Você também se pergunta se Deus faz milagres hoje em dia como antigamente? Se não vemos tantos milagres, é porque que Ele mudou ou será que a Bíblia é um mito?
Até mesmo cristãos ficam questionando se milagres hoje em dia acontecem mesmo, e mal tem uma resposta para isso.
Enquanto isso muitos incrédulos baseiam na “falta de milagres” suas desculpas para não aproximarem-se de Deus, quando na realidade não se aproximam mesmo porque sabem que precisariam mudar sua maneira de viver, o que estes menos querem (Jo 3:19-20).
Do meu ponto de vista, a realização de milagres em nossos dias está condicionada a quatro fatores:
- nossa fé,
- obediência a Deus,
- renúncia a si mesmo (entregar-se por inteiro à causa do evangelho),
- e os propósitos divinos.
Hoje faço parte da Terceira igreja Batista de Rio das Ostras, RJ, e já tivemos casos de pessoas curadas de câncer, por exemplo (Link do vídeo com testemunho no final deste artigo).
Na Assembleia de Deus da qual eu era membro já houve um caso de cura de AIDS.
Missionários são os que mais convivem com situações de milagres. Alguns deles já testemunharam suas experiências aqui na igreja do Brasil.
Antes de abordar os 7 motivos porque não vemos milagres hoje em dia como antigamente, quero destacar uma coisa: é irônico como incrédulos ficam duvidando/questionando/cobrando de Deus que hajam milagres hoje em dia, se nem ao menos comprometem-se com Ele para ter algum crédito para pedir alguma coisa (e mesmo assim depende da vontade de Deus, e não da nossa).
Veja a resposta que Cristo deu a certos homens quando lhe pediram um sinal milagroso:
[…] Uma geração má e adúltera procura um sinal, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas; (Mateus 12:39 KJF)
Isto significa que nem sempre o milagre é algo realmente necessário, pois na maioria das vezes não é o exterior do ser humano que deve ser tratado, mas sim o interior.
Já viu aquele tipo de pessoa que, desacreditando numa outra e querendo desafiá-la diz: “aí tu não é o bonzão, faz isso aí que eu quero ver!”
É realmente necessário provar para esse tipo de pessoa alguma coisa? Vai adiantar?
É semelhante a situação que Jesus estava lidando no versículo que você leu acima.
Prossigamos com o artigo…
Os propósitos de Deus estão tanto na vida quanto na doença e morte.
Logo, eu vejo que nossa fé, submissão, obediência e confiança em Deus precisam estar firmes, além disso precisamos entender os desígnios dele, que estão tanto na morte quanto na vida ou na doença.
Veja como exemplo a morte do Senhor Jesus. Essa morte foi plano de Deus, do contrário não seríamos seus discípulos hoje.
- O real propósito da morte de Jesus – Isaías 53: 10, 11;
- A morte de Estêvão – Atos 7: 59, 60; 8:1-7.
- A “doença” (não se sabe se era realmente uma doença, mas considera-se que sim) do apóstolo Paulo – 2 Coríntios 12: 7-9.
Eu considero que a maioria de nós, cristãos, não nos envolvemos com Deus e sua obra o suficiente para vermos ou realizarmos determinados milagres.
Outro fator importante é a época em que vivemos.
Seria hoje necessário abrir um mar inteiro? Com que objetivo? Seria necessário 10 pragas destruírem um país? Com que finalidade?
Na época passada todos estes milagres tiveram diversas finalidades específicas, mas nossa época não pede muitos deles.
O fato é que Deus sabe o que realmente precisa ser tratado no ser humano em cada lugar, em cada época, em cada cultura diferente, e cabe a nós, seus filhos, nos dispormos para o trabalho em Seu Reino (Mc 16:15-18; Jo 4:32-36; 20:21).
Abaixo estão alguns motivos porque não vemos milagres hoje em dia como antigamente.
#1 A incredulidade impede que milagres aconteçam!
E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles. (Mateus 13:58 ACF)
Neste contexto Jesus pregava a Palavra em Nazaré, onde fora criado.
Por terem visto Jesus crescer e conhecerem toda sua família, os nazarenos não acreditavam que ele era o Messias, mesmo depois de vê-lo realizando alguns poucos milagres.
Daí então vem esta frase que você acabou de ler no versículo 58: Jesus não realizou muitos milagres ali por causa da incredulidade deles.
Isto significa que é necessário primeiro acreditar na divindade de Jesus para então o milagre acontecer, e não o contrário, isto é, querer que Jesus faça o milagre para só então acreditar nele (embora Deus possa fazer diferente da maneira que Ele quiser – ver João 4:47-48).
Por isto muitas pessoas se frustram e vivem questionando porque não vemos milagres hoje em dia como antigamente.
Muitos até querem acreditar e confessam com a boca tentando se convencer de que acreditam em Jesus, mas não conseguem confiar com seu coração.
A causa disso é a falta de conhecimento da Palavra de Deus e de Seu poder. Precisamos acreditar que Jesus é o Filho de Deus e tem todo poder.
Não espere ver um milagre antes para depois acreditar, pois quem garante que você vai seguir a Jesus depois de vê-lo?
Muitos ao longo da história, mesmo vendo milagres de Deus, não acreditaram ou confiaram nele (Nm 14: 1-4; Jo 9: 39-41).
Lembremo-nos do que Jesus disse a Tomé: Felizes os que não viram e creram (Jo 20: 27-29).
Por isso, se alguém quiser ver milagres hoje em dia, o importante antes é converter-se a Cristo, confiar sua vida a Ele e segui-Lo. Precisamos focar no que realmente é mais importante, e Deus sabe o que é (Rm 9:20; 11:35-36).
#2 Não queremos pagar o preço da renúncia para sermos capazes de realizar milagres hoje em dia.
Tudo que vemos ao nosso redor hoje em dia são os anseios do ser humano por uma vida de realizações, lazer, prosperidade, qualificação profissional e conquista de bens materiais.
Enquanto Jesus neste mundo em nada se importou com isto, senão em realizar a obra de Deus (Jo 4: 32-34).
Enquanto ele evangelizava, não tinha nem ao menos um local certo para passar a noite (Mt 8: 20).
Não sou contra a realização profissional e a conquista de bens materiais, todo ser humano precisa realizar-se e desfrutar dos frutos de seu trabalho (Ec 3: 10-13), o problema é para onde estamos inclinando mais o nosso coração, e acabar tornando dessas coisas uma idolatria (Mt 6: 24; Mc 8: 34-36; Rm 8:5; 1 Tm 6: 9-10, 17-18).
Muitos, alcançando seu bem estar, não percebem o quanto o mundo ainda padece de muitas necessidades, e dificilmente se movem para fazer algo a favor, renunciar a si mesmo e pagar o preço de viver pela causa do evangelho (Mt 16: 24-25).
Como pode então tal pessoa ver qualquer dos milagres de Deus atualmente? Passará a vida inteira e jamais verá acontecendo milagres hoje em dia como antigamente na Bíblia.
Assim, pois, qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. (Lucas 14:33 KJF)
#3 Milagres acontecem com a finalidade de gerar salvação.
Deus não cura as pessoas, por exemplo, por meramente curar, mas além de cura Deus tem um propósito mais importante ainda: a salvação.
No texto de Lucas 4: 23-30, Jesus afirma que haviam muitas viúvas em Israel nos tempos em que não havia chuva, enquanto uma fome grave estava assolando a terra, mas Elias, o profeta, só foi enviado a uma delas, pois esta acreditou no profeta para sua salvação.
Haviam também muitos leprosos nos dias do profeta Eliseu, mas somente Naamã foi purificado, pois posteriormente acreditou.
Do contrário da viúva de Sarepta e de Naamã, os homens que estavam na sinagoga ouvindo Jesus no texto citado acima, não acreditavam nele como sendo o Filho de Deus.
Jesus criticou essa incredulidade diante deles, por isso encheram-se de ira contra Ele e quiseram matá-lo (v. 28-30).
Por isso, mesmo que eles pedissem a Jesus que lhes mostrasse um milagre, não seriam atendidos (Mt 12: 39).
#4 A murmuração / contestação impede que milagres aconteçam.
Seria um milagre para os israelitas vencerem em batalha as nações que estavam ocupando Canaã nos tempos de Moisés, pois os povos eram muito mais fortes do que eles e mais preparados para guerra, tinham cidades fortificadas e eram homens grandes e fortes.
Mesmo nessas circunstâncias Deus lhes daria a vitória, mas por causa da murmuração e incredulidade/dureza de coração, uma geração inteira não pôde ver os milagres desta vitória acontecendo (Nm 14: 26-30).
