Entenda o erro de abrir a Bíblia aleatoriamente para ler

Deus pode falar através de um versículo aleatório da Bíblia?

Você se pergunta se abrir a Bíblia aleatoriamente e pegar o texto que vier na hora para ler é uma prática saudável? Será que Deus pode falar conosco se abrir a Bíblia ao acaso?

Se Deus pode falar por este meio eu não duvido, pois ninguém dita as regras de como Deus falará com Seu povo, mas certamente é um meio que eu não orientaria a alguém como prática/costume de leitura da Bíblia Sagrada.

Se Deus falar assim, que seja por Ele mesmo, e que não seja eu encaixando-O numa maneira que eu quero que fale.

abrir a bíblia aleatoriamente é bom?

Eu mesmo já subi a montes para orar onde vi essa prática acontecendo pessoalmente.

Muitas vezes os irmãos abriam num texto aleatório, liam o texto que viesse na hora e ficavam tentando entender o que aquilo significava ou o que Deus queria falar com isso.

As vezes, não encontrando uma explicação ou aplicação razoável para aquele texto, simplesmente diziam: “marca aí que depois Deus vai revelar esse mistério pra gente”.

Há até igrejas que permitem aos seus pregadores usarem deste método para trazer a mensagem de Deus para a igreja.

Você já viu isso em algum lugar? Qual seria o problema de se abrir a Bíblia aleatoriamente em um texto para ler?

Abrir a Bíblia aleatoriamente para ler é um “assassinato” contra o estudo bíblico!

bíblia pegando fogo

Essa é uma das piores formas de se ler a Bíblia, pois não há um estudo dos acontecimentos em volta do contexto daquela passagem que foi lida, não há uma sequência, não se sabe as vezes com quem estava se falando e nem o que aconteceu para que o personagem em questão falasse o que ali se abriu aleatoriamente e leu.

Abrir a Bíblia aleatoriamente para ler é adotar um comportamento supersticioso, e tirar conclusão do que ali vier escrito é uma atitude imatura que pode ser um perigo, e acaba também por ser como uma adivinhação, uma prática completamente proibida por Deus desde os tempos antigos (Lv 19:31; Is 8:19).

Seria a Bíblia Sagrada um livro mágico, ou um estudo profundo sobre a pessoa de Deus, nosso Criador, e a base para nosso conhecimento e relacionamento com Ele?

lendo a Palavra, bíblia sagrada, orando

Existe um grande número de pessoas que ainda tem o costume de abrir a Bíblia aleatoriamente em busca de passagens de consolo e orientação para um problema que estão passando.

Todavia, não seria mais fácil ir direto ao ponto, e visitar uma página como essa aqui, ou simplesmente olhar nas primeiras (ou últimas) páginas de algumas Bíblias, que geralmente possuem o endereço de versículos indicando textos a serem lidos em vários tipos de situações?

Pois muitas vezes tais pessoas não encontram o consolo que procuram, e acabam só alimentando mais sua angústia, sua preguiça e falta de interesse por um momento de devoção a Deus, e um tempo exclusivo para leitura e reflexão da Palavra do Senhor com entendimento, e não “às cegas”.

Para fazer uma comparação de que rejeitar o estudo sistemático e organizado da Palavra de Deus em troca de abrir a Bíblia aleatoriamente em um texto qualquer para ler é algo ruim, considere a seguinte situação:

Se todos os dias você deixar de comer uma boa refeição com carnes saudáveis, legumes, verduras, frutas e sucos naturais, substituindo-os por Fast food, batata frita, hambúrguer, coca-cola, sorvete, etc., responda-me: no final de 10 anos você estará com a saúde melhor ou pior? Com mais ou menos gordura no organismo? Abaixo ou acima do peso normal? Sofrerá um infarto ou terá uma saúde de ferro?

Da mesma forma, o povo que se diz de Deus tem se alimentado muito hoje em dia de mensagens rápidas e aleatórias por aí, muitas vezes reflexões com aparência bonita, mas sem base na Palavra de Deus, e isto tem criado uma geração de crentes doentes espiritualmente, fracos, que vivem se fazendo de coitados, e sem prática alguma de uma vida cristã saudável.

“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus.
Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!”
(Hebreus 5:12 NVI)

Embora nossa cultura de imediatismo e instantaneidade esteja como a coisa mais comum por aí à fora, não é assim que Deus trabalha, não do nosso jeito, não no tempo que queremos, mas do jeito dele e no tempo dele! (Is 55:9)

sem tempo, com pressa, correndo, relógio

Por isso, abrir a Bíblia aleatoriamente e tentar ficar tirando conclusão de qualquer texto que vier na frente em busca de instrução, não é nada saudável para a vida do crente!

