O texto de Mateus 23:23 é comumente usado por muitos líderes para afirmar que o dízimo que é dado hoje nas igrejas não foi só aprovado, mas dizem ainda, com base neste texto, que Jesus era dizimista. Será mesmo verdade?

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque pagam o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido as questões importantes da lei, juízo, misericórdia e fé; essas coisas devíeis ter feito, e não deixar as outras por fazer.” (Mateus 23:23 KJF)
Sinceramente, usar o texto de Mateus 23:23 para dizer aos irmãos que o dízimo que é dado hoje nas igrejas foi aprovado por Cristo, é o mesmo que chamá-los de “otários” (desculpem o desabafo).
Observe bem sobre quais dízimos Jesus estava falando em Mateus 23:23.
“Porque pagam o dízimo da
- hortelã,
- do endro e
- do cominho,”
Você dá dízimo de algumas dessas hortaliças na sua igreja? Pois então saiba que este é o verdadeiro dízimo da Bíblia!
Basta ler a doutrinação da entrega dos dízimos para o povo de Deus (neste tempo, Israel) em Levítico 27:30-33; Números 18:21-28; Deuteronômio 14:22-29.
Os textos de Mateus 23:23 e ainda Malaquias 3:10 tratam-se exatamente dos dízimos explanados nos versículos citados acima, e se você leu os textos completos, pôde perceber muito bem que tais dízimos não tem nenhuma relação com este que é entregue hoje nas igrejas, pois aquele era uma doutrinação totalmente diferente da que foi ensinada para a igreja cristã pelo Senhor e pelos apóstolos (através do Espírito Santo).
Mas talvez alguém diga: “Como hoje não vivemos da agricultura e pecuária então damos o dízimo em dinheiro mesmo.”
Porém, tente encontrar na Bíblia algum dos apóstolos doutrinando a igreja a fazer essa adaptação ou “atualização” doutrinária, ou mesmo ensinando a doutrina do dízimo do jeito que ensinam hoje em não poucas igrejas.
Jesus não era dizimista!

Primeiro de tudo, se Jesus dava o dízimo, então deveria ser o dízimo ensinado na lei de Moisés, nisso todos nós temos de concordar!
Na época do ministério terreno de Cristo essa lei ainda vigorava, ele mesmo estava sob a Lei (Gl 4:4).
E todos os dízimos da terra, quer da semente da terra, ou do fruto da árvore são do SENHOR; santas são ao SENHOR.
E se um homem quiser resgatar de seus dízimos, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
E acerca dos dízimos do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara, a décima parte será santa ao SENHOR.
Ele não procurará entre o bom e o mau, nem o trocará; e se ele o trocar, então tanto ele como o trocado serão santos; não serão resgatados. (Levítico 27:30-33 KJF)
Como lemos nos versículos acima e nos demais citados anteriormente, os dízimos eram produtos da agricultura, frutos da terra, animais do gado e do rebanho (você também pode conferir o mesmo em Neemias 10:37 e 13:3-4,12).
Portanto, davam o dízimo em Israel aqueles que trabalhavam no campo e/ou tinham suas plantações, além dos que eram pastores de ovelha e trabalhavam com o gado.
Rrepare que em Levítico 27:32 eram exigidos apenas estes tipos de animais para serem dados como dízimo, estes que são domesticados pela vara/cajado de um pastor.
Além do mais, o próprio texto de Mateus 23:23 já confirma esta questão, porque os fariseus davam dízimo de hortelã, endro e cominho, ou seja, pequenas hortaliças. Eles faziam isso porque queriam justificar-se perante os homens, afirmando que cumpriam a Lei nos mínimos detalhes, porém Jesus conhecia a hipocrisia deles e critica-os com as palavras do texto do referido versículo, mostrando que eles não deveriam cumprir da Lei o que lhes era conveniente, para se exibirem, e desprezar outros pontos tão importantes.

