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Explicação de Mateus 6.22-23: o que significam os olhos bons e os maus?

Last updated on 27/04/2022

Algumas palavras de “Jesus” as vezes parecem não fazer sentido algum. Por exemplo, em Mateus 6:22-23a, lemos: “O olho é a lâmpada do corpo…”. Então, como se isso não fosse confuso o suficiente, ele acrescenta: “Então, se seu olho é bom, todo o seu corpo estará cheio de luz, mas se seu olho for mau, todo o seu corpo estará cheio de trevas”. O que tudo isso significa afinal de contas?

Todos os leitores da Bíblia Sagrada querem entender os ensinamentos do Senhor, mas nem sempre é tão fácil, não é mesmo?!

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O que significa “os olhos são a lâmpada do corpo”?

Felizmente, um pouco do contexto judaico antigo pode ajudar bastante nossa compreensão para entendermos o que o Messias quis dizer e o que ele não quis dizer.

Por outro lado, e infelizmente, a maneira mais popular usada por muitos leitores da Bíblia de lidar com textos como esses é ignorá-los!

Primeiro, vamos falar sobre a declaração: “Os olhos são a lâmpada do corpo” (Mateus 6.22).

As pessoas modernas, como você e eu, pensam no olho como uma janela que permite a entrada de luz no corpo. E se pensarmos nisso metaforicamente, existe até um ditado que diz: “os olhos são a janela da alma”, e o seu sentido é que se uma pessoa olhar nos olhos da outra, pode perceber qual sentimento está se passando em sua interior.

Os judeus antigos, no entanto, pensavam que o olho era a origem da luz (algo como uma lanterna). Ou seja, o sentimento que está dentro do coração será notado no olhar, e isso, por fim, será refletido nas atitudes de alguém.

Em outras palavras, tudo em sua vida depende de como você vê as coisas. Esse é o significado da primeira questão. A segunda é:

O que são os olhos bons e os olhos maus?

Agora, o que o Messias quis dizer com “se teus olhos forem bons todo teu corpo terá luz, mas se forem maus, todo seu corpo estará cheio de trevas”?

A princípio pode parece estranho, mas “olhos bons” significam alguém que é generoso, e “olhos maus” significam alguém que é avarento, pão duro, unha de fome, mão de vaca, etc.

É assim que David Stern explicou este versículo em sua tradução bíblica. Veja abaixo:

O olho é a lâmpada do corpo. Portanto, se você tiver um ‘olho bom’ [isto é, se for generoso], todo o seu corpo estará repleto de luz; mas, se você tiver um ‘olho mau’ [se for avarento], todo o seu corpo estará repleto de escuridão…

(Mateus 6.22-23a, Bíblia Judaica Completa)

Observe que o versículo seguinte a Mateus 6.22-23 continua falando a respeito do apego às riquezas; nele vemos a famosa frase dita pelo Senhor: “Ninguém pode servir a dois senhores, […] vocês não podem servir a Deus e às riquezas” (cf. Mat. 6.24).

Os olhos maus na Torá.

Torah: a lei de Moisés, por Meir Matzliah Melamed.

O que o Mestre ensina a respeito dos olhos bons e dos olhos maus está totalmente em harmonia com o ensinamento do próprio Deus na Torá, e os olhos maus são citados em Deuteronômio 15.9, de onde ele extrai seu ensinamento relatado em Mateus 6.22-23. Até porque, o que no mundo cristão é conhecido como “doutrina de Cristo“, no mundo judaico, o verdadeiro que o Senhor vivia, é conhecido como a interpretação que ele fez da Torá (conhecida como Lei de Moisés) Pois de acordo com o que ele mesmo disse, sua missão era dar significado completo à Lei de Deus (Mat. 5:17).

Em suma, em Deuteronômio 15 vemos Deus ensinando acerca do ano da remissão. É que a cada 7 anos os israelitas perdoavam as dívidas uns dos outros e se emprestassem aos pobres não cobrariam de volta o valor emprestado; vide vs. 1,7-8.

No versículo 9, Deus relaciona os “olhos maus” com uma pessoa avarenta. Ele diz:

Fica atento a ti mesmo, para que não surja em teu coração um pensamento vil, como o dizer:
“Eis que se aproxima o sétimo ano, o ano da remissão”,
e o teu olho se torne mau para com o teu irmão pobre, nada lhe dando; ele clamaria a Iahweh contra ti, e em ti haveria um pecado.

(Deuteronômio 15:9, Bíblia de Jerusalém)

Logo, ter um olho mal significa ser avarento, iliberal, pão duro, não generoso para com o necessitado e adicionalmente, desobediente ao mandamento de Deus no referido versículo acima.

E se “o olho é mau”, isto é, se alguém é mesquinho, o seu corpo se enche de trevas, ou seja, ele terá atitudes negativas, desprezíveis e cegas.

Como vemos, o ensinamento do Messias está em completa harmonia com a Torá, e seus discípulos, por sua vez, ratificam isso. Paulo chama a avareza de idolatria (Col. 3:5), bem como o Senhor o fez em Mat. 5:24; e João explica que quem se nega ajudar seu próximo necessitado, não tem em si o amor de Deus (1 Jo. 3:17).

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3 Comments

  1. dionisio dionisio

    muito boa explicação

  2. Sivaldo Sivaldo

    ótima explicação! gostei.

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