Estudo de Gênesis 3.15 – a primeira profecia da Bíblia

ilustração da serpente na profecia de Gênesis 3.15 brigando contra a smeente/descedente da mulher

O próprio Deus foi quem proferiu a primeira profecia na Bíblia, e esta se encontra em Gênesis 3.15, que diz: “E eu colocarei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; ela ferirá a tua cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Neste estudo bíblico tentaremos dar a explicação deste versículo com mais detalhes.

Gênesis 3.15 não é um texto fácil de se explicar, portanto pedimos a compreensão dos nossos leitores. Não obstante, tentaremos o máximo não sermos subjetivos. Entretanto, talvez só seja possível explicar esse versículo através da crença no Messias, isto é, no Ungido, o homem que Deus escolheu e ungiu para salvar seu povo de seus pecados (Luc. 4:16-21), e mostraremos versículos bíblicos que podem tornar este argumento coerente.

Baixe este conteúdo em PDF para impressão aqui.

Uma semente de mulher?

O texto original hebraico traz a palavra זרע (zera) onde lemos “semente”.

Gênesis 3.15 interlinear hebraico-português com explicação da palavra "zera", que é semente ou descendência.

Essa é a mesma palavra usada em Gênesis 17.7, quando Deus estabelece uma aliança com Abraão e seus descendentes, isto é, com sua semente, para sempre.

Ora, sabemos que o homem é quem tem o sêmen, isto é, a semente (espermatozoide) de onde vem seus filhos, consequentemente seus descendentes. Em Levítico 15.16-18, por exemplo, o mesmo termo, “zera”, é usado para se referir à emissão do sêmen masculino. Em 22.4 é usado para referir-se à descendência (semente) de Arão, o sacerdote.

Logo, o que possivelmente o texto de Gênesis 3.15 está falando é de uma semente vinda da mulher, e não do homem; podendo-se interpretar isso como os descendentes (a descendência) dela ou de um descendente em específico que ela teria. Isso é difícil de interpretar, pois como os textos iniciais de Gênesis são enigmáticos ou até figurativos, a afirmação da intriga entre os descendentes da mulher e a “serpente”, pode apenas significar que o ser humano brigaria contra seu instinto mal dali para frente, já que até então ele não sabia o que era isso (cf. Gn 2.25).

Mas se for apenas isso, devemos nos perguntar o que Gênesis 3.15 quis dizer com “a cabeça da ‘serpente’ seria esmagada”.

Mas isso apenas parece indicar que um dia o mal seria vencido completamente. Porém até hoje nenhum homem no mundo venceu por completo seu instinto mal; a não ser um, que é Yeshua, o nazareno! (chamado “Jesus” nas traduções bíblicas latinizadas).

A Comunidade Judaica Netzari, por exemplo, que conserva o ensinamento a respeito do Messias em sua forma original judaica e hebraica, entende que Gênesis 3.15 é um dos principais textos que se refere ao nascimento milagroso virginal dele, pois o texto fala da semente da mulher, e não do homem, como se o sêmen viesse dela mesma, e o texto bíblico sugere que o nascimento do Messias foi realmente virginal (Mat. 1:18-20,24-25).

Logo, esse seria um dos sinais de que Yeshua seria o Messias, isto é, o Ungido, que esmagaria a cabeça da “serpente”, ou seja, que aniquilaria o mal e conduziria toda a humanidade à vitória sobre o mesmo (vide At. 26:17-18; Rom. 16.20; Heb. 2.14; 1 Jo 3.8).

O que significa “ela ferirá a tua cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” em Gênesis 3.15?

Nós lemos o texto de Gênesis 3.15 mais acima na Bíblia King James Fiel, que é uma das traduções que mais se aproxima do texto original neste caso, ao traduzir “zera” por “semente”, que seria uma tradução mais literal e que pode expandir seu significado.

“Ela” ali (que feriria a cabeça) se refere à semente da mulher. Essa semente, o que parece indicar uma pessoa apenas, esmagaria a cabeça da “serpente”, que por sua vez apenas lhe feriria o calcanhar.

Se este texto realmente se referir ao Ungido, e sendo este Yeshua de Nazaré, então podemos interpretar que “ferir o calcanhar” significa que ele seria ferido pelo mal, pois a serpente é a representação do próprio mal interior do ser humano, que é instigado pelas tentações do adversário (chamado “satanás“).

Além disso, tendo os emissários (apóstolos) de Yeshua interpretado, segundo as Escrituras, que ele padeceu pelos pecados dos homens, então ele foi realmente ferido pelo mal. Porém, como já dissemos, não pelos seus próprios pecados foi ele ferido, segundo testemunharam seus discípulos e predisseram os profetas (Luc. 24:46-47; Rom. 4:25; 1 Cor. 15:3; Heb 2:17; 9:28; 10:10-14; 1 Pe 2:24; cf. Isa. 53;4-5,11; Jo. 11:49-52), porque ele não cometeu nenhum pecado contra a palavra de Deus (2 Cor. 5:21; Heb. 4:15; 1 Pe 2:22; 1 Jo. 3:5).

Entendemos com isso, portanto, que ele tornou-se uma oferta pelo pecado, ou seja, para nos livrar das nossas próprias transgressões contra a palavra de Deus (Rom. 3:25; 1 Jo. 2:2).

Mas a morte que o Messias padeceu, se comparada com a derrota que o mau sofreu, é apenas um ferimento no calcanhar. Sem falar de sua ressurreição e glória (Heb. 12:2).

Mais uma vez, o ferimento no calcanhar é apenas um ferimento, mas o ferimento na cabeça simboliza uma derrota completa! (cf. Ap 12:10; 20:10).

Aquele que continua pecando é do Adversário, porque o Adversário vem pecando desde o princípio. Por esta mesma razão, o Filho de Deus apareceu: para destruir as obras do Adversário.

(1ª Yohanan [Jo] 3:8, Bíblia Judaica Completa)

Dessa forma tentamos elucidar essa difícil profecia bíblica. Mas se você tiver mais conhecimentos para compartilhar com outros leitores, escreva nos comentários abaixo.

Continue estudando o livro do Gênesis através de ferramentas de estudo bíblico:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.