Press "Enter" to skip to content

Entenda por que Deus matou os primogênitos do Egito

Algumas pessoas tem se perguntado, se Deus é amor, por que Ele matou os primogênitos do Egito em Êxodo 12:29-30? Ele não poderia ter resolvido isto de outra forma?

Muitas pessoas tem suas mentes travadas nessa passagem, muitos que se chamam ateus ficam brigando nela, e em outras semelhantes, arrumando pretextos e mais pretextos para ridicularizar o caráter de Deus e assim alimentar sua própria incredulidade.

A verdade é que esta não é uma questão tão fácil de se explicar ou compreender, mas se quisermos tentar entender o motivo da morte dos primogênitos do Egito, precisaremos analisar todo o contexto em volta da situação.

Neste estudo bíblico pretendo explanar um pouco sobre isso, porém certamente haverá muito mais que se discutir dentro deste assunto, sinta-se à vontade para compartilhar seus conhecimentos com outros leitores nos comentários no final do estudo.

Eu já vi não poucas pessoas julgando a Deus por ser mau ao matar os primogênitos do Egito, mas todos tinham em vista uma imagem incompleta da situação.

É mais fácil atirar diretamente a culpa em outra pessoa, com a intenção de justificar seus próprios argumentos e se passar por dono da razão, do que examinar a si mesmo e admitir seus erros e reconhecer suas próprias culpas (Gn 3: 11,12).

Tenho certeza que você também já presenciou uma situação em que uma pessoa, mesmo estando errada, arruma uma culpa para jogar no outro, só para transferir a culpa de seu erro para alguém.

Pois é, é exatamente assim que muitos incrédulos estão agindo hoje com relação a Deus.

A fim de se auto justificarem, jogam a culpa de tudo que é ruim em Deus e pronto, tá tudo certo…

É exatamente isto que está acontecendo quando certas pessoas olham para a matança dos primogênitos do Egito.

Mas o que acontecerá se examinarmos o contexto por trás dessa situação? Vamos em frente?!

Primeiro precisamos nos lembrar do que o Faraó fez com os hebreus no Egito, e praticamente sem uma causa justificável, pois baseava-se em algo cujo acontecimento era incerto.

Em Êxodo 1: 8-14 vemos um cenário em que o Faraó começa a escravizar os hebreus em sua terra, pois eles estavam aumentando muito em número de pessoas, e o rei do Egito temia que numa possível guerra estes se levantassem contra ele, juntando-se aos seus inimigos.

Como todos sabemos, o Faraó fez os israelitas servirem com duro rigor, e tornou a vida deles amarga com muito serviço pesado na construção de cidades para si (Êx 1:14).

Não teria ele outras alternativas de resolver o problema?!

Logo a princípio vemos a tirania do tal Faraó mostrando seu poderio.

Este homem certamente era obcecado pelo poder e não queria sair perdendo para ninguém. Ele inventa uma cena em sua mente e coloca em ação seu plano de governo opressivo, subjugando os hebreus à dura escravidão e serviço forçado.

Todavia, mesmo com o rigoroso sistema de escravidão sem causa aplicado sobre os hebreus (simplesmente por eles estarem crescendo em número de pessoas), o Faraó, ainda não contente pelo contínuo crescimento deles, ordena às parteiras hebreias que matem os meninos recém nascidos, mas que conservassem as meninas com vida.

No entanto, como você deve saber, as parteiras não seguiram a ordem do Faraó, pois temiam a Deus (Êx 1:15-17).

Enchendo-se de ira ao ver que as parteiras não seguiram às suas ordens, o Faraó não quer ver sua ditadura em risco, sua monarquia deve ser mantida a qualquer custo, ele precisa ser mais forte que seus inimigos, então dá a ordem:

Faraó ordenou a todo o seu povo, dizendo: Todo filho que é nascido deveis lançar ao rio, e toda filha preservareis com vida. (Êxodo 1:22 KJF)

Comece então a imaginar as cenas de desespero das famílias hebreias tendo seus filhos roubados de si e sendo atirados no rio Nilo… e tudo isto estava acontecendo ainda debaixo da dura escravidão com que trabalhavam para o Faraó.

Quando o povo de Deus finalmente clama a Ele por libertação, então Deus age para socorrer os hebreus e punir os egípcios, pois Deus é amor, mas é justiça também!

Deus não permite que a maldade fique impune, ainda que ela dure por certo tempo (Gn 15:16), o SENHOR não permitirá que ela dure para sempre, pois tudo aquilo que o homem plantar, isso ele também colherá (Gl 6:7).

Quem planta maldade, colherá maldade (Pv 22:8), e este foi o caso de Faraó do Egito!

Muitos críticos de plantão pegam a Bíblia nesta passagem, e começam a falar mal de Deus dizendo que Ele foi muito mau em ter matado todos os primogênitos do Egito, e ter enviado as 10 pragas para destruir o país; mas por que não questionam as atitudes cruéis do Faraó antes disso? Por que não falam sobre os bebês hebreus jogados no Rio Nilo?

Os que assim imaginam precisam parar pra pensar nisso também, e analisar um contexto completo dessa situação, e não julgar baseado em uma imagem incompleta do que realmente aconteceu (o que os incrédulos geralmente fazem, e ainda orgulham-se de sua “inteligência”).

A pergunta certa a se fazer não é

“se Deus é amor, por que ele mandou matar os primogênitos do Egito?”,

mas sim, “por que o Faraó teve que fazer dos hebreus escravos sem uma causa de fato verdadeira, e ainda matar seus filhos?” 

Está óbvio que era a obsessão pelo poder. Vendo por este lado, de quem foi realmente a culpa pela morte dos primogênitos do Egito? Releia Gálatas 6:7.

É óbvio que essa discussão não termina por aqui, existem muitas outras coisas envolvidas em torno de todos estes acontecimentos, como a idolatria dos egípcios, a soberania de Deus, etc. Mas neste estudo aqui não me prenderei nestes dois itens.

Alguns incrédulos ainda afirmam: “Mas a Bíblia diz que foi Deus quem endureceu o coração de Faraó, então não tem como justificar essa maldade!”

Lembre-se do princípio da semeadura e que Deus não deixa a maldade impune!

E neste caso Deus entraria em juízo contra a obstinação de Faraó e dos egípcios daquele tempo por causa dos muitos anos de escravidão injusta, como da matança dos bebês hebreus recém nascidos.