(Lembre-se que no texto em questão Jesus está falando com fariseus, criticando-os, e não com seus discípulos, portanto não está doutrinando a igreja cristã com nenhum tipo de dízimo).
Ora, tendo examinado isso, podemos chegar à conclusão se Jesus era dizimista ou não.
Pense no seguinte: qual era a profissão de José, o pai (adotivo) de Jesus?
Eu tenho certeza que você já sabe, ele era carpinteiro!
“Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?” (Mateus 13:55)
Ora, na Lei de Moisés nunca foi ordenado dar o dízimo de madeiras! Naturalmente em Israel havia várias outras profissões também, e não só agricultores e pastores (o próprio apóstolo Paulo, por exemplo, era fabricante de tendas, ver Atos 18:1-3; outros discípulos eram pescadores, como você já sabe, vide Mateus 4:18).
José, e consequentemente sua família, não davam dízimos porque não exerciam as profissões exigidas para isso! (a não ser que eles tivessem alguma plantação ou rebanho, porém, até onde eu me lembro, isto não é mencionado na Bíblia).
Quando Jesus foi crucificado, a Bíblia registra no evangelho de João, capítulo 19, que sua mãe estava ali, mas onde estava José? Ao lado de Maria estava um discípulo de Jesus, e não José.
Jesus diz a Maria, “Mulher, eis o teu filho!”, e ao discípulo “Eis a tua mãe!”, e desde então ele passa a recebê-la em sua casa (Jo 19:25-27). Por isso, muitos estudiosos da Bíblia afirmam que José já teria morrido antes e por certo tempo Jesus teria herdado sua profissão, provendo o sustento do seu lar (porque ele era o primogênito), e como era carpinteiro, sabemos, portanto, sem dízimo!
Ficou claro agora como Jesus não era dizimista?
Contribuir para com a obra de Deus e ajudar sua igreja pagar os custos que ela tem é de fato necessário, eu não poderia questionar isso em hipótese alguma, porém nossa base doutrinária deve ser fiel ao que a Bíblia realmente ensina, e não com adaptações deturpadas feitas à bel prazer, independente de qual seja a justificativa
Devemos permitir que a Bíblia diga o que está dizendo, e não o que queremos que ela diga: Sola Scriptura!
Estes são trechos do meu 1º livro “7 Contradições sobre o dízimo pregadas nas igrejas atuais“, disponível no site Amazon.com.br, clique aqui para ver mais detalhes sobre ele.
Se este estudo te esclareceu, deixe seu comentário aqui no final da página contando sua experiência para outros leitores.
45 Comments
Tudo é uma questão de fé,para obedecer , cheguei a Deus ,com inúmeros problemas, dentre eles , vida sem qualidade, aprendi a colocar Deus em primeiro, como diz provérbios 3:9 , passai a devolver os primeiros 10% e ser ofertante, ele foi mudando, minha vida econômica , passei a ter sobrando, a ponto de poder ajudar familiares. Dízimo é base
da prosperidade…. Faça uma experiência.
Seus estudos causam compressão erradas da palavras de Deus. Vc distorce aquilo que aprendeu na bíblia. É melhor voltar. A tora não é para os gentios que somos nós. Hoje estamos na oliveira até o último gentio se converter. Não mude as palavras. Tudo que vier a sua mãos seja para edificar o Corpo de Cristo.Deus Te abençoe
Ok, obrigado pela correção. Atualmente, pouco a pouco, estou revisando todos os estudos. Abraço.
Estudo muito bom sobre esse assunto tão “controverso” no meio cristão.
Penso que o dízimo é uma maneira de abençoar a “casa de Deus na sua totalidade, inclusive os que são chamados e vocacionados para exercer o pastoreio de maneira integral”.
