O primeiro amor (Ap 2:4): o que é e como voltar para ele?

Imagem ilustrativa de um livro/bíblia com um coração no meio simbolizando o primeiro amor de Apocalipse 2:4

O que é o primeiro amor mencionado na Bíblia no versículo de Apocalipse 2:4 afinal de contas? Como saber se eu já o abandonei e como voltar ao primeiro amor por Deus? Qual, de fato, é este primeiro amor da “igreja” de Éfeso, o que significa, quais são suas características e como ser restaurado? Este estudo bíblico propõe explicação e conselho de forma simples e objetiva.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

Características da comunidade (chamada Igreja) de Éfeso.

Escreve ao mensageiro da comunidade de Éfeso: “Isto diz aquele que tem as sete estrelas em sua mão direita, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
“Eu conheço as tuas obras, e teu trabalho, e a tua paciência, e que tu não podes tolerar os maus; e provaste aos que se dizem ser emissários (apóstolos) e não são; e reconheceste que eles eram mentirosos;
E suportaste sofrimentos, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.”

Revelação (Apocalipse) 2:1-3. Nossa adaptação do texto bíblico.

Quantas são as pessoas que estão procurando por um ministério popular, imbatível e destacado hoje em dia? Era exatamente assim o ministério da comunidade de Éfeso na época em que João lhes escreveu.

Talvez muitas pessoas possam imaginar que o muito trabalho prova que amamos muito a Deus.

De fato, a popularidade é boa se coisas boas estão envolvidas nela.

O “currículo” do mensageiro (chamado “anjo”) da comunidade dos Efésios era incrível. Segue a lista de suas características:

  • Era trabalhador,
  • Tinha paciência,
  • Não tolerava as pessoas más,
  • Desmascarava os falsos obreiros,
  • Suportava sofrimentos,
  • Não cedia ao cansaço,
  • Era zeloso pelo nome do Messias e daí por diante.
Imagem ilustrativa de homem com terno e gravata simbolizando um obreiro de Deus.

Porém, mesmo com todas essas características, o Senhor o reprova, dizendo:

“Mas eu tenho contra ti, que deixaste o teu primeiro amor. Então lembra-te de onde tu caíste, e arrepende-te, e faça as primeiras obras; senão em breve eu virei a ti, e tirarei teu castiçal de seu lugar, se tu não te arrependeres.”

Revelação (Apocalipse) 2:4-5.

Mas o que é o primeiro amor afinal de contas?

Este versículo bíblico de Apocalipse (Revelação) 2:4, por si só, não é muito claro em definir o que seria o primeiro amor por Deus na Bíblia, e conjecturar, digamos, não é muito a minha praia hoje em dia. Portanto, vamos tentar extrair alguma informação de dentro do próprio texto a princípio.

A primeira situação que notamos é que tal obreiro de Éfeso parecia estar trabalhando bastante e tendo muito zelo pelo nome do Senhor, mas talvez de uma forma fria, formalista e artificial.

Dessa forma, percebemos que não é o muito trabalho na obra de Deus que prova que o amamos e que realmente estamos O agradando.

Aprendemos com isso também que Deus não é interesseiro, pois mesmo com todo trabalho das pessoas dentro daquela comunidade Ele não abriu mão do que elas deveriam ser em sua essência, ou seja, em seu ser: amorosas, gentis, misericordiosas, benevolentes etc.

A essência do ser é muito importante para Deus e Ele não quer máquinas de trabalho, mas sim seres humanos curados em seu interior, que o amam e o seguem com sinceridade e simplicidade.

A simplicidade é a naturalidade na forma como caminhamos com Deus.

O primeiro amor, portanto, é o retorno espontâneo para Deus e para a essência de seus ensinamentos.

Pessoa de mala pronta indo pegar a estrada simbolizando um retorno para Deus

Haja vista que a advertência do Mestre para o mensageiro de Éfeso é que ele deveria se arrepender, ou seja, voltar ao seu primeiro amor por Deus.

Ele deveria se lembrar de onde ele caiu e voltar a praticar as primeiras obras, que certamente são a caridade, a bondade, misericórdia e outras coisas semelhantes, além de fazer a obra de Deus com sinceridade, com um coração voltado para Deus mesmo.

Por isso, ao longo da caminhada na fé devemos trabalhar, ter paciência e suportar sofrimentos sim, mas devemos manter nosso amor ao Divino. Mas de que forma podemos manter o nosso amor por Deus? Isso o próprio Mestre que falava com João deu a dica em outro momento, vamos conferir:

 Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.

João 15:10

Não existe outra forma de provar que amamos a Deus ou de nos mantermos no amor dele, a não ser praticando o que ele nos ordena!

Menino com a Bíblia nas mãos orando a Deus

Não é com muito trabalho, como vimos, que vamos provar aos outros o nosso amor pelo Eterno. Nem tão pouco expressando sentimentalismo ou diferentes emoções em cultos, eventos ou reuniões, mas sim colocando em prática seus mandamentos!

Isso, naturalmente , envolve uma dedicação pessoal na leitura da Bíblia Sagrada, o que requer de nós organização e gerenciamento de nosso tempo, para que tenhamos momentos de nosso dia a dia dedicados exclusivamente a ler e aprender as palavras divinas.

Se você ainda não conseguiu se habituar com a leitura e estudo constante da Bíblia porque não tem um padrão para seguir, sugiro que leia pelo menos as porções semanais da Torá, profetas e Escritos Nazarenos todas as segundas, quintas e sábados pela manhã, o que já é um hábito do povo de Deus a muitos séculos.

O perigo de amar mais a obra do que o Senhor da obra.

Talvez um dos problemas do mensageiro ou da comunidade de Éfeso também fosse este: amar mais a obra do que o próprio Senhor dela!

Ou seja, as vezes realmente gostamos muito do que fazemos e queremos fazer isso com tanta energia que acabamos não percebendo que ficamos viciados naquilo!

O mensageiro da congregação de Éfeso empregava tanta energia nas atividades e no zelo pelas tarefas e manutenção da obra que acabou perdendo a sensibilidade de seu amor por Deus, o que inevitavelmente refletia negativamente na sua relação e em seus comportamentos para com seu próximo.

Neste ponto, eu acho interessante recordar de uma das últimas conversas que o Mestre teve com Simão Kêfa (Pedro) também; ele disse-lhe:

 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Kêfa:
– Simão, filho de Jonas, tu me amas mais do que estes outros?
Ele respondeu:
– Sim, Senhor, tu sabes que te amo.
Ele lhe disse:
– Apascenta os meus cordeiros.

João 21:15

De fato, no versículo lido acima, o Senhor diz que Simão deveria trabalhar na obra dele quando disse, “Apascenta os meus cordeiros”. No entanto, antes de dizer para Simão trabalhar em sua obra, o Mestre o pergunta, “tu me amas…?”.

Logo, antes do trabalho na obra divina, deve estar o nosso amor pelo Mestre que nos envia a realizar esta obra! E, ao servir nossos irmãos, não podemos nos esquecer disso ao longo da caminhada em que vamos trabalhando para o Senhor.

Por fim, às vezes caímos e falhamos ao longo da estrada de nossa vida, mas ficar remoendo o passado e com isso não melhorar o ser que somos hoje, ou viver mecanicamente e de forma fria, não resolverá o problema de nosso afastamento de Deus. Devemos, às vezes, dar uma pausa em tudo que estamos fazendo, refletir em nossa conduta ao voltar o nosso pensamento atrás, e assim buscar em nossa memória onde caímos. Então, não devemos ficar tratando nossos pecados como uma coisa comum, mas antes nos conscientizar deles e consertar a forma que temos andado para com Deus hoje, voltando ao primeiro amor!

Se você gostou deste estudo, compartilhe com outras pessoas também!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

7 comentários em “O primeiro amor (Ap 2:4): o que é e como voltar para ele?”

  1. É interessante a explanação do estudo, porém, eu acredito que essa carta não foi somente para o Anjo da igreja de Éfeso, ou seja, não foi diretamente pra ele, e sim para toda igreja. Porque penso assim?
    Essa primeira carta, como diz o título acima foi direcionado pra a Igreja.( todo o povo).
    Efésio 2:1 diz: Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso… Acredito que era uma mensagem da parte de Deus, através de uma carta, para o Anjo da igreja ( Pastor), entregar a mensagem para toda igreja. Como acontece nos dias de hoje, Deus nos dá a revelação através das mensagens para entregarmos para o povo da igreja.

    Observação: As sete cartas todas foram direcionadas ao Anjo da igreja, significa que era para eles transmitirem cada um á sua igreja a mensagem que lhes forem enviadas através das carta.

    1. Oi Fernando. Essa informação não consta na Bíblia. Talvez seja, talvez não, eu nunca tinha pensado antes, mas foi interessante sua sugestão, pois ele ainda era jovem quando Paulo o deixou lá então imagina-se que ele poderia ser o tal. Talvez algum dos escritos dos pais das igrejas digam, pois na História Eclesiástica do Eusebio, por exemplo, há o nome de vários líderes que sucederam os apóstolos em vários lugares.

      1. Gabriel,

        boa tarde,

        fui dar uma estudada no assunto e pude entender que nesta passagem ( Apocalipse 2:1-7 ) Jesus advertiu o povo porque eles tinham perdido o primeiro Amor, e as pessoas se auto intitulando Apostolo, e esse primeiro Amor se tratava do Apostolo Paulo, ele sim foi o apostolo que Deus chamou para liderar o povo, e eles não mais estava dando atenção no que dele dizia, muitos deles abandoaram Paulo.

        Obrigado pelo Retorno

        Deus Abençoe

  2. Obrigado se você soubesse o quanto tem me ajudado sou dirigente e professor de EBD da assembleia de Deus aqui em recife mas esta uma crise pois tem domingo q só vai 5 irmãos será q eu tenho culpa nisso ?
    Nos ajude nessa e desde já só tenho a agradecer esse seus emails que sempre chegam pra mim a noite ja fico esperando ele pra me alimentar

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.