Obreiro aprovado: o que fazer para ser um? (estudo 2ª Timóteo 2:15)

Foto de homem ensinando a Bíblia para uma congregação de irmãos

O versículo de 2 Timóteo 2:15 é o que trouxe o conceito de “obreiro aprovado“. No texto original aramaico, a palavra aqui é “gmyr“, e significa “perfeito, completo, apresentado em sua totalidade”. Algo ou alguém aprovado é o que passou no “teste de validação” sem apresentar defeitos ou motivos de reprovação. É algo ou alguém que se apresenta de modo íntegro.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

Nas traduções provenientes do texto grego este versículo se encontra assim:

2 Timóteo 2:15 interlinear grego-português; Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Versículo de 2ª Timóteo 2:15 interlinear grego-português, app My Bible.

Ser irrepreensível, íntegro ou aprovado, é uma característica exigida das pessoas que querem servir a Deus. É claro que não somos perfeitos, no entanto nossa sinceridade no caminhar deve nos levar à obediência a Deus e por isso à boa conduta de nossa vida (cf. 1 Tm 3:2,7; Tt 1:6,7).

O obreiro aprovado deve gostar de estudar a Bíblia Sagrada!

É óbvio que todo crente precisa estudar e conhecer a palavra de Deus. Essa é uma recomendação que Simão, por exemplo, dá para todos os leitores de sua carta. Veja:

Sejam como recém-nascidos, sedentos do puro leite da Palavra, para que, por meio dele, cresçam para a libertação.

(1ª Kefa [Pe] 2:2, Bíblia Judaica Completa)

Entretanto, e certamente, recai sobre os obreiros maior responsabilidade, pois estes são responsáveis pelo ensino da palavra para uma congregação de irmãos (cf. Tg 3:1). Por isso, o que eles ensinarem de errado afetará a vida de várias pessoas. Portanto, é de suma importância que o obreiro seja de fato aprovado, isto é, íntegro e fiel, que maneja corretamente a palavra da verdade, conforme lemos em 2ª Timóteo 2:15 (cf. Ml 2:9).

Estudar a Bíblia Sagrada com dedicação e perseverança é uma das características do obreiro aprovado que não pode faltar! Então não se conforme a ter um conhecimento raso, superficial e não profundo da palavra de Deus.

As vezes é necessário desafiar nossos conhecimentos já adquiridos, questionar conceitos e interpretações bíblicas já formatadas para se chegar a uma compreensão mais profunda da Bíblia. Lembre-se que a dúvida nos leva ao conhecimento da verdade.

estudo bíblico explica exemplos do apóstolo Paulo com características dos verdadeiros pastores

O Mestre explica que aquele que ouve e pratica suas palavras é semelhante a um homem que edifica sua casa sobre a rocha cavando fundo nela (Lc 6:47-48). Assim deve ser o obreiro aprovado (ou obreira): ele(a) deve “cavar fundo” no conhecimento e compreensão da palavra do Senhor! Só assim, com submissão, amor e dedicação ao aprendizado da palavra de Deus, Ele se revelará cada vez mais a nós e seremos obreiros(as) aprovados(as) por Ele! (vide Os. 6:3)

Imagine o que seria de uma congregação que está sendo ensinada por um obreiro cujo conhecimento e entendimento das Escrituras é fraco?

O versículo de Oséias 4:6 nos explicará:

Meu povo é destruído por falta de conhecimento…

(Oseías 6:3a)

Como vimos, o povo será destruído! Ou seja, em vários aspectos de suas vidas cometerão erros que os prejudicarão de diversas formas. Mas isso não é tudo, pois o mesmo versículo continua a explicar o que será dos líderes que fazem pouco caso de crescer no conhecimento da palavra do Eterno; vejamos:

Por ter rejeitado o conhecimento, e também o rejeitarei como meu sacerdote. Por você se ter esquecido da Lei de seu Deus, também eu me esquecerei de seus filhos.

(Oseías 6:3b)

Deus rejeita ao obreiro que não se dispõe para crescer no conhecimento de seus ensinamentos! Com tal negligência, o obreiro acaba tornando-se preguiçoso, presunçoso e prepotente, pela ignorância em que fica estacionado.

Quando o crente não busca se desenvolver no estudo da palavra de Deus, ele(a) acaba valorizando mais sua própria opinião, tradição, crença ou cultura do que as verdades bíblicas! (cf. Is 8:20)

Portanto, fuja dos “achismos” e das interpretações subjetivas (pessoais) do texto bíblico!

Infelizmente há muitas pessoas por aí dizendo-se obreiros(as), profetas, missionários(as), pastores(as), etc., mas que em momento algum se submeteram a um processo de aprendizagem das Escrituras Sagradas, antes criaram para si ministérios baseados em suas leituras superficiais. Isso é um infortúnio que traz para nossa sociedade muitos problemas! Mas estes já existem desde muito tempo atrás, e são até mencionados na própria Bíblia, vide 2ª Pe 3:15-16.

Além do mais, não é recomendado que o obreiro seja um principiante (cf. 1Tm 3:6; Mt 22:29)

Portanto, se você deseja ser um(a) obreiro(a) aprovado(a), dedique-se ao estudo da santa palavra de Deus, desenvolva uma vida habitual de oração e “cole” o versículo abaixo na tábua do seu coração, praticando-o constantemente!

Deve sustentar com firmeza a mensagem fiel de acordo com com a doutrina; para que, mediante o ensino correto, seja capaz de exortar e encorajar, e também de refutar quem se opõe a ela.

(Tito 1:9 Bíblia Judaica Completa)

Alguns programas de estudo bíblico focados em certos chamados podem te ajudar a crescer com mais precisão.


Continue estudando a Bíblia conosco para desenvolver-se mais; acesse nosso canal no Telegram (@bibliaseensina).

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

9 comentários em “Obreiro aprovado: o que fazer para ser um? (estudo 2ª Timóteo 2:15)”

  1. Eu agradeço a Deus por encontrar esta fonte de Ensinamento. que enriquece o nosso conhecimento ainda mais.

  2. É enrriquecedor,sou uma pessoa de família humilde tive asseso a internet agora.Professor vc tem chamado de Deus o importante meu amado é o trabalho que já o faz e não o título.Como servo do Senhor Jesus me alegro de ver irmãos que nem vc talento e humildade…

  3. Excelente, este estudo bíblico Gabriel. Sucinto e muito prático.

    Vou incluir este Estudo Bíblico no meu blog, na area de discipulado e vou aproveitar incluir também o louvor “Você precisa ser obreiro aprovado”, entoado por Milton Cardoso.

    Vou ver se consigo lhe passar agora o link do meu blog, ok.

    Paz do Senhor a ti e a todos que lhe acompanham.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.