Como eu já disse antes, Deus é amor, mas é um juiz também! (Gn 18:25Sl 7:11, 75:7 ; Jr 11:20)

Outros ainda questionam

Então por que Deus não matou diretamente o Faraó e deixou o povo em paz, em vez de matar todos os primogênitos do Egito?”

Esta é mais uma pergunta feita cometendo-se um erro grotesco. Se não observarmos o contexto de toda situação, tiraremos muitas conclusões erradas e precipitadas.

Nós estamos lendo em poucos segundos, mas a situação durou muito mais tempo que isso, e existem várias outras coisas em volta daquela cena, basta examinarmos com atenção e calma.

Respondamos a seguinte questão: Por acaso o Faraó ia SOZINHO monitorar os milhares de hebreus que eram escravizados nas obras de suas cidades? Ele sozinho jogou centenas ou milhares de bebês hebreus no Rio Nilo? Óbvio que não! Releia Êxodo 1:22 e veja que “todo o povo” do Faraó estava envolvido nisso.

Ele certamente tinha muitos egípcios ao seu serviço, afinal de contas todo o Egito era beneficiado com a mão de obra escrava dos hebreus; além disso, todos os feitores egípcios tinham família, que também em sua maioria desfrutavam do serviço escravo.

E pelo fato do Egito ter uma mão de obra escrava com a construção de cidades de tesouros, é de se imaginar que seu comércio estava em alta, e toda a população egípcia desfrutava da escravidão dos hebreus no Egito (Êx 1:11).

Entretanto, mesmo nesta situação, todos os egípcios viram as pragas acontecerem e destruírem seu país; todos eles constataram que seus deuses nada podiam contra o Deus de Israel.

Os hebreus, pois, não foram atingidos pelas dez pragas, logo todos os egípcios tiveram a oportunidade de mudarem seus conceitos, suas crenças e se livrarem dos males que sobrevinham ao Egito, voltando-se para o Deus vivo! E alguns deles de fato fizeram isso.

O Eu Sou estava demonstrando que os egípcios não poderiam mais confiar em seus deuses, suas culturas, seu rei…

Através de cada praga Deus humilha uma divindade egípcia, e na última, a morte dos primogênitos do Egito, humilhou o próprio Faraó, que com toda prepotência considerava-se um deus.

Sua idolatria não poderia salvá-los, eles deveriam voltar-se para o Único e Verdadeiro Deus, que quer o bem de todos, mas ao mesmo tempo não pode deixar a maldade impune, nem a injustiça sem seu devido castigo.

“Texto sem contexto é pretexto para criação de heresias e seitas!”

Como podemos notar claramente, a análise do contexto em volta dos acontecimentos na Bíblia Sagrada enriquece muito nosso conhecimento, e nos traz respostas que antes não conseguíamos notar com clareza.

Os acontecimentos em volta da narrativa da Bíblia Sagrada envolvem muitos outros contextos que não estão escritos nela, mas devido ao empenho e dedicação de servos de Deus em reunir certas informações e ensiná-las, temos muito material ao nosso alcance para enriquecer o estudo bíblico.

Com relação a isso, esses três itens são fundamentais para estudar e entender o contexto bíblico ainda melhor:

O estudo sobre a décima praga do Egito ainda tem mais conteúdo a se analisar, mas por hora, cuidado para não se achar contendendo com Deus questões que poderiam ser evitadas.

Como vemos neste estudo sobre a morte dos primogênitos do Egito, se nós agirmos com calma e analisarmos um pouco do contexto, entenderemos melhor o motivo de muitas atitudes de Deus que para os incrédulos parecem cruéis e controversas.

Cabe a cada um a escolha de questionar a Deus e revoltar-se contra Ele (geralmente vejo as pessoas fazerem isso quando fazem um julgamento incompleto de certa situação), ou submeter-se a Ele, entendendo sua verdadeira natureza de misericórdia, bondade e JUSTIÇA, e então segui-lo.

“Mas, ó homem, quem és tu, para que contestes a Deus? Dirá a coisa formada ao que a formou: Porque tu me fizeste assim?” (Romanos 9:20 KJF)

Se você está lendo este estudo sobre a décima praga do Egito e está do lado dos que questionam a Deus e não o seguem, fazendo-se como um “rival” dele, não se preocupe, eu não sou seu inimigo, a escolha é sua e o problema é seu…

Se você insiste em revoltar-se contra Deus, faça como quiser.

Eu prefiro procurar submeter-me a Ele e buscar entendimento, do que simplesmente revoltar-se com julgamentos e contestações incompletas e imperfeitas.

Nós não temos condições de sermos juízes! Você acha que tem?

Deus é soberano e não trabalha somente com poder, mas também com justiça e sabedoria, a qual é incompreensível para os “sábios e entendidos” deste mundo.

Ai daquele que contende com o seu Criador, caco entre os cacos da terra! Acaso dirá o barro ao oleiro: “o que fazes?” Ou: “Não sou obra de tuas mãos!”? (Isaías 45:9 Bíblia Peshitta)

79 Comments

  1. Queria entender pq os filhos nesses exemplos da praga do Egito e do filho de Davi, morreram por uma coisa que nem era culpa deles. Essa não é a mesma justificativa do porquê não se deve abortar?

  2. Leonardo Leonardo

    Olha se não é o Deus que não se arrepende, se arrependendo pela 20ª vez. O homem é capaz de abandonar a própria humanidade para defender o falso moralismo de um livro escrito por por outro homem, sem entender que é justamente isso que faz com que se afastem do próprio deus que acreditam venerar.

  3. NATHALIA DANTAS DE ARAUJO NATHALIA DANTAS DE ARAUJO

    olá, então, alguns estudiosos afirmam que o Jeová do antigo testamento era como se fosse um outro tipo de Deus, um Deus punidor, que gostava da guerra, que pagava na mesma moeda, e que o Deus do novo testamento, é um Deus bondoso, misericordioso e que é tardio em irar-se, ao seu ponto de vista, realmente existe essa divisão, ou é somente linha teológica?

