3 Verdades sobre ser o sal da terra que você talvez não saiba

sal da terra

Nos versículos de Mateus 5:13, Marcos 9:50 e Lucas 14:34-35, Jesus ensina aos seus discípulos que eles deveriam ser o sal da Terra. Mas qual o significado disso na prática? Afinal de contas, o que quer dizer isso na realidade em que vivemos? Neste estudo bíblico conheceremos 3 realidades sobre o que é ser sal da terra, como essa virtude é obrigatória na vida do crente sincero e praticamente indispensável para preservar a integridade no mundo.

Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

Mateus 5:13 ARA

É interessante notar que, ao falar da influência do povo de Deus no mundo, Jesus não fez um longo discurso, nem criou uma sequência de longas regras a serem seguidas, mas ele simplesmente disse: “Vós sois o sal da terra.” (Mateus 5:13)

Fazendo uma simples comparação com as funções do sal, podemos notar que com tai ensinamento o Senhor nos transmite como devemos ser neste mundo.

Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui.

1) Os crentes devem inibir a corrupção no mundo!

O sal também é um produto antisséptico, ou seja, ele ajuda a combater infecções no organismo e curá-las, ajudando na proteção contra elas (de acordo com pesquisa publicada no site Doce Limão).

Os antissépticos são substâncias desinfetantes, usadas em ferimentos e demais superfícies com o intuito de eliminar as bactérias e germes. Desta forma, há a prevenção contra contaminações e doenças relacionadas com esses microrganismos. (Fonte significados.com.br)

Da mesma forma, os crentes, que são o sal da terra, devem intimidar e impedir o avanço da corrupção na sociedade!

Assim como o sal impede a decomposição dos alimentos, os discípulos do Senhor devem refrear o mal através de seu testemunho de vida fiel e íntegra!

2) O sal da terra deve trazer sabor à vida!

Você muito provavelmente já se esqueceu de colocar o sal no arroz, ou em qualquer outro alimento, estou certo?! Sem sal, o alimento fica sem graça, sem sabor. Não é mesmo?!

Da mesma forma, os filhos de Deus tem a sublime missão de “trazer sabor à vida das pessoas” com quem convivem, e por fim ao mundo todo!

Dificilmente alguém colocaria o sal no saleiro apenas para enfeitar o armário da cozinha. Antes, ele deve ser usado para temperar os alimentos. Da mesma forma, Deus não nos chamou para ficarmos “trancafiados” em nossa rotina, no nosso ajuntamento, mas nos envia para darmos sabor à vida de alguém (cf. Jo 15:1620:21). E só precisa de sabor que está sem sal!

Por isso, os crentes não devem cortar seu convívio com pessoas afastadas de Deus, antes devem se aproximar para levar até elas o sabor da vida! Lembre-se que Jesus se aproximava dos pecadores também (Lc 5:30-32).

Nós realmente precisamos trazer sabor à vida de alguém. É necessário lembrar as palavras do Senhor, que disse: Bom é o sal; mas, se o sal vier a tornar-se insípido, como lhe restaurar o sabor? Tende sal em vós mesmos e paz uns com os outros. (Marcos 9:50)

Por isso, devemos contribuir em assegurar a boa qualidade de vida do local em que estamos inseridos. É claro que isso não é responsabilidade total nossa, mas é um ótimo meio de avaliarmos a nós mesmos.

3) Ser o sal da Terra também é ajudar a gerar nos corações dos outros sede de conhecer a Deus!

Assim como o sal gera sede a quem o consome, ter um testemunho de vida que cause sede nas pessoas para conhecerem a Deus define bem o que é ser sal da Terra.

Como eu disse antes, o Mestre deixou claro que nós somos o sal da terra, e não o sal do saleiro! Por isso não devemos nos isolar, mas antes nos inserir na sociedade, e com nosso testemunho de vida, por meio do conhecimento compartilhado, gerar nas pessoas desejo de conhecer a Deus, fazendo-as reconhecerem que necessitam Dele!

Mas graças a Deus, que no Messias nos leva constantemente em uma posição triunfal e por meio de nós espalha em todo lugar a fragrância do significado de conhecê-lo!

2ª Coríntios 2:14 BJC

Nós estamos inseridos neste mundo como testemunhas do Salvador (At 1:8), e por isso não podemos nos esconder, mas antes somos enviados para inibir a corrupção, trazer sabor a muitas vidas que estão “sem sal” e gerar sede do conhecimento e da vida de Deus em quem anda distante Dele! (cf. Mt 5:14)

Seja sal da terra através de seu chamado!

Muitas pessoas ainda sentem dificuldades de viver uma vida com Deus completa e fervorosa. No entanto, muito disso se dá porque ainda não encontraram seu próprio propósito. Uma vez, porém, tendo-o encontrado, através da oração e se desenvolvendo na palavra do Senhor, é possível ser sal da terra e luz do mundo de modo muito eficaz.

Lembre-se sempre que o Senhor nos escolheu e nos chamou para dar frutos, e através dos nossos frutos Deus ser glorificado (Jo 15:8). Abaixo seguem algumas indicações de programas que te ajudarão a capacitar-se mais para seu chamado.

… torne-se o exemplo para os crentes em palavra, comportamento, amor, confiança e pureza. …
dê atenção à leitura pública das Escrituras. Não negligencie o dom que lhe foi dado …
Seja diligente nesta tarefa, dedique-se a ela, para que seu progresso seja evidente a todos.
Preste atenção em si mesmo e no ensino, permanecendo nele, porque desse modo você libertará a si mesmo e a quem o ouvir.

1ª Timóteo 4:12-16 BJC

Compartilhe este conhecimento com seus irmãos através de um dos botões abaixo.


Este estudo bíblico foi baseado num dos capítulos do livro Gotas de Alegria para a Alma, de Hernandes Dias Lopes, página 155.

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

3 comentários em “3 Verdades sobre ser o sal da terra que você talvez não saiba”

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.