Conselheiro, O Deus forte, O Pai eterno, O Príncipe de Paz (9:6).

Logo, à partir do texto acima, podemos concluir que o Senhor possui tanto a natureza divina como possuiu a carnal (humana) por um curto período de tempo.

Isto é algo maravilhoso e tão alto que é praticamente impossível alcançar sua total compreensão com nossa mente tão pequena diante do tamanho de Deus (Rm 11:33-36; 1 Tm 3:16; por extensão Sl 139:17,18; Is 55:8,9).

E partindo do ponto de vista de que o Senhor Jesus é o Filho de Deus, e que o mesmo Deus nos tornou seus filhos (João 1:12; Romanos 8:151 João 3:1), certamente Jesus é nosso irmão, sendo Ele o principal dentre seus irmãos.

O versículo que afirma isso claramente é Romanos 8:29, que você leu mais acima.

É importante destacar que Jesus não era nosso irmão, mas foi feito, ou tornou-se nosso irmão.

irmãos, família, crianças, abraçando-se, abraço

O texto de Hebreus 2: 17-18 destaca claramente que o Senhor não era nosso irmão, mas foi feito nosso irmão, e fala ainda qual a finalidade disso.

Veja o início do versículo 17: “Por isso, em todas as coisas, convinha-lhe que fosse feito semelhante aos irmãos,”

Ora, com que finalidade Jesus foi feito semelhante aos seus irmãos (seres humanos), ou seja, tornou-se como eles (nós)?

O próprio versículo responde, veja: “para que fosse um sumo sacerdote misericordioso e fiel em todas as coisas que pertencessem a Deus, para operar a reconciliação por causa dos pecados do povo.
Porque naquilo que ele mesmo sofreu sendo tentado, ele pode socorrer aos que são tentados.”

Logo, era necessário que Jesus, sendo Deus, se manifestasse em corpo humano, para que em tudo pudesse se compadecer de nós e nos socorrer (além de se fazer como oferta pelo nosso pecado – Rm 8:3; 1Pe 2:241Jo 2:2), pois Ele mesmo experimentou de todas as nossas fraquezas e várias tentações, mas sem pecado (Jo 10:30-33; Hb 4:15; Fp 2: 5-8).

O Senhor tornou-se nosso irmão também para que Ele fosse o modelo perfeito de homem (ser humano) que Deus quer, como notamos no próprio texto de Romanos 8:29, e complementado em Efésios 4 11-13.

Mas como dizer que Jesus é nosso irmão, se a Bíblia diz que Ele é o Unigênito Filho de Deus?

A palavra unigênito significa basicamente único gerado.

Porque Deus amou tanto ao mundo que ele deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16 KJF)

Todavia, analisando-se o contexto bíblico e a origem da palavra grega usada neste texto (monogene), podemos notar que esta palavra tem mais de um significado, principalmente no contexto em que Cristo vivia.

Em Lucas 7:12; 8:42 e 9:38, por exemplo, a palavra unigênito está trazendo o significado de filho único de um casal.

Mas nos textos de João 1:14,18; 3:16,18; 1 João 4:9 e Hebreus 11:17 esta palavra ganha outro significado, que seria “único de sua espécie”, “único do tipo” ou “único existente”.

Veja o significado completo no grego aqui (em inglês. Procure pelas palavras “the only of its kind” – o único de seu tipo, ou “single of its kind” – único de seu tipo)

Mas por que o texto de Hebreus 11:17 chama Isaque de filho unigênito (ou filho único) de Abraão, se ele tinha mais filhos? (Gn 16:3-4; 17:24,25; 25:1,2)

Embora Abraão tivesse mais filhos, Isaque era o único escolhido. Ele era o único herdeiro da promessa, o único com quem Deus estabeleceria Sua aliança (Gn 17:18-21), e isso esclarece bem a ideia da singularidade que Isaque tinha, pois embora fosse chamado de unigênito, não foi o único gerado por Abraão, e tinha outros irmãos.

À partir deste ponto também podemos destacar a singularidade que o Senhor Jesus tem, sendo Ele o único igual a Deus em essência.

No caso do Senhor, unigênito significa único do seu tipo, indicando que Ele é Único e não há outro como Ele.

A palavra unigênito utilizada para referir-se a Jesus faz referência diretamente à divindade dele, à sua unidade divina com o Pai, sendo Ele da mesma essência do Pai, isto é, o único de seu tipo (João 1:1-3,14).

Isto explica o fato de os judeus terem tentado apedrejá-lo em João 5: 17-18, quando Ele declara que é o Filho de Deus, fazendo-se igual a Deus, pois isto para os judeus era uma blasfêmia.

Da mesma forma, Jesus diz ser igual a Deus em divindade, declarando-se Filho de Deus, em João 10:30-36.

Resumindo, a palavra unigênito quando utilizada para Cristo significa que Ele é o único que veio diretamente de Deus, da mesma essência dEle, e não há outro igual.

Jesus é nosso irmão, aquele que tornou-se homem para que por meio dele pudéssemos ter o exemplo de ser humano perfeito, o qual devemos seguir (Ef 5:1); isto é o próprio Deus nos ensinando pessoalmente! (Jr 31:31-34)

O Senhor foi gerado pelo Espírito de Deus na (então) virgem Maria (Lc 1:30-31,34-35), destacando ainda mais que Sua natureza é vinda diretamente de Deus, e não meramente humana, o que significa mais uma vez que não há outro como Ele.

Nós, porém, recebemos o poder de sermos filhos de Deus pela fé (Gl 3:26), isto é, fomos adotados por Deus como filhos (Rm 8:15,16; Ef 1:5); por isso Jesus é único, pois Ele não foi “adotado” como nós.

Jesus é único, legítimo, da mesma natureza e essência do Pai, e era isso que deixava os judeus religiosos furiosos contra Ele, pois, como eu disse, consideravam certas afirmações de Cristo uma blasfêmia (Jo 8:56-59).

Continue estudando temas bíblicos com entendimento e análise profunda do contexto bíblico.

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Porque não recebestes um espírito de servidão, para novamente temerdes, mas recebestes o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
O mesmo Espírito dá testemunho com o nosso espírito, de que somos filhos de Deus.
E se filhos, então herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se sofremos juntos, também seremos glorificados juntos.
(Romanos 8:14-17 KJF)

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

4 comentários em “Entenda como Jesus é nosso irmão e por que”

  1. Eu espero que na eternidade tenhamos no mínimo um poder semelhante ao poder de Deus e no máximo um poder igual ao poder de Deus

  2. NOSSA QUE LINDO, SENTI MTO A PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO SO EM LER ESSE POST, MTO OBRIGADA POR TIRAR MINHA DUVIDA QUE DEUS TE ABENÇOE E A PAZ DO SENHOR JESUS ESTEJA CONOSCO…

    1. Que bênção Érica, ler um comentário deste é no mínimo superar minhas expectativas com relação à publicação destes estudos bíblicos. Cada um tem muito que melhorar ainda, mas louvo a Deus por estar abençoando pessoas assim com tem feito contigo.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.