Este tópico 4 me lembra bastante as pessoas dos supostos ateus de nossa atualidade, que vivem arrumando pretextos para se queixar contra Deus, alimentando assim sua incredulidade e a razão de que fazem jus.
#5 Os milagres de Deus tem propósitos maiores, além do que nossa mente possa imaginar, e as vezes O questionamos julgando termos razão.
O fato é, quem tem que ditar as regras, Deus ou nós?
Ai daquele que contende com seu Criador!
Deixe o caco contender com os cacos da terra.
Dirá o barro para aquele que o modela: O que fazes tu? Ou tua obra: Ele não tem mãos? (Isaías 45:9 KJF)
A arrogância do ser humano tem afastado Deus de si, julgando que Deus tem a obrigação de fazer o que ele julga ser o correto. Precisamos nos colocar no nosso lugar!
Não podemos tirar nenhuma conclusão precipitada ou questionar a Deus porque não estamos vendo grandes milagres nos dias de hoje.
Precisamos entender, compreender e aceitar que Deus é mais sábio do que nossa mente possa alcançar (Ec 11: 5).
As dez pragas enviadas ao Egito, por exemplo, não tinham somente o objetivo de tirar os israelitas de lá, mas também de humilhar, através de cada praga, todos os deuses em que os egípcios confiavam (Êx 9:15-17; Rm 9:17,20).
Dessa forma o Senhor provou ser o Único Deus Verdadeiro e deu a muitos egípcios a chance de acreditarem nele e serem salvos, como alguns foram, seguindo os israelitas.
Mesmo quando tudo parece ser o fim, Deus tem propósitos miraculosos nisso (Lc 24: 13-27; Jo 11: 38-44).
Eu sempre me questionei por que em João 5, por exemplo, Jesus curou apenas um paralítico e logo retirou-se do local sem curar os doentes restantes que estavam reunidos ali (Jo 5: 1-2, 13).
Com paciência para aceitar o que Jesus fez (mesmo sem entender), eu vim a compreender isso tempos depois, O intuito de Cristo era perdoar os pecados do homem que era paralítico e fazê-lo testemunhar sobre Ele aos judeus incrédulos (Jo 5: 8-18).
Jesus curou um cego em João 9 não simplesmente para felicidade dele, mas também para que este desse testemunho de Jesus para os líderes religiosos para ver se, por acaso, acreditassem no Filho de Deus.
Reparem que o propósito de Deus estava nestes enfermos desde sua doença até sua cura e posteriormente o testemunho que eles dariam sobre Jesus e os milagres de Deus (Jo 9:1-3).
Da mesma forma, Jesus curou um endemoniado gadareno a fim de levar salvação tanto para ele quanto para a cidade onde ele vivia, mas os cidadãos não creram nele e o expulsaram de lá (Mc 5: 1-20).
Como vimos, os milagres de Deus tem grandes propósitos, além do que podemos imaginar, mas antes dos milagres, situações a princípio muito ruins acontecem, para então Deus manifestar seu poder e seus desígnios sobre coisas impossíveis de acontecerem.
Mas alguém pode questionar: “Isto não é injusto? Deus usar a doença de alguém e deixá-lo sofrer durante certo tempo para então curá-lo?”
Pergunta isso para quem recebeu o milagre…
#6 Nossa sociedade atual é muito materialista!
Por este motivo muitos acabam, de certa forma, afastando Deus de si e não acreditam em curas e milagres nos dias de hoje.
As pessoas só dão crédito ao que elas podem ver e tocar, ao que está dentro de sua realidade.
Milagres são coisas que fogem às leis da natureza, por isso muitos nem esperam que estes aconteçam.
Se não acreditarmos em um Deus Todo poderoso, que é Jesus, não poderemos ver seus milagres também.
#7 A realização de milagres também está relacionada aos dons espirituais.
Embora eu acredite que qualquer crente obediente à Palavra de Deus possa realizar milagres orando, nem todos possuem tal dom para fazer isto com certa frequência.
“a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.
“Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer.”
São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres?” (1 Coríntios 12:10,11,29 NVI)
Embora alguns problemas listados acima impeçam a realização de milagres, principalmente por não acreditarmos, Jesus afirma em João 4: 48 que certas pessoas não crerão enquanto não verem um milagre acontecer.
Como Tomé, que só acreditou que Jesus havia ressuscitado após vê-lo pessoalmente e tocar no corpo que havia sido crucificado.