O texto de (Mateus 23.23 e outros em questão, é bem explícito), no entanto, Jesus Cristo não está dizendo para não devolvermos o dízimo, e sim fazendo um alerta para os farizeus da época que eles estavam dando mais importância para o dízimo das ervas e estavam deixando em segundo plano a justiça, a misericórdia e a fé. Entendo no entanto que as duas coisas eram importantes, uma não anulava a outra, porém eles e nós hoje devemos ser fiéis na devolução do dízimo e no exercício das demais coisas, como a misericórdia, a justiça e a fé. Logicamente não há como saber se Jesus Cristo era dizimista, a bíblia não relata.
A devolução do dízimo é muito importante para a obra de Deus, assim como as ofertas voluntárias descritas pelo Ap. Paulo à igreja de Corinto. É nosso dever, como pastores, ensinar a igreja sobre o tema “dízimo e oferta” e não colocar peso sobre a mesma e até praguejando, que se não devolver o dízimo, vai quimar a geladeira, o carro vai quebrar, o dinheiro não vai dar… Isso é pecado, é heresia. A devolução do dízimo e o ato de ofertar a Deus, deve ser um ato de amor e expontaniedade de cada irmão (ã) e não uma obrigação.
Os mercenários nos comentários revoltados rs
Procura saber primeiro o que é Jesus?
e o significado do nome carpinteiro de verdade na sua origem
e o significado do que é o dízimo na sua origem, você é muito raso em bíblia por isso fala e escreve heresias
Conheça a verdade ela vai te libertar….
Graça e paz do Senhor Jesus Boa noite, você falhou em não escrever que hoje existem outras atividades, outras profissões que podemos sim colaborar dizimar com a igreja do Senhor. Ou você está sem igreja ou misericórdia do seu pastor. Precisamos dizimar e ofertar sim, Deus é dono de tudo, ouro, prata mas a obra necessita. Deus abençoe sempre você e sua família
Oi Leonardo. De qual igreja Jesus era?
Muito bom sua explicação gostei vejo ee outra forma agora as coisas gratidão
interessante que aparece muitos estudiosos contra o dizimo, e porque não aparece estudiosos para defender o dizimo que e aplicado na obra de Deus. “Jesus não disse que é mais bem aventurado dá do que receber?”
Assistam o vídeo no YouTube do pastor Sandro Rocha do dia 22/06/2023. O dízimo pertence à Igreja de Jesus Cristo.
Boa noite na gloriosa paz do nosso senhor Jesus Cristo, depois de tantos textos esclarecedores citados da Bíblia, ainda tem gente que é a favor do dízimo , ou o sistema chegou ele , ou é falto de entendimento mesmo, nesse caso, vai aí um conselho, leia os textos citados,confira na própria bíblia se estão lá, ou o irmão que fez essa brilhante narrativa acrescentou , não defenda o bandeira da sua denominação meu amado, Jesus deixou o evangelho pra o cristão viver ele , e não viver dele.
Gostei de sua explicação e concordo, mas o compromisso que Ananias e Safira tinham com os apóstolos no inicio da Igreja “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Atos 5:3″, não seria aí o dízimo ao qual devemos continuar abençoando a obra nos dias atuais? Graça e paz!!
Oi Michela, obrigado por comentar. Nós escrevemos um estudo sobre este assunto, leia aqui.
Excelente exposição bíblica fiel aos escritos originais, honesto, claro e esclarecedor, acrescentou muito à minha vida. Deus abençoe sempre.
Jesus nasceu e morreu sob a vigência da Lei cerimonial, que caducou na cruz. Aí teve fim o sacerdócio Levítico e o Dízimo que o sustentava, Jesus aprovou o dízimo de produtos vegetais e animais, como Lev. 27:30 a 33 ensina, mas, a Primitiva igreja de Jesus e dos apóstolos não o praticava, senão só as ofertas voluntárias E PORQUE A OBRA ERA SANTA. OFERTAR HOJE NO SISTEMA CORROMPIDO DITO RELIGIOSO NÃO É PRÓPRIO. SE FOSSE, ERA PRÓPRIO.
Vejo q td é verdadeiro mas a igreja nao insina isto será porque ém
Jesus não disse pra não dá o dízimo , ele disse não deixar de fazer essas coisa , até hoje muitos acha que só por da dízimo , esqueci de agradar o Senhor, depois que surgir esses falsos crentes perseguidor de dizimo criando dúvidas mas pessoas a igreja parou de crescer , são guiados por espírito de Judas , que preocupava com os pobres e traiu Jesus Cristo com um beijo no rosto,
Acredito sim que devemos ser fiéis com Deus, dízimo é sagrado e não adianta vir com palavras que confundem e dividem pois os que crêem e Deus sabe que por ele fazemos todas as coisas, devolver o dízimo e um ato de fé que jamais um cristão deveria colocar dívida sobre isto, quantas promessas estão relacionadas a este ato, primícia isso sim, pois Deus deve estar em primeiro lugar em tudo, se Deus me dá saúde e força para buscar o meu sustento eu pelo meu ato de fé tenho que devolver o que a ele pertence, Senhor eu creio!!!
Quando se envolve dinheiro o assunto se torna polêmico.
Eu também não sou favorável a que se empurre de goela a baixo o contribuir com dízimo.
No entanto, como já exposto em outros comentários, somos sabedores de que qualquer entidade que exista na face da Terra ela precisa de dinheiro para se manter. Sendo assim, de onde virá o dinheiro? Não vem das contribuições de pessoas? Então, cada um contribua como puder e, desde que, o faça com amor. Não concordo com construções de templos suntuosos, glamourosos, etc… Foi questionado em algum dos tópicos se o autor do estudo em questão era dirigente de alguma igreja e se ele saberia responder de onde viria os valores para pagar as despesas mil que a igreja, enquanto organização, tem a responsabilidade de arcar. Eu acho que quanto a isso, tem que se fazer um exercício de fé dia e noite até que o mundo acabe. Afinal de contas, o que move a nós todos não é a fé? (Antes que venham dizer que “a fé sem as obras é morta” já adianto que concordo com isso. Mas que essa palvara aí – obras – não quer dizer especificamente dízimo. Diz o que ela pode significar: acolhimento, compaixão, amor, ajuda, ensinamento, compartilhamento, , atenção, cuidados com o próximo, etc). Bem, essa é minha opinião como servo de Deus, cristão apostólico evangélico protestante.
Obrigado por comentar Nilo Sérgio.
Nas passagens em Mateus e Lucas, Jesus estava mostrando o perigo de confiar apenas nas regras e rituais, sem ter o coração verdadeiramente voltado para Deus. Jesus não condenou o dízimo (nem o jejum), mas explicou que nada disso tem valor se a pessoa não se dedicada a Deus.
Ser dizimista não lhe dará “uma vaga no céu”. O dízimo somente é agradável a Deus quando é feito com um coração cheio de amor, sinceridade, fé e alegria….
É esta cada vez mais difícil fazer parte de uma “igreja”, essa semana depois de anos voltei pra onde eu acostumava frequentar.
Estava tudo bem até a parte do dízimo, que foi pedido com ameaças.
Dizendo que poderia ser dado até por pix, mais que no dia da santa ceia na “unção dos dizimistas” o pastor saberia quem é dizimistas fiel.
Estou triste e decepcionada.
Quero contribuir com a obra de Deus, mais não por medo o constrangimento.
Essa da unção dos dizimistas é nova pra mim 🤔
nossa nunca li tanta besteira num só assunto.
por que se observarmos, deuteronomio 14:22 fala realmente de frutos e não de ervas,mas quando lemos o versículo 24 e 25 vemos que quando estavam longe do templo,eles vendiam e atava o dinheiro e levavam ao Templo. ou seja vemos Aqui que eles davam o dízimo também em dinheiro.
o que Jesus disse em Mateus 23:23 é simples,os escribas e fariseus estavam dando o dízimo das ervas e deixando de fazer o principal da lei ,a justiça misericórdia e a fé. Jesus disse:” fazer estas coisas e não omitir aquelas” .sim meu caro Jesus não disse que estava errado mesmo que a lei mandasse dar o dízimo dos frutos e não das ervas ,mas que não esquecessem do mais importante (Juízo,misericórdia e a fé).
Eu fico pensando tudo que Jesus ensinou Ele fez então se ensinou aqui sobre o dízimo, então é claro ELE também, tirava do seu trabalho como carpinteiro o dinheiro do seu trabalho e dava seu dízimo. Amém
“E aquele dinheiro daras por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;”
(ACF’11 Deuteronomio 14:26)
Na verdade, as vezes alguns que tinham muito gado, vendiam e trocavam em dinheiro pois o transporte era difícil. mais chegando lá eles compravam o que eles acharem melhor “E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma..”, e comiam ali mesmo, representando comunhão
Então Jesus nunca poderia ser dizimista, segundo as escrituras sagradas, pois o sacerdócio de Melquisedeque ele é quem recebeu os dízimos de Abraão. Por isso somos todos benditos em Abraão. Jesus se tornou a primícia dos que dormem então cumprindo a lei do Antigo testamento. E também por ser a oferta perfeita. ninguém tem obrigação de dízimar pois já fomos dizimistas com Abraão e abençoados por melquisedeque. precisamos somente da ceia do Senhor que é a aliança com Cristo.
Bem me parece que quando se fala em dinheiro tudo parece estar diferente uns querem.saber se Jesus foi ou não dizimista, não os tiro de muita que seja os pensamentos mas porém quanto ensinado e mostrado ao rebanho o que tem.sido feito com aquilo que foi retribuído quer seja a sua 10 parte acretido que não teram dúvidas se o seu líder usa de má Fé tomando nome de ladrão porém vejo que gastamos mais do.que 300% de tudo que usamos com nossas vida viramos miseráveis em devolver 10% para obra de Deus por isso quando o povo nos passado trabalhava e trazia seu dinheiro saquitel furado outro se alimentava melhor e viviam maus nos temos que endeter O que a Fé a misericórdia e justiça muitos não sabem.fazer como poderíamos alimentar uma família se não divesse o dinheiro porque hoje tudo circula nele será que só a palavra enche a barriga temos que ajudar não com hortelã nem com coentro mas com alimentos também isso é caridade e aí é que vem a.pura.justica a igreja PRIMITIVA
Impressionante como alguns “pastores” se ofendem. Contas pra pagar todo mundo tem, mas nem por isso devemos usar de artimanhas e mentiras para honrar nossos compromissos. Um cristao bem edificado dará tudo que puder de forma voluntaria e com amor.
Concordo com o irmão. Os dízimos estão sendo usados por líderes desonestos que possuem mansões, jatinhos particulares, carros importados entre outros luxos, achando que precisam ser multimilionários para levar a palavra de Deus. Como é que pessoas que não produzem nada podem ser tão ricas ? Só podem estar usando o dinheiro dos dízimos e ofertas. Lembro que estudando as escrituras, os primeiros cristãos eram perseguidos, açoitados e mortos por pregarem o evangelho. Por que os “cristãos” de hoje são melhores que os da antiguidade ?
Poderia dar sua opinião, sem ofender direta ou indiretamente outras opiniões, fik na Paz. …
Infelizmente nosso mundo atual vive em contendas por assuntos polêmicos, como:
O verdadeiro nome de Deus… Dízimos… Terra esférica ou plana… Se houve outra criação além da Eva… interpretações para o livro de Apocalipse… Tem coisas que vão além do entendimento humano. Nem tudo Deus vai querer revelar pra gente. Devemos orar, vigiar, pedir sabedoria, entendimento, perseverença, paciência e temperança ao nosso Deus e não nos deixarmos levar pela diversas interpretações humanas que tentam confunbdir a cabeça dos filhos de Deus.
Parabéns irmão p ousadia e coragem de esclarecer s está temática dizimo que revelação me sinto liberto desse engano O SENHOR TE ABENÇOE.
Amém Waldir, obrigado. Estarei sempre do lado da verdade.
Eu me chamo Jonathan sou filho de judeu, me converti ao Senhor Jesus e sou dizimista. Como tambem dou primicias e ofertas. É preocupante ver os evangelicos serem tao miseraveis acerca do dizimo. Sirva a Deus mas nao toque no meu dinheiro. Eu tenho vergonha quando vejo crentes com pena de dar seus 10 por cento e nao reclama do gasto em outra coisa que e isso nao reclamam. Jesus falou tudo sobre a salvaçao e vida antes da crusfixao e nem por isso se lembram que ali a graça nao havia sido derramada e nem o Espirito Santo havia descido. Mas enfim, se Jesus deu dizimo ou nao, eu porem darei minhas primicias, dizimos e ofertas independente das postagens biblicas que usem. Mas eu eu estou prosperando. Na medicina, na minha rede de farmacias que estou abrindo, e na El Olam cafes que a minha plantaçao de cafe de ira nascer esses dias. Pra resumo, o dizimo tambem é uma expressao de amor pelo Senhor atraves de suas finanças, e voce pode dar acima de dez, se nao, nao passara de meros fariseus modernos.
Oi Jonathan, obrigado por comentar. Acredito que você não leu os últimos parágrafos do estudo. O que entra em questão aqui não é a contribuição em si, mas sim a forma doutrinária que estão usando para arrecadar as contribuições, pois está divorciada da doutrina ensinada pelos apóstolos e pelo próprio SENHOR, e não são poucos os líderes que estão usando de meias verdades extraídas daí para enganar e escravizar o povo de Deus. Eu não sou preso à regra do dízimo que se prega hoje nas igrejas, nem por isso sou miserável ou me queixo de ter que dar 10 % do meu dinheiro, na verdade minha vontade é dar muito mais do que isso, Deus que avalia o meu coração sabe que sou sincero, eu continuo contribuindo na minha igreja, ajudando uma certa obra missionária e também suprindo necessidades de irmãos que precisam sempre que posso. Deus tem prosperado meu trabalho também nos últimos meses. Eu recomendo que leia meu livro que indiquei no final do estudo, pode ficar tranquilo que a leitura do mesmo não vai te desmotivar a contribuir com a obra de Deus, na verdade será bem o contrário disso. Nele eu também explico por que Deus ainda abençoa quem dá o dízimo.
Um abraço meu amigo, e eu mesmo te agradeço por estar cooperando com a obra de Deus também.
Concordo com o irmão, como crente tem dificuldade em dizimar , em ser grato , quer tudo de graça, já tivemos de graça a salvação, se uma pessoa perguntar para mim , Deus só quer saber do meu dinheiro , eu responderia , não meu irmão Deus não quer e não precisa do teu dinheiro , o que Ele quer é teu coração, tua vida e a vida da tua família, mais o dinheiro , a dificuldade de obedecer a palavra, de ser grato a Deus por tudo , mostra onde está teu coração.
Existem sim homens que distorcem e manipulam em púlpito, visando o dinheiro , mais devemos orar para Deus direcionar para uma igreja séria, obediente a palavra de Deus em tudo .
Buscar interpretação para não dizimar , não ofertar só gera e revela a dificuldade que temos e levamos outros a terem a mesma dificuldade .
Dizimar precisa ser algo feito com muita gratidão, alegria , entendimento.
Olhem para Deus e não para homens .