    • Nathália, obrigado por comentar. Leia o Salmo 103 (“antigo testamento”), e conclua por si mesma…

      • Juçara Reis Juçara Reis

        Bom dia!
        Essa palavra chegou em boa hora. Ontem em nossas orações, em casa, foi questionado sobre. Agora tenho a verdadeira resposta, e creio que as demais irmãs compreenderão.
        Que a paz de Jesus, permaneça sempre em cada coração. E que Ele, nos dê sabedoria, discernimento para entender, compreender e aplicar em nosso dia a dia as premissas deixada por Ele.
        *A verdade e a vida és tu Jesus! Amém!

  4. Tamires Tamires

    Não entendo pq Deus em outra passagem manda dar o outro lado da face, e pune as maldades do faraó com maldade tbm, para me não faz sentido matar uma criança inocente por causa das maldades do pai.

    • Oi Tamires. A bíblia não diz a idade do filho do faraó, mas se era o primogênito então era o filho mais velho, ele poderia ser adulto e ter participado no processo de escravidão dos hebreus também. E quanto à passagem que diz para “dar a outra face”, cada verso deve ser entendido dentro de seu contexto, ali Ieshua diz para seus discípulos não resistirem [pessoalmente] contra o malvado, e o malvado ali era o império romano, que dominava o território de Israel. Se um judeu criasse resistência ou rebelião, certamente seria morto, então ele disse para não arrumar briga com eles. É claro que ele usa uma linguagem meio que “codificada” para não criar problema para si também.

  5. ezequiel ezequiel

    O FARA O ERA MUITO MAL ESCVISAO POVO FAZENDO OQUE QUERIA TEVE QUE MOSTRA QUE ELE E OPI DA NACAO

  6. Olá, Gabriel.

    Poderia me explicar a razão do caso em que Deus mata o filho de Davi com a amante dele que era casada?
    Essa história é bizarra. Acho quase impossível justifica-la, mas lerei e agradecerei se puder responder.

    2 Samuel: 12

    • Eliza, obrigado por comentar. A tradição judaica explica que uma criança é propriedade do pai pelo menos até os 13 anos (meninos) ou 12 anos (meninas). Se aquela criança fosse maior de treze ou doze anos e tivesse passado pelo bar/bat mitzvá, como é de costume na tradição do povo de Deus, então ela responderia pelos seus próprios pecados. Mas como não era este o caso, e ela era propriedade de Davi, o Soberano permitiu que a criança não sobrevivesse como punição pelo pecado de seu profeta.

  7. Pedro Galvan Pedro Galvan

    Muito bom seu texto 👏. Mas uma coisa ainda me pega sobre essa perte da Bíblia: Por que os primogênitos? Isso tem alguma ligação a Mitologia deles?Costumo estudar diversas crenças e tals, até acredito que meu hiperfoco seja baseado nisso (sou autista) , mas até então não encontrei nada que fosse relevante apenas pelos primogênitos (a Mitologia Egípcia é a que menos estudei, então não ajuda muito)

    Obs: mencionei ‘Crença’, mas me refiro a TUDO que já foi acreditado por alguém, ou seja, Mitologia (grega, egípcia, nórdica, etc…) e religião (cristianismo, budismo, etc…)

    • Olá Pedro. Cada uma das dez pragas tem a ver com as crenças dos egípcios antigos sim, inclusive a décima. Se você fizer algumas pesquisas vai conseguir encontrar as assimilações, mas na novela 10 mandamentos, da Record TV, também foi mencionado isso em certo episódio (não sei qual). Existem livros que também fazem menções a isso, eu já li Os Outros da Bíblia, do Daniel Reinke.

  8. Daniel Daniel

    Simples era só matar o faraó acabou

    • Natalia Bostan Natalia Bostan

      Então, ele explica porque Deus optou por fazer aquela escolha em vez de matar a Farão.
      E está mais que certo .

  9. Kenya Kenya

    Explicação sabiá, abençoada e totalmente dentro de todo o contesto bíblico. Parabéns 👏 que Deus possa continuar abençoando sua busca em levar conhecimento para que quer é precisa. 🙏

  10. MRL MRL

    Você parece se colocar muito no lugar de alguém que entende os motivos de Deus ao mesmo tempo que diz que ele não pode ser compreendido.
    Espero que seja capaz de ver isso.

  11. Anderson Anderson

    Péssimo texto com péssimas explicações onde o autor tenta justificar o injustificável. O Mito continua sendo infanticida, mas como a bíblia é um livro de mitos, ainda bem que nada disso aconteceu, porém este é só mais um mau exemplo entre os vários neste livro de mitos que se usa para tentar arredear o rebanho.

  12. João Vítor Vieira Araujo João Vítor Vieira Araujo

    Muito conto de fadas.

  13. Tarcisio Meneses de Farias Tarcisio Meneses de Farias

    Uma das explicações mais estapafúrdias que já li!! O autor da postagem tenta justificar uma crueldade com outra!! Não refuta nada. Pelo contrário, tenta apontar uma causa para a desumanidade do deus israelita. Sou cristão, mas, sigo o Evangelho do perdão ensinado por Jesus! Não o deus assassino do Êxodo, que, por simples birra, utilizou-se dos piores meios para exibir seu poder num orgulho infantil de comparação com outro poder, muito menor, o do Faraó, que nem nome tem!! Como se Faraó fosse o nome do governador do Egito e não um mero título governamental. DEUS de verdade perdoa. Tem sua justiça, mas é uma justiça de perdão, de compaixão, não sanguinária!! Do modo como o tal texto se comporta, parece mais que estão tentando justificar Genghis Khan do que o deus cristão.

    • Warley Warley

      Aí amigo, li o artigo mas não encontrei sentido nas ações de Deus, sendo honesto. Vi um Deus se vingando, agindo como um mero humano vingativo. Acredito que Deus seja muito maior que isso. Na verdade, hoje sabendo o tamanho que tem o universo, acho muita prepotência humana achar que Deus e pequeno deste tamanho que menciona no artigo. Seu texto faz parecer que Deus está a nosso serviço. O Deus de todo universo e aquele que está matando bebês em nome de uma “justiça” para um grupo de animais da especie humana no pequeno planetinha Terra que apenas acabou de nascer.

      • Myh Myh

        Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.