Tenho certeza que você também tem sua opinião a respeito deste assunto a qual eu gostaria de ler nos comentários mais abaixo.
Quero concluir dizendo que tudo que precisamos fazer é acreditarmos no Senhor, sermos obedientes a Ele e realizar sua obra renunciando a nós mesmos e a todo pecado, e os sinais milagrosos nos seguirão (Mc 16: 17-18).
Veja abaixo o vídeo com o testemunho da irmã Joselita, da Terceira Igreja Batista de Rio das Ostras, que foi curada de câncer.
Deixe seu comentário sobre o estudo aqui no final do mesmo.
Tu és o Deus que realiza milagres; mostras o teu poder entre os povos. (Salmo 77:14 ACF)
58 Comments
Porque Jesus não faz um milagre e salva a Igreja na Nicaragua ?
Meu irmão, mais respeito né, mais já que você perguntou eu irei responder, no tempo de Nero, Domiciano,e os demais perseguidores da igreja Deus deixou os seus filhos? Não, tanto é que a igreja só se fortaleceu nas perseguições, Estevão é um exemplo, depois de sua morte várias pessoas, da Judeia, Samaria etc. Se converteram, ou seja Deus as vezes permite a perseguição pra engrandecer o Santo nome dele, pode ser esse o caso da Nicarágua. Nós podemos orar por eles, e deixar de incredulidade, buscar compromisso com ele pra assim termos o direito de interceder, mais lembre-se a vontade de Deus é boa perfeita e agradável, Deus abençoe.
boa resposta!
Meu irmão que Deus abençoe sempre sua vida e seu ministério, quero te dizer que isto é muito incrível tou muito feliz por ter lido esse estudo essa é a realidade que eu nestes 23 anos de cristão nunca vi coisa linda e corretas como estás ,tou maravilhado muito obrigado DEUS ABENÇOE SEMPRE SUA VIDA E SUA FAMÍLIA TAMBÉM 🙏🙏🤝!!!!
Lindo estudo da Palavra de Deus muito bem colocada dentro da Palavra de Deus. Deus abençoe a sua vida e que os sinais milagrosos de Jesus o acompanha. Amém e Graças a Deus
Desculpa mas se houve cura do HIV seria a coisa mais fácil de se provar . Se não notificaram o Vaticano e nao houve um conselho para análise do caso, muito provavelmente é uma mentira na minha opinião .
Estou vivendo uma situação que se não for um milagre, nada pode concertar. Vim pra saber se o problema sou eu, por que na minha cabeça tenho muita fé ( muita mesma), acredito piamente em ações sobrenaturais do meu Deus, amo meu Senhor, mas não alcancei esse milagre que peço incansavelmente, espero voltar para contar. Deus abençoe a todos!!!
Deus e Jesus não fazem milagres. A Igreja tem muito valor. A mensagem de amor e perdão é fundamental para as pessoas viverem melhor, com os outros e consigo mesmas. Ousaria dizer que a fé em algum ser superior é a base para uma sociedade saudável. Porém a idéia de milagres é como uma narrativa para te prender na Igreja, para vc não desistir. É como uma cenourinha na frente do burro. Eu gostaria que a Igreja não utilizasse deste artifício e fosse mais pura.
Eu particularmente não acredito que seja por falta de fé, e outra coisa Jesus só perguntava se crê e se quer, é facil todos queremos um milagre de cura que hoje. Jesus não está fisicamente aqui por isso acredito que não aconteça tantas curas. Ei ja fui curada de varias enfermidades.
Olá qual infermidade vc foi curada?
Paz amado irmão!
Amei o estudo.
Amado, minha vida já é um milagre em si. Fui curado de uma inflamação nas articulações (artrite), também de pressão arterial que segundo os médicos é crônico.
Eu concordo plenamente com você.
A salvação é um milagre extraordinário, pois, por nós mesmo estaríamos perdidos. Deus abençoe sempre sua vida e sua família. Abraço.
Alexandre, obrigado por comentar e compartilhar seu testemunho.
