5 Conselhos para fazer a obra de Deus com excelência

Lendo bíblia, ensinando como fazer obra de Deus

Como fazer a obra de Deus com excelência? Essa pergunta é muito boa e se você está aqui procurando por este conhecimento é muito bom saber disso, pois com isso vemos que o povo de Deus quer se aproximar Dele corretamente e melhor. Então, o que é necessário para servir a Deus melhor? Quais versículos ensinam isso? Neste estudo bíblico encontraremos 5 conselhos que darão um norte à sua caminhada.

Baixe este conteúdo em PDF para impressão aqui.

1) O arrependimento é necessário ao obreiro(a)!

A realidade de que todos os seres humanos pecaram contra Deus deve ser um dos primeiros tópicos bíblicos a serem abordados. Se alguém pecou contra o outro, fez-se uma ruptura nessa relação, por isso é necessário reconciliar! Portanto, ninguém pode sair por aí fazendo a obra de Deus sem antes ter atravessado tal experiência de arrependimento de pecados contra Ele!

Os discípulos do Senhor abordaram muito isso, bem como o próprio Senhor (At. 17:30; Mat. 4:12-13,17). Eles mostraram que todos pecamos contra Deus e por isso perdemos de vista Sua glória (Rom. 6:23). Então todos necessitamos de reconciliação com Ele (2 Co 5:18-20).

Acredite que, mesmo dentro das congregações, muitos crentes que estão em plena atividade, fazendo a obra de Deus, ainda precisam de arrependimento. Temos na Bíblia como exemplo o mensageiro da congregação de Éfeso, que estava fazendo a obra do Senhor fervorosamente; mas foi advertido por ele para arrepender-se de ter abandonado o primeiro amor, e por isso deveria voltar a fazer suas obras como no princípio, vide Revelação (Ap) 2:1-5.

O trecho do Livro da Revelação mencionado acima ainda nos mostra o que é o arrependimento de verdade, que é o retorno para Deus! Em hebraico chama-se Teshuvá.

Para explicar isso de uma forma mais simples possível, podemos definir assim: pecado é a transgressão/desobediência contra a palavra de Deus (1 Jo. 3:4), arrepender-se é justamente voltar a amar e obedecer as palavras do Criador (Deut. 6:5-9).

Concluindo: antes de querer começar a fazer a obra de Deus, devemos nos certificar de alimentar um coração limpo para com Ele, amando-o e obedecendo sua Lei! (1 Tim. 1:18-19)

Leia também: Estudo do primeiro amor: será que já não o abandonamos sem perceber?

O livro “O que é arrependimento”, de R. C. Sproul, pode te ajudar a compreender mais um pouco também.

2) Cuide de sua família!

Talvez nossos leitores não fossem esperar por esse tópico. Entretanto, a própria Bíblia Sagrada destaca a importância do cuidado para com a família no fazer a obra de Deus com sinceridade.

Veja o que Paulo, cujo nome original é Shaul, recomenda acerca disso:

Deve liderar bem sua casa, mantendo seus filhos em obediência, em toda pureza; pois se ele não sabe liderar bem sua própria casa, como ele será capaz de liderar a congregação de Deus?

(1ª Timóteo 3:4,5 traduzido do texto aramaico)

Além disso, este mesmo texto diz que o(a) obreiro(a) de Deus deve ter bom testemunho de vida para com as pessoas que estão de fora (v. 7). Logo, fazer a obra de Deus não é algo que se possa levar de qualquer maneira, é preciso ajustar a vida também! Afinal de contas, queremos honrar o nome de Deus, não queremos?!

pais ensinando a bíblia para seus filhos

3) Ao fazer a obra de Deus, não abandone a comunhão com irmãos.

Os servos sempre fizeram a obra de Deus unidos a outros obreiros e em comunhão com seus semelhantes. Vemos o próprio Deus ordenando a Moshé (Moisés) selecionar 70 homens para lhe ajudar na liderança do povo (Nm 11:16-17); depois, este homem de Deus transmite seu legado a um sucessor (Êx. 17:9-13; 24:13-14; Nm 27:18-23). Além disso tudo, também vemos Samuel liderando uma escola de profetas (1 Sm 19:20), e esta mesma foi continuada por Elias e Eliseu, e assim por diante (2 Rs 6:1-2).

Nos escritos dos discípulos vemos o Senhor escolhendo 12 homens para lhe auxiliar (Lc 6:13), depois mais 70 (Lc 10:1). Após a ressurreição dele, os discípulos continuaram juntos mantendo as tradições e guardando os mandamentos de Deus. Eles se reuniram na festa das semanas (shavuot), conhecida como “Pentecostes” em português (At. 2:1). Quando a comunidade foi crescendo, eles se mantiveram juntos com a liderança dos emissários (apóstolos) (At. 2:42-47; 24:14). E por fim, nas comunidades que foram surgindo depois, vemos Shaul reunindo muitas pessoas ao seu redor (Rm 16:1-16).

De fato, é dito aos crentes que cada um não deveria abandonar sua congregação de irmãos (Hb 10:25). Aliás, já muito antes disso, Deus, na Torá, estabeleceu várias festas para que as famílias e os irmãos estivessem juntos em diversas ocasiões do ano (Deut. 16:10-11).

A comunidade que crê e segue Yeshua é seu próprio corpo, mas cada membro em particular tem sua devida importância (1 Cor. 12:20-27). Por isso, um(a) obreiro(a), que é uma parte do corpo do Senhor, precisa estar inserido nele para fazer a obra de Deus com excelência.