        Isaías 64:4

      • Tamires Tamires

        Sim ,mas nem todos estão preparados pra reconhecer, ou concordar ,na bíblia mesmo fala que o povo padece por falta de conhecimento ,preferem acreditar apenas no que convém

      • Myh Myh

        Romanos 12:19
        Amados, jamais procurai vingar-vos a vós mesmos, mas entregai a ira a Deus, pois está escrito: “Minha é a vingança! Eu retribuirei”, declarou o Senhor

    • VANDERSON VITOR DA SILVA VANDERSON VITOR DA SILVA

      “sigo o Evangelho do perdão ensinado por Jesus! Não o deus assassino do Êxodo”
      Eu conto ou vocês contam?

      • “Mortandade dos galileus e queda da torre em Siloé: Arrependei-vos! Arrependimento ou Morte
        E, NAQUELE mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. Ou aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” (ACF’11 Lc 13:1-5)

      • Juarez Santos Reis Juarez Santos Reis

        Vc como disse o autor não tem autoridade para julgar nada ou ninguém e muito menos querer ser o dono da verdade querendo como fez o próprio Jô questionar Deus depois que foi vítima dos ataques de Satanás para vê até onde ia sua fé e integridade a Deus mas deixando claro com a permissão do próprio Deus mas que disse ao diabo para não tirar a vida deste. E apesar de todo sofrimento que foi acometido pelo diabo Jô permaneceu fiel a Deus. O ploblema é que Jô assim como vc tentou questionar Deus o porque da quilo tudo que ele estava passando e pensava que o sofrimento vinha de Deus sem saber que era Satanás que estava lhe causando todo sofrimento mas consentido por Deus para ver a fé e integridade do mesmo. Então quando Jô tentou questionar Deus e se auto justificar. Então Deus lhe perguntou: Onde estava tu quando criei os céus e a terra e todo o universo e tudo que existe?Então Jô calou-se diante de Deus e disse: Tu falarás e eu me calarei reconhecendo assim sua pequenez de entendiment.

  14. Francisco Vicente Francisco Vicente

    Que bosta de explicação, 2021 e ainda tem gente que acredita nessas merdas.

  15. Dario Abdalla Dario Abdalla

    Imagine se perto do final da Segunda Guerra Mundial os aliados tivessem tomado a decisão bizarra de que para libertar os judeus dos nazistas eles precisariam primeiro vingar o holocausto matando todo primogênito alemão e primogênito animal na Alemanha. Já ouvi falar que Deus *precisou* matar todo primogênito egípcio porque era a única forma de convencer o Faraó, mas se Deus é onipotente, ele não precisa da permissão de ninguém para realizar o seu propósito. Se a bíblia diz que foi Deus quem endureceu o coração do Faraó em primeiro lugar, ele poderia facilmente tê-lo amolecido da mesma forma. Deus também poderia ter feito os egípcios desmaiarem e acordarem apenas quando os israelitas já tivessem ido embora. Não é difícil conceber alternativas de libertação sem genocídio envolvido, se os aliados conseguiram, Deus também deve conseguir.

    Nós sabemos que os aliados também cometeram crimes de guerra que repudiamos, mesmo que não sejam proporcionalmente equivalentes aos cometidos pelo eixo. Consegue imaginar então o quão seria repudiada a decisão de vingar o holocausto, se na época ela tivesse sido tomada? Pra cada livro, filme e série retratando a barbárie dos nazistas, teríamos um livro, filme e série retratando a barbárie dos aliados. Agora imagine que esse genocídio vingativo não tivesse ocorrido imediatamente após o holocausto, matando os filhos inocentes de alguns nazistas, mas que ele esteja prestes a começar agora, 80 anos depois, matando os filhos inocentes dos filhos inocentes dos filhos inocentes dos nazistas, assim como o genocídio dos primogênitos egípcios descrito na bíblia, quando Moisés supostamente já teria 80 anos. Vc aceitaria a justificativa de que os alemães mataram muitos judeus 80 anos atrás, e que por esse motivo os bisnetos deles merecem ser mortos? Acho que não, e ainda assim, muitos religiosos engolem exatamente a mesma desculpa quando se tratam dos atos perpetrados em uma fábula pelo personagem mais desagradável de toda a ficção.

    • ARLINDO RODRIGUES ARLINDO RODRIGUES

      Ótima explicação, a parte do desmaio foi sensacional, da uma ótima cena de humor, kkk, também já pensei nesse método, porém infelizmente Deus não se preocupa com algo que nos preocupamos, que é o efeito colateral, inclusive a falta de preocupação que o dano colateral já tinha ocorrido antes, na época do dilúvio, para matar uma “civilização pecadora” ele enche todo globo de água e mata todos animais, e provavelmente muita erosão e destruição vegetal, bastava um infarto fulminante em cada ser “corrompido” para evitar que milhões de animais morressem afogados, os homens fazem ” cagadas” e quem paga o pato são os animais.

    • makson makson

      140 mil pessoas de 350 mil. Foi o que a bomba de Hiroshima e Nagasaki matou para que houvesse o fim da 2º guerra mundial.

  16. Davi Davi

    Olá, Gabriel, um feliz natal(atrasado) e um feliz ano novo para você.
    Deixei de ser ateu faz cerca de 6 meses, porém escolhi antes de me submeter e seguir a Deus, entender-lo antes, ou, pelo menos, tentar.
    Achei interessante sua publicação, era uma duvida que eu tinha, mas não sabia o porque que Deus matou os primogênitos do Egito.

    Você rebateu muito bem vários pontos, e varias questões que eu perguntaria, como:

    “Então por que Deus não matou diretamente o Faraó e deixou o povo em paz, em vez de matar todos os primogênitos do Egito?”

    Esta era algo que eu com certeza perguntaria, e você de antemão já refutou esse argumento, achei muito inteligente sua argumento contra a pergunta acima.

    Porém, algo que me deixou um pouco pé atrás com a publicação, e até mesmo com a sua pessoa, foi o seguinte paragrafo:

    “Se você está lendo este estudo sobre a décima praga do Egito e está do lado dos que questionam a Deus e não o seguem, fazendo-se como um “rival” dele, não se preocupe, eu não sou seu inimigo, a escolha é sua e o problema é seu…

    Se você insiste em revoltar-se contra Deus, faça como quiser.

    Eu prefiro procurar submeter-me a Ele e buscar entendimento, do que simplesmente revoltar-se com julgamentos e contestações incompletas e imperfeitas.

    Nós não temos condições de sermos juízes! Você acha que tem?

    Deus é soberano e não trabalha somente com poder, mas também com justiça e sabedoria, a qual é incompreensível para os “sábios e entendidos” deste mundo.”

