Estudo bíblico sobre adorador por excelência: 7 versículos para ser um

Deus pode estar procurando por você, sabia disso?

Sim, é verdade! O Pai procura quem possa ser um verdadeiro adorador por excelência!

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais para adorá-lo.

Deus é um Espírito, e os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade. (João 4:23-24 KJF)

o Pai procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade

Antes de lermos os versículos sobre o adorador por excelência, veja uma breve descrição do que significa a palavra excelência e a palavra adorador, para entender mais um pouco como deve ser a vida do tal.

Significado da palavra excelência

Excelência ou excelente, significa excessivamente bom; com ótima qualidade; Superior em seu gênero; perfeito, primoroso, exímio, inigualável; Fonte: Dício.

Só o significado da palavra excelente já fala por si só, não é mesmo?!

Quando um adorador por excelência liga esta palavra à adoração a Deus ele imagina: “o louvor está bom, o som está bom, a Palavra está boa, mas será que posso melhorar em mais alguma coisa para ficar excelente?”

É desta forma que devemos louvar a Deus e anunciar sua Palavra! O que você tem feito até agora para Deus é apenas bom, ou pode ficar excelente?

Ser excelente significa que você não vai parar de melhorar até que de fato não haja mais nada para mudar naquilo que você está fazendo.

Significa que você não vai parar de pesquisar e estudar novas alternativas, novos meios e novas formas de entregar a Deus o seu melhor, ou aperfeiçoar aquilo que tu já tens entregado a Ele.

Significado de um adorador

Adorador é aquele que presta culto a Deus com a sua vida, que se dedica à prática de sua Palavra com amor e que o louva com um coração puro, sincero, santo e íntegro, que ama ao Senhor não só com meras palavras.

Um adorador de verdade gosta de viver experiências com o Senhor e não nega-o por praticamente nada, à semelhança dos três amigos de Daniel que foram desafiados a adorar um homem que considerava-se tal como um deus. Mas sem sucesso tentou mudar o foco da adoração de Ananias, Mizael e Azarias.

A famosa música de nosso irmão Nani Azevedo nos dá ricos detalhes sobre o que é ser um adorador por excelência, o que este faz e como ele vive.

Preste bem atenção nas afirmações desta música, que você já deve conhecer, mas examine se de fato tem vivido assim:

Quero dar o melhor de mim
Q
uero oferecer sacrifício de louvor (Sl 116:17; Hb 13:15)
Quero ser bem mais do que já sou
Um adorador por excelência me tornar

Eu não vou me importar
Com o que vai acontecer
Eu só quero te exaltar
Tu és a razão do meu viver

Eu não posso me calar
Tenho adoração em meu DNA
Um adorador por excelência
Quero ser…

Repare nas palavras que deixei em negrito como os verdadeiros adoradores de Deus sempre querem oferecer o melhor de sua vida e de seu louvor a Ele, não somente porque o conhecem de um livro, mas porque tem com Ele experiência de vida e alegria em caminhar na sua presença, obedecendo sua Palavra e o louvando por sua grandeza e por suas obras.

7 Versículos sobre o cristão adorador por excelência

versículos bíblicos sobre um adorador por excelencia

1. Suplico-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, de apresentardes os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Romanos 12:1 KJF)

Um adorador por excelência não é negligente na dedicação de sua vida a Deus.

Só pra termos uma noção do significado da palavra negligência:

Ser negligente é mostrar-se insensível, é não assumir a devida responsabilidade diante de situações que demandam certo cuidado e atenção.
Ser negligente é uma característica daquele que é indolente, preguiçoso, inerte, daquele que se ausenta no momento de exercer suas obrigações.
Negligenciar é se negar a cumprir sua função com afinco, com zelo e com dedicação.
Fonte Significados.

Sabendo destes significados precisamos examinar a nós mesmos e nos perguntar se realmente estamos trilhando o caminho certo para ser um adorador por excelência. Você está?

Um adorador apresenta seu corpo e sua vida a Deus como um sacrifício:

  • vivo: que demonstra vigor, boa vontade, disposição, fervor, não preguiçoso;
  • santo: inteiramente e exclusivamente consagrado para Deus e divorciado do pecado!
  • agradável: do qual Deus se agrada, que Ele gosta (Mt 3:17), que faz a vontade de Deus obedecendo sua Palavra.

2. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas eu tenho- vos chamado amigos, porque todas as coisas que eu ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. (João 15:15 KJF)

porque todas as coisas que eu ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer

Um verdadeiro adorador sabe que é amigo de Deus, e não apenas um servo que mal conhece ao seu Senhor.

Se você tem se limitado a dizer que é apenas um servo de Deus, saiba que nem mesmo nosso Senhor Jesus Cristo limitou-se a considerar-nos apenas como seus servos, mas também como seus amigos!

O que cabe a nós agora é tomarmos posse dessa verdade que nosso Mestre nos trouxe, e fazer o que é certo para que isto seja uma realidade em nossa vida!

Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. (Jo 15:14 KJF)

3. Eu te louvarei de coração sincero quando aprender as tuas justas ordenanças. (Salmo 119:7 NVI)

Eu te louvarei de coração sincero quando aprender as tuas justas ordenanças Salmos 119 7

Em primeiro lugar, sabemos que o adorador por excelência louva a Deus de coração, e não apenas com palavras de sua boca ou quando se emociona em um louvor.

Por isso é importante estarmos sempre avaliando qual tem sido a nossa atitude de adorador quando abrimos nossos lábios para adorar a Deus, seja cantando louvores ou pregando sua Palavra.

Todavia, quero chamar atenção para o mais interessante, pois o salmista diz que adoraria a Deus de coração somente depois te aprender as justas ordenanças dele, isto é, a Sua Palavra!

Infelizmente muitas pessoas que julgam ser adoradores não tem dado a devida atenção ao estudo da Bíblia Sagrada, louvam com todo entusiasmo, mas desprezam o mais importante de tudo, que é a Palavra de Deus.

Este versículo que lemos está nos dizendo claramente que a verdadeira adoração à Deus está condicionada ao conhecimento de Sua Palavra, e não somente ao conhecimento por conhecimento, mas sim ao aprendizado, e quem aprende pratica aquilo que aprendeu, certo?!

Seria muita hipocrisia de nossa parte nos intitularmos como “adorador por excelência” se nem ao menos conhecemos ao Deus que estamos adorando, por isso é importante estudarmos a Bíblia Sagrada!

Como tem andado o seu hábito de leitura e estudo da Bíblia? Está ruim? Razoável? Está bom, mas pode melhorar?

Independente de qual seja a sua resposta, se está mesmo querendo mudar seus hábitos para tornar-se um adorador por excelência e quer conhecer mais a Palavra de Deus, eu preparei algumas dicas que te ajudarão a desenvolver seu hábito de ler e estudar a Bíblia.

Clique aqui para inscrever-se e começar a aprender. Mas faça isso só se realmente estiver interessado em aprender, pois a melhor parte de aprender é colocar em prática!

4. Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo. (Salmos 119:47 NVI)

Tenho prazer nos teus mandamentos eu os amo Salmos 119 47

Este versículo na verdade é um complemento para o anterior que vimos.

Como podemos confessar que amamos a Deus e o estamos adorando com excelência se não amamos a Sua Palavra também?!

Por isso, procure exercitar seu amor pela Palavra de Deus conhecendo-a e praticando-a!

E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis as coisas que eu digo? (Lucas 6:46 KJF)

Em outro salmo também está escrito: “A tua palavra é muito pura; portanto o teu servo a ama.” (Salmo 119:140 KJF)

Para alguém dizer que a Palavra de Deus é pura, é preciso conhecê-la, não é mesmo?! Afinal de contas, o povo de Deus é destruído pela falta de conhecimento de sua Palavra, mas disso você já sabia, certo?! (Os 4:6)

Você consegue imaginar uma pessoa que se diz adorador por excelência, mas que não conhece a Palavra de Deus? Se não consegue, vou lhe mostrar apenas um versículo de como seria esta pessoa, leia abaixo com atenção.

Este povo se aproxima de mim com a sua boca, e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. (Mateus 15:8 KJF)

Não queremos estar incluídos dentre estes tipos de pessoas!

Por isso é importante se interessar pelo estudo cotidiano da Palavra de Deus, amando ao Senhor e à Sua Palavra também.

Veja abaixo como é possível estudar a sua Bíblia de Gênesis a Apocalipse com entendimento!

como conhecer a bíblia de gênesis a apocalipse

5. E ofereçam os sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo. (Salmo 107:22)

O adorador por excelência gosta não somente de louvar a Deus, mas também de falar sobre as experiências que vive com Ele, de lembrar de suas obras do passado e relatar as do presente também.

O verdadeiro adorador fala de Deus com regozijo e leva as pessoas a acreditarem nele também!

Se você quer realmente ser um adorador por excelência, precisa relacionar-se com Deus através da oração, do estudo de sua Palavra, dos louvores, etc. E para tudo isto você precisa gostar de fazer o seguinte versículo.

6. Quando tu disseste: Buscai a minha face; meu coração disse a ti: Tua face, Senhor, eu buscarei. (Salmo 27:8)

Um coração adorador gosta de buscar a Deus continuamente. Veja como é lindo o que Davi escreveu neste salmo!

Davi gostava de buscar a Deus, ele é um dos homens na Bíblia que mais se envolveu com Deus e através de suas experiências, e revelou-nos muito sobre a pessoa do Altíssimo!

O apóstolo Paulo também foi um homem que muito envolveu-se com Cristo; tudo que interessava na vida dele era sua dedicação e suas experiências com o Senhor Jesus (Gl 2:20).

Paulo foi tão à fundo na experiência com o Mestre que chegou a dizer para seus irmãos: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” (1 Co 11:1 ACF)

Um adorador por excelência se comporta exatamente da mesma forma, pois ele gosta mesmo é de agradar ao Senhor com seu viver! (Jo 8:29)

Por último, mas não menos importante.

7. Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo. (Salmo 27:4)

Este versículo dispensa comentários, não é mesmo?! 🙂

O adorador por excelência tem um desejo no íntimo do seu coração de estar continuamente na Casa de Deus para louva-lo e aprender mais e mais dele!

igreja adoração e louvor

Seja essa a nossa atitude e não deixemos de nos reunir como igreja! (Hb 10:24-25)

E, estando na igreja, quais os dons que você tem servido ao Senhor?

Após ter dado uma verdadeira aula com riqueza de detalhes para a igreja de Corinto sobre os dons do Espírito Santo, o apóstolo Paulo incentiva-os a procurarem fervorosamente os melhores dons, feito isto, Paulo os mostraria um caminho ainda mais excelente no uso destes dons na obra de Deus:

Portanto, procurai fervorosamente os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente. (1 Co 12:31 KJF)

Você quer ir mais à fundo ainda na missão de ser um adorador por excelência? Então preste bem atenção no conteúdo mais adiante!

Após a aula sobre os dons espirituais, Paulo escreve o famoso 1 Coríntios 13, onde fala, não de amor romântico, mas sim do uso do amor na vida cristã e na obra do Senhor.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. (1 Coríntios 13:2 ACF)

Por isso, como você tem procurado ser um adorador por excelência, deve entender que precisa amar a Deus com todo seu coração, e por consequência, fazer a obra de Deus com amor também, e não por interesse em bênçãos, ou para invejar outros, ou para sua auto-exibição, etc.

Com tudo isto eu quero dizer, preocupe-se antes em amar a Deus e também amar fazer a obra dele, faça com cada vez mais capricho e dedicação, e deixe que as bênçãos do Senhor sejam uma consequência disso! 🙂

Se você quer saber mais como amar a Deus de verdade, leia o estudo 5 passos para amar a Deus sobre todas as coisas aqui no blog Bíblia se Ensina.

Se você está certificado do amor que tem pelo Senhor, e já ama trabalhar para o Reino de Deus, este é o momento de você dar um passo adiante e cumprir o seu chamado com excelência também.

Veja aqui os materiais de estudo bíblico e capacitação para o ministério cristão que selecionei para você se aprimorar naquilo que já ama!

  • Se você está desejando tocar algum instrumento, é músico ou está estudando para tocar no ministério de louvor ou um pequeno grupo, clique para conhecer o curso de violão para igrejas ou o curso de teclado para igrejas. Aprenda dentro de 30 dias como caprichar no louvor para Deus, como um verdadeiro adorador por excelência deve fazer.
  • Por outro lado, se você é líder do ministério de louvor e deseja aprofundar-se ainda mais no que diz respeito à música cristã, precisa conhecer o curso formação em música sacra, da Universidade da Bíblia. Basta clicar no link abaixo para ver todos os detalhes.
    curso de formação em música cristã - ministério de louvor
  • Se o seu ministério é para pregador da Palavra, então precisa conhecer duas ferramentas de estudo que te ajudarão a dar um passo mais adiante neste ministério cheio do Espírito Santo!
    • Inscreva-se abaixo para conhecer tudo sobre como preparar sermões e pregar a Bíblia.
      curso para pregadores da palavra de Deus
    • Se por outro lado você quer aprender como impactar as pessoas através de uma viva mensagem divina, conheça o curso pregação de alto impacto clicando no link abaixo.
      curso pregação de alto impacto
    • Quer conhecer outras ferramentas de estudo bíblico ou cursos de capacitação para o ministério? Clique aqui e veja todas as alternativas que procurei e selecionei para você!

Espero que este estudo tenha edificado a sua vida e te ajudado a entender como ser um verdadeiro adorador por excelência. Se foi edificante para você, compartilhe com outros adoradores de Deus através de um dos botões abaixo!

Você tem algum versículo favorito que fala sobre adoração a Deus? Compartilhe conosco nos comentários aqui no final da página!

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

7 comentários em “Estudo bíblico sobre adorador por excelência: 7 versículos para ser um”

  1. agradeço por toda explicação,pois eu tinha escolhido o nome do grupo de louvor infantil com esse tema;”Adoradores por excelência” e queria da uma aula explicando a importância do nome do grupo e o quanto é importante sermos ADORADORES POR EXCELÊNCIA.
    Foi de grandíssima ajuda esse post, obrigado!

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.