Veja na Bíblia que nós devemos ter uma conduta irrepreensível!
O significado bíblico de irrepreensível é aquela pessoa que não comete falhas, em que não se acha em sua conduta algo que mereça repreensão, censura, e que lhe coloque em descrédito.
Nós, filhos de Deus, precisamos ter uma conduta irrepreensível porque Deus nos enviou a este mundo a glorificar o seu nome através de nosso exemplo de vida!
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas.
Para que sejais irrepreensíveis e inofensivos, filhos de Deus inculpáveis no meio duma nação perversa, entre a qual resplandeceis como luzes no mundo.
Retendo a palavra da vida […] (Filipenses 2: 14-16a KJF)
Jó era este homem que vivia de maneira íntegra e irrepreensível, desviando-se de tudo que era injusto e mal (Jó 1:1).
Reto também é sinônimo de irrepreensível na Bíblia (Pv 2:7), que significa basicamente uma pessoa que vive corretamente, desviando-se de fazer o mal aos outros e que não se deixa influenciar pela corrupção deste mundo (Tg 1:27).
Jó era irrepreensível diante de Deus e dos homens,
Diante de Deus porque ele vivia em sinceridade para com Ele, santificando a si mesmo e à sua família, confessando seus pecados sempre que os cometia, e assim purificando-se (1:5);
e era irrepreensível diante dos homens porque não deixava-se influenciar pela má conduta de outros homens, ricos como ele ou não (1:8).
em 1 Tessalonicenses 5:23 vemos que devemos nos manter santos e irrepreensíveis, isto é, longe da sujeira do pecado, sempre corrigindo nossa conduta, nosso modo de falar e nossos pensamentos, para que estejamos agradando ao Senhor quando vier.
Daniel era outro homem que tinha prazer em ser fiel a Deus, e por isso tinha uma conduta irrepreensível com toda naturalidade, que fazia até raiva em seus inimigos (Dn 6: 4,5).
Mas quem quer ser irrepreensível precisa amar a repreensão, pois ela é que vai corrigir, para que não caminhemos errantes durante nossa vida (Pv 10:17).
Seguir a Cristo, isto é, procurar viver como Ele viveu (1 Jo 2:6), é também caminhar rumo a uma vida irrepreensível (Mt 5:48; 1 Co 11:1; Ef 5:1)
Ora, sabemos que ninguém é perfeito, mas se formos como Cristo, nosso Senhor, evitaremos erros em nossa conduta nesta vida (Lc 6:40).
Então, ainda que não seja possível sermos perfeitos, se aprendermos continuamente com a Palavra de Deus, e caminharmos sempre corrigindo a nossa própria conduta, estaremos mais próximos de possuirmos uma vida irrepreensível, como a do Senhor (Ef 4:11-13).
Vale ressaltar que nós sempre cometeremos erros mais frequentemente e seremos repreensíveis, se não caminharmos aprendendo e nos corrigindo com a Palavra de Deus.
Jesus, respondendo, disse-lhes: Vós errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus.
(Mateus 22:29 KJF)
Logo, para alcançarmos tal conduta irrepreensível, precisamos, como eu já disse, examinar cotidianamente a Palavra do Senhor, comparando seus ensinos à nossa maneira de viver, comparando com as nossas atitudes, pensamentos e palavras, e seguir nos corrigindo (Sl 119:9)
Viver de maneira irrepreensível (perante Deus) é o mesmo que viver em Sua santidade também.
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.
(1 Pedro 1:15 KJF)
Nosso Senhor santificava-se em nosso favor (Jo 17:19), assim como o apóstolo Paulo e seus companheiros no trabalho do evangelho (por exemplo) também buscavam viver de maneira irrepreensível, a fim de agradar a Deus e abençoar aos irmãos em Cristo (1 Ts 2:10-12).
Ter uma conduta irrepreensível, obviamente, não é nada fácil; mas conseguimos alcançar isso com mais naturalidade quando temos um coração sincero para com Deus, vivendo de forma que o agrade em tudo, como o Senhor mesmo; veja:
E aquele que me enviou está comigo; o Pai não me tem deixado sozinho, porque eu faço sempre as coisas que lhe agradam.
(João 8:29 KJF)
Uma outra maneira de alcançar uma vida irrepreensível também, é se encaixando no 3º dos 3 perfis pessoais abaixo:
Há 3 tipos de pessoas: o tolo, o inteligente e o sábio.
- O tolo erra uma vez, e continua errando, pois não tem a capacidade nem de aprender com seus próprios erros a acertar no caminho (Pv 27:22);
- O inteligente erra, mas aprende com seus erros a não errar mais (Pv 13:18);
- O sábio é aquele que evita o erro só de observar os outros errando (Pv 22:3; 28:11).
Seja sábio você também e adquira uma conduta irrepreensível com o estudo aprofundado da Palavra de Deus!
Deixe seu comentário aqui no final do estudo e compartilhe-o com sua igreja!
11 Comments
Bom dia, graça e paz. Muito obrigado pelo o estudo será de grande bênção para minha vida diária.