O sal é bom, mas se o sal se torna insípido, com que se salgará? Haja em vós sal, e estejais em paz uns com os outros.

(Marcos 9.50 Bíblia Peshitta BV Books)
louvando a Deus no culto em uma congregação de irmãos e de mãos erguidas para o alto

4) Certifique-se qual é o seu chamado para fazer a obra de Deus através dele!

… Cuide do ministério que recebeste em nosso Senhor, para que o cumpra.

(Colossenses 3:17b Bíblia Peshitta BV Books)

Vários trechos nos escritos dos emissários mostram que dons e talentos foram entregues por Deus a seus filhos, por exemplo 1 Cor. 12:8-10 e Ef. 4:11.

Porém, isso não é uma novidade dos tempos deles, pois já a muitos séculos existia a obra de Deus, e pessoas também receberam talentos Dele para realizá-la. Um ótimo exemplo disso, dentre muitos, são Betsalel e Oholiav (Êx. 35:30-35); nos faltaria tempo ao começar a falar dos profetas, mas no próprio texto onde Betsalel é citado, outras pessoas também o são, e não podemos esquecer de notar que as mulheres estavam incluídas! (vide vs. 25-26; cf. 36:1)

De fato, todo dom perfeito vem de Deus! (Tg 1:17)

Mas no meio de tantas informações e funções a se realizar na obra de Deus, qual é a nossa? Às vezes nos inserimos em um trabalho para o qual não fomos chamados, e por isso não nos desenvolvemos bem. E não somente isso, mas até causamos problemas, pois quando não estamos seguros do que fazemos acabamos invejando os outros, criamos disputas e com isso a desunião e etc.

Então como saber onde devemos nos inserir? Isso só Deus pode nos dizer, pois foi nos ensinado que é a inspiração Dele que reparte os dons a cada um, como Ele quer (1 Cor. 12:11).

Por isso, o que devemos fazer é perguntar para Deus como devemos trabalhar na obra Dele, onde e o que devemos fazer, e não nos conformarmos em ser “crentes de banco”. Depois disso, o teste dos dons espirituais pode te ajudar a se esclarecer um pouco, baixe um PDF dele aqui.

Depois de saber qual o seu chamado, talvez alguns destes programas abaixo possam te ajudar ainda mais:

5) Para fazer a obra de Deus com excelência, estudar a Bíblia Sagrada continuamente é indispensável!

… Ocupa-te na leitura, na intercessão e no ensino.
Não negligencie o dom que está em ti …
Reflete nestas coisas, e ocupa-te nelas, para que a todos seja manifesto que estás progredindo.
Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino, e persiste nisto, porque fazendo isto te salvarás tu e os que te escutam.

(1 Timóteo 4:13-16 Bíblia Peshitta BV Books)

Já encontrou a vocação que foi chamado(a) para trabalhar na obra do Senhor? As vezes seu chamado pode estar naquilo que mais te incomoda, numa necessidade que mexe com seu interior ao ver que ela precisa ser suprida.

Mas saiba que, independente da área que Deus tem te despertado para trabalhar, o estudo da Bíblia Sagrada é necessário!

Mas quando eu digo estudo, não me refiro à mera leitura e conhecimento do que está escrito na Bíblia. É necessário ir mais fundo, mais além, e melhorar cada vez mais sua compreensão dos relatos bíblicos. O Senhor chegou a comparar a pessoa prudente que ouve suas palavras àquele que cavou fundo numa rocha para edificar sua casa (Lc 6:47,48). E Simão diz que as pessoas rasas e desleixadas no estudo das Escrituras acabam distorcendo todo sentido delas e cometendo muitos erros para sua própria destruição (2 Pe 3:15,16).

Portanto, ao querer realizar as obras de Deus, não tenha em mente ser superficial, mas profundo(a)! Estude hebraico bíblico, que é o principal meio de se entender as Escrituras corretamente; leia explicações de outros autores, pesquise, tire dúvidas, compare conhecimentos, assim por diante e nada sem oração a Deus.

Se este estudo te ajudou, compartilhe-o com outros irmãos também!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

51 comentários em “5 Conselhos para fazer a obra de Deus com excelência”

  1. Este conteúdo me impactou, sinto que meu coração acelera tidas as vezes que penso em fazer algo para Deus , e sei que este é o momento, obrigada pelas instruções!

    1. A grande obra de Deus é aquela que foi feita na cruz, de justificar e alvar, a que só Ele pode fazer. Ao homem é dado ministérios para divulgar e pregar essa verdade já realizada por Ele e nunca para fazer tais obras, porque os homens não pode fazer essas obras, pois é só recebedor desse grande benefício chamado “graça”. Não confundir “as nossas obras” com a obra de DEUS.

  2. Eu moro bastante todos os dias e não vou na igreja oro em casa e Deus e Jesus estão me ajudando muito não posso fazer jejum porque tenho diabete baixo peço sempre perdão a Deus por isso é leio a bíblia todos os dias

    1. Oi Vania. Não considere seguir a Deus um fardo jamais. Se você não pode fazer jejum devido a sua saúde, fique tranquila e em paz com isso. A sua sinceridade e amor para com Deus é o que mais importa neste momento. Lembre-se que Ele não tem tanto prazer em sacrifícios se comparado a obediência da palavra dele. Abraço, Deus abençoe você.

    1. Então lhe perguntaram: “O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? “
      Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou”.

      João 6:28,29

  3. Sábias palavras, maravilhosamente endossadas com pesquisas feitas nas escrituras sagradas. Parabéns pelo trabalho. Tem até nome de anjo. Fique com Deus, Gabriel.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.