Leia com atenção o que o Senhor disse no versículo abaixo:

“Jesus, respondendo, disse-lhes: Vós errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus.”
(Mateus 22:29 KJF)

À partir do versículo acima (que foi uma resposta a uma pergunta imatura e tendenciosa que os saduceus fizeram a Cristo), o Senhor está defendendo claramente o estudo organizado da Palavra de Deus e de todo o seu contexto, e não, por exemplo, abrir a Bíblia de forma aleatória e tirar conclusões de um texto isolado, como se Deus estivesse comunicando alguma coisa de forma mágica.

Ler é de fato entender o que o texto comunica, mas será praticamente impossível entender o que o Comunicador da mensagem divina (o Espírito Santo – 2 Pe 1:20,21) quer dizer se você abrir a Bíblia aleatoriamente, sem estudá-la, assim como ao Seu Criador.

Se você quer realmente conhecer a Bíblia de forma mais profunda, tem necessidade disso para ensiná-la de forma mais madura também, faça uso de ferramentas de estudo bíblico!

portal de assinatura bíblico conheça sua bíblia de capa a capa - entenda sua bíblia de gênesis a apocalipse, capítulo por capítulo através de vídeo aulas explicativas.

Quando você lê a Bíblia Sagrada de forma organizada, com todo cuidado e atenção, você terá, naturalmente, mais interesse em conhecer mais e melhor, com mais qualidade, seus ensinos e acontecimentos.

Daí então é que as ferramentas de auxílio à leitura e estudo bíblico te ajudarão muito.

Mas você nunca descobrirá grandes riquezas da Palavra de Deus se abrir a Bíblia aleatoriamente para ler de qualquer maneira, e assim tirar interpretações superficiais e subjetivas.

Como bebês recém-nascidos, desejai o leite sincero da palavra, a fim de que assim possais crescer, (1 Pedro 2:2 KJF)

Veja ótimas ferramentas de estudo bíblico para você começar a ler a Bíblia da forma correta e continuar entendendo-a com maturidade.

Escolha a que mais atende sua necessidade atual e clique para saber mais.

  1. Método como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente.
  2. Programa Kit pregadores da Palavra de Deus (se você é pregador da Palavra NÃO OUSE abrir a Bíblia aleatoriamente no púlpito para ler e pregar o que vier à frente, mas antes estude-a!)
  3. Estudo bíblico: 13 dicas por onde começar a ler a Bíblia com entendimento.
  4. Estudo bíblico: 3 dicas para estudar o contexto bíblico com entendimento.
  5. Dicionário bíblico Wycliffe (da CPAD): ferramenta indispensável para todo bom estudante da Bíblia Sagrada entendê-la com mais clareza e profundidade!
  6. Escola da Bíblia Shubert (desde estudos básicos aos mais avançados sobre as revelações contidas nas Sagradas Escrituras).

“Na prática, quem trata a Bíblia como um livro mágico de respostas rápidas, está desdenhando o estudo, a dedicação e as riquezas do saber.” (Pv 6:20-23)

Quem ensina a Palavra de Deus deve (praticamente) abominar o hábito de abrir a Bíblia aleatoriamente em um texto para ler.

Porque todas as coisas que foram escritas anteriormente, para nosso ensino foram escritas, para que, pela paciência e consolação das escrituras, tenhamos esperança.
(Romanos 15:4 KJF)

Logo, como ensinar, se não se sabe nem o texto que será lido?

Por isso devemos nos dedicar à leitura e ao estudo inteligente das Sagradas Escrituras!

Até que eu vá, dedique-se à leitura, à exortação e à doutrina.

Medita estas coisas, entrega-te a ti mesmo inteiramente a elas, para que o teu aproveitamento apareça a todos.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; continua nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
(1 Timóteo 4: 13,15-16 KJF)

A Bíblia Sagrada levou cerca de 1600 anos para ser escrita e ter todos os seus livros reunidos, você acha que abrir a Bíblia aleatoriamente ainda é o meio certo de estudá-la e aprendê-la? Acha que vai conseguir fazer isso instantaneamente?

Se este estudo foi edificante para você, conte-nos a sua experiência nos comentários aqui abaixo e compartilhe-o com seus irmãos em Cristo!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

33 comentários em “Entenda o erro de abrir a Bíblia aleatoriamente para ler”

  1. Estou aqui para. como testemunha que Deus fala sim através das escrituras as cegas.

    o propio Moisés foi exemplo gente.
    mais nos caso dele veja só ele nao tinha escrituras.

    como Deus chegou até a ele, através da árvore queimando. foi uma formar radical que Deus teve com ele. Deus pode mostrar. para um servo dele em todas as formas possíveis hoje em dia.