    De fato, eu estou do lado daqueles que “questionam a Deus”, porém, não sou “rival” dele nem um pouco.

    como eu disse anteriormente, eu deixei de ser Ateu em torno de 6 meses, e desde então aceitei a existência de Deus, porem não me converti.

    Os questionamentos que eu faço comigo são em prol de tentar entender seus atos, e não apenas me “submeter”.
    Claro, que minha opnião pode mudar daqui um ano ou dois, ou até mesmo amanhã.
    Porém reconheço que é arrogancia de mais entender a Deus, porém eu diria que eu pelo menos “tento” entender.

    “Se você está lendo este estudo sobre a décima praga do Egito e está do lado dos que questionam a Deus e não o seguem, fazendo-se como um “rival” dele, não se preocupe, eu não sou seu inimigo, a escolha é sua e o problema é seu…

    Se você insiste em revoltar-se contra Deus, faça como quiser.”

    Não acho que somos inimigos de Deus ou que estamos se revoltando contra apenas pelo fato de procurar saber mais sobre suas ações.
    e de fato, não me senti tão a vontade com essa afirmação como se senti lendo o resto do tópico.

    Era apenas isso oque eu tenho a falar, Gabriel.
    Que Deus abençoe você e sua família e um feliz ano novo

    • Oi Davi obrigado por comentar aqui. Compreendo seu questionamento e até agradeço a sua sinceridade. Eu vou revisar este texto e levar em consideração suas colocações. Um abraço meu amigo e feliz ano novo para você e sua família também.

  17. Mais um incredulo Mais um incredulo

    nao me convenceu – e pode me chamar de “incredulo” quanto quiser, fique a vontade. Toda hora vem se repetindo tentando justificar os atos de Deus com o comportamento do farao. A diferença é que o farao é apenas um ser humano – ja Deus fazendo vingançafica se rebaixando ao mesmo nivel. Nada justifica a matança dos filhos dos hebreus e nem dos egipcios. Sabe porque ? Quem tinha que morrer eram os assassinos mas não os primogenitos. Seria como se voce decapitasse minha filha porque eu sou um criminoso assassino em serie e verdadeiro monstro – o que minha filha tem haver com isto ? Por que ela tem que pagar ? Isto entra na sua cabeça – ou vai repetir: “mas o farao começou primeiro…..” ?! Esta argumentação careçe de logica ! Eu vou prender ou matar os filhos de um assassino ? ??????????? Agora pode me chamar incredulo. Sou mesmo ncredulo na sua argumentação, ela é falha. Melhora ela se quiser convencer pessoas que pensam um pouco !

    • Olá meu amigo obrigado por comentar. Longe de mim ficar te chamando de incrédulo se eu também cometo erros, e quem sabe até sou incrédulo em algumas situações também. Jesus ensinou antes de tirar o cisco do olho de alguém devo remover a viga que há no meu. Eu tenho certeza que você está querendo ser o mais racional possível e entender a situação.
      Com relação a “matar o filho de alguém só porque o pai era criminoso”, foi mostrado no estudo que o Egito inteiro se beneficiava da mão de obra escrava hebréia, então o filho mais velho de faraó também, certamente, como herdeiro do trono, iria querer se beneficiar disso.
      Porém quem somos nós para fazer julgamentos, é difícil porque não estávamos lá, não é?!
      Mais uma vez, te agradeço por deixar aqui sua opinião e saiba que sempre que comentar aqui ou em outros estudos falarei contigo com o devido respeito, abraço.

    • Val Soares Val Soares

      Deus é Santo, perfeito e justo ! Não há um homem sequer na terra que possa condena-lo ou sequer questionar Suas decisões.

    • Antônio JSF Antônio JSF

      Bom dia! acho que ateu ou não, estamos tentando entender a importância da relevância do texto. Porém, como saber se mito ou verdade? Se tiverssimos de escolher a onde ferir alguém, onde doe Mais? não seria tocar em nossos filhos? Qual pai gostaria de sofrer em lugar dos filhos, todos nós, não? As vezes só perdemos o nosso orgulho em situações parecidas. Não estaríamos também estarmos agindo pior do que Deus criando nossos filhos cheios de orgulhos e soberbas?bom , Deus pode julgar essa nossa atitude como desejar, ainda que seja tirar nossos filhos de nós? Os filhos são herança de Deus, se Ele nos deu? pode tira-los quando quiser. Qual o problema ao crê em Deus? Assim como não há problema em não crê. Seja ateu ou teísta o q importa? Na verdade, todos morrerão, seja com Deus ou sem Ele. Os que crêem, o que perderão? Mas, os que não crêem perderão alguma coisa? Acho que não serei punido por crê e obedecer a bíblia, mas já não tenho certeza ao deixar de crê e obedecer a Deus.

    • “Nada justifica a matança dos filhos dos hebreus e nem dos egipcios. Sabe porque ? Quem tinha que morrer eram os assassinos mas não os primogênitos.”
      Esse trecho me lembrou da primeira vez que li, por acaso, sobre a morte do filho de Davi com Bate-Seba. Fiquei horrorizada. Reli bastante a história toda pra entender o contexto, e mesmo assim, nada justifica Deus ter matado um recém-nascido por causa do erro dos pais (Davi “deu um jeito” de matar o marido de Bate-Seba, Urias, para casar com ela. Ela engravidou. Deus perdoou Davi, poupou sua vida, MAS decidiu que o fruto dessa união adúltera deveria morrer! Isso mesmo. A criança inocente foi morta como uma espécie de “castigo” pelo erro cometido pelos pais. Esse caso é de lascar! Pra quem quiser ler mais e entender o contexto: 2 Samuel, capítulo 12.

  18. Ilicio Ilicio

    Cara faz maior marabalismo pra justificar assassinato e genocídio. Não adianta amigo, se isso for verdade, seu deus é um monstro cruel e impiedoso! É como mandar matar filhos de alemães só pq seu líder era Hitler…chega a ser bizarro como cristãos tentam normalizar o horror só pra favorecer sua narrativa ilusória e esquizofrênica!