Deus abençoe a todos
o gabriel se vai levar pedrada eu ja fui excluido do rol de membros por falar de seus estudos sobre dizimos
Oi Germano e Márcia. Eu não entendi se seu comentário foi um aviso com aconselhamento ou uma crítica pelo que aconteceu com vocês. Lamento, eu estarei sempre do lado da verdadeira doutrina bíblica, custe o que custar. Se algum ensino não estiver correto estou aberto a correções.
estamos do lado da vfrdadeira doutrina parabens ao irmao pela coragem a verdade sempre vai prevalecer ,como foi com os israelitas talves essa geracao nao mude mais as novas geracoes vem ai mais esclarecidas ,oproblema do povo evangelico e que nao leem biblia tercerizaro para o pastor e os pastorem alegam serem ungidos ficam nervosos como vejo com os estudos do irmao se sentem ofendidos por serem contestados,nao entendem que e a biblia que esta dizendo nao o irmao ai tentam se justificar nao usando a palavra e fican nervosos.O POVO NERVOSO esses crentes vejo a paciencia do irmao nas suas respostas .PARABENS AO IRMAO PELOS ESTUDOS
Obrigado. Infelizmente o que estamos vendo em muitos líderes de nossa atualidade são os fariseus modernos que tem suas próprias tradições e interpretações bíblicas. Não quero generalizar porque sei que há homens de Deus em meio a isso tudo, mas só quero ser um cooperador da verdade transmitida pela doutrina bíblica pura, sem os enxertos das denominações sendo adicionados a ela. Deus abençoe a sua vida e lhe dê direção no que fazer daqui pra frente, assim como a mim também, porque as coisas estão mudando.
Prezado autor de todos os comentários acima, o senhor é pastor de alguma igreja. O senhor tem a responsabilidade de pagar as contas da igreja, o salário dos missionários ou pelo menos dos empregados que fazem a manutenção do templo. O senhor é responsável pelos orfanatos das igrejas ou pelo menos compra as milhares de literaturas que são adquiridas para serem doadas as pessoas durante os trabalhos de evangelismo nos hospitais, presídios, escolas e etc.. Caso tenha alguma destas responsabilidades nos ensine como conseguir os recursos para suprir estas e outras dezenas de despesas que são necessárias neste mundo cibernético que só ainda não pagamos para consumir o ar que respiramos.
Olá meu caro, expor o ensino bíblico neotestamentário verdadeiro, onde não existe “atualização” do dízimo do AT para dinheiro e nem a cobrança deste para a igreja cristã, e falar contra essa doutrina apresentada atualmente nas igrejas, não significa que não devemos mais contribuir com nenhuma renda nas igrejas, pois é óbvio que necessitam. O problema que tenho trazido a tona não é a contribuição em si, mas sim a forma doutrinária que estão usando para arrecadar estes recursos, enganando, oprimindo as pessoas e manipulando a palavra de Deus a bel-prazer. Eu mesmo não sou amarrado à regra do dízimo, mas sou contribuinte na minha igreja, ajudo uma certa obra missionária com minhas finanças também, e ajudo irmãos que atravessam necessidades, tudo de acordo com minhas possibilidades financeiras, portanto é claramente possível continuar ajudando de livre e espontânea vontade, por consciência e amor cristão, e usar a regra do dízimo é argumento divorciado da doutrina bíblica apostólica para amarrar as pessoas, pra mim não tem desculpa, quando vemos as igrejas primitivas crescendo muito sem fazer cobranças de dízimo, mas contando com a ajuda voluntária dos irmãos bem dispostos que receberam a Cristo e eram corretamente ensinados pelos apóstolos, ademais, existem igrejas hoje que não cobram dízimo também, e trabalhos missionários que sobrevivem de ofertas voluntárias e não de dízimos, e Deus tem abençoado muito, eu mesmo sou cooperador financeiro de um.
Para mais informações, tente ler o livro que escrevi sobre o assunto, caso queira.
Parabéns muito bom…Deus continue te abençoando e dando sabedoria