    Deus falou comigo através de um folheto de evangelização. que eu achei na rua um dia.
    eu estava fraco espiritual mente. e aquele folheto foi a árvore queimando me dando força para continuar. eu vi o papel no chão e podia não ter pegado eu peguei por acaso so pra ver o papel.
    eu nao estava pensando que ali teria um verciculo
    que iria me fortalecer vom Deus.

    Deus cria situação na nossa vida para mostrar que ele ainda tem o controle de tudo.

    Mais para isso precisamos estar com os ouvidos bem atentos e ter uma vida separada com Deus
    para saber quando e de Deus e quando não é.

    porque satanás conhece as escrituras também
    e se for possível ele consegue enganar até os escolhidos. portanto quando for pedir respostas aleatória na bíblia primeiramente como esta sua vida com Deus.

    igual o irmão Gabriel falou você pode abrir a bíblia e cair em um verciculo de tentação para a sua vida.

    como satanás fez com o nosso senhor jesus no deserto.

    1. graça e paz.
      Caí de para-quedas nessa página e aproveitando este comentário de apenas 4 dias atrás eu também darei meu testemunho de que Deus já falou comigo diversas vezes ao abrir a Bíblia aleatoriamente, e de forma a me deixar literalmente de joelhos chorando.
      Isso também aconteceu com o palestrante Mario Persona que foi um dos primeiros evangelistas que conheci na internet, e desde então vem ocorrendo comigo com frequência. Ele tem um testemunho muito similar ao seu, pois seu processo de conversão começou com um folheto cristão aleatório que encontrou na rua. Eu também já fui instrumento de Deus para a conversão de uma vizinha recentemente apenas entregando um folheto de uma igreja adventista. A sabedoria e graça de Deus são multiformes!
      Porém, concordo com o texto ao aconselhar que não transformem isso em uma prática de estudo e leitura. É preciso sim se fadigar na leitura e meditação da Bíblia, especialmente se for um pregador, como bem exorta Paulo.

  2. acho que abrir a biblia aleatoriamente e ler apenas um versiculo tem um risco muito grande da pessoa fazer interpretação isolada e erronea do vesiculo

  3. Professor gabriel Filgueiras que abre a bíblia aleatoriamente só demostrar que tem um real interesse de estuda-lá de verdade

  4. Oras, se abrir a Bíblia aleatoriamente é algo errado, uma vez que pode levar a pessoa a não estudá-la por completo, então um dos seus conselhos também é errado, que é consultar diretamente aqueles versículos separados no final da Bíblia.
    Nem precisa mais ler a Bíblia! É só ir naquela seção de aconselhamento.
    E ainda, como você dirá a um neófito que precisa de uma resposta urgente? Que ele faça um estudo bíblico, ou leia a Bíblia toda em um ano, para obter a resposta?
    E, por fim, oras, a Bíblia toda tem milhares de assuntos e respostas. Como obtê-la? Indo ao trecho já memorizado em sua cabeça? Mas aí é resposta de quem? De Deus ou da sua memorização?

      1. É claro que se renova, mas ter que fazer um curso bíblico para obter uma resposta urgente significa que é o curso bíblico que lhe dará, não a Bíblia em si.

  5. Na minha ignorância seria a sagrada bíblia um livro de matemática o qual vc estuda? Se a estuda qual a conclusão? Que Deus é onisciente? Ou que através desses “estudos” torna-se capaz de dizer o que é certo ou errado nas palavras de Deus? Deus se manifesta, fala, interage, e atua na vida de cada ser de maneira diferente, caso o contrário seria necessário apenas um profeta, mas ele enviou varios e cada um com a mensagem condizente com a ocasião de seu povo, para alguns a mensagem da espada, para outros o perdão, a interpretação das palavras bíblicas requer apenas discernimento, pois um mesmo versículo pode ser interpretado benevolentemente assim como pode ser distorcido para justificar os pecados, buscar a Deus mesmo que aleatoriamente na bíblia não muda em nada a fé, agora dizer que “estuda” a biblia é muita prepotência, nem mesmo Jesus teve essa audácia, simplesmente tinha fé absoluta no Pai, assim como os apóstolos e seguidores de Jesus não o estudavam todos apenas acreditavam, muitos foram curados por apenas crer isso se chama fé, ninguém foi curado ou viu o reino dos céus por ter estudado, se vc abrir a bíblia aleatoriamente crendo que naquele momento é Deus te instruindo vale mais que querer estudar falas e contextos afinal seria o barro capaz de estudar o oleiro?

    1. “Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus;” (Mt 22:29)

      “Até que eu vá, dedique-se à leitura, exortação e à doutrina. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas, entrega-te a ti mesmo inteiramente a elas, para que o teu aproveitamento apareça a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; continua nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (KJFiel 1Tm 4:13-16)

      1. Jesus respondeu: “Vocês estão enganados!, pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!
        Marcos 12:24

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.