O que é ser santo de acordo com as Escrituras Sagradas

O que é ser santo de acordo com as Escrituras Sagradas

Muito se fala sobre o que é ser santo. Seria alcançar um nível de perfeição, pureza e conduta superior dos demais? Ou, depois da morte, ser consagrado e ganhar um monumento em homenagem? Afinal de contas, o que a Bíblia diz sobre a santidade? Neste estudo bíblico tentaremos abordar este assunto na prática.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

A palavra “santo” tem sua raiz no hebraico קדש (qadash). O significado básico é:
consagrar, santificar, dedicar, ser consagrado, ser santificado, ser separado, ser colocado à parte, apresentar-se sagrado, ser tratado como sagrado, manter sagrado, honrar como sagrado, manter alguém à parte ou separado, santificar-se, ser visto como santo.
Fonte: Concordância Bíblica Strong.

Deus é santo!

O próprio Criador define o que é santidade na Bíblia. Aliás, para sermos mais específicos, Ele define o que é ser santo na Torá, chamada Pentateuco, isto é, os cinco primeiros livros da Bíblia, também conhecidos como Lei de Moisés.

Nisso está o grande problema em se dizer que “a Lei de Deus foi abolida”, como alguns ciclos religiosos o dizem. Pois se ela foi abolida e deixou de ser válida, então perdemos também a definição do que é santo e profano.

Logo, sem invencionices ou interpretações pessoais do que é ser santo, vamos procurar nas Escrituras Sagradas pelas palavras do próprio Deus para definirmos isso com mais exatidão.

Um povo escolhido para ser santo.

Quando Deus tira o povo hebreu do Egito, diz para eles serem santos, isto é, consagrados/separados/dedicados a Ele somente.

… Sejam santos para mim, pois eu, ADONAI, sou santo; e os separei dos outros povos para pertencerem a mim.

(Levítico 20:26 BJC)

Este povo, a partir do momento de sua libertação, seria como uma propriedade exclusiva de Deus. Ele o representaria entre todas as nações, desde que se mantivesse em obediência aos seus ensinamentos, como Ele mesmo exigiu.

Aliás, aqui já temos uma definição simples, mas completa, do que realmente é ser santo segundo a Bíblia, que é obedecer aos mandamentos de Deus! Veja:

Portanto, consagrem-se – vocês devem ser santos, pois eu sou ADONAI, o Deus de vocês. Guardem meus regulamentos e a eles obedeçam, eu sou ADONAI, que os separa para serem santos.

(Levítico 20:7-8 BJC)

Então, a santidade está intimamente ligada à obediência dos mandamentos de Deus!

Foto ilustrativa da Torah, Lei de Moisés, Livro capa dura.

Ora, a definição de santidade que Deus ensinou no livro de Levítico nunca caiu em desuso para o povo de Deus! Prova disso é que Simão (Pedro) recita as palavras que lemos mais acima em um trecho muito conhecido de sua 1ª carta. No capítulo 1, vs. 15-16, ele diz:

“Mas como Aquele que vos chamou é santo, sede santos em toda a vossa maneira de viver, porque está escrito: “Sereis santos como também eu sou santo”.

(1 Pe 1:15,16 Bíblia Peshitta BV Books)

Portanto, podemos destacar agora algumas características do que é ser santo ao explorarmos o discurso de Deus que vai do início do capítulo 11 de Levítico, até o final do 21. Este discurso é que define quais são os mandamentos que, se o povo colocar em prática, o tornará santo perante o Todo Poderoso.

Aqui nós abordaremos os capítulos 11, 18, 19 e 20, pois são orientações gerais.

As características dos santos de acordo com o ensinamento de Deus em Levítico, nos capítulos citados acima, portanto, são:

  • Obedecem a dieta alimentar que Deus lhes prescreveu e não se contaminam com os animais que Ele classificou como impuros para seu povo (11:4-30,41-47; 20:24-26);
  • Não imitam costumes contrários à vontade de Deus (18:1-3,28:29);
  • São obedientes às leis do seu Criador (18:4-5, 30; 20:7);
  • Não se contamina praticando relações sexuais indecentes (18:6-20,22-25; 19:29; 20:10-22);
  • Não envolve a si, nem sua família, em cultos idólatras (18:21; 19:4; 20:1-5);
  • Respeitam e honram seus pais (19:3; 20:9);
  • Praticam o descanso nos dias que Deus determinou (19:3, 30);
  • Praticam a caridade para com os pobres, como Deus ordenou (19:9-10);
  • Não praticam roubo, mentira, calúnia, injustiça ou qualquer outra coisa que prejudique seu próximo ou desonre a Deus (19:11-16,35-36);
  • Não guardam ódio no coração, mágoa nem malignos desejos de vingança (19:17-18)
  • Amam e fazem bem a si mesmos, assim como a próximo também (19:18);
  • Não comem carne com sangue (19:26; cf. Gn 9:4);
  • Não praticam adivinhação, magia negra ou necromancia (19:26,31; 20:6,27);
  • Não fazem tatuagens nem se mutilam (19:28);
  • Respeitam os idosos e os líderes (19:32);
  • São hospitaleiros (19:33-34).

É claro que, dentre estes e nos demais capítulos, há mais mandamentos que santificam o povo de Deus. Se colocássemos todos aqui, nossa lista ficaria grande demais, por isso colocamos os que consideramos principais para nosso convívio atual. Agora cabe aos leitores da Bíblia Sagrada se interessarem e procurarem por mais mandamentos para colocarem em prática.

Mais características das pessoas santas.

Juntamente com a citação de Levítico 19:2 e 20:26 que Simão faz em sua carta, também podemos conferir várias outras características que ele motiva os crentes a desenvolverem nos versículos 13,14,17-23 do capítulo 1, as quais são:

  1. Mente fortalecida pela palavra de Deus (v. 13a);
  2. Sóbrio (moderado, controlado, ter domínio sobre si, v. 13);
  3. Esperançoso pela vinda do Senhor (v. 13);
  4. Não retornar à prática de paixões baixas e viciantes, que eram fruto da ignorância (v. 14; cf. 1 Co 6:9-11). Isto é, devemos aumentar em conhecimento para aperfeiçoar nossa santificação (Ef 4:22-24);
  5. Constante oração a Deus (v. 17a; cf. 1 Tm 2:8);
  6. Temor a Deus e à sua palavra (v. 17b; cf. 2 Co 7:1; Nm 15:37-40; Is 8:13);
  7. Obediente à verdade [de Deus] (v. 22a; cf. Lv 20:7,8). A obediência naturalmente nos leva à santificação, pois a palavra de Deus é santa e, portanto, santifica à pessoa que a pratica (Ef 5:26);
  8. Amar ao próximo com coração íntegro, sem hipocrisia (v. 22b; cf. Lv 19:18).

Essas são algumas características do que é ser santo, espero que tenha ajudado. Comente aqui no final do estudo outras que você se lembrar e compartilhe este estudo com seus irmãos.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.