Vc já viu um cego enxergar?? Sair gritando de emoção? Vc já viu uma perna mirrada voltar ao normal? Um aleijado levantar e sair correndo?Nos cultos de cura o que acontece são coisas q deixam dúvidas,pois nunca vemos os milagres acontecerem nos cultos de forma super visível,tudo deixa dúvida.So vemos curas de doenças internas mas nunca vemos o externo a olho nu,tipo,uma perna crescer .Creio em Deus mas n me iludo c algumas coisas,creio c o pé no chão.Acredito q Ele esteja mais preocupado c nosso homem interior… já vi c meus olhos pessoas endemoniadas serem libertas,inclusive já orei por pessoas possessão e Deus libertou e transformou aquela pessoa…mas na parte da cura acho q o povo é mto iludido,assim como na parte financeira.
Mas entao Deus so cura o que ta por dentro? Tipo dor de cabeça?
E expulsa demonios…mas o que importa mesmo, um braço novo, nunca? Ninguem nunca viu. pq? Deus é limitado?
Ah tá
Vc diz q foi curado de uma informação na articulação correto? Só uma observação, mas vc com certeza já fazia tratamento clínico, isso não é milagre, isso é a ciência .
Na verdade eu nao dependo de milagres para crer em Deus, pq eu mesmo sou o milagre ja realizado por Deus. por mais que o milagre ou sinais e prodígio que faça eu crê em Deus eu sou mais crente só vendo meu coração bater e eu respirando naturalmente por este Deus que está no controle de tudo. Os milagres nunca vai me fazer menos crente ou mais crente, pq eu ja sou crente vendo o vento assoprando por este Deus tão poderoso.
Muito bom! Obrigado por comentar Ewerton.
A navalha de Ocan pode ser usado nesse caso, penso eu. Um milagre, mas um milagre MESMO dos tipo que Jesus fazia nao ocorrem mais, pq nem naquela epoca ocorriam. É a maneira mais simples de ver tudo. Muitos buscam pelo milagre, mas ninguem mais os vê, fato. Se for por falta de fé, logo nem naquela epoca deveria ter existido, pq la tb ninguem tinha fé. Outra coisa, Jesus sendo quem é precisa que tenhamos fé? Ele é onipotente, ele nao precisa disso pra mover um universo; ou nao? Do ponto de vista do propósito de Deus logo, nao faz sentido orar, ou buscar um milagre, pq se Deus nao quer, de nada adianta pedir, mesmo sendo isso contrário a Biblia que garante que aquele que pedir, recebe. Entao em minha experiencia, digo que apos tantos anos tentando, pedindo, sofrendo….encarei que a realidade é dura mesmo e viver por um milagre pode ser a forma mais tola de se jogar uma vida toda fora. No final, vc pode nao receber nada do mesmo jeito. Muito triste.
Estudo muito esclarecedor,de fato todos os motivos citados são verdades e podemos acompanhar na bíblia em cada versículo citado; o Senhor mesmo já nos deixou escrito: examinar as escrituras,porque são elas que de mim testificam.Acredito que milagres acontecem, mas nada vai acontecer se não for da vontade de Deus, se não for para que seu nome seja glorificado.Os homens são apenas instrumentos usados por Deus para pregar sua palavra,os ouvintes que tem de estar com o coração intencionado a receber a palavra e acreditar que o milagre pode sim ser gerado, mas se não acontecer,é porque não aprouve a Deus ser assim;porque tem coisas que acontecem que é da permissão do próprio Deus para também seu nome ser glorificado através da fé de quem o serve.
Estudo abençoado, parabéns.
sempre os pecados nos separando do amor e da graça de Deus. Certíssimo Gabriel. Paz do Senhor, irmão. ( CURA, MILAGRE,SALVAÇÃO, GRAÇA, AMOR DE DEUS , TEM QUE BUSCAR IRMÃO, TEM RENÚNCIA, ENTREGA, E CREER QUE SÓ ELE É TEU PAI E SALVADOR. SAI DESTE MUNDO, E VAI PARA O MUNDO ESPIRITUAL, PARA EXPERIMENTAR , AS PROMESSAS QUE DEUS TEM PARA TI. PESSOAS HIPÓCRITAS. COM DEUS , NÃO TEM JEITINHO, NÃO TEM, EM CIMA DO MURO. OU ESTÁ OU NÃO ESTÁ. SIMPLES ASSIM. CURTO E GROSSO. COM ELE TB. É ASSIM, APESAR DO AMOR QUE TEM POR NÓS, ELE NÃO PASSA A MÃO QUANDO ESTAMOS ERRADOS E NEM DÁ O MILAGRE E A BENÇAO QUE PRECISAMOS. QUERES MILAGRES? COMECE COM A TUA VIDA, ENTREGANDO-A A ELE ).