Um dos leitores de minhas mensagens bíblicas por e-mail me retornou uma vez pedindo ajuda para saber como parar de julgar as pessoas e não ser tão crítico com elas, ele disse:
“Eu sou muito critico, já vou julgando as pessoas, muitas vezes nem as conheço, parece que eu sou perfeito, fico muto triste com isso, mas quando me dou conta já julguei.”
Diante disso reuni alguns conselhos bíblicos simples que passei para ele, e estou relatando-os aqui neste pequeno estudo sobre como parar de julgar as pessoas e deixar de ser exageradamente crítico com tudo e todos.
Uma dica muito importante para aprender como parar de julgar as pessoas é colocar-se no lugar delas!
Parece uma praga este hábito de fazer comentários da vida dos outros tentando corrigi-los ou ficar destacando seus erros, pois este costume apega-se facilmente na língua de todo ser humano.
Aliás, isto trata-se de maledicência, hábito condenado pela Bíblia Sagrada e que serve apenas para destruir relacionamentos!
Leia o estudo bíblico sobre maledicência aqui no blog Bíblia se Ensina se quiser saber mais sobre este assunto específico.
Então para saber com parar de julgar as pessoas, criticando-as, é basicamente agir com empatia quando ouvir falar algo a respeito de alguém ou mesmo presenciar uma situação.
Quando nos esforçamos para tentar se colocar no lugar do outro e imaginar a situação que está passando, quando tentamos sentir o que ele está sentindo em seu coração e por isso reagiu de determinada forma, entenderemos melhor suas atitudes e mediremos melhor nossas palavras na hora de fazer um comentário.
Depois de imaginar o que a pessoa está sentindo e tentar colocar-se no lugar dela na situação em que está vivendo, avalie: será útil para a mesma ouvir o comentário ou o julgamento que você estaria prestes a dizer? Seria útil dizer isso a alguém? 🙄
Se não, então é melhor você começar a mudar seus hábitos e avaliar a si mesmo(a), começar a ter atitudes que irão realmente ajudar em vez de ferir ainda mais.
Aliás, o que você ganha simplesmente julgando os outros e criticando-os? (Talvez ganhe o que vou dizer mais abaixo, continue lendo…)
Troque o comportamento de julgamento e críticas pelo comportamento de ser mais amigo das pessoas, ser misericordioso e companheiro delas,
Em vez de afastar as pessoas de si, seja alguém que lhes estende a mão para ajudá-las a se levantarem e prosseguir, à semelhança do que o Senhor Jesus foi neste mundo (Jo 8:10,11).
Prefira honrar as pessoas em vez de denegrir a imagem delas; faça isto para motivar a quem errou a se corrigir!
Sede amigavelmente afeiçoados uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. (Romanos 12:10 KJF)
E quem sabe se a pessoa que você em vez de julgar, criticar e condenar, ajudou a se levantar hoje, será a mesma pessoa que irá te proteger e te ajudar a se levantar também no futuro?!
Irmãos, se algum homem for surpreendido em uma falta, vós, que sois espirituais, restaurai o irmão no espírito de mansidão, considereis a vós mesmos para que também não sejais tentados. (Gálatas 6:1 KJF)
Leia também o estudo 4 coisas que você pode fazer quando ver seu irmão caindo em pecado.
Antes de julgar e criticar, olhe para dentro de si mesmo(a) e veja se realmente tem condições de fazer tal julgamento ou crítica.
Leia o que o Senhor Jesus disse a respeito dos “juízes” terrenos que vivem a comentar, criticar e julgar de modo a condenar as atitudes dos outros:
E por que tu observas o cisco que está no olho do teu irmão, e não percebes a viga que está no teu próprio olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, e, eis uma viga no teu próprio olho?
Hipócrita, tira primeiro a viga do teu olho, e então verás com clareza para tirar o cisco do olho do teu irmão. (Mateus 7:3-5 KJF)
Coloque-se no seu lugar e avalie a si mesmo antes de fazer um comentário sobre alguém! E assim aprenderá como parar de julgar as pessoas e criticá-las a todo momento.
E eu posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que geralmente quem vive a julgar e criticar os outros tenta esconder suas próprias atitudes erradas dos outros também.
É o péssimo hábito de fazer comentários negativos das pessoas a fim de justificar-se, ganhar reconhecimento aproveitando-se da falha dos outros, sendo ardiloso, e mostrar que sempre tem razão de tudo.
Mas na verdade, se estivesse no lugar da pessoa, muito provavelmente agiria da mesma forma, ou até pior.
Mais uma vez entramos na questão de cada um avaliar-se a si mesmo, se tal pessoa errou em determinada coisa, quem sou eu para julgá-la, se da mesma forma estou errando em alguma situação diferente ou semelhante também?
Portanto, tu és indesculpável, ó homem, qualquer um que julgas; pois no que tu julgas a outro, a ti mesmo te condenas, pois tu que julgas, fazes as mesmas coisas. (Romanos 2:1 KJF)
As pessoas tendem a querer se afastar de alguém que é exageradamente critico, pois é uma pessoa chata e geralmente suas palavras não vão ajudar em nada.
Uma pessoa que vive se queixando dos outros e da vida, fazendo comentários negativos e julgamentos, geralmente é desagradável, alguém que poucos suportam ficar por perto muito tempo.
Portanto, se quer mesmo aprender como parar de julgar os outros, fazer comentários negativos e/ou criticá-los, comece a trocar o comportamento da crítica pelo da amizade e da bondade, afinal de contas, imagine se alguém te julgasse e te criticasse da forma que você faz com os outros… Você iria gostar? Acredito que não.
Então em vez de critica, julgamento e acusação o que você iria querer receber? Não seria compaixão, amizade, compreensão, companheirismo e bons conselhos?! Creio que sim.
Então comece ainda hoje a praticar as palavras de nosso Senhor Jesus, que disse: “E assim como quereis que os homens vos façam, fazei-lhes igualmente.” (Lc 6:31)
O perfeccionista precisa saber que ninguém “caga cheiroso”!
Todos somos sujeitos a errar um dia, e todos precisamos ser corrigidos e instruídos na proporção certa para reconhecermos nossos erros e passarmos a acertar em nosso caminho.
Todo julgamento que fizermos aos outros, voltará para nós, foi isso que Jesus ensinou em Mateus 7:1-2, e esteja certo que isso vai acontecer e, quando acontecer, será doído!
Não faleis mal uns dos outros, meus irmãos.
Aquele que fala mal de seu irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és um cumpridor da lei, mas juiz.
Há um legislador que é capaz de salvar e destruir. Quem és tu, porém, que julgas a outrem? (Tiago 4:11,12 KJF)
Quer continuar se corrigindo e seguir aprendendo como parar de julgar e condenar as pessoas?
Então você precisa começar a ocupar a sua mente com coisas boas!
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o que é bom, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o que é mau; porque da abundância do seu coração fala a boca. (Lucas 6:45 KJF)
Ocupe a sua mente com a Palavra de Deus e encha dela o seu coração, então terá coisas boas para dizer às pessoas!
A boca de um homem justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos. (Provérbios 10:11 KJF)
Be First to Comment