Aprenda neste estudo bíblico como perdoar alguém de coração e ser curado de todo mal a partir de exemplos da Bíblia Sagrada!
Essa é uma pergunta que certamente muitas pessoas se fazem:
“Como perdoar meus malfeitores se eles não merecem meu perdão? Na verdade o que eles merecem é a morte pelo mal que me fizeram!”
Tal afirmação que você acabou de ler acima tem ficado cada vez mais comum em nossos dias, não é mesmo?!
Muitas pessoas consideram que não há como perdoar certas pessoas. De fato, existem situações amargamente difíceis mesmo 😥
Você já fez a afirmação acima, ou conhece alguém que tenha feito?
Talvez você só tenha chegado neste estudo porque precisa saber como perdoar alguém, não é mesmo?! Pois o ódio dentro de você te faz mal.
E se você reconhece que precisa de ajuda para saber como perdoar uma pessoa, então é porque reconhece que a falta de perdão causa males mais a você mesmo do que àquele que precisa ser perdoado.
Eu já comentei aqui no blog em outro estudo que o perdão é a chave que dá continuidade à vida!
Pois se dependesse de algumas pessoas, seus ofensores mereceriam mesmo é a morte.
Mas e quando chegar a nossa vez?
Quando precisarmos que alguém nos perdoe também, será que desejaremos para nós mesmos o que desejamos para quem precisamos conceder nosso perdão?
O perdão é a chave que dá continuidade à vida porque uma vida pode ser interrompida pelo ódio de alguém…
A nossa vida, por exemplo, poderia ser a qualquer momento interrompida e ceifada por Deus (Mt 10:28), mas antes Ele quer que conheçamos de Sua misericórdia e experimentemos de Seu perdão para conosco (2 Tm 2:3-4).
Se o perdão não fosse esta chave, já teríamos perecido há muito tempo, pois Deus também nos concedeu de seu perdão por meio do Senhor Jesus!
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:22,23 ACF)
Mas infelizmente hoje em dia as pessoas tem abrido seu coração para a ira, indignação e cólera, sem pensar que vai chegar o dia em que precisarão ser perdoadas também.
Mas pergunte-se uma coisa:
Você merecia o perdão de Deus quando foi perdoado de suas ofensas contra Ele?
Você ao menos já confessou seus pecados a Deus para ser perdoado?
Se isto ainda não aconteceu, é bem provável que você seja incapaz de saber como perdoar alguém que te fez mal também.
Reflita nisso com todo cuidado, examine a si mesmo, e tenha ciência de que você só saberá como perdoar seus malfeitores quando você mesmo for perdoado por Deus de seus pecados e ofensas contra Ele.
Independente de sua resposta, quero trazer mais abaixo algumas lições, exemplos e realidades para aqueles que tem se perguntado ou buscado capacidade para aprender como perdoar alguém de coração. Continue lendo.
Tem gente que não está disposto a perdoar porque também não está disposto a reviver a dor…
Reviver uma dor causada por alguém no passado trás uma mágoa/tristeza à tona novamente, mas é extremamente necessário para liberar perdão e ser curado de todos os males que ficam alojados no coração.
Há pessoas que querem te ajudar a ser curado, mas para isso é necessário que você queira ser ajudado também, abandonando todo ressentimento que causa dor.
Há pessoas que pensam que a maneira correta de como perdoar uma ofensa é afogá-la no mar do esquecimento do coração, e por isso ficam se perguntando “como perdoar e esquecer”, mas na verdade isso só traz lixos para dentro dele.
E você já viu o que acontece com o lixo quando ele fica muito tempo em um lugar parado…? Acho que não precisa eu dizer, não é verdade?!
Certas feridas são impossíveis de se esquecer, como uma cicatriz de um machucado que deixa aquela marca pra sempre, mas da mesma forma que a cicatriz mostra que um machucado está curado e não dói mais, estas feridas podem (e devem) ser curadas!
A cicatriz está lá, mas ela não causa mais dor nenhuma!
Quando Jesus ressuscita dos mortos, por exemplo, não se esquece de que Pedro havia o negado por três vezes, e isso certamente o deixou magoado (Lc 22:54-62); mas Cristo não só concedeu de seu perdão a Pedro, como também o restaurou e o vocacionou para Sua obra, mostrando que ele havia sido perdoado (Jo 21:14-17).
Quando você decide não perdoar está pecando também, e trazendo diversos outros sentimentos, decisões e atitudes ruins para habitar em seu coração e assim, com estes itens, será formado seu caráter.
Já viu uma pessoa com tais características abaixo?
- Não confia em ninguém;
- Anda sempre desconfiada com todos;
- É resistente a fazer novas amizades;
- Se irrita com facilidade;
- Quando está sozinha sente uma tristeza profunda, uma angústia que mal sabe explicar;
- Se faz de vítima com frequência;
- Faz julgamentos dos outros mesmo sem saber de detalhes;
- Não está nem aí se ferir/magoar alguém com suas palavras/atitudes;
- Despreza ou é insensível quanto ao sofrimento dos outros;
- e coisas semelhantes.
Tal pessoa pode ter uma ferida grande em seu coração, pode ter sofrido uma mágoa sobre algo que alguém lhe fez, e não concedeu perdão para esta pessoa, por isso seu coração está sujo, o que reflete em seus comportamentos, palavras e maus hábitos.
Embora demonstre ser uma pessoa ruim por fora, por dentro ela está pedindo socorro!
Não permita que lixos como estes acumulem-se eu teu coração, entrega tudo nas mãos de Deus e confie em alguém que esteja disposto a te ajudar, e assim jogue para fora todo o lixo que ficou acumulado em teu interior.
Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. (Tiago 5:16 NVI)
Toda dor causada em nós gera julgamento, e existe uma regra infalível para o julgamento que fazemos dos outros…
Quando somos feridos por alguém, geralmente fazemos diversos julgamentos a respeito dessa pessoa.
Até achamos que estamos com razão fazendo tais julgamentos e comentários negativos, que por si só, já condenam a pessoa.
Mas não é isso que Deus nos ordena que façamos! (Mt 18: 15-35)
Em vez de endurecermos nosso coração e insistirmos, ao longo do tempo, em julgar e condenar tal pessoa, falando mal dela com várias palavras, pensamentos e atitudes, devemos perdoá-la, assim como Deus também perdoou as nossas ofensas contra Ele.
“Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” (Efésios 4:31-32 NVI)
Infelizmente muitas pessoas hoje em dia, e até crentes, ficam se fazendo de coitados, se vitimizando e não param de julgar seus ofensores.
Você também pode querer ler por que Deus permite o sofrimento do cristão.
Mas Jesus ensinou que todo julgamento que fazemos dos outros volta para nós, e isto é algo realmente terrível! (Mt 7:2)
Quando fazemos julgamento tomamos muitas decisões ruins que trazem diversos lixos ao coração, e cometemos muitos outros pecados, sem nem perceber.
Enquanto apontar para o outro dizendo que ele está errado e eu certo, negando-lhe meu perdão, serei orgulhoso e permitirei que as feridas ruins que me foram causadas dominem meu coração, além de alimentar a cólera contra tal pessoa.
O resultado disso é ter uma vida infeliz, cheia de tristezas, ressentimentos, estresses e doenças.
A pessoa que me ofendeu não tem condições de pagar o preço pela ferida que me causou!
Mas a realidade é que Jesus já pagou o preço por nossos pecados (inclusive os do teu ofensor!) e assim Deus demonstrou seu amor por nós, mesmo quando não demonstrávamos arrependimento de nossos pecados contra Ele! (Rm 5:8)
Eis a maneira como perdoar nossos malfeitores: reconhecendo que Jesus pagou o preço pelos pecados dele(a) e não imputando a ele essa dívida, pois ele não tem condições de pagá-la!
O que seria de mim e de você se Deus imputasse em nós a culpa pelos nossos pecados? (Leia 2 Co 5:19)
Uma vez que pecamos sem ter o conhecimento do perdão de Deus, Ele não nos imputa estes pecados do passado; à partir do momento em que eu recebi o perdão de Deus em Cristo, logo sou responsável por obedecê-lo, perdoando aos outros para também ser perdoado pelos outros e até pelo próprio Deus (Mc 11:25-26);
José, quando tornou-se governador do Egito, poderia ter recriminado seus irmãos e até mandar matá-los, por exemplo.
Esta seria uma atitude comum de uma pessoa que não tem Deus no coração e alimenta o desejo de vingança e justiça humana, negando-se a perdoar.
Mas antes, por ter Deus no coração, José perdoou o mal que lhe fizeram.
Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. (Gênesis 45:5 NVI)
Foi exatamente por decidir não guardar mágoa no coração e raiva contra seus irmãos, nem julgamentos ou condenações, que o mesmo Deus tornou o mal que fizeram a José em bem, e assim ele pôde prosperar em terra alheia, onde entrou como escravo, mas tornou-se o governador de toda ela.
Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. (Gênesis 50:20 NVI)
(Se quiser ler mais lições de vida com a história de José, visite o artigo do Fernando Luiz no blog À Luz da Palavra).
Uma certa moça que foi tomada de Israel e feita escrava, não desejou mal a Naamã, seu senhor, quando o viu com lepra, mesmo sendo ele um dos responsáveis por tirarem-na de sua terra.
Antes, a menina informou a Naamã como ele poderia ser curado da lepra, ou seja, desejou bem a ele.
No lugar da menina muitos teriam dito: “Bem feito! É Deus te castigando!”.
Concorda?
Certamente, mesmo sofrendo males, essa moça tinha Deus no coração e não deixou que lixos entrassem nele mesmo sendo injustiçada.
O maior exemplo de perdão na Bíblia foi dado por Jesus a seus malfeitores.
Em Lucas 23:33-37 encontraremos Jesus crucificado, humilhado, sendo desafiado, ultrajado e zombado por seus malfeitores.
Mesmo sofrendo todos aqueles males, Jesus rejeitou todos os insultos que foram lançados contra si, não permitindo que nenhum ressentimento o contaminasse a fim de que despertasse nele um desejo perverso contra seus malfeitores (Hb 12:2).
Jesus tinha sua confiança no Pai e sabia que a justiça vem dele (Rm 12:19; Tg 1:19-20), por isso rejeitou cultivar qualquer tipo de amargura dentro de si e orou rogando perdão de Deus para eles (Lc 23:34).
Talvez você queira ler o estudo Limpando o coração da raiz de amargura.
Ora, se o próprio Deus levou sobre si, na pessoa de Jesus, os pecados de todos nossos malfeitores, a fim de perdoá-los, quem somos nós para negar-lhes nosso perdão?
Não carecemos nós também do perdão de Deus, o qual nos foi dado pela cruz de Cristo? (1 Jo 2:2)
Não precisaremos um dia sermos perdoados também? (Mt 7:2)
O segredo para ter essa capacidade de como perdoar, é estar cheio do Espírito Santo, cheio de Deus continuamente no coração!
Estêvão, por exemplo, já era cheio do Espírito Santo bem antes de perdoar e pedir o perdão de Deus para seus malfeitores, que o mataram apedrejando-o (At 6: 5).
Os apóstolos Pedro e João, por exemplo, não receberam as ofensas de seus malfeitores como tal, ficando com raiva deles, antes alegraram-se de terem padecido sofrimentos por causa do nome de Jesus, não por terem prazer meramente no sofrimento, mas sim pela alegria de estarem cumprindo, com eficácia, o chamado do Senhor (At 5: 40-41).
Eles estavam cheios do Espírito Santo no coração, por isso não tinham espaço para guardar ressentimentos ou ficarem queixando-se contra Deus.
Não receba para dentro do teu coração a ofensa que te lançaram, não guarde lixo nele! (Pv 4:23)
O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto. (Provérbios 12:16 NVI)
Encha-se de Deus no coração continuamente, aprenda cada vez mais de Jesus, siga seu exemplo, e assim saberá verdadeiramente como perdoar seus malfeitores.
“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” (Mateus 11:29 NVI)
Se você já passou pela experiência de perdoar alguém, conte seu testemunho nos comentários aqui no final da página para ajudar outros leitores.
13 Comments
Eu fiquei o ano de o ano de 2020 todo sem falar com um vizinho, e sempre q passava pela casa dele eu sentia no meu caraçao , q ele queria falar comigo,eu sabia que estava errado ficarmos sem falar um com o outro, apos uma visita do pastor ,eu perguntei p ele se eu estava errada icar sem falar com quem me ofendeu, e ele disse q eu teria o direito de tomar frente e perdoar ele ,ja q o mesmo nao me procurou em nenhum momento p pedir perdao, o espirito santo me fortaleu e no outro dia eu o procurei e o perdoei e ele ficou tão agradec me agradeceu pela atitude , e disse q estava tao aliviado com a minha atitude pois o mesmo nao teria coragem de me pedir perdao. Foi muito bom, isso q Deus quer de cada um de nos.
Obrigado por compartilhar seu testemunho Alyne.
Paz irmão,Eu desculti com minha mãe mais penso no meu interior que não quero guardar nenhum daqueles sentimentos e desculti com outras pessoas
Se eu estiver em oração e me arrepender pelos meus pecados Deus me perdoará ou não por eu ter des cutido eu acho que por isso Deus não me perdoará pelos meus pecados
Será que ele perdoará?
Pela misericórdia infinita de Deus ele perdoará você. Na bíblia diz “Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados me não lembro” (Isaías 43:25).
Então peça perdão e seja livre dessa culpa,
Enquanto ainda há tempo.
A Bíblia manda nos a perdoar, mais não manda conviver. Isso é muito grande, eu perdoei minha irmã. Oro por ela, pela conversão dela e de toda a família dela. Depois o filho dela provocou minha ira, eu o perdoei também, e peço a Deus constantemente pra entrar com a salvação no coração deles. Eles me tratam com desprezo, e eu consigo compadecer deles.
Perdoar não é facil ainda mais quando a decepção vem de quem você mais confia. Mas se quisermos viver temos que liberar perdão e arrancar toda toda amargura de dentro de nós. Aprendi muito com esse estudo è de grande valor para nossa vida espiritual se quisermos ir morar na eternidade.
Perdoar nao e facil mas o Espirito de Deus nos fortalece para isso. No passado eu nao perdoava mas quando me con verti fui aprendendo muito com o tempo que vale a pena fazer a vontade de Deus. E nessa obediencia em pedilo sua orientacao pra e me ensinar ele me deu condicoes de mudanca. E afirmo quando Deus manda e porque Ele sabe sabe que temos condicoes. Mesmo que demore um tempo mas se Ele ver nossa vontade de obedecelo ele cria condicoes.
Eu já fui uma pessoa assim com todas as características citadas no texto, fui uma pessoa muito magoada e não confiava em ninguém, eu era muito infeliz. Até conhecer toda a misericórdia do nosso Deus. Só ele pode nos encher de alegria, para não dar brechas para as artimanhas do diabo.
Amei esse estudo, hoje com Jesus Cristo eu sei o que é perdão, hoje eu consigo ter paz dentro de mim, sabendo que primeiramente preciso ter o meu coração limpo de todos os lixos maléfico, graças a Deus sou livre hoje.
Aleluia! Irmã Soeli obrigado por deixar aqui seu testemunho 🙂
Oi ao ler esse estudo sobre perdao acho que devo ir a correr pedir perdao a minha madrasta k foi 1 pessoa mt ma pra mim e pra os meus irmaos a vida toda.
E agora k sou casada e com filhos ela tambem anda a maltratar os meus filhos knd vāo de ferias pra a sua casa.
Depois de tanto maltrado fisica mental e philosophy comigo,eu não quero k o mesmo aconteça com os meus filhos.
Entao decide me afastar dela e tb da vida dos meus filhos.
Tinha muito raiva e rancor dela.
Mas decide lhe perdoar.
Mas ela acha k kem sempre estive e esta errada sou eu e nāo ela.
Ela e e continua a ser 1 pessoa negativa ma e rancorosa.
Mesmo a perdoando e sabendo k ela nunca mudou continua a ser a mesma de sempre isso me da mt tristeza e dor.
Como faço pra nao sentir essa dor e tristeza?por causa da sua atitudes k nāo xlchegou ao arrependimento?
Passei por uma situação muito difícil com minha irmã achei que não conseguiria perdoar mas com a Graça de Deus deu tudo certo e consegui perdoa-lá
Amém Jaasay 🙂
Louvo a Deus por você ter conseguido.