Seja obreiro irrepreensível, ou não seja obreiro de Deus!

“Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível…” (1 Tim 3:2 KJF)

Obreiro irrepreensível é aquele que não possui falhas em sua conduta, em sua maneira de viver e em suas palavras.

Todo obreiro(a) de Deus deve se empenhar para ser irrepreensível!

Em todas as coisas, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã, que não pode ser condenada, para que os que são de oposição possam ser envergonhados, não tendo nenhum mal que dizer de vós.
(Tito 2: 6,7 KJF)

Como foi orientado em 1 Timóteo 3:2 e Tito 1:6, os obreiros(as) de Deus precisam ter uma conduta irrepreensível!

mira, alvo, flecha, dardo, acerto

Se você leu estes dois versículos citados acima, vai notar que Paulo destaca esta característica como a primeira em ambos.

Isto significa que ela é realmente necessária para que o homem/mulher de Deus tenha crédito em seu ministério, e seja capaz de levar as pessoas a Deus de maneira íntegra (1 Tm 3:7; 2 Tm 2:2).

Veja o significado de irrepreensível: Que não merece censura; que não merece ser repreendido: conduta irrepreensível. Que não há falhas; perfeito (Fonte Dicio)

Ser um obreiro irrepreensível (ou obreira) é realmente uma missão muito difícil, visto que somos pessoas sujeitas a falhas, e além disso, por mais que nos esforcemos, nunca conseguimos agradar a todos; nem mesmo nosso Senhor, sendo perfeito, conseguiu, não por culpa dele mesmo, mas do coração das pessoas.

Aliás, fracassa aquele que tenta agradar a todo mundo e desgasta-se por completo.

Mas o fato é que o verdadeiro obreiro(a) sabe que é um espelho de Cristo para a igreja de Deus (2Co 3:18), um ministro dele (1Co 4:1), e por isso gosta de viver de forma integra e honesta, e naturalmente quer ser um obreiro irrepreensível, com a ajuda do Espírito Santo, para que assim agrade a Deus e sirva de exemplo ao Seu povo (1Pe 5:2-3).

Outra característica importante para ser um obreiro irrepreensível é a sensibilidade para reconhecer seus próprios erros/pecados e corrigir-se!

Examinai-vos a vós mesmo se estais na fé; provai-vos a vós mesmos.
Ou não vos conheceis a vós mesmos, de que Jesus Cristo está em vós?
A menos que estejais reprovados.
(2 Coríntios 13:5 KJF)

Não se pode ser obreiro irrepreensível, servo de Cristo, quando se tem uma vida manchada pela prática do pecado.

Com isto, não me refiro aos pecados que caímos poucas vezes por sermos imperfeitos. Mas digo sobre conviver com certos pecados como se fossem algo comum.

A Bíblia afirma que, os que verdadeiramente nasceram de novo, não podem continuar na prática do pecado, convivendo com ele, veja:

“Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus.”
(1 João 3: 9 KJA)

Pecados esses já conhecidos e recorrentes em que não houve confissão e arrependimento, muitas vezes escondidos e maquiados para não serem confrontados.

Alguns destes pecados são nutridos por um pensamento errado de que são “temperamentos”, e assim sendo, são próprios da pessoa, que não consegue mudá-los.

Tais pessoas que se acomodaram em tais pecados rotineiros, sempre dando desculpas para não precisar terem o trabalho de corrigirem-se, ainda necessitam de pastoreio, e não tem condições de tornarem-se um obreiro irrepreensível, aprovado, e liderar a igreja do Senhor (Gl 2: 11-14).

O apóstolo Paulo já dizia para não nos amoldarmos ao padrão deste mundo, não tomarmos a forma dele, pois assim certamente viveríamos de maneira repreensível, sendo reprovados em nossa conduta, e desqualificados para toda a obra de Deus (Rm 12:2; Tt 1:7).

Eu sei que ter uma conduta irrepreensível não é fácil, mas é muito necessário possuir esta característica na nossa vida de obreiros(as) de Deus, na qual eu também estou incluído; e em certos casos é até urgente que ajamos de tal forma.

Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.
(Tiago 3:1 NVI)

A verdadeira receita para termos uma conduta irrepreensível porém, não é tão difícil: basta sermos pessoas verdadeiras para com Deus, isto já mudará tudo dentro de nós e nos levará ao estado de obreiro irrepreensível com mais naturalidade, sem precisar fazer sacrifícios forçados/involuntários.

Quem subirá ao monte do Senhor? Ou quem ficará no seu lugar santo?
Aquele que tem mãos limpas e um coração puro; que não elevou sua alma para a vaidade, nem jurou enganosamente.
(Salmo 24: 3-4 KJF)

Se queres viver como obreiro irrepreensível, viva como nosso Senhor Jesus Cristo!

E aquele que me enviou está comigo; o Pai não me tem deixado sozinho, porque eu faço sempre as coisas que lhe agradam.
(João 8:29 KJF)

Estudar continuamente a Palavra de Deus e corrigir-se por meio dela é o caminho certo para se tornar um obreiro irrepreensível.

Com que meios purificará um jovem o seu caminho?
Prestando atenção nisso, segundo a tua palavra.
(Salmo 119:9 KJF)

Comece a estudar a Palavra de Deus, entenda o chamado que ele tem para você, e empenhe-se com tudo que tens para consolidá-lo, e assim evitará cair em pecados, tendo uma conduta repreensível.

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
(2 Pedro 1:10 ACF)

Estude a Palavra focado em seu chamado - programas de capacitação e estudo bíblico - chamada para ação no blog 2 (1)

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
(2 Timóteo 2:15 ACF)

Este estudo bíblico te ajudou a compreender a importância de ser um obreiro irrepreensível? Compartilhe-o com seus irmãos em Cristo e deixe seu comentário aqui no final.

 

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

15 comentários em “Seja obreiro irrepreensível, ou não seja obreiro de Deus!”

  1. Muito aproveitado este estudo vou usá-lo na reunião de obreiros da igreja que pastoreiro !!! Meus parabéns Deus é fiel cons os seus amém 🙌🙌🙌

  2. Este estudo foi muito importante para o ministério;pois instrui corretamente como um obreiro deve se comportar diante da obra de Deus

  3. Me mostrou que estou no caminho ver para ser um professora da escola bíblica dominical que Jesus abençoe o irmão e o seu ministro cada vez mais

  4. Deus te abençoe pastor eu amei estes estudo eu gostaria de receber mais estudo se for possivel …Deus te abençoe muito amado

  5. Estou grandemente agradecida, primeiramente a Deus e depois a esse SANTO HOMEM de DEUS. Tem sido “um profeta Eliseu” nos dias atuais.
    Sirvo a Deus a 32 anos e a cada dia Deus me surpreende, usando pessoas, mas principalmente a SUA SANTA PALAVRA.
    Medite em Eclesiastes 9.8

    1. Fico muito feliz de ler seu comentário Maria Aparecida, obrigado!
      Que nosso Senhor Jesus seja louvado por isso!
      “Que as tuas vestes estejam sempre brancas, e nunca falte o unguento sobre a tua cabeça.” (Ec 9:8)

  6. Ser um obreiro repreensível é muito difícil sem Deus mas com Deus tudo é possível em nossas vidas.
    Gostei, muito bom esse estudo, aprendi muito, meus parabéns Pr. Gabriel!
    Deus te abençoe cada vez mais.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.