  19. Cassio Cassio

    Explicação sem fundamento o deus esta vivo viu todo o sofrimento do povo e esperou até o ultimo segundo pra tomar uma atitude, ele gostava de ver o sofrimento dos hebreus, ate que ficou com dó, ninguem precisava ter passado por isso, por que se deus é onisciente onipotente, fez sua criação defeituosa e depois quer castiga-la por ter feito o ser h7mano assim, ridícula a explicação

  20. Leandro Leandro

    “A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.” Se deus existisse, ele saberia disso.

    • Imagine se um criminoso mata alguém da sua família, e diante do tribunal o juiz não faz nada, simplesmente solta o bandido e deixa ele ir pra casa…
      Vocês gostam de ficar culpando a Deus, ignorando que Ele é juiz, acham-se sábios, mas são tolos, seus próprios discursos proclamam isso em voz alta.

      • Ilicio Ilicio

        Quer dizer que vc queria ver o filho do bandido morto? Pq foi isso q deus fez,assassinou crianças inocentes pq o faraó era opressor…

      • Incrédulos sempre conseguem desculpas e justificativas para continuar não crendo, não importa que argumentos usemos, eles sempre querem ter razão e serem mais sábios e mais justos que Deus. Eu não vou ficar tentando te convencer meu amigo, pense como queira. Obrigado por disponibilizar seu tempo para comentar.

      • Você é quem está sendo arrogante, e não essa pessoa do comentário. Está chamandoessa pessoa de incrédulo só porque apontou uma falha lógica por trás das ações questionáveis do seu deus.
        Se você tivesse no lugar de Deus, você mandaria matar a família ou algum parente de alguém que cometeu um crime?

  21. Renata Barão Renata Barão

    A paz do Senhor. Quando o irmão diz no texto: …”mas por que não questionam as atitudes cruéis do Faraó antes disso? Por que não falam sobre os bebês hebreus jogados no Rio Nilo?”, peço perdão ao irmão, mas não faz o menor sentido dizer isso. O faraó era humano, ao contrário de Deus, então, se o faraó foi ruim, cometeu barbáries, Deus tb tem direito, é isso? O faraó jogar bebês no Nilo, ok, era humano, cheio de maldade, e Deus? Eu sou cristã, não sou fanática,’muitas coisas q estão escritas na Bíblia são fruto da imaginação dos judeus, afinal, a Bíblia foi escrita pelo mesmo povo q não aceita o novo testamento. A prova da mente brilhante dos judeus é quando afirmam q uma ursa comeu 42 jovens após “caçoarem” do profeta, o chamando de calvo. Francamente, um homem de Deus, profeta, não devia perdoar ao invés de lançar uma maldição sem sentido como essas? É só a minha opinião. Fiquem em paz.

  22. Jamisson silva Jamisson silva

    Não se justifica o mal com o mal, se deus realmente tivesse os atributos que dizem que ele têm, isso nem teria ocorrido desde o começo, pois Deus supostamente cuida desse povo. Não há nenhum sentido nessa intervenção, já que primeiro ele endurece o coração do Faraó quando deveria “amolecer”, quem realmente compreende texto percebe a vontade que deus tem de castigar os Egípcios. Isso sem falar no tal do livre-arbítrio que é quebrado o tempo todo na bíblia, o problema está na dissonância cognitiva que aflige a maioria dos crentes, além da incapacidade em compreender textos mais rebuscados.

    • Rei Herodes Rei Herodes

      Eu, como um dos incredulos, concordo plenamente com voce. Esta gente não entende a propria religião deles. E quando surge algum questionamento apontam o dedo pra te chamar de incredulo. è assim que se afasta pessoas da igreja, justificando genocidius cometidos praticamente no velho testamento todo. Os Israelitas tambem invadiram terras e exterminaram os povos (incredulos como nos). E hoje estes bostas tem bombas atomicas e continuam ocupar terras que não são deles .

  23. Ana Rosa Ana Rosa

    Ah, boa noite Gabriel >
    Eu me senti na necessidade de fazer esse comentário.. li alguns aqui, e eu realmente fiquei um tanto triste e irritada de outros, sério, eu fiquei com vontade de chorar.. pelo tanto de pensamentos precipitados e errados a respeito do que você abordou..
    Eu consegui compreender cada palavra sua..Eu estava na curiosidade sobre essa passagem, e realmente é algo muito complexo, que se deve ver com cautela e tentar compreender tais atitudes.. Obg por ter abraangido meus conceitos a respeito disso, viu? Deus é amor, mas a partir do momento que a pessoa continua zelando pelo mal, mesmo ele tendo dado oportunidades dela mudar seus atos, ele já não deixará isso permanecer..

  24. Ateu Ateu

    … Ai nesse teu texto ridículo! Vc esqueceu de colocar que deus é que cria o mal e o bem! Assim tbm como foi o próprio que entregou os hebreus para a escravidão!!

    • Meu caro, editei o palavrão do seu comentário, ridícula tal atitude.
      Os ateus, como tenho percebido, dizem estar com razão de tudo, mas continuamente tenho percebido como seu entendimento é pequeno, dizendo-se sábios, estão tornando-se tolos.
      Procure estudar o contexto da passagem bíblica que você citou, quantas vezes Deus enviou avisos e mais avisos com repreensões ao seu povo que estava cheio de malignidade roubando e oprimindo os mais fracos dentre a nação, um texto de exemplo: “E a palavra do Senhor veio a Zacarias, dizendo: Assim falou o Senhor dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, e mostrai misericórdia e compaixão cada um para com seu irmão; e não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre; e nenhum de vós intenteis o mal contra o seu irmão em seu coração. Mas eles se recusaram a escutar, deram de ombros, e ensurdeceram os seus ouvidos para que não ouvissem. Sim, fizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo Seu Espírito através dos primeiros profetas; por isso veio a grande ira do Senhor dos Exércitos.” (KJFiel Zc 7:8-12)
      No referido texto em que Deus diz criar o mal, este quer dizer que ele traz a calamidade sobre o seu povo para corrigi-lo e disciplina-lo para que este arrependa-se e volte-se para ele.
      Por exemplo, quando você tem um filho que faz coisas erradas e usa uma vara para bater nele ou coloca-o de castigo, é meramente para maltrata-lo, não é antes para disciplina-lo e corrigi-lo para que aprenda uma lição e volte-se para o que é bom?
      Leia mais o contexto bíblico e submeta-se a Deus para lhe dar sabedoria e entendimento, é o que eu também tenho feito. Lembre-se que o homem pode obter conhecimento lendo, pesquisando e se informando, mas a sabedoria, que é para o bem, vem de Deus, então peça-o! (Tg 1:5; leia também Hb 12:5-11)

  25. Marcio Teodoro Marcio Teodoro

    Você acha justo castigar outra pessoa que não tem nada a ver com seus erros?
    Não acho justo, si um ser justo prática injustiça então não é justo !!!!!

    • Todos os egípcios desfrutavam do serviço escravo hebreu e eram coniventes à situação. Deus é justo e soberano!

  26. Tiago Tiago

    O teu deus poderia ter matado apenas o Faraó. Mas preferiu matar inocentes por causa de uma briguinha de egoístas igualmente tiranos. Ah! meu comentário só tem sentido se por acaso esse deus existiu mesmo.

    • Oi Tiago. Se tivesse lido o estudo com atenção veria que não teve “inocente” nessa história não. Vê pelo menos a minissérie dos 10 mandamentos, da Record, para ter uma visão panorâmica da situação (se quiser entender, se não, está perdendo seu tempo mesmo), já que ler a bíblia com atenção e submissão a Deus, para entendê-la, você não deve fazer mesmo.
      “porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem foram agradecidos, mas se tornaram vãos em suas imaginações, e o seu coração insensato se obscureceu. Professando-se sábios, tornaram-se loucos.” (Rm 1:21,22)
      Minha oração é que Deus abençoe seu coração e sua mente com humildade para entendê-lo, e não tenha insensatez para contestá-lo. As questões que muitas vezes passam pela mente dos “ateus” também já se passaram pela minha, mas com paciência e temor a Deus busquei entender, e aos poucos Ele vai nos ensinando.
      “O temor do ­SENHOR é o princípio do conhecimento; mas os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Pv 1:7)

      • Tiago Tiago

        Você usou a palavra mais apropriada para a aceitação cega das barbáries citadas na bíblia:Submissão. Coisa que jamais terei. Para vocês, ler a bíblia é um processo que exige sentimento de conformidade ainda antes de iniciar a leitura, pois levantar questionamentos seria não ter “temor” à deus.
        Foi uma grande artimanha convencer as pessoas de que elas devem temer o próprio cara que chamam de pai.

      • eu disse contestação, e não questionamento, são significados diferentes. Eu faço questionamentos, perguntas, tenho dúvidas e busco compreender com paciência quando necessário. Supostos ateus leem um pouco, entendem mal e já começam a contestar, não buscando entendimento. Geralmente são pessoas frustradas com a religião, que confundem relacionamento com Deus com religiosidade. Ouça a Jesus Tiago, e não a insensatez humana. Se você não acreditasse nele, penso que nem se importaria em pesquisar este estudo aqui e nem ao menos se importaria com qualquer questão bíblica. O que acontece é que há uma frustração em seu coração que te coloca em conflito com Ele, mas até hoje, infelizmente, tentou buscar as respostas pelos meios errados, ouvindo as pessoas erradas e assim compreendendo tudo da forma errada.

      • Tiago Tiago

        Quando foi que eu disse que não acredito em deus ou jesus? Eu não aceito a incoerência da bíblia. Eu não preciso ser uma toupeira, e fechar os olhos para a insanidade bíblica para acreditar em deus. Mas como você disse, não devo ouvir a insensatez humana, por isso mesmo não precisa pregar pra mim ou tentar me acusar de ser frustrado. Te garanto que sou imensamente feliz depois que deixei de aceitar as tolices da bíblia como verdades incontestáveis.

      • Ok meu caro. Que Deus continue te abençoando então, já que crê nele. Um abraço, desculpe se te fiz alguma ofensa, pode deixar que não pregarei mais para você.

      • Tiago Tiago

        E já que você disse que busquei respostas através de pessoas erradas, devo concordar. Com certeza a pessoa certa para qualquer esclarecimento racional não é você.

  27. Marcos Marcos

    É claro que o crente vai sempre defender deus. O problema é que no próprio livro de Êxodo diz que deus endurecia o coração de Faraó a cada vez que Moisés ia falar com ele. O problema é deus e não o Faraó.

    • Oi Marcos. tem certeza de sua afirmação? Está óbvio no texto as cruéis ações do Faraó contra os hebreus por motivos egoístas, gananciosos e presunçosos. Deus só fez justiça ao povo que clamava por socorro em sua angústia; assim Ele faz com todo ser humano que abre o coração pedindo-lhe ajuda e rendendo-se a Ele hoje.
      Obrigado pelo seu comentário.

  28. Fábio Loback Fábio Loback

    Dentro do mesmo contexto, não podemos esquecer que esse povo chegou, como uma pequena família de 70 pessoas e que em José fez essa nação próspera. Que os egípcios consideravam os Hebreus indignos, pelo fato de se alimentarem de gado e ovelhas, mas mesmo assim aceitarem a permanência em seu país, pois o Deus dos Hebreus os abençoavam. Vemos dessa forma, um povo ingrato a Deus.

  29. Marcelo monteiro Marcelo monteiro

    O mais coerente com o novo testamento seria entender está passagem como permissão de Deus e não a vontade de Deus pq segundo o próprio Deus ele não tem prazer na morte do ímpio, quanto mais de criancas, e Jesus afirmou que aquele que mata é o diabo, se o anjo era da morte, então não pode vir de Deus segundo Jesus. O farao trouxe sobre seu povo aquele anjo da morte , por causa do seu pecado, pois o salário do pecado é a morte, quando farao pecou, abriu espaço para satanás agir, Deus não pode interferir pq farao permitiu que a morte entrasse com seus pecados. Quando Davi pecou Deus também não pode livra lo da consequência que atingiu seus filhos toda sua casa, no antigo testamento nossos pecados atingiam nossos familiares, agora não pois Jesus quebrou toda maldição hereditária e levou no madeiro

  30. Marcelo monteiro Marcelo monteiro

    Completamente equivocado esses argumentos, por esse texto se intende que Deus é vingativo e rancoroso e se vingou dos atos de farao pagando com a mesma moeda? Isso não é justiça, isso é rancor, não amigos totalmente equivocado esse texto

  31. dimas dimas

    Boa tarde , se vc quer ter conhecimento sobre o verdadeiro evangelho de nosso senhor jesus cristo; .So lendo a BLIBLIA, não basta ,porque nela não vamos encontrar tudo que precizamos ,para nosso conhecimento e se tornar um verdadeiro eleito de DEUS nosso criador , Nosso senhor jesus disse numas de suas reuniões com seu apostolos e dicipulos, antes de ser traido e morto ,naquela cruz orrenda . ELE DISSE ASSIM Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. (joão 16-12)No (entanto, quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir).(joão 16-13 , Ai vemps que jesus tinha muito que encinar ainda para seu seguidores ,mas por causa da circustancia do momento não ia poder e tambem porque seu seguidores não estavam em condiçês compreender ,no momento (Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito)(ESTA MUITO CLARO NAS PALAVRAS DE JESUS QUE ,NOS ESCRITO DA BLIBIA NÃO TEM TUDO QUE PRECIZAMOS ,PARA COMPREENDELO ,QUE ELE E O CAMINHO A VERDADE E A VIDA NINGUEM VAI AO PAI SE NÃO FOR POR ELE ESTA MUITO CLARO, QUE ELE O E ,MAS PRECIZAMOS CONHECER ESSE VERDADEIRO CAMINHO PARA TRILHARMOS , ELE QUANDO ESTEVE NA TERRA ,NÃO TEVE TEMPO SIFICIENTE DE NOS ENCINAR TUDO .ENTÃO ELE DEIXOU PROMESSAS ,POR SE CUMPRIR ( COMO ESTÄS 0 (E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
    João 14:16–( ELE FALAVA DE UM OUTRO SEMELHANTE A ELE ,POQUE JESUS ERA, ALEM DE$ SER SALVADOR TAMBEM ERA E E CONSOLADOR .)João 14:15-18
    “Se vocês me amam, guardareis os meus mandamentos. “E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para estar com vocês para sempre, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita em vocês e estará convosco. ——–TEM MUITA GENTE , PREGANDO QUE JESUS FALOU QUE ROGARIA AO PAI OUTRO CONSOLADOR , O ERSPIRITO SANTO O ESPIRITO DA VERDADE QUE E O PROPRIO ESPIRITO SANTO DO PAI , AGORA PENSEM SE JESUS FALAVA DO PROPRIO ESPIRITO SANTO . ,PORQUE QUE A TAMTA CONFUSSÃO SE TODOS ESTES FALAM QUE TEM O ESPIRITO SANTO MAS PRECIZA ESTAR LENDO TAMTO A BLIBLIA ,SENDO QUE JESUS DISSE QUE O ,OUTRO CONSOLADOR QUANDO VIESSE NOS ENCINARIA TODA|S AS COISAS NOS FARIA LENBRAR DE TUDO QUE ELE ENCINOU E TAMBEM O QUE PRECIZAVA SER ENCINADO ,AQUILO QUE ELE NÃO PODE ENCINAR NO SEU TEMPO QUE ESTEVE NA TERRA, ( ESTA MUITO CLARO QUE JESUS ,QUANDO PROMETEU QUE IA ROGAR AO PAI PARA ENVIAR OUTRO CONSOLADOR ,PORQUIE ELE ERA TAMBEM UM CONSOLADOR ELE FALAVA DE UM OUTRO ,QUE VINHA COM TODO O PODES DO ESPIRITO SANTO DO PAI MANIFESTAR NA TERRA ,SUA GLORIA E SEU PODER , E DAR CONTINUIDADE ,NOS SEU PLANOS DE SALVAÇÃO

    • Oi Dimas a paz de Cristo. Perdoe-me, mas editei o seu comentário no final em que você alega que a sua igreja é (praticamente) a única verdadeira onde as pessoas podem encontrar a salvação. Nem mesmo eu que sou o autor do blog tento convencer os leitores a serem membros da denominação a qual eu pertenço atualmente, mas antes o foco aqui é o ensino da Palavra de Deus sem bandeira denominacional.
      Seus comentários continuarão a ser bem vindos, um abraço.

  32. Wellington Silva Wellington Silva

    O bom é ler um #Crentelho tentando explicar a sua ESQUIZOFRENIA. KKKK

    • Val Soares Val Soares

      O melhor mesmo é ver ateus tentando aparecer nos comentários dos sites dos “crentelhos”… Somos tão insignificantes que vcs não vivem sem nós. Rsrsrs

  33. Ronildo de costa Ronildo de costa

    A culpa foi do próprio faraó,é não de Deus

  34. Cirila Maia Cirila Maia

    Muito obrigado por cada estudo Bíblico, estou aprendendo muito. Como iniciante quando leio a bíblia tenho muitas duvidas e perguntas que estou lendo e aprendendo aqui. Obrigado.

    • Que bom que está aprendendo irmã Cirila, que o Senhor continue abençoando sua vida mediante sua busca à presença de Deus 🙂

  35. NILSONLEMOs NILSONLEMOs

    Muitíssimo grato a Deus e a vocês por cada estudo elaborado Deus continue abençoado mais e mais Boa noite paz do senhor Jesus

  36. Alysson Lang Alysson Lang

    Mas quem exerceu o poder de morte na Terra aos hebreus e crianças foi o Homem. Os primogênitos mortos foram obra divina. Ao falar de religião temos que observar que ao longo dos tempos a própria igreja católica assassinou milhares de pessoas pelo mundo pelo simples fato de não concordar com suas doutrinas. Todas as mortes são obras de homens, mortais, que seguiam a um Deus. Estamos dando a desculpa da semeadura e justificando morte com morte. Ainda assim não condiz com a capacidade misericordiosa de um Deus como o cristão.

  37. Parabéns meu amigo pelo estudo, muito esclarecedor, muitas vezes já me perguntei sobre essa atitude de Deus para com faraó, realmente faraó não oprimiu o povo sozinho eepor isso um grande razão Deus ter disciplinado todo o Egito.

    • Kennedy, está aí uma palavra que não usei no estudo, mas descreve bem essa situação, a disciplina. Obrigado por colaborar mais um pouco com o esclarecimento dessa passagem 🙂

  38. MT boa é explicação
    Deus é justo e se eu tivesse naquela época passando por isso com certeza eu iria clamar por justiça e ngm é e nunca será mais justo que Deus

    • E ao julgar a mim mesmo eu ia sair “voado” para o lado do Deus que estava se mostrando vivo! Como o Senhor Jesus mostra-se hoje para quem lhe ouve e segue 🙂

      “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14:21 KJF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *