Você também é daquele cristão que gosta de declarar: “Eu quero ser a Bíblia que o mundo vai ler!” ?
Para muitas pessoas, ler e entender a Bíblia não é uma tarefa fácil, não é mesmo?! Daí então a importância de você ser a Bíblia que o mundo vai ler!
Isto é, quando alguém quer saber sobre Deus, a quem recorrer? A quem tem relacionamento e experiência com Ele óbvio, ou seja, seus filhos! (Gl 4:7).
Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e administradores dos mistérios de Deus.
(1 Coríntios 4:1 KJF)
Veja então 5 conselhos para você se tornar a Bíblia que o mundo vai ler.
#1 Tenha um viver santo, certifique-se de sua experiência com Deus através do novo nascimento pelo Espírito (Jo 3:3-5)!
Como você vai falar do Deus da Bíblia para alguém se não tiver antes experiência com Ele, se não o conhece?
Obviamente, não há como ser a Bíblia que o mundo vai ler se não conhecer e tiver experiência com o Deus da Bíblia, o Autor dela!
Por isso, essa experiência de conversão a Deus através do arrependimento é fundamental para você dar o ponto de partida nessa missão!
A saber, Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando as suas transgressões, e confiou em nós a palavra da reconciliação.
(2 Coríntios 5:19 KJF)
Hoje em dia nós temos várias versões da Bíblia em mãos, assim como o fácil acesso à pesquisa na internet para tirar dúvidas, mas mesmo assim as pessoas carecem muito de conhecimento bíblico, já reparou isso?
Isto acontece não só pela falta de interesse, mas também porque “conhecimento por conhecimento” não basta, é preciso ter experiência com Deus também!
Mas as coisas que para mim eram consideradas como ganho, reputei-as como perda por Cristo.
E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor;
pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo.
(Filipenses 3:7-8 KJF)
Como visto nos versículos acima, renunciar a si mesmo e a vida grudada na prática do pecado, também será necessário! (Jo 3:30)
#2 Para você ser a Bíblia que o mundo vai ler você deve, obviamente, ler e conhecer a Bíblia 💡
Para isso, ser organizado e ter uma rotina de leitura e estudo bíblico é fundamental, além da perseverança em estudá-la com o amor e compromisso em praticá-la (Mt 7:24-27; Jo 14:21-23).
Você precisa de organização para ler a Bíblia, de maneira que faça leituras, pesquisas e estudos que lhe tragam resultado e aprendizagem.
Além disso, ore pedindo ao Espírito Santo direção no que você deve ler (1Co 2:11); comece também a procurar assuntos e acontecimentos do seu cotidiano para estudá-los na Bíblia.
Programe seus devocionais de leitura e siga-os fielmente com prioridades bem definidas; além disso reserve momento exclusivo para leitura e reflexão na Palavra (desligue o Wi-fi!).
Se você ainda se encontra com dificuldades de organizar-se, de tal forma que tire o maior proveito de sua leitura, existe um material muito eficiente nesse quesito, que é o e-book do presbítero André Sanchez, denominado Como ler a Bíblia e entende-la mais facilmente.
Clique abaixo se quiser conhecer mais detalhes.
Eu indico veementemente que você o consiga caso possa.
Mas só se estiver verdadeiramente comprometido com o estudo da Palavra de Deus, para que depois não consiga estudar e perca seu tempo, ficando frustrado.
É muito importante saber qual chamado Deus tem para si, pois dessa forma você terá motivos reais para ser a Bíblia que o mundo vai ler, além manter seu foco no que Deus lhe chamou para fazer.
Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
(2 Pedro 1:10 ACF)
Você também pode ler o estudo 5 Conselhos para ler a bíblia todos os dias com entusiasmo.
#3 Procure memorizar versículos da Bíblia também como salmos, frases e parábolas do Senhor Jesus, provérbios de Salomão, etc.
Eu me deleito em fazer a tua vontade, ó meu Deus; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
(Salmo 40:8 KJF)
Seja você um obreiro(a) como um presbítero, evangelista, professor(a) da EBD, das crianças, etc., como poderá ensinar as pessoas e tornar-se a Bíblia que o mundo vai ler, se não tiver da mesma memorizada e guardada em seu coração?
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
(Salmos 119:11 ACF)
Percorrendo as conversas do Senhor pelos evangelhos, vemos que Ele tinha uma resposta sempre pronta para dar à diversos tipos de pessoas, pois ele tinha as Escrituras memorizadas e guardadas em seu coração.
Posso destacar aqui algumas ocasiões como
- Mateus 4:1-11 (tentação no deserto),
- Mateus 5 (ensinando o sermão do monte),
- Mateus 12:1-5 (em resposta à objeção dos fariseus à certas atitudes dos discípulos do Senhor),
- e João 10:30-36 (em resposta ao questionamento dos judeus a respeito da pessoa de Cristo).
- Também posso destacar o discurso de Pedro em Atos 2:14-36, onde ele fala profecias e salmos a respeito de Cristo, todos de cor e com toda coerência, convencendo seus ouvintes de que o Senhor Jesus era realmente o Messias.
Por isso, para que você esteja apto à ser a Bíblia que o mundo vai ler, deve antes apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade (2 Tm 2:15).
Comece o quanto antes a treinar sua memorização da Bíblia!
Inicie pelos versículos que você mais gosta e que marcaram alguma fase de sua vida, ou que falam sobre algum acontecimento da atualidade.
Anote-os e carregue-os contigo, use um app como Google Keep se você gosta de fazer anotações no smartphone, e vá memorizando-os.
Faça revisões de passagens que você já leu e entenda o contexto em volta dos acontecimentos, para que você se familiarize mais com a passagem em questão e memorize com mais facilidade.
Submeta sua mente a estes exercícios continuamente, pois nem sempre aprendemos de uma hora para outra.
Você também pode inscrever-se por e-mail no programa de memorização bíblica da Universidade da Bíblia, e começar a treinar com técnicas simples que serão compartilhadas contigo.
Memorizar versículos bíblicos e diversas outras passagens é fundamental para você que quer ser a Bíblia que o mundo vai ler.
Portanto, não despreze isto, pois quando menos você imagina poderá precisar pregar a Palavra de Deus para alguém, então é bom estar pronto 🙂 (Ef 6:15,17).
#4 Faça comparações de versículos em versões da Bíblia diferentes.
É interessante fazer comparações de versículos e passagens da Bíblia em traduções diferentes, pois isto enriquecerá muito seu entendimento e interpretação da Bíblia Sagrada.
Vou lhe dar algumas breves análises minhas sobre algumas traduções da Bíblia em português que já li, espero que possam te esclarecer melhor na decisão de qual Bíblia usar como sua padrão.
No nome de cada versão abaixo vou deixar um link para você clicar e ver mais detalhes na loja da Amazon e comprar a sua Bíblia, caso esteja precisando.
- A King James Fiel (KJF) e a Almeida Corrigida Fiel (ACF), são as traduções mais completas em seu conteúdo e mais fiéis ao texto original, principalmente no Novo Testamento, pois foram traduzidas do Textus Receptus, sob o método de tradução equivalência formal, que traduz o que de fato está escrito nos manuscritos, sem “parafrasear” o texto bíblico.
- Entretanto, a King James Fiel usa algumas palavras mais atuais e contextualizadas, além de ser mais precisa ainda na tradução; portanto ela é um pouco mais fácil de entender em algumas passagens do que a ACF.
Clique aqui se quiser ler um estudo que escrevi sobre a King James Fiel 1611.
- A Nova Versão Internacional (NVI) e a King James Atualizada (KJA) são traduções da Bíblia fáceis de entender, que mantém um estilo próximo aos idiomas originais da Bíblia,
- apesar disso, elas não são tão completas em seu conteúdo quanto as duas que citei anteriormente (no Novo Testamento).
Mesmo assim são muito boas e eu gosto muito de ambas versões.
- apesar disso, elas não são tão completas em seu conteúdo quanto as duas que citei anteriormente (no Novo Testamento).
Clique aqui se quiser ler um estudo que escrevi sobre a NVI.
Você também pode baixar o app da Bíblia Youversion e ler algumas versões no seu smartphone (embora eu também leia no smartphone, considero uma leitura no livro de papel mais concentrada e atenciosa).
#5 Use as referências de rodapé para encontrar versículos parecidos e decorá-los também.
Diversas Bíblias atualmente tem referências de versículos em seu rodapé.
É importante você conhecê-los e decorá-los também para entender a Bíblia em um contexto mais completo.
Veja um exemplo clicando na imagem abaixo.
Se você conseguir memorizar estes versículos, com o endereço deles também, terá sempre uma palavra pronta na boca para ensinar 🙂
Medita estas coisas, entrega-te a ti mesmo inteiramente a elas, para que o teu aproveitamento apareça a todos.
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina;
continua nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
(1 Timóteo 4:15-16 KJF)
Se quiser aprender mais como estudar o contexto bíblico, clique aqui para ler um estudo que escrevi sobre isso.
Por fim, você já ouviu a música da Gabriela Gomes: “Eu quero ser a Bíblia que o mundo vai ler” ?
Ouça, cante, busque a Deus nisso e seja isso, em nome de Jesus, para a glória de Deus!
Meu filho, não te esqueças da minha lei, mas guarde no teu coração os meus mandamentos.
(Provérbios 3:1 KJF)
Se este estudo foi edificante para você compartilhe-o com seus irmãos em Cristo!
Deixe também a sua dica de como ser a Bíblia que o mundo vai ler aqui nos comentários, para que outros leitores também sejam mais edificados 🙂
2 Comments
Amo seu estudo, muito edificante,que Deus continue lhe usando para abraçar vidas…!
Que benção irmã Dora.
Aleluia!
Deus abençoe você também 🙂