Press "Enter" to skip to content

Entenda como um cristão deve tratar pessoas de outras religiões

Um cristão pode julgar as pessoas pela religião?

Eis uma questão realmente difícil de se abordar: afinal de contas, como um cristão deve tratar pessoas de outras religiões?

Se estas pessoas forem da família ou parentes então, fica mais difícil ainda saber como um cristão deve se comportar, não é mesmo?!

Neste estudo bíblico procuro descrever um pouco desta problemática, assim como sua (um tanto complexa) solução.

Se você tiver conhecimentos e experiências sobre este assunto, um comentário seu seria muito bem vindo aqui no final da página, para ajudar outros leitores cristãos que também enfrentam este problema.

o que é religião

Analisando pela imagem acima nós, que somos cristãos, temos a plena ciência de que nosso Senhor Jesus Cristo é o único que pode nos ligar novamente a Deus (Jo 3:16; 14:6; 2Co 5:18-19; 1Tm 2:5).

Mas e quando pessoas de outras religiões, ou até mesmo parentes nossos, não pensam assim?

E quando eles tem outra opinião, ou foram ensinados de outra forma, e estão convictos de que a forma em que foram ensinados em outra religião que é a verdadeira?

Como um cristão deve tratar pessoas de outras religiões? Como um crente deve se comportar com elas? Podemos julgar as pessoas pela religião delas?

Vamos a algumas coisas que nos esclarecerão.

O cristão não pode colocar em risco sua fé, espiritualidade e comunhão com Deus, caso seus parentes ou conhecidos (de outras religiões) não aceitem o fato de ele ser cristão (Mt 10:34-37).

Independente de sofrer oposição ou não de uma pessoa que é de outra religião, um cristão não pode deixar o bom tratamento com as pessoas, com seus parentes e principalmente com seus pais por eles serem de outra religião (Êx 20:12; Mt 15:4-6).

Um cristão deve evitar entrar em disputas e debates religiosos, criando um cenário de brigas com seus parentes ou qualquer pessoa de outra religião, mas antes deve ter sabedoria na Palavra de Deus e tentar instruir as pessoas com calma, paciência e educação (2 Tm 2: 24,25; 1Pe 3:15).

A Bíblia nos aconselha a tratarmos todas as pessoas com amor e respeito, e evitar debates religiosos, doutrinários, etc. (Tt 3 2-3, 8-9).

Não devemos obrigar ninguém a abandonar sua própria religião que escolheu, para seguir a nossa, mas devemos sempre, mediante o bom procedimento de nossa vida em Cristo, mostrar um bom testemunho de vida e atrair essa pessoa para o Senhor pelo nosso bom exemplo de pessoa e vida cristã, muito mais do que por nossas palavras (1Pe 2:12,17).

Quando nos convertemos ao Senhor Jesus Cristo e desenvolvemos uma mudança para muito melhor em nossa vida, conseguimos fazer até que nossos parentes que eram opositores ao cristianismo mudem de ideia, porque pode ser que contra nossas palavras eles tenham muitos argumentos, mas contra nossas boas atitudes não (ou no mínimo tenham argumentos sem razão, ler 1Pe 2:15).

Tudo isto não quer dizer, obviamente, que devemos concordar e até incentivar que nossos conhecidos continuem com práticas e crenças de outras religiões, que não estão em acordo com a sã doutrina ensinada por nosso Senhor Jesus Cristo, pois se não batalharmos pela verdade, ela será vencida e esquecida (Is 8:19,20).

Então como um cristão deve tratar pessoas de outras religiões se não concordamos com elas?

Deve-se evitar o confronto direto, a imposição forçada de que as pessoas devem abandonar sua religião para seguir outra, assim como deve-se evitar a acusação condenável sobre tal religião, que vai ofender a pessoa; lembre-se que para aquela pessoa tal religião é correta e boa. ela não entende da mesma forma que você;

Logo neste caso devemos fazer como escrito em 2 Timóteo 2:25instruir com mansidão, além e estar sempre preparados para responder as dúvidas também (1Pe 3:15).

Dúvidas se respondem quando se tem conhecimento!

Sem conhecimento bíblico e sem conhecimento a respeito da sua fé em Cristo, você jamais será capaz de responder a uma pessoa quando ela lhe dirigir uma dúvida, portanto será mais difícil chegar ao entendimento de como um cristão deve tratar pessoas de outras religiões, quando conversarem sobre doutrinas e verdades que uma e outra ensina a respeito da vida.

Porém, santificai ao Senhor Deus em vossos corações;
e estai sempre preparados para responder a cada homem que vos pedir a razão da esperança que há em vós, com mansidão e temor.
(1 Pedro 3:15 KJF)

Para saber como um cristão deve tratar pessoas de outras religiões, precisamos estudar como Cristo tratava as pessoas; temos que nos espelhar no exemplo de nosso Mestre, e só podemos fazer isso estudando Sua vida continuamente.

Você precisa estudar os evangelhos dia após dia, com atenção, buscando trazer Cristo para dentro de seu coração também; além de estudar as cartas dos apóstolos, que são completamente focadas na pessoa do Senhor Jesus e em seu evangelho.

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor… (Oséias 6:3a ACF)

entendendo a biblia

2 Outros exemplos de como um cristão deve tratar pessoas de outras religiões.

Veja, por exemplo, o discurso de Paulo para os atenienses, que não teve necessidade de desrespeitar e/ou criticar as crenças deles (que criam em vários deuses); mas com conhecimento de Cristo, foi prontamente capaz de lhes anunciar o evangelho, e levou alguns a crerem (At 17:18-34).

Portanto, estai firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os vossos pés na preparação do evangelho da paz.
E tomai o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
(Efésios 6: 14-15, 17 KJF)

Temos também como exemplo outros discípulos que pregavam o evangelho na cidade de Éfeso, com seu foco inteiramente em Cristo, sem ira nem contenda; não criticando, desrespeitando ou falando mal das crenças e religiões dos cidadãos daquele local (At 19:35-37).

Tolerância religiosa significa respeitar a crença alheia, ainda que eu não concorde com ela.

Porque fomos chamados principalmente a promover a paz! (Rm 12:18; Mt 5:9)

Lembre-se das palavras do Senhor, que disse: “Portanto, todas as coisas que vós quereis que vos façam os homens, fazei-o também a eles; pois esta é a lei e os profetas.” (Mt 7:12)

Por isso, você quer que te atrapalhem de cultuar a Deus? Creio que não.

Então não devemos atrapalhar o culto dos outros também; neste ponto cabe mais uma vez praticar o que foi recomendado em 2 Timóteo 2:24,25.

Logo, como um cristão deve se tratar pessoas de outras religiões, senão com a paz?!

O apóstolo Paulo ensina em Romanos 12:18 que, se possível, até ao máximo que conseguirmos, devemos ter paz com todas as pessoas; embora isto não significa que devemos obrigatoriamente concordar com ensinamentos que se achem contrários à doutrina ensinada por nosso Senhor Jesus, mas devemos expor a mesma no tempo oportuno (2 Tm 4:2).

“Paz, se for possível, mas a verdade acima de tudo”, dizia Martinho Lutero.

“A verdade não pode ser sacrificada no altar da paz, nem as convicções sobre o altar da tolerância.
Concordar com o erro, associando-se a ele, é um assassinato à consciência.
Dizer que qualquer coisa é verdade é o mesmo que dizer que coisa nenhuma é verdade.” (Saber e fé)

Devemos tomar muito cuidado com ditados como: “Não importa o que você crê, desde que tenha convicção disto”.

Respeitar não é o mesmo que concordar e associar-se! (2Co 6:16-18).

Desejei durante muito tempo escrever algo sobre este tema, mas confesso que não é nada fácil se expor com relação a isso.

Pode haver quem não concorde com nada do que escrevi, ainda que seja cristão como eu.

Então que tal ajudar outros leitores a entender mais um pouco como um cristão deve tratar pessoas de outras religiões, deixando nos comentários alguma coisa que você pense sobre o assunto, uma dica, conselho e/ou versículo bíblico, ou mesmo uma experiência que você já viveu?

“Não defendemos a agressão, o desprezo e o rancor contra os não cristãos.
Devemos seguir a verdade em amor (Ef 4.15).
Concordamos que não se deve perguntar qual é a religião daquele que está caído no caminho de Jerusalém para Jericó. Devemos apenas ajudá-lo no que for necessário (Lc 10:25-37).
Mas nossa atitude não revela concordância com suas crenças, não revela aceitação incondicional das doutrinas professadas por ele.
Dizer a verdade ao meu próximo também é uma forma de demonstrar-lhe amor.”
(Blog saber e fé)

Continue aprendendo a desenvolver características dos verdadeiros cristãos, junte-se à lista de contatos do blog Bíblia se Ensina.

aprenda sobre as caracteristicas dos cristãos verdadeiros

Compartilhe essa página:

7 Comments

  1. Janaina Janaina

    É importante esse assunto. Pois está havendo muitos ataques a terreiros por parte de evangélicos extremistas, milícias e etc. Isso não representa em nada os ensinamentos de Cristo e dos Apóstolos.

  2. Jorge Modesto Jorge Modesto

    Já fiz muita coisa na minha vida, inclusive frequentei a umbanda, mas Deus sempre esteve ao meu lado, e no ano de 2000 aceitei Jesus, mas minha esposa e filha não. Foi uma guerra, cheguei a me separar da minha esposa por pouco tempo, mas voltei porque amava minha família e resolvi lutar por ela. Ainda não consegui fazer minha esposa crer totalmente, mas hoje vivemos sem lutas. Tenho fé de que verei minha família aceitar Jesus por amor.

  3. Cristiano Oliveira Cristiano Oliveira

    Ótimo site. Me ajudou muito perincipalmente nos dias atuais. Obrigado.

  4. Pastora Neide Pastora Neide

    Boa essa postagem, na minha opinião acho que devemos tratar bem sim, porquê como Vamos falar do amor de Deus com nossas atitudes erradas.
    Além do mais, podemos nos aasentar à mesa com parentes ou amigos que não são cristão ou ja foram mas está afastado, podemos comer e beber com eles, mas enquanto eles tomam cerveja podemos tomar o refrigerate, enquanto eles xingam palavrão nos não falamos nada, ou saimos de perto, dizendo que precisamos ir, e que em breve voltaremos, e agradecemos pela acolhuda.
    Temos sempre que fazer a diferença, mas não excluindo as pessoas.
    O evangelho é mudança, mas muitos ainda não estão preparados e por isso excuem as pessoas da vida deles, enquando o julgamento é pra Deus.

  5. Joice Aparecida dos Santos Cotrim Nunes Joice Aparecida dos Santos Cotrim Nunes

    Nasci em um lar católico, com o tempo isso mudou, qnd meus pais começaram a ler a biblia. Tiveram muitos problemas até q se separaram, os onze filhos sofreram muito. Meus pais adoeceram e faleceram, cuidei deles até o fim com muito amor. Hj meus irmãos me trata com inimiga, a muito tempo não vejo alguns deles. Mais amo eles, pois confio no Deus q sirvo, espero nele confiantemente. Sempre q precisa e me procura ajudo no q posso. A família do meu esposo também nos trata da mesma forma. Creio q um dia eles abriram os olhos espirituais.

  6. NILSONLEMOs NILSONLEMOs

    Confesso aos irmãos,Eu fui pra Jesus antes da minha esposa,está minha atitude não foi bem asceita por ela e nunca também convidei ela para ir comigo na igreja. Mas com tempo o próprio Deus operou no coração dela em um domingo e ala propôs de ir comigo na igreja o espírito Santo convenceu o coração dela e hoje eu tesmunho com alegria na alma eu e minha casa servirmos. Para Glória a Deus .Deus é bom e Jesus maravilhoso.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Bíblia se